Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

anacreola 25/11/2021

Apesar do título arrogante a la auto ajuda, o livro traz informações e um ponto de vista de um profissional da área sobre a influência negativa das redes sociais na nossa vida. Pra quem já viu um ou dois documentários ou já leu algum livro dessa temática, pode soar redundante, mas não tem como não reconhecer a importância desses relatos para que a gente aos poucos tomemos as nossas escolhas e vidas nas mãos novamente. Ao invés de continuarmos permitindo que o tal do algoritmo decida tudo por nós.

Dica extra: se você gosta dessa temática e se preocupa em tomar decisões mais conscientes com o uso de suas redes sociais eu super recomendo o podcast semanal Resumido do jornalista Bruno Natal.

Gabriel 27/05/2021

Às vezes, saber a verdade pode ser chocante
Uso redes sociais há anos e já fui extremamente viciado. Apesar de hoje só usar o Twitter, apenas para ler notícias ou discussões políticas, evito ao máximo passar mais de 10 minutos com ele aberto. Esse livro foi lançado em 2018, mas só li esse ano. Em 2018 estava em um dos momentos de vícios que prejudicaram minha vida escolar e pessoal. Me arrependo de ter ignorado na época.

São dez argumentos, bem sólidos e cumpre exatamente o que está no título, a decisão final fica a sua parte. Ele não te joga a todo momento na cara "delete suas redes sociais", ele apenas abre os seus olhos para o que realmente está acontecendo enquanto você curte fotos de gatinhos fofos ou briga com outros no twitter.

É assustador, mas é a realidade. E pensar que algoritmos podem influenciar totalmente na sua vida, ao ponto de mudar sua personalidade e te transformar em um babaca, como explica um dos argumentos.

Fui um dos manipulados e controlados pelas poderosas empresas Bummer, e esse livro me fez refletir sobre todas as decisões que tomei por causa de redes sociais.

Sei que pode ser difícil para você deletar seus perfis, e o autor entende, mas apenas pense em controlar seu uso e não se tornar um babaca e ter sua alma vendida por bilhões de dólares, enquanto você se destrói mental e socialmente.

Ricarda Caiafa 02/01/2022

Reflexivo
Mais do que deletar as redes sociais, o livro me fez pensar na forma como usamos ou somos levados a usar.

Embora sejamos fortemente manipulados, as redes sociais me proporcionam momentos de trocas de conhecimento, de conhecer novos amigos leitores, conhecer mais sobre cultura.

Lógico que assusta e com certeza foi importante repensar em algumas informações que exponho nas redes.

A leitura foi um pouco arrastada, comecei no início de dezembro de 2021 e terminei só agora. Normalmente não levo esse tempo todo em um livro. Pretendo reler em outra oportunidade, com mais atenção.

Rafa 18/03/2021

Sejamos como os gatos nas redes sociais
"Os gatos domesticaram a si próprios." ?

"Este livro é sobre como ser um gato, à luz das seguintes perguntas: como permanecer independente em um mundo onde você está sobre vigilância contínua e é constantemente estimulado por algoritmos operados por algumas corporações mais ricas da história, cuja única forma de ganhar dinheiro é manipulando o seu comportamento? Como ser um gato, apesar disso tudo?" ?

Particulamente acho um tema muito interessante, com aplicações diretas no nosso cotidiano, sejam elas relacionadas à nossas particularidades, mas também para a gente como participante de vários grupos sociais, dentre estes, muitos virtuais facilmente manipuláveis.

O que vocês acham do tema? Vamos agir como gatos nas redes sociais? ??

Aah, e eu super indico a leitura deste livro, ele tem pouco menos de 200 páginas, dá pra ler bem rápidinho... E legal que ele traz exemplos para cada um dos 10 argumentos.

Mari.Butrico 29/05/2021

Sem prisões
Para quem quer viver sem estar presos redes sociais é uma ótima leitura para entender como tudo foi criado e manipulado.

hdcavalcante 04/04/2021

Dez argumentos para voce deletar agora suas redes sociais
Desprender-se da máquina Bummer e analisar o uso da redes sociais por outra ótica. Eis o experimento a ser tentado após argumentos irrefutáveis colocados por Jaron Lanier. Até breve Google e Facebook!

Lisa 10/06/2020

Para quem não leu os "termos de aceite" das redes sociais
O autor as vezes parece pecar por trazer conceitos muito abstratos e técnicos, mas a culpa não é dele: é o modelo de negócios das redes sociais que se tornou complexo e técnico para que seus usuários não percebam como estão sendo manipulados para gerar receita.

Ele se debruça por questões sócio-econômicas, éticas, morais e médicas (há doenças associadas ao uso das redes), revelando tudo o que nós consentimos ao aceitar os termos de uso das redes sociais sem ler. Há muito mais do que dez motivos disponíveis, mas ele foca nas questões mais sérias que deveríamos estar prestando a atenção. Questões que deveriam estar na mira de órgãos de controle e de regulação.

Talvez você não queira deletar suas redes, mas já percebeu que há algo de errado com elas e quer se proteger dos danos que elas causam. Se esse for o caso, esse livro lhe servirá como um manual de defesa.

William 14/02/2021

O principal objetivo do livro é te ajudar.
Se você é usuário de uma ou mais redes sociais e sente que: elas estão te manipulado o seu livre arbítrio, não consegue ficar longe delas por alguns dias ou as vezes é mal educado, que está cercado de pessoas falsas, já manifestou alguma opinião e a rede modificou o seu significado, não consegue se colocar no lugar das outras pessoas para entender pontos de vista diferentes dos seus, se sente infeliz, sua dignidade financeira está ameaçada, é possui uma opinião polarizada da política e pensa sempre vivemos nessa bagunça que se encontra hoje em dia e não terá solução ou não consegue notar sua própria ignorância. Se você sentiu pelo menos algum sentimento dos citados anteriormente, esse livro foi feito para você ler.
O livro não é uma critica a internet, o smartphone ou qualquer outras tecnologias de informação. A crítica do autor é para as redes sociais, como o Facebook, WhatsApp ou twitter, manipulam seus usuários como objetivos econômicos e ele usa ao longo do livro o termo Bummer que são algoritmos que tem como objetivo principal modificar o comportamento das pessoas. Quando você usa o Facebook, por exemplo, ele vai coletando dados de seus acessos e arquivando num banco de dados. Com o tempo o Bummer vai direcionando propagandas, notícias etc., de acordo com os seus dados de acesso, para seu perfil. À primeira vista parece ser algo bom, mas não é, como é explicado no livro. Voltando o seu exemplo, você começa a ver notícias sobre a política. O sistema de algoritmo do Facebook percebe que está clicando muito num determinado candidato a presidente da república. Contudo os responsáveis pelo algoritmo, querem que um outro candidato vença, pois é mais vantajoso economicamente para eles ou para um grupo de pessoas. O Bummer irá começar enviar informações especificas para forçar você mudar de opinião e votar no outro candidato. No livro irá encontrar outros exemplos muito bem explicados.
Vi algumas resenhas reclamando que alguns momentos havia uma linguagem muito técnica. Honestamente quando li, a leitura fluiu bem. De fato, aparece alguns termos técnicos, mas consultei rapidamente a internet o significado e continuei a leitura tranquilamente. E todo momento o autor nos leva a reflexão sobre o uso das redes sociais e possui muitas referências nas notas de rodapé. É importante lembrar que o livro foi escrito em 2018 nos Estados Unidos e está bem atualizado com a nossa realidade.
O autor, Jaron Lanier, em momento nenhum ofende os usuários de redes sociais. Ao contrário, ele, como cientista, está pedindo ajuda para que os cientistas possam combater os Bummers e as pessoas não sejam usadas como de mão de obra barata para fomentar seus bancos de dados. Os argumentos para você deletar agora suas redes sociais têm como objetivo salvar a sua integridade como pessoa e quem sabe no futuro tornar a internet mais humana onde as pessoas possam adotar uma postura mais reflexiva quando acessar os seus conteúdos. Inclusive o autor comenta, como sugestão, que não é para deletar as redes para sempre, mas sugere manter longe delas por algum tempo e depois voltar para elas, se quiser. Contudo nesse interim você se conhecerá melhor. A decisão é sua.
Em relação ao Skoob, pelo menos eu não reparei que ela agisse como um Bummer. Sempre considerei ela bem positivo, incentivando a leitura e troca de experiencias e nunca percebi nenhuma das partes que formam a máquina Bummer citado na página 44. Caso alguém discorde, por favor, coloca a opinião nos comentários. E para quem quer mais informações fica a dica Algoritmos de destruição em massa da autora Cathy O'Neil onde é explicado como os algoritmos podem discriminar você. Outra dica é A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? por por Dora Kaufman. Um livro que recomendo para quem quer entender sobre a inteligência artificial e seu impacto no nosso dia a dia e no nosso futuro. É por último, parabéns a editora Intrínseca pela bela edição capa dura do livro.

HelenaRiva 01/06/2021

Dez Argumentos
Fiquei decepcionada, esperava bem mais. O livro tem insights interessantes, que realmente nos fazem pensar, mas a linguagem é um pouco técnica e cansativa. Acreditava que ia ser um livro mais fluido, direto e ?relatable?, apresentar mais situações cotidianas.

kkmoreno 30/04/2020

Como nos comportamos na internet
Achei a premissa bem interessante, mostrando como nos transformamos ao acessar com frequência as redes sociais. Acabamos perdendo nossa essência e atacando pessoas justamente por não sabermos nada sobre elas, já que as redes sociais têm a capacidade de "mascarar" todos que estão nela. Mostra também os perigos da manipulação de comportamento, e o que isso pode trazer de prejuízo pra sociedade.
Em alguns momentos o livro fica um pouco repetitivo, mas a ideia dele é muito boa. Cabe a cada usuário de redes sociais repensar seu próprio comportamento e procurar agir de forma mais consciente, se é que isso é possível, de acordo com o que o autor nos mostra...

JanaAna 10/05/2020

Um eterno repet
Comecei a ler esse livro, primeiramente porque tive interesse em saber os argumentos e segundo porque um amigo começou a ler e aproveitei a oportunidade para que a gente pudesse debater.
Não gostei, terminei de ler a pulso.
Lado bom: conhecer a questão da exposição a que estamos nos dispondo quando criamos uma rede social. Já percebeu que você olha um tênis que tem interesse e de repente aparece um tênis como sugestão nas suas redes sociais? Se não percebeu, comece a prestar atenção.
No mais, não vi nada de bom nesse livro.

Letícia Maia 27/06/2020

Meu mais novo sonho de vida é que todas as pessoas do mundo lessem esse livro. Nos últimos tempos muitas coisas sobre o comportamento das pessoas me intrigava e eu suspeitava que as redes sociais tivessem a ver com isso e basicamente, Jaron Lanier respondeu todas as dúvidas que eu tinha. Um livro essencial para quem quer realmente >viver< nesse século.

Patty 20/08/2021

Assunto interessante.
O tema é bastante interessante, ainda mais na atualidade, e nos deixa como reflexão se o uso das redes sociais tal como é hoje é saudável ou não.
O autor se propõe a dar argumentos bem embasados para que entendamos melhor o que há por trás dessas redes e que assim possamos optar por usá-las ou até mesmo deletá-las.
Recomendo!

Wyndissa 16/01/2021

Motivos para ler esse livro!
É um livro com uma abordagem técnica e estatística sobre o assunto, ele mostra que deletar a sua rede social, vai te fazer bem, no sentido de fazer você se proteger do mercado, que usa a rede social para vender, ou seja, o assunto saúde mental não é abordado! A leitura não é muito fluída e fácil, mas achei muito interessante o assunto em si!