Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Henrique.Santos 01/12/2022

Diferente de praticamente todas minhas leituras desse ano está leitura não é algo fácil e rápido de ser lido e sim uma leitura densa e que precisou ser lida camada por camada com muita atenção e mesmo tendo sido algo mais denso, essa leitura não é nem de perto ruim, a cada minuto que lia percebia como tudo ali era verdade, como as redes sociais tem nos abduzidos e mexido com nossas mentes, hj em dia temos uma geração inteira formada pela tecnologia e adoecendo pela forma tão tóxica e abusiva que a internet tem invadido nossas vidas! Mesmo com tudo isso ainda acredito que a internet foi uma das melhores coisas que aconteceram pois com ela a informação está na palma de nossas mãos mas tbm é preciso ver que todo bônus tem o seu ônus e neste caso acredito eu que seja como a internet está afetando de forma negativa e a longo prazo prejudicial a vida das pessoas, esse livro junto com o documentário "O dilema das redes" me fizeram perceber que a vida vai muito além de uma tela de celular e que eu não era beneficiado em nada passando horas apenas assistindo rells sem sentido e que todo o tempo e energia que gastava com as redes poderia envestir em outras atividades mais prazerosas da vida! E tendo dito tudo isso só peço que reflitam se vc é quem está sobre controle de suas redes ou se elas que estão controlando vc?

Jean 22/04/2020

Livro interessante
Livro bastante interessante para quem quer largar as redes sociais
Daiane 22/04/2020minha estante
E ele te fez largar, ou ainda não?

Jean 22/04/2020minha estante
Sim fez

Daiane 22/04/2020minha estante
Então o livro é bom

Jean 23/04/2020minha estante
Sim é ótimo. Quem escreveu esse livro foi um rapaz que trabalhou no vale do silício para o Google. Ele fala o motivo das redes sociais ser tão viciantes.

Daiane 24/04/2020minha estante
Interessante, vou ver se coloco nas minhas metas de leitura

Samuel300 19/12/2023

Ótimo.
Não costumo escrever resenhas, mas vendo os demais comentários sobre esse livro, me senti instigado.

Não me lembro quem disse que, gostamos de ler sobre o que já pensamos e concordamos.

Começo com isso, algumas pessoas alegam saber todos os malefícios das redes sociais (Bummer), mas elas escolhem continuar com elas.

Alguns apontam que os argumentos não são fortes o suficientes para deletar suas contas. Mas talvez seja a importância que estamos dando às redes sociais que é abissal.

Os argumentos apelam para sua sanidade, para sua razão, para sua empatia, para sua integridade, para o que acreditamos ser um humano.

Se isso não é forte o suficiente, talvez nada mais será.

Talvez eu tenha gostado demais, porque eu já concordava antes de lê-lo. E isso só faz de mim mais um membro tribalista de alguma corrente...

Talvez você goste demais das redes sociais (Bummer) para cogitar abandona-la, leu com má vontade, e a única coisa que absorveu é o que já fomos bombardeados há anos atrás - que estamos fornecendo dados pessoais para as redes sociais - o qual não chega nem perto de ser um dos grandes problemas.

Sobre deletar ou não suas contas: acredito que existem pessoas com uma certa pré disposição, e talvez esse livro seja o estopim. Talvez você já tenha deletado. E se você não tem qualquer propensão a deleta-las, esse livro não fará você mudar de ideia.
AndrAa58 20/12/2023minha estante
Ótima resenha, Samuel. Deveria fazer mais, eu iria adorar ?
Fiquei curiosa, deletou?

Samuel300 20/12/2023minha estante
Obrigado. Sim, eu planejava deletar, há algum tempo, pra mim só precisou do capítulo 1.

rrodolfo.lima 28/07/2021

A crítica do autor não é sobre a Internet em si, é sobre o uso dela por empresas que são capazes de alterar os comportamentos de usuários movidos por interesses de seus clientes.

Trabalhando no Vale do silício o autor tem embasamento e vivência para escrever os argumentos, que provavelmente você já deve ter ouvido algum deles.

O livro não fez realmente sair das redes agora, mas me deu uma outra visão sobre como ver seu uso.

Maya 22/09/2020

Complicado e real
Virou o clichê dos últimos anos falar sobre como somos controlados e manipulados por grandes corporações e claro que as redes sociais não iam passar despercebidas. O legal desse livro é que ele se divide em argumentos e aponta cada defeito da nossa época reforçado pelas platarformas. O que não gostei é que ele não trás outras informações do cenário político envolvido. Então quem não leu livros como: Os engenheiros do caos ou o doc Great Hack na Netflix ou no mínimo trabalha na área pode deixar de captar as verdades e achar tudo sensacionalista. De modo geral o ato de cancelar as contas nas redes sociais seria uma forma de protesto para que as corporações revisem seu plano de negócios, países façam leis e que as pessoas tenham mais controle sobre a própria vida. É um livro interessante de leitura rápida que pode te trazer novos olhares sobre as plataformas e principalmente sobre a política se você associar com outros materiais mais profundos. Pretendo criar uma lista de livros e docs que são interessantes nessa área conforme for lendo. Aceito dicas também ?.
Andrea 22/09/2020minha estante
Menina, estou nessa vibe também!! Já viu o O Dilema das Redes!? (Inclusive esse autor aparece.)

Estou relendo VOCÊ NÃO É TÃO ESPERTO QUANTO PENSA, que não é exatamente nessa área, mas engloba discussões na interner, principalmente nas redes sociais, e acho bem interessante para o que estamos passando atualmente.

Coloquei alguns livros nos meus desejados, mas ainda não li nenhum pra indicar.

Maya 22/09/2020minha estante
Assisti sim e achei a mesma vibe desse livro kk meu vê The Great Hack ele é ficado em como uma empresa pode ter feito o Trump subir ao poder entre outros pontos. Tudo tbm relacionado ao bozo

Andrea 22/09/2020minha estante
Bannon, a peste humana. ?
Não lembro se vi essa, mas vou dar uma olhada.

Ontem vi outra bem bacana, Missrepresentation, que também não é exatamente no tema, mas engloba.

Juliete 13/10/2020

Achei bem interessante...
Eu achei que ia ser um livro bem rapidinho de ler o que não foi já que se eu lesse muito rápido não ia entender absolutamente nada.
Teve algumas partes desse livro que eu fiquei tipo ?¿ mas as partes que eu entendi achei bem interessante.
Parzival 13/10/2020minha estante
Tô com esse desejo há alguns dias. Talvez esse livro seja o botão que eu preciso acionar. O que me diz da leitura?

AiedailGuine 25/05/2023

Razoável, mas contraditório
O livro é interessante. À primeira vista, parece totalmente ideológico e sensacionalista. O primeiro argumento chega a ser assustador em relação ao quanto ele parece alguém gritando ideias prontas em nossos ouvidos e nos obrigando a aceitá-las. Mesmo assim, decidi dar uma chance às próximas páginas e, realmente, a partir do terceiro argumento os fatos foram ficando mais verossímeis, as ideias pareciam mais concisas e a quantidade de fontes e referências a notícias era assustadoramente impactante. Cheguei até mesmo a me retirar do Twitter por uns dias por causa de reflexões sobre meu próprio comportamento que esse livro me incentivou a fazer.
Mesmo assim, seguindo até o final, os últimos argumentos voltam a parecer uma lavagem cerebral ideológica. É justo e certo que um tecnólogo saiba falar com destreza a respeito de algorítimos e tecnologia de manipulação, mas não é razoável que, além de não ser alguém preparado para fazer críticas sociológicas da maneira que foram feitas, criticar explicitamente cientistas sociais (que estariam aptos a refletirem o modo de vida social de maneira justa) e outras ideologias estara fora da alçada. Genuinamente, senti que estava vendo um clássico filme americano em que o mocinho se aliena da realidade para compreendê-la e que, apesar de chegar a boas aproximações da verdade, perde a coerência quando o vilão de repente surge infestado de bandeirinhas russas. Mas enfim, isso é sobre os últimos argumentos.
O miolo do livro realmente é interessante. Fosse só por ele, eu realmente daria mais ?s por me ter feito parar pra pensar como realmente as redes sociais e os algoritmos funcionam e nos influenciam/manipulam. É um livro bom. Mas acho que, não importa quão indignado o autor esteja com a realidade, ele não pode querer que simplesmente concordemos com ideologias que vão além do objetivo do livro.

Marcia 29/11/2018

Entendendo o próprio vício
Por enquanto, me parece uma leitura obrigatória para tentar entender o que acontece conosco nas redes sociais.
Não acho que objetivo do autor seja convencer as pessoas, de fato, a desistir das redes sociais. Porém, da mesma forma como devemos saber que a nicotina faz mal à saúde, é importante estar consciente dos males das redes sociais.
kiverdego 04/12/2018minha estante
sugestao de leitura: raquel recuero - redes sociais na internet. baixei agora o ebook vou dar uma lida.

Jim 06/12/2018minha estante
Mas vc deu zero estrelas para o livro!

Enio Myrddin 06/06/2020

Apresenta argumentos muito pertinentes sobre a forma como as redes sociais estão interferindo nas nossas vidas, como pessoas e como sociedade. Uma leitura indispensável para os dias atuais.
Kleber 10/06/2020minha estante
Comprei esse livro há meses e ainda não li. Acho que passou da hora hehehe

Enio Myrddin 11/06/2020minha estante
Recomendo muito.

ka 02/04/2021

Repense!
?Dez argumentos para você deletar suas redes sociais? é um livro que te faz repensar toda a sua jornada pelas redes, com ênfase no Facebook e no Instagram. Nossas informações pessoais como relacionamentos, viagens, trabalhos e interesses despertam algo único nas pessoas que te assistem nestas redes.

O mundo é movido por um desejo inconsciente (ou não) de provocar amargura e discórdia na vida dos demais, gerando uma péssima energia em torno da sua vida. É por isso que você deve deletar (ou filtrar) suas redes sociais.

Drika 26/12/2018

De início desacreditei do texto que iria ler. Achei que era somente mais um rico, que fez a vida no Vale do Silício, ressentido. Mas a leitura me surpreendeu ao apresentar argumentos bem possíveis e alguns deles visíveis ao tratar do uso das redes sociais.
A manipulação esta evidente nas diversas redes sociais, trazendo para páginas como o Facebook uma chuva torrencial de algorítimos que na maioria das vezes nos condicionam ou incutem em nós ideias que não são somente nossas.
As redes sociais com certeza mudaram nosso jeito de ser "pessoa" e nossa relação com os outros. Tudo é mais impessoal e ao mesmo tempo muito mais forte. Pensamos ter domínio, quando na verdade somos sutilmente levados a pensar ou agir de formas convenientes de acordo com alguns dos tantos algorítimos que nos cercam. Uma pesquisa em um mecanismo de busca, é lida pelos algorítimos das redes sociais e imediatamente você é cercado de forma a acreditar ser necessária a aquisição de um produto, ou a imposição de sua opinião sobre determinado assunto, colocando você numa teia terrível de ansiedade.
Este livro nos faz pensar em como as redes sociais mudaram nosso jeito de ser. Estamos sempre grudados a um aparelho, perdendo um tempo incrível. Ele e o primeiro objeto que pegamos ao acordar, e o último que soltamos ao dormir. Somos dominados pela ideia de que se não estivermos conectados estaremos fora do mundo.
Acho ainda improvável deletar as redes sociais. Esqueço que vivi grande parte de minha vida muito longe dessas tecnologias, e ainda assim a vida era bem possível.

Larissa266 30/12/2022

Vou passar a ouvir minha vó
Eu passei a adolescência ouvindo da minha vó que passar tanto tempo no computador e telefone me faziam mal.

Pelo visto, ela não estava de todo errada.

Foi um leitura bem fluída, as explicações não são metódicas nem burocráticas, o que facilita muito a compreensão (apesar de eu sentir necessidade de reler pra entender melhor alguns pontos por ser uma marmota em TI).

Alguns argumentos me soaram mais válidos e inteligíveis que outros, talvez por se valerem de umas convicções que pra mim são um pouco abstratas e até furadas, mas não deve, tarda nem falha no tocante a dados, fontes de pesquisa e riqueza das notas de rodapé.

Um fato que não me incomodou (muito) mas pode ser um ponto pra algumas pessoas, é que o livro é bem estrito no que propõe: dez argumentos para deletar redes sociais. Mais argumentos (que com certeza existem), maneiras de fazer isso, e impactos tão nocivos quanto os citados, mas de empresas com mecanismos diferentes, ficam completamente de fora.

Este não é um guia completo pata sua nova vida fora das teias de redes sociais, mas é um começo, bem simples, didático e inspirador.

Helder 22/06/2020

Livro de críticas
O livro relata sobre os "bastidores" das grandes empresas que regem as redes sociais, as intenções de manipulação em massa e críticas. Acreditei que haveriam estratégias de melhor uso e experiências relatadas para orientação, mas não. Ideias mescladas e assuntos repetitivos, mas ainda assim vejo ser válida a leitura.

Ricarda Caiafa 02/01/2022

Reflexivo
Mais do que deletar as redes sociais, o livro me fez pensar na forma como usamos ou somos levados a usar.

Embora sejamos fortemente manipulados, as redes sociais me proporcionam momentos de trocas de conhecimento, de conhecer novos amigos leitores, conhecer mais sobre cultura.

Lógico que assusta e com certeza foi importante repensar em algumas informações que exponho nas redes.

A leitura foi um pouco arrastada, comecei no início de dezembro de 2021 e terminei só agora. Normalmente não levo esse tempo todo em um livro. Pretendo reler em outra oportunidade, com mais atenção.