Velhos são os outros

Velhos são os outros Andréa Pachá

Resenhas - Velhos são os outros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Diego 08/01/2021

Andréa Pachá tem uma "sensibilidade racional" que nos faz refletir sobre o outro lado dos tribunais e os conflitos dos rompimentos familiares. Excelente.

@leituras_sa 01/02/2021

“Queremos ser adolescentes para experimentar as novidades que a vida traz. Queremos amadurecer para ter autonomia, segurança, liberdade. Mas quem quer envelhecer? Depois que a velhice chega, o que vem?”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Apaixonar-se, ter um filho, dançar até o dia clarear, são coisas comuns na vida de muitas pessoas. Mas, e se tudo isso acontecesse na terceira idade? Inspirada pela vivência com interdições, curatelas e heranças tratadas na Vara de Sucessões, a juíza Andréa Pachá divide com o leitor histórias reais de pessoas com mais de 70 anos nesse livro da editora Intrínseca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Indicado à categoria “crônicas” do prêmio Jabuti em 2019, “Velhos são os outros” é uma leitura repleta de aprendizados. Com prefácio de Luis Fernando Veríssimo, a edição conta com uma capa encantadora. Andréa Pachá trata com sensibilidade o tema, que, por sinal, achei bem interessante, pois não tinha visto ninguém abordá-lo até então. Algumas histórias tem finais felizes, outras nem tanto, mas em todas elas a autora consegue captar a essência humana e nos mostra que a vida é feita de momentos. Ao final da leitura, compreendi que a velhice está mesmo na cabeça de cada um. Velho é quem não vive os seus sonhos, quem não permite amar e ser amado, quem não percebe que a vida é feita aqui, agora.
Por @varlene.santos
🔹 Número de páginas: 208
🔹 Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/B7JzkoEjr5F/

André 23/03/2021

Uma leitura fundamental! Gostei muito das situações descritas que envolvem os limites impostos pela velhice, bem como a violência do tempo sobre a mente dos idosos. Os casos, embora tenham um tratamento quase poético em alguns capítulos, em outros se mostram drásticos e inelutáveis, tal como a morte. Certamente lerei outros de Andreia Pachá.

thelondonriver 24/04/2021

Muito interessante e divertido, realmente faz a pessoa refletir sobre o futuro que é tão incerto e sobre como vivemos numa cultura em que as pessoas acham que morte é algo que só acontece com outras pessoas; o título realmente define bem o conteúdo desse livro, ninguém nunca se sente velho kkkkkk

Carolina 16/08/2021

Os contos são basicamente um compilado de toda a experiência da juíza após anos atuando em casos de família, especialmente de curatela de idosos. Um livro curtinho, mas que gera muitas reflexões. Em várias passagens é possível identificar como as pessoas têm dificuldades em lidar e aceitar a velhice como apenas mais uma etapa da vida, e isso se deve muito por conta de imposições da sociedade e dos próprios familiares dos idosos. Ansiosa para ler os outros livros da autora!

Bruna Beatriz 23/04/2022

Velhice e seus desafios
Bem, digamos que não foi nem ruim nem tão bom, foi ok. Gostei de todo o enredo, da proposta, etc. Mas não me pegou tanto, conclui o livro pensando ?é isso?? talvez não seja pra mim no momento, talvez eu não entenda no exato momento da minha vida, com 19 anos, mas quem
sabe, em outra época, eu volte e releia.

Neto.Antonelli 25/06/2021

Contos jurídicos da maturidade
Não é um livro técnico de direito, nem tampouco foi escrito pensando nos operadores do direito.

É um livro de contos, com histórias sobre a maturidade, suas responsabilidades, dificuldades e novidades.

Não sou um fã de contos, mas Andrea Pacha me seduz bem com pessoas reais, com sentimentos verdadeiros. Gostei muito das três obras.

Aline 18/06/2021

Velhice - dádiva ou tormento
Alguns contos são melhores que outros, mas todos possuem as suas particularidades no que tange a descrição da velhice, familiares que querem entrar com processos para controlar a vida de idosos, estejam eles doentes ou sãos, apenas por terem muita idade, questões de testamentos, amores tardios, separações que resultaram em novas perspectivas mesmo em uma idade já avançada.

Cadu 18/05/2021

Gostei
Algumas crônicas são melhores que outras. Mas cada uma tem sua particularidade, gostei bastante!

Edy 29/05/2022

Uma literatura leve. Crônicas que relata histórias de pessoas idosas que buscam manter uma vida dentro da normalidade diante das limitações que a idade impõe

Rebeca 29/06/2022

Pra mim, esse livro chegou como um amigo em um momento em que precisei lidar com a velhice de frente e não entendia os efeitos que ela trás. Infelizmente não o conhecia antes.
Recomendo para filhos e netos, que queiram entender sobre a velhice e, mais ainda, aprender com os mais velhos, conhecer o ponto de vista deles.

Achei as histórias lindas e amei a escrita da autora.

Bruna 31/05/2020

Um livro para se ler aos 20, 30, 50 ou 80 anos. Uma análise de sentimentos envoltos da velhice, com simplicidade e delicadeza. Crônicas sobre o que nos espera - ou achamos que esperamos.

Alexandra 08/01/2022

O que determina a velhice?
Quem é velho? O que faz a pessoa ser tratada como velha? A velhice é seu futuro se você tiver sorte de estar vivo(a). Livro comovente sobre fatos de idosos que vão a justiça, onde a autora por ser juíza, tem acessos a muitas histórias, embora ela negue a veracidade dos escritos no livro.

Camila2076 16/07/2022

Velhos são os outros.
Me trouxe um outro olhar sobre viver o estagio final da vida .
saber que todos nós ainda podemos realizar ,sonhar,viver experiências novas ,errar. Enfim , são crônicas de pessoas que viver de maneira que os outros respeitem suas escolhas.
um livro maravilhoso!

1 | 2 | 3 | 4 | 5