Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

erbook 20/10/2020

Os perigos de julgamentos precipitados!
"O romancista moderno não podia mais criar personagens e enredos, tal como o compositor moderno não podia fazer uma sinfonia de Mozart. O que a interessava era o pensamento, a percepção, as sensações, a mente consciente como um rio atravessando o tempo, e o objetivo era representar o movimento da consciência, bem como todos os afluentes que a engrossavam e os obstáculos que a desviavam de seu curso”.

Com essa passagem, Ian McEwan traz importante reflexão sobre o poder e os limites da boa literatura. O autor mostra que o escritor define os contornos e as condições da realidade que pretende enfatizar, podendo dar mais importância ao enredo ou aos pensamentos e as sensações percebidas pelos personagens.

Na obra, a adolescente Briony faz pré-julgamento equivocado acerca de uma situação de estupro de sua prima Lola e condena o inocente Robbie à prisão. Com isso, altera dramaticamente o destino de Robbie e de sua irmã Cecília, por quem Robbie é apaixonado e acabara de se declarar.

A escrita é elegante, apresenta as diferentes perspectivas dos principais personagens e deixa lacunas na narrativa, as quais devem ser colmatadas pelos leitores.

De forma sutil, o autor apresenta as diferenças entre as classes sociais inglesas antes, durante e após a II Guerra Mundial, mas, a meu sentir, em alguns pontos a leitura é meio cansativa, com capítulos longos e enredo propositalmente singelo.

Entretanto, no final há reviravolta narrativa que faz o leitor compreender melhor o significado da obra (reparação), com o desfecho arrebatador que torna a experiência literária mais instigante.

Klelber 27/09/2023

Reparação
Esse livro é um soco no estômago. Fim.
.............................................................
Lobita_______ 29/09/2023minha estante
Esse acabou comigo ?

Mari Pereira 04/01/2021

Um livro emocionante, que te prende da primeira à última página. Muito bem escrito, com narrativa bastante fluida. Uma linda história sobre amor, família, guerra, escrita. E sobre como nossas decisões afetam várias vidas sem que nos demos conta.

Aline 15/10/2023

Reparação
História dividida em três partes, mais uma para concluir. Forte presença de fantasia infanto-juvenil, com características da fase como traquinagens, descobertas e curiosidades sobre a vida, porém ao mesmo tempo muitas vezes imaturos, irreverentes e impróprios. A segunda parte, é marcada pelas consequências, dos atos e decisões erradas, irreparáveis, que podem levar a dores e sofrimentos, sem volta. Atos inconsequentes, irresponsáveis e anti-éticos. A terceira parte, mostra como o tempo não perdoa as más escolhas, o quão a culpa, o remorso são duradouros, assim como as marcas são para todo o sempre. A última parte acrescida, leva ao desfecho explicativo e descritivo de uma vida que se foi... Enfim, refletimos o quão responsável somos por nós mesmos e pelos outros, o quanto podemos transformar histórias para o bem e para o mal, o quão a falta de certeza, a imparcialidade é perigosa. Pontos de vistas, devem ser considerados ao mesmo tempo que, tratados como um ponto de vista entre muitos outros existentes, dependendo do lugar que se fala, do lugar que se vê, do lugar que se ouve, do lugar que se vive.

Kami 17/10/2023

Tenho muitos sentimentos ambíguos sobre a narrativa e modo de escrita do livro. Estava com receio de começar por medo de ser uma história densa (que é) e difícil de ler, mas me surpreendeu bastante porque superou totalmente minhas expectativas. O que eu acho mais incrível é a falta de confiança que se deve ter com os pontos de vista, já que são bem subjetivos, não tendo como verdade muito dos relatos de cada um. Em comparação com o filme, fiquei com muito mais raiva da Brionny, já que se vê muito mais os sentimentos dos personagens. É preciso muita cautela com a história e, por isso, a torna tão incrível.

Dessa 30/05/2021

Surpreendente!
No início, o autor te manipula com maestria. Ele muda a narrativa de um personagem pro outro, e assim vamos tendo uma visão do todo. Depois, já acostumada com a narrativa do autor, vemos os personagens já adultos iniciando suas vidas. Torcemos muito. A história se desenrola. Senti falta de um pouco de desenvolvimento de alguns personagens. Na verdade, salto muito grande no tempo me incomoda demais. Sempre fui assim. Tenho a tendência de não gostar do livro quando isso acontece. Massss.... O final! Tive que ler duas vezes para ver se realmente não perdi nada... Nossa... na verdade, deu vontade de voltar e começar o livro todo de novo! E a reparação? Vc precisa ler para descobrir! ? pode ser que ele te tire da zona de conforto como fez comigo, entretanto posso dizer que vale muito a pena!

Luci 28/06/2021

Reparação
Será que o que ela fez merece perdão, não sei, até hoje me questiono, mas enfim a vida não é um contos de fada.

Iris K. 11/05/2009

wow
CARA... QUE RAIVA DA BRIONNY! QUE GAROTA BOCÓ! O.O enfim, o livro é MAIS DO QUE BOM, é E-X-C-E-L-E-N-T-E. Um dos favoritos que já li! adorei o filme tb! pra mim ficou mto fiel ao livro! amei! não é um romance agua com açucar, tem conteudo, trama, é original, diferente e surpreendente. Recomendo!

Ana Lima 24/02/2023

Não sei o que pensar meu deus do céu!!!! O livro é muito bom, gosto da história (já conhecia por causa do filme), mas eu não lembrava que sentia tanta raiva no final. São muitas nuances, não sei o que sentir AAAAAAAAA (desculpa pela resenha ruim, não consigo parar de pensar no final)

Daniela 31/01/2023

Tudo tem consequências
Um clássico muito bem escrito, rico em detalhes, história que te prende com cenários diferentes.
E fica a reflexão: tudo tem consequências, independente se é criança, adulto, idoso? e as vezes não tem como reparar o que fazemos.

adjalina.menezes 27/11/2022

Perfeito.
Que obra irretocável. Um livro grandioso com várias camadas de exame do indivíduo. O que mais me surpreendeu na leitura foi como contexto da segunda guerra foi inserido no enredo, ricamente descrito e ambientado trazendo ao leitor todas as emoções que o narrador sentia no seu relato.
Meu terceiro livro de McEwan, depois de Enclausurado e O Jardim de Cimeneto sem dúvida o melhor.

Patyk. 09/02/2013

Vi o filme há quase quatro anos. Por ter gostado muito, quis ler o livro, o que só fiz agora, em dois dias de fevereiro de 2013.
Achei especialmente aflitivo ler Reparação depois do filme por já saber o que aconteceria no final. Isso só me fez ter mais ódio de Briony. Mas ao final de tudo me pareceu injusto odiar a Briony de 18 anos (ou a de 77 anos) pelo erro cometido aos 13 anos de idade. Passada a raiva da primeira parte do livro, senti um pouco de pena dela.

L F Menezes 11/05/2013

Guia prático do escritor
Todas as características de um livro do Ian McEwan: descritivo mas nem um pouco cansativo, história envolvente, personagens bem construídos, tramas diferentes e um desfecho que quebra com as expectativas. Mas agora com uma coisa a mais! Ele ensinando a escrever.
Isso mesmo, o livro trabalha com o que é melhor na hora de escrever: a ética ou a estética? Uma história real que não tem prende a atenção ou uma fictícia toda pensada para ser a mais fantástica e eletrizante? Essas são as dúvida que permanecem até o final do livro.
Mas é só isso que tem nesse livro premiado de McEwan? É claro que não (Quem viu o filme "Desejo e Reparação" sabe muito bem). A história gira em torno de Briony, que ao ver sua irmã mais velha, Cecilia, se despindo na frente de um amigo para pular na fonte da casa, acha que Robbie Turner (o amigo) está abusando de Cecilia, sendo que, na verdade, eles estavam apaixonados. O tempo passa e essa ideia de Briony acaba acarretando em uma confissão errada e na prisão de Turner, separando-o da vida de sua irmã. Vem a guerra e os presos devem se alistar. Cecilia jura esperar Robbie, que faz de tudo para sobreviver no campo de batalha. E Briony, depois de muito tempo, vendo o erro que cometeu, tenta reparar o que ela fez.
Com cenas fortes, às vezes até chocantes, McEwan consegue colocar no livro um clima leve e leitura fácil. A habilidade de colocar uma trama envolvente em um tema "difícil", já vista em "Jardim de Cimento", é repetida com a mesma maestria. Mas, claro, dessa vez foi melhor ainda!
Não cometa o erro de não ler esse livro o quanto antes. Vai que o tempo não lhe permita repará-lo.