Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Gabriela 24/01/2013

Peguei o livro que uma amiga estava lendo... li a primeira frase e só pude devolver quando terminei. É lindo, emocionante e triste.

Patyk. 09/02/2013

Vi o filme há quase quatro anos. Por ter gostado muito, quis ler o livro, o que só fiz agora, em dois dias de fevereiro de 2013.
Achei especialmente aflitivo ler Reparação depois do filme por já saber o que aconteceria no final. Isso só me fez ter mais ódio de Briony. Mas ao final de tudo me pareceu injusto odiar a Briony de 18 anos (ou a de 77 anos) pelo erro cometido aos 13 anos de idade. Passada a raiva da primeira parte do livro, senti um pouco de pena dela.

L F Menezes 11/05/2013

Guia prático do escritor
Todas as características de um livro do Ian McEwan: descritivo mas nem um pouco cansativo, história envolvente, personagens bem construídos, tramas diferentes e um desfecho que quebra com as expectativas. Mas agora com uma coisa a mais! Ele ensinando a escrever.
Isso mesmo, o livro trabalha com o que é melhor na hora de escrever: a ética ou a estética? Uma história real que não tem prende a atenção ou uma fictícia toda pensada para ser a mais fantástica e eletrizante? Essas são as dúvida que permanecem até o final do livro.
Mas é só isso que tem nesse livro premiado de McEwan? É claro que não (Quem viu o filme "Desejo e Reparação" sabe muito bem). A história gira em torno de Briony, que ao ver sua irmã mais velha, Cecilia, se despindo na frente de um amigo para pular na fonte da casa, acha que Robbie Turner (o amigo) está abusando de Cecilia, sendo que, na verdade, eles estavam apaixonados. O tempo passa e essa ideia de Briony acaba acarretando em uma confissão errada e na prisão de Turner, separando-o da vida de sua irmã. Vem a guerra e os presos devem se alistar. Cecilia jura esperar Robbie, que faz de tudo para sobreviver no campo de batalha. E Briony, depois de muito tempo, vendo o erro que cometeu, tenta reparar o que ela fez.
Com cenas fortes, às vezes até chocantes, McEwan consegue colocar no livro um clima leve e leitura fácil. A habilidade de colocar uma trama envolvente em um tema "difícil", já vista em "Jardim de Cimento", é repetida com a mesma maestria. Mas, claro, dessa vez foi melhor ainda!
Não cometa o erro de não ler esse livro o quanto antes. Vai que o tempo não lhe permita repará-lo.

adjalina.menezes 27/11/2022

Perfeito.
Que obra irretocável. Um livro grandioso com várias camadas de exame do indivíduo. O que mais me surpreendeu na leitura foi como contexto da segunda guerra foi inserido no enredo, ricamente descrito e ambientado trazendo ao leitor todas as emoções que o narrador sentia no seu relato.
Meu terceiro livro de McEwan, depois de Enclausurado e O Jardim de Cimeneto sem dúvida o melhor.

Daniela 31/01/2023

Tudo tem consequências
Um clássico muito bem escrito, rico em detalhes, história que te prende com cenários diferentes.
E fica a reflexão: tudo tem consequências, independente se é criança, adulto, idoso? e as vezes não tem como reparar o que fazemos.

Leila 06/02/2017

EXTASIADA!
Sem a menor sombra de dúvidas um dos melhores livros* que os meus míopes olhos tiveram a oportunidade de contemplar. Um enredo arrebatador, envolto em um toque poético e de final surpreendente. Ian McEwan desenvolveu com maestria um romance intenso, capaz de levar o seu leitor ao término da sua leitura a uma profunda reflexão de como a vida é algo frágil... "Uma pessoa é, acima de tudo, uma coisa material, fácil de danificar, difícil de consertar”.
*Literatura.
Fábio Nogueira 06/07/2017minha estante
Só faltou sua nota... ;)

Ana Lima 24/02/2023

Não sei o que pensar meu deus do céu!!!! O livro é muito bom, gosto da história (já conhecia por causa do filme), mas eu não lembrava que sentia tanta raiva no final. São muitas nuances, não sei o que sentir AAAAAAAAA (desculpa pela resenha ruim, não consigo parar de pensar no final)

Carlos Patricio 20/12/2017minha estante
mt bom, bruninha :D curioso pra conhecer a obra dele

Bruna 24/12/2017minha estante
Leia,vai gostar.

Zelinha.Rossi 25/12/2017

Muito bom!
Brilhante no enredo tramado pelo autor na primeira parte (e, por isso, vale a pena não ler absolutamente nada sobre a obra, nem mesmo a contracapa), pela narrativa bem escrita e bem descrita acerca dos soldados em retirada e do hospital no período da guerra, pelo bem montado processo de reflexão sobre a escrita em si e pelo bem montado jogo narrativo em terceira/primeira pessoa.

Pamela.Castro 02/04/2023

Não foi possível reparar o passado
Eu conhecia um pouco da história pelo filme, mas a experiência do livro é sensacional. Como um erro, um engano, pode ter efeitos tão desastrosos na vida das pessoas.
Sensacional

vicareno 29/01/2018

Arrebatador
Ainda estou levemente entorpecido pela leitura (e seu fim).
Enalteço as descrições riquíssimas do autor e como ele nos conduz a uma imersão psíquica nas personagens: faz-nos ver toda a complexidade inerente do ser humano por meio de suas personagens, o que é mérito de sua escrita.
Sobre o enredo em si, poucas estória são mais aflitivas do que aquelas sobre justiça/injustiça e o que se desvela diante dessa dicotomia: o natural dever de reparação e os meios pelos quais ela pode se dar, ou não. Essa é a isca intrigante do livro, o que nos faz devorá-lo vorazmente.
Leitura aprazível e pungente, complexa como a própria vida e nós mesmos.

@livrodegaia 19/03/2018

Não há como reparar...

Ian McEwan não decepciona. Eu já era fã do escritor inglês graças aos livros "A Balada de Adam Henry" e "Enclausurado", então "Reparação", sua obra mais conhecida, só veio ratificar o que eu já sabia: a literatura do moço é fascinante. "Reparação" ganhou tantos prêmios que fica até difícil listar. Foi adaptado para o cinema em 2007 ("Desejo e Reparação") e adivinhem? Chuva de prêmios e indicações: Oscar, Globo de Ouro, Bafta e até o Grande Prêmio Brasileiro na categoria melhor filme estrangeiro. Já deu para vocês perceberem que o romance alcançou enorme sucesso mundial. Foi publicado em 2001, mas já é uma obra essencial da literatura universal.

A trama se passa na Inglaterra, no período da segunda guerra mundial, e explora as consequências e o peso de uma MENTIRA. Um falso testemunho muda o curso da história de uma pessoa e de todos ao seu redor. A habilidade do autor de nos colocar na pele da vítima, sentir sua dor, frustração e sofrimento é tamanha que é impossível terminar a leitura sem um sentimento de revolta, de raiva e impotência. Só de estar escrevendo sobre isso revivo toda a angústia. A flecha foi lançada, a vida forçada a mudar seu curso de forma drástica e os caminhos que antes eram ensolarados são agora banhados de horror e solidão. Há como REPARAR? Há como voltar no tempo e devolver um futuro que seria tão promissor se não fosse por uma mentira, por um veneno, por um achismo, por uma opinião pessoal e negativa a respeito de outrem? E é possível viver carregando o peso de ter arruinado a felicidade, os sonhos, a vida de alguém?

Já haviam me alertado que este livro tem uma personagem das mais detestáveis (alô, Camila Lessa!), mas eu não estava preparada para o nível de aversão que viria a sentir. E o que dizer do desfecho? Não sei se tenho vontade de abraçar ou de bater no autor, porque ao mesmo tempo em que achei o final GENIAL em termos de qualidade literária, me senti enganada, frustrada e P* da vida com ele. Não vou falar mais nada para não estragar a leitura de ninguém, apenas recomendo fortemente. Leiam!

IG: livrodegaia
selma.martins.146 24/10/2018minha estante
Começando ler hoje.
Grande expectativa !

Renato Esteves 05/03/2023

Uma exploração profunda e emocionante sobre o que significa buscar o perdão após um erro somente justificável por ser aquele que era uma pessoa inocente na época. Começo morno, quase despretensioso, mas conforme avança McEwan mostra que a sensibilidade
e inocência do começo vai se mantendo, mas como uma forma de prisma para as desgraças que se sucedem na vida de seus protagonistas. Embora 'Reparação' seja, em grande parte, um romance trágico, McEwan incorpora elementos humorísticos para mostrar que a esperança é sempre possível, mesmo em meio a uma grande tragédia.

Adorei o fato de você ter versões que não são contraditórias, são apenas versões explicadas sobre os fatos sob ponto de vistas diferentes.

Extremamente sensível e envolvente. Um livro sensorial. Consegui sentir os cheiros, vislumbrar as cores. Em algumas partes, atinge a arte da escrita em todo o seu esplendor.