O assassinato do comendador, volume 1

Resenhas - O assassinato do comendador - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

anaozao 07/02/2023

fiz do tempo meu aliado
tanto o vol.1 quanto o vol.2 são excelentes. Adorei a escrita do 'harukami', leitura rápida e fácil. obrigada namjoon, vc me fez virar fã desse homem.

Ana 05/02/2023

Finalmente acabei
Levei um ano lendo esse livro entre trancos e barrancos. E um livro estranho, profundamente interessante e meio perturbado igual Kafka a beira-mar. Eu pessoalmente gostei mais de Kafka a beira mar e não acho que esse seja o melhor livro do autor pra começar.

Isso dito, claramente algumas passagens tem um vibe enormeeeee de autor homem pervertido achando que tá abafando. Mas enfim, e uma característica do autor. Muitas vezes os motivos de eu ter parado foi ser lançada pra fora da narrativa por conta dessas palhaçada mas enfim. É isso.

amanda 22/01/2023

baita
de todos os que ja li do murakami esse de longe foi o mais arrastado no começo. uma parte de mim diria que dava pra tirar bastante coisa mas no fim das contas não dá não, ele se encaminha muito bem e tudo constrói os personagens e a trama com muita delicadeza.... mas de qualquer forma é lento sim e o protagonista me parece demais com os outros protagonistas do murakami (por mais que todos se pareçam esse aqui era muito todos os outros e pouco ele) mas assim, é muito bom igual todos né ! não consigo acha um livro desse cara ruim :p acho que a continuação deve ter um ritmo bem mais interessante então esto ansiosa ! mas to braba também pq não explicou o prólogo e eu to sedenta por isso

Filipe 10/12/2022

O assassinato do Comendador: Vol.1
Haruki Murakami. Simplesmente um gênio das referências músicais, teatrais, automobilística, geográficas e artísticas.
O volume 1 foi o primeiro livro que li do Murakami e posso afirmar que foi uma experiência maravilhosa lê-lo.
Uma narrativa tranquila que nos faz sentir o clima da região.
Quando ler esse livro recomendo levar algo para anotar as referências que te são apresentadas.

O livro um mistério, uma fantasia, uma metáfora. Gostei muito do primeiro livro, mas o segundo...

Leonardo 06/12/2022

Sendo esse livro o 9º livro de Haruki Murakami que leio. E acho inacreditável de como o autor não consegue perder a mão com as suas obras.

Túlio 20/11/2022

Impressões
Isso não é uma resenha.

Queria só registrar minhas impressões. Acabei de ler. Queria deixar registrado.

1 - esse é o 3° ou 4° Murakami que leio. Não lembro direito. Alguns temas se repetem assim como nos outros livros do autor. Principalmente protagonistas que estão em crise. De tudo que já li dele sempre começa assim. Protagonista em crise. E isso é um gatilho para o desenvolvimento da trama.

2 - Sempre tem várias citações a música e seus diferentes tipos. Acho isso legal. Eu pesquiso e vou ouvir depois.

3 - Coisas banais como preparar uma comida, lavar alguma coisa, etc, vão se entrelaçando de forma tão natural e corriqueira e logo somos introduzidos a alguma situação absurda. As vezes eu paro de ler para repassar em minha mente o que está sendo dito. O quê?! Penso. Absurdo.

4 - então o que é absurdo se "normaliza". A gente meio que se acostuma com os absurdos.

5 - Vários personagens exibem bom gosto e tom de refinamento. É interessante, e ao mesmo tempo não tenho certeza se gosto disso. Mas confesso que é interessante.

6 - A fronteira entre realidade e sonho acaba se alongando, quase desaparecendo, e muitas vezes (acredito que seja proposital) não conseguimos distinguir. Isso é uma das coisas mais legais no Murakami.

7 - Eu confesso que as vezes não sei se captei tudo o que o autor pretendia transmitir. Há uma boa dose de subjetivismo em todas as suas obras. Mas isso, a meu ver, é proposital. Nonsense, múltiplas interpretações, divagações, etc... Acho que tem um pouco disso.

8 - O mais legal para mim, é que quando leio Murakami eu fico com a mente completamente vazia. Não me entenda mal. Isso para mim é bom. É um lance meio místico, exótico, sei lá. Consigo me concentrar tanto nos personagens que minha mente esvazia. E isso é bom!

É isso por enquanto.

Malu 23/10/2022

Depois de muitos elogios aos livros do Haruki Murakami, finalmente tive a oportunidade de ler algo dele. E eu amei esse livro!
A escrita dele é muito boa de ler, detalhada na medida certa e, ao mesmo tempo, sucinta na medida certa também. A forma como ele consegue criar a atmosfera dos ambientes e dos personagens é muito boa. Por falar nisso, os personagens desse livro são o ponto alto pra mim. São complexos, com desenvolvimento emocional muito bem feito e que geram uma conexão no leitor através de seus defeitos, dificuldades e questões internas.
"O assassinato do comendador" foi uma experiência incrível, me prendeu da primeira à última página. Personagens muito bem construídos e inseridos na trama, enredo cativante, escrita agradável. Gosto muito da forma como tem um mistério, toda uma questão externa acontecendo na história, mas isso mexe no interior dos personagens, de modo que o desenvolvimento desse conflito ocorre, em sua boa parte, no âmbito emocional das personagens. E o autor sabe transitar muito bem entre as questões objetivas e subjetivas na história, conectando tudo de uma forma muito interessante e lógica.
Tô louca para ler o segundo livro, preciso saber o que vai acontecer. Tem muito mistério ainda para ser descoberto.
Com certeza vou procurar mais coisas desse escritor, ele é muito bom! Recomendo demais a leitura.

Julia 02/10/2022

A história flui muito bem e é repleta de reviravoltas, preciso urgentemente ler a 2 parte! Não é a toa que o Murakami é um dos meus autores favoritos.

Lali 12/08/2022

Harukami não erra nunca. Uma condução sempre ágil, interessante, trazendo fantasia de forma tão realista que te faz acreditar em cada detalhe.

sumire 23/03/2022

"um coração não pode ser controlado por costumes, nem por bom senso, nem por leis. voa e flutua livremente, como uma ave migratória que desconhece fronteiras."

jaque103 23/01/2022

A verdade as vezes só traz uma profunda solidão
Bom, é o primeiro livro que li do Haruki, e acredito que seja um dos livros mais bem escritos que já li. O personagem principal não tem nome (acho isso muito legal), é uma narrativa muito descritivas, por alguns olhares pode até ser cansativa. Não existe acontecimentos bombásticos e talvez decepcione mas a vida também é assim.
Gostei bastante dos personagens e suas excentricidades. Ao começar a ler fui com a expectativa de ter bastante gatilhos mas acabei não me deparando.
No mais, gostei bastante e preciso ler a continuação!
Obrigado pela indicação namu ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5