O assassinato do comendador, volume 1

Resenhas - O assassinato do comendador - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vanessa Pipi 23/10/2020

fantástico
Mas nao pense como um adjetivo, embora seja uma excelente história, mas pensei nesta palavra pela condição da história, pois tem elementos fantásticos... . Haruki Murakami é muito bom em te conduzir ao interior, ao pensamento profundo, a reflexão! Cheio de comparações subjetivas ele te leva, te apresenta a vida de alguém com duvidas, problemas, questionamentos....

Gabriela 09/09/2020

Amo
Sou suspeita pra escrever e falar sobre as obras do Murakami porque desde o primeiro título que tive contato foi amor à primeira lida. É mais uma narrativa dele que me prendeu pelo ritmo típico do Murakami, que amei o desenvolvimento cheio de mistérios e os personagens cheios de "fantasia realística".

Agueda.Ruiz 28/08/2020

Leitura viciante, te motiva a ler tudo em poucos dias/horas! Este autor realmente é incrível! Aproveita que já saiu o volume ii e vc não ter que esperar e ficar na curiosidade no final rs certamente irá correr para ele!

Tharlley 26/08/2020

Murakami sendo Murakami, que significa que estou bem satisfeito e juntando dinheiro pra comprar a segunda parte.
Eu, Juno 26/08/2020minha estante
Quero ler Murakami porque dizem que os livros dele lembram muito os filmes do Studio Ghibli, isso é verdade?

Tharlley 31/08/2020minha estante
Até hoje eu nunca fiz associação, talvez tenha alguma familiaridade, por ter um pouco de fantasia.

Victor 27/06/2020

Muito bom!
O livro é muito bom, a história apresenta algumas reviravoltas, não há pontas soltas, é bem envolvente. Desperta a curiosidade no leitor em saber o que ocorrerá nas situações de mistério.
A escrita é muito boa, bem detalhada!

Luana.Abreu 06/06/2020

Murakami sendo murakami
Ótimo livro. Cheio de referencias musicais, culturais e a dose de distopia dos livros do autor.

Pedro Bonavita 04/06/2020

?A realidade é o que dá pra enxergar. Basta abrir bem os olhos e ver. Deixe o julgamento pra depois.?

Demorei a embarcar. Por muito tempo não sabia se gostava ou da história. Em determinado momento me senti mais ligado ao que acontecia na trama, mas senti que acabou abruptamente, mesmo sabendo que há continuação.

Rafael.Cardeal 15/05/2020

Foi uma releitura, e o primeiro livro lido em 2020, sempre gostei muito do Haruki Murakami e o seu novo romance é incrível, quero muito ler o volume 2

Lara 13/05/2020

surpresa feliz
já li outros trabalhos do autor antes, mas nenhuma havia me cativado. leitura intrigante que deixa muitas perguntas para o próximo volume. só não dei 5 estrelas porque o protagonista me pareceu muito repetitivo e enjoativo em alguns momentos

marcioenrique 16/04/2020

embora tenha características semelhantes à trilogia 1Q84, o primeiro livro não tem o mesmo brilho de um dos seus romances mais contundentes.

murakami parece seguir uma receita de bolo em seus livros, alternado ingredientes secundários conforme as tramas se desenvolvem. (o que não significa que são romances repetitivos ou enfadonhos, pelo contrário, para que curte a escrita do autor japonês, é sempre um bom passatempo ler algo novo dele)

BrunaSoares 11/03/2020

Fantástico
Já é meu terceiro livro lido do Haruki Murakami, eu sou fã demais desse escritor, sei lá o jeito que ele usa do realismo fantástico, mas ao mesmo tempo parece que é algo super crível, é diferente.
Ansiosa demais pra ler logo a segunda parte!

Felipe.Protti 06/03/2020

Incrível
Segundo livro do Murakami que eu leio, como o outro esse foi incrível. Cada coisa surreal que eu fico tipo, como isso? Kk. Mesmo o livro não ser de terror, em um determinado momento do livro, fio muito mais assustador do que diversos filmes.

Hugo 04/02/2020

Apenas o volume 1, no final das contas...
Geralmente quando leio algo do Murakami, a primeira coisa que penso é se eu recomendaria tal livro para um amigo como primeira obra dele. Infelizmente não recomendaria o Assassinato do Comendador. Esse primeiro volume possui muitos dos clichês murakamianos que caracterizam o autor, porém até metade do livro a narrativa não se estabiliza precisamente. Como isso também é algo típico da escrita dele, continuei a ler pois sabia que uma hora me encontraria ali, e agora esperar o por mais respostas com o segundo volume.
Não pretendo escrever muito mais do que isso antes de ler o segundo volume, mas ao mesmo tempo reflito que ao ler 1Q84 em seus três volumes não tive esse mesmo sentimento...
Agora resta dormir e esperar nenhum guizo tocando altas horas da madrugada.
Danielle Aquino 06/02/2020minha estante
fanboy

Jansen 24/11/2019

Diferente
Um romance sob a visão de um pintor. É muito interessante. Um pintor contando uma história fantástica e romântica. Remontando a fatos da Noite dos Cristais, da II Gerra Mundial e um pintor japonês que está internado com Alzheimer.
Continua com o Assassinato do Comendador 2. Já estou começando.

Carlos Eduardo 15/11/2019

Murakami sendo Murakami
Haruki Murakami talvez seja o escritor mais famoso do Japão. Suas obras foram traduzidas para mais de 50 idiomas e, nos últimos anos, tem sido cotado para ganhar o prêmio nobel de literatura. Seus livros são marcados pela escrita fluida e envolvente. O autor possui uma habilidade incrível de criar ambientes absolutamente imersivos. Ler Murakami é como estar dentro de um sono alucinante em que a realidade se mistura com a fantasia e os acontecimentos aparentemente não tem sentido.

Para mim, a leitura em geral é como um cantinho de refúgio, onde posso dar um tempo da realidade e me transportar para um mundo de imaginação que é só meu e Murakami tem o poder de potencializar isso ao máximo. Sinto um conforto incrível quando estou lendo um de seus livros, mesmo que suas histórias muitas vezes sejam absurdamente esquisitas.

Em “O assassinato do comendador”, o protagonista, um jovem pintor de retratos e cujo nome não é revelado, se vê diante de um divórcio inesperado. Em um belo dia sua esposa decide que não quer mais viver com ele e inexplicavelmente anuncia a separação. O jovem, então, resolve viajar de carro pelo Japão durante um tempo, até que decide ir morar na casa do falecido pintor de arte japonesa Tomohiko Amada, pai de um amigo.

Ao vasculhar o sótão da casa, o protagonista descobre uma obra inédita de Amada chamada justamente de “O assassinato do Comendador”. A partir daí as coisas começam a ficar estranhas e a fecunda imaginação de Murakami toma conta do enredo. Monges budistas enclausurados em covas profundas, um guizo tocando no meio da noite, um vizinho misterioso e enigmático, um motorista de um Subaru Forrest indefinido, e, claro, um comendador, passam a fazer parte da vida do jovem pintor.

Além da típica fantasia, diversos elementos, já carimbados em outros obras, também aparecem aqui, tais como: gatos, orelhas, sexo descrito de forma minuciosa, música e alguns elementos da cultura pop. Gostei bastante das descrições sobre pinturas, em especial, a abordagem sobre a arte japonesa Nihonga.

Enfim, Murakami pode não agradar todo mundo por causa do surrealismo aparentemente sem explicação, mas se você abandonar sua mente cartesiana e se deixar levar pela atmosfera envolvente, como eu o faço, com certeza, será uma ótima experiência literária.

1 | 2 | 3 | 4 | 5