Brilhando no Escuro

Brilhando no Escuro Fátima Aparecida da Silva

Resenhas - Brilhando no Escuro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bellateca 02/02/2022

Brilhando no Escuro é o primeiro volume de uma trilogia nacional. Nele, conhecemos a história de Alexander e tudo que o levou até Faierie, ou como chamamos neste universo, Reino Encantado.
Faierie é habitada por criaturas de contos de fadas, mas não da maneira a qual as conhecemos. A obra apresenta uma nova versão de personagens como Chapeuzinho Vermelho, e até mesmo Branca de Neve. Essas personagens, antes vistas como jovens indefesas, se mostram verdadeiras lutadoras.
O Reino Encantado é dividido basicamente entre luz e escuridão, bem e mal. Porém, no decorrer do livro se torna perceptível que nem toda história é um simples 8 ou 80. Há nuances.
Um dos pontos altos da obra é quando Alex deixa de ser apenas um "forasteiro" e passa a fazer parte daquele mundo. Conhecendo pessoas como Mabelle, que o fazem se sentir acolhido.
A evolução do relacionamento de Alex e Mabelle foi algo que eu amei acompanhar.
Me senti nostálgica cada vez que me deparava com personagens que fizeram parte da minha infância.
Mal eu terminava um capítulo e já pensava no seguinte. A história é completamente imersiva e fantasiosa. Você se apega aos personagens e torce para que tudo dê certo.
O final abre caminho para uma nova jornada na vida de Alex.
Dito isto, aguardo ansiosamente o segundo livro.
(Quero deixar registrado o cuidado da autora ao explicar os mínimos detalhes no início da obra.)

Cat 04/05/2022

Péssimo
Não gostei para nada, a história não trouxe nada de muito inovador no que diz respeito aos contos de fadas, ficou parecendo um Once Upon A Time malfeito (sem contar que em que mundo o Mágico de Oz e Peter Pan são contos de fada?). Alex foi uma personagem extremamente chata, se culpando de um monte de coisa nada a ver, em um momento falando que não sabe de nada e depois já acha que decifrou toda a profecia, sem contar que achei que houve uma tentativa de fazê-lo cativante para os leitores com comentários ?espertos? (que de espertos não tinham nada). Minha impressão é de que a autora mirou em uma coisa filosófica, a dicotomia entre bem e mal, mas não conseguiu alcançar o que queria, tendo o livro vários moralismos ridículos como defesa dos animais, a menina precisa caçar para se alimentar e não quer fazer isso como lobo pois precisaria atacar eles (uma coisa completamente natural) respeitando os animais o que não faz sentido. Não gostei do ritmo do livro, várias coisas foram simplesmente acontecendo, sem explicação e sem mostrar a relevância para história, a narrativa extremamente confusa em
determinados momentos, era para ser uma pessoa pensando mas do nada era o diálogo de outra, sem contar que a narração fica alterando entre ?haviam um animal voando? para ?é do tamanho de um pavão? o que só deixa a leitura confusa

LavAnia 06/02/2022

Resenha brilhando no escuro
eu não sei como começar a descrever essa leitura, foi minha segunda leitura do ano e foi incrível, Conhecer Faierie foi uma honra, ainda mais através dos olhos do Alexander.
Eu amei que a história se passou através do personagem masculino e amei ainda mais ver cada detalhe pela mente dele, seus medos, inseguranças, certezas, ver o Alex se descobrindo foi mágico, a autora conseguiu passar todos os sentimentos do personagem pro leitor, você sente tudo, desde de a curiosidade dele ao medo, até o amor e oque dizer de Mabelle, concerteza uma personagem forte, a conexão que ela tem com o Alex é incrível de ser lida, Mabelle pra mim ainda é muito misteriosa mas assim como o Alex você se pega acreditando nela sem precisar de muitas explicações, todos os personagens secundários são incríveis e muito bem desenvolvidos ( Scarlet tem meu coração ).
Agora sobre o Nox, a dúvida se ele é totalmente vilão foi plantada na minha mente, mesmo ele fazendo oque fez, ainda tenho a dúvida que é totalmente por maldade acho que tem um motivo maior e que será explorado nos próximos livros, os meios dele não são corretos mas mesmo assim tem algo ali kkk.
Enfim a escrita da autora é muito fluida, é descritiva sem ser cansativa, é encantadora, tu consegue imaginar os cenários perfeitamente na cabeça, ela consegue plantar a dúvida na tua cabeça e tu começa a devorar o livro pra descobrir todos os detalhes, me senti o próprio Alex descobrindo Faierie kkk, eu estou completamente apaixonada pela escrita da Fátima e o jeito que ela consegue passar os sentimentos dos personagem pra nos leitores, uma leitura extremamente cativante, a única reclamação que tenho é CADE A CONTINUAÇÃO EU NECESSITO kkkk.
Leiam brilhando no escuro e se apaixonem é isso.

Mari 06/02/2022

De volta aos contos...
Comecei a ler achando q n ia gostar, mas o livro realmente me surpreendeu quando me vi tava presa na trama....
O livro trás um olhar diferente sobre os contos de fada além de debates sobre o q é bom é o que é mal, certo ou errado e desconstrói várias ideias

olizin 14/02/2022

pronta pro próximo
Curti bastante o livro, a mitologia por trás, as imagens que a leitura evoca. Achei algumas cenas um pouco corridas e encontrei erros de continuidade, mas nada que impedisse o aproveitamento da história. Me apaixonei desde o início pelo mapa e playlist!

Nai 15/02/2022

Uma aventura com contos de fadas para se surpreender!
Brilhando no Escuro, te proporciona uma leitura muito fluida e leve, é aquele livro para ler em uma ''sentada'', simplesmente muito leve.
Toda a historia é narrada por Alex, que no começo está tão confuso, quanto nós que estamos lendo, com o decorrer da historia e com a curiosidade dele, conseguimos entender o universo que a escritora queria nos apresentar.
A historia tem muito potencial para se desenvolver, e que entendi que será feito nos próximos livros.
Já estou ansiosa!!

Fireheart.l 15/02/2022

Incrível!!!

Esse livro é uma fantasia +14, nacional e que junta todos os contos de fadas que nós conhecemos em um universo totalmente novo e mágico.

O Alex tem uns sonhos estranhos com a mesma garota por uns 10 anos, mas ele sempre acaba quando ele vai ver o rosto dela. Um dia, quando ele pensa que é só mais uma repetição do mesmo sonho, ele consegue ver ela e automaticamente já sabe quem ela é.

A partir daí toda história começa a se desenrolar e ele descobre que está em uma profecia que pode mudar a vida de todo mundo que vive em Faierie.

Apesar dos capítulos serem bem longos eu não achei um livro denso, achei que fluiu super bem.

A construção do relacionamento do Alex com a Mabelle tá sendo tudo e eu ficava tão soft sempre que o Alex era fofo com ela ksnsksjsk

Eu gostei do vilão (?) tipo, não gostei gostei, sabe? Mas ele provavelmente teve um passado traumático (que não justifica nada, mas mesmo assim!)

O final me deixou muito ansiosa e eu quero ver todo mundo lendo pra tentar adivinhar a data do próximo livro kabskana?

RLonganezi 19/02/2022

muito bom
eu amo livro sobre contos de fadas e absolutamente amei a releitura nesse livro, porém algumas coisas não me agradaram, como o fato de ter tão pouca ação no livro e MUITO diálogo. Achei alguns diálogos confusos também. Sinto que os próximos livros tem muito potencial já que a "mitologia" já foi praticamente toda explicada nesse livro e agora vai ter mais espaço para a ação

fernandaararuna 25/02/2022

o próximo, por favor
não costumo ler muita fantasia, mas brilhando no escuro já esta se tornando o meu favorito.

vamos pra análise: das coisas que eu não gostei foram como conversar diretamente com o leitor, algumas expressões como "né" e alguns achismos entre parênteses. de resto, a leitura foi muito fluída e me fez pensar mais sobre o conto de fadas e suas inúmeras possibilidades de histórias e experiências, foi incrível.

acredito que o segundo venha mais extenso e com mais detalhes pra gente aproveitar cada pedacinho da história de Alex, Mabelle e o mundo de Faierie. aguardo por tudo ansiosamente. ?

Revelando livros 01/03/2022

LIVRO PERFEITO!
Uma história muito mágica com várias reviravoltas e mistérios. Os personagens apensar de conhecidos (alguns - já que tem relação com contos de fadas) surpreenderam demais. Além de ter muitas reflexões sobre bem e o mal. O final então tem um SABOR. Estou louca para ler a continuação

bibliolaris 03/03/2022

Encantada!!
Muito interessante! Esse livro faz você ver os contos de fadas por outra perspectiva e eu que amo contos de fadas gostei dessa leitura.

Confesso que achei o desenvolvimento um pouco lento, algumas narrações eram paradas demais e às vezes confuso, mas como é a apresentação de um novo universo tudo bem estar confuso. O plot é interessante e te faz querer ler cada vez mais e apesar disso a leitura não fluiu tanto quanto eu gostaria, mas eu também estava em uma semana corrida.

Eu amei o protagonista ser um homem, estamos acostumados só com as mocinhas protagonistas, mas aqui vemos Alexander contar pelo seu ponto de vista. Ele é um garoto sonhador que vai para um mundo que ele sempre acreditou e agora tem que desvendar os mistérios. O início de romance dele com a garota dos seus sonhos é muito fofo e eu shippo muito!

Mabelle é um amor, ainda não temos muitas informações sobre quem é ela, mas já podemos perceber que é alguém importante pra narrativa. Aqui as princesas tem histórias diferentes e bem legais.

O final desse livro é muito intenso e com revelações importantes, estou bem curiosa e animada para poder ler a continuação. Eu acho que o segundo livro vai ser bem melhor que o primeiro e estou ansiosa para poder ler.

surtosdathai 16/03/2022

AMEIIII
A história é incrível, os personagens maravilhosos e o universo é IMPECÁVEL ?

Para quem ama conto de fadas vai amar, pois aqui mistura tudo! E a escrita prende demaissss

EM BREVE TEM RESENHA NO MEU IG (@surtosdathai)

vane 18/03/2022

Ser herói ou vilão depende de quem conta a história.
Conheci Brilhando no Escuro pelo twitter, um tempo antes de ele ser realmente lançado na Amazon e tenho a dizer que a narrativa desse livro me impressionou tanto quanto a narrativa de Tahereh Mafi em Além da Magia. É fluída e divertida, pessoalmente as descrições e nuances entre luz e escuridão, assim como as nuances de certo e errado, são traçadas durante o livro. Mais precisamente a partir de 20%.

? Foi surpreendente a forma que me adaptei ao universo fantasioso que a Fátima criou aqui. Faiere é um lugar majestoso, e olhar para os contos de fada pelo ponto de vista de Alexander foi surpreendentemente novo, jovem, misterioso e engraçado.

É uma obra certeira para quem está começando a se aventurar pelo gênero de fantasia ou curte ler, em alguns momentos, livros do gênero com temáticas mais leves, mas ainda sim que vão te fazer refletir sobre a vida, universo e tudo mais

Bia 05/04/2022

Brilhando no Escuro é o primeiro livro de uma trilogia, então ele consegue introduzir muito bem os leitores nesse novo mundo e de como ele basicamente funciona.

O livro começa de verdade assim que Alexander chega em Faierie e somos apresentados a diversos personagens que facetas incríveis. Gostei muito da parte Luz e Escuridão e gosto desse debate que ninguém é cem por cento ruim e nem o tempo todo bom.
A fantasia do livro é ótima, as personagens femininas me ganharam de verdade, cada página ansiava em saber mais de cada um e de como era a sua história naquele mundo.
Alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada. Infelizmente não consegui gostar muito do personagem principal, Alexander. Mas a autora disse que ele foi construído para ser exatamente assim, então estou ansiosa para o que ela vai fazer em relação a ele no próximo livro.
O final deixou aquele gostinho de quero mais e de que muita coisa vai ser diferente no segundo volume, é algo que quero muito ver já que certas situações ficaram em aberto.

paulinho 08/04/2022

Eu me apaixonei pelo Alex e por Faierie
Não tinha costume algum de fazer resenha ou de vir no Skoob falar sobre o que li, sequer tinha uma conta aqui, mas vendo a luta da autora pra fazer esse livro ir longe, resolvi vir dar um apoio, principalmente porque MANO, que livro foda!

Em Brilhando no Escuro conheci os contos de fadas de uma forma que me fez questionar se não são realmente verdadeiros, e se a Fátima não acabou, de alguma forma, descobrindo as histórias conforme estudava para o livro, porque cara, esses personagens são absurdamente humanos! Descobri esse livro no TikTok e acho que foi a minha melhor descoberta lá, principalmente porque Alex é muito eu e me vi naquele universo, confuso sobre tudo e aprendendo as coisas. A narrativa é viciante e evolui de forma impressionante, te deixando com muita vontade de ler a sequência. Mal posso esperar para que a autora anuncie a data do livro 2! Indico demais

1 | 2 | 3 | 4 | 5