Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - VIDAS SECAS

Maria8300 01/04/2023

Desgraça atrás da outra
Não é uma leitura pra qualquer um, MAS CARAMBA. Quando vc pega o ritmo o livro torna as desgraças poéticas.

Você vai conquistar o mundo, Fabiano.

Natasha.Louredo 17/02/2024

"Vidas Secas", de Graciliano Ramos, é uma obra que transcende sua temporalidade. Ambientado no sertão nordestino, o livro nos apresenta uma família de retirantes em sua jornada árdua em busca de uma vida melhor. Graciliano constrói com maestria personagens complexos e cativantes, como Fabiano, Sinha Vitória, seus filhos e a cachorra Baleia, que lutam para sobreviver em meio à seca.

Um dos momentos mais tristes do livro é a morte de Baleia. A morte da cachorra é um momento profundamente comovente na narrativa. Baleia não é apenas um animal de estimação para a família de Fabiano; ela é um símbolo de lealdade, companheirismo e, em certo sentido, de humanidade em um ambiente tão hostil.

"Vidas Secas" não apenas denuncia as desigualdades sociais, mas também nos convida a refletir sobre questões universais como a dignidade, a esperança e a busca por uma vida melhor. Uma leitura obrigatória.
Agostinho8 17/02/2024minha estante
Concordo contigo. É atemporal.

Bruno.Povoa 14/03/2024

Maravilhoso
É possível refletir muito sobre a vida dos que passam por tantas dificuldades como Fabiano e familiares, tendo na educação esperança para uma vida melhor, que ainda hoje é para muitos uma das unicas alternativas por uma vida mais digna, educação esta tão menosprezada por nossos governantes.

Angelica75 15/11/2020

Edição magnífica!
Que bom poder ter meu primeiro contato com Vidas Secas através dessa linda Edição comemorativa de 80 anos da obra!
Graciliano Ramos um mestre da literatura, Vidas Secas, um clássico imperdível. O sertanejo mostrado de maneira cirúrgica pelos olhos do autor. A cadela Baleia, inesquecível e dona das melhores (e mais tristes) passagens do livro.

Obrigada Mestre!

marcosandrade.e 21/02/2023

Graciliano Ramos escreve em Vidas Secas uma realidade triste comum à muitas pessoas desse Brasil: a de miséria, precariedade e fome.
Uma leitura necessária, interessante e uma obra incrível.

Rayza.Figueiredo 26/08/2022

Vidas Secas de Esperança
tanta crítica social que nem sei por onde começar;
a princípio, a família de Fabiano enfrenta as dificuldades da seca, da falta de chuva; fome, miséria, desilusão, quando encontram uma fazenda abandonada e começam a sonhar com uma vida melhor, logo chega alguém e reclama a fazenda, tomando posse como patrão e deixando a familia como empregados;
um emprego semelhante à escravidão, sem direito a carta de alforria.
são muitas às críticas quanto a falta de educação: como são enganados e passados para trás as pessoas sem estudo;
a polícia que ao invés de ajudar e proteger, abusa do poder e da violência contra os mais fracos e necessitados;
o ponto mais triste do livro, é a morte da cachorra Baleia, que era considerada parte da família como se fosse gente; tão semelhantes aos animais, são aqueles que vivem na miséria;
achei interessantíssimo que os diálogos acontecem apenas na cabeça dos personagens, inclusive o ponto de vista da cachorrinha;
e quando ela está morrendo, mesmo em agonia, dor e sofrimento, só consegue sonhar com preás e com o sorriso alegre de seu dono, mesmo sendo este quem lhe causou dor.
os animais perdoam, os humanos guardam rancor.
Emilia.Reis 28/08/2022minha estante
ahh como é triste ??

Rayza.Figueiredo 28/08/2022minha estante
muito ??

Tati.Lima 17/08/2023

Com certeza, uma obra-prima...
Siiiiiiiiiim!!!!! Com toda a certeza uma obra prima da literatura brasileira! Não sei ainda quantos clássicos de nossa literatura lerei, mas com certeza, esse ornarará entre os favoritos. Principalmente por despertar diversas reflexões sobre relações humanas, a força do ser humano em tentar ver cor mesmo diante do sofrimento e profundas experiências vividas e sofridas. Essa obra foi publicada em 1938, e se mostra completamente real e atual. Todos deviam ler Vidas Secas. O livro é a cara do povo brasileiro, e mostra sem filtros, não só a seca nordestina, mas tbm a desigualdade social que, sempre atingiu o nosso país. Tudo no livro é profundo e mexe com a nossa emoção. Fabiano, um personagem maravilhoso. Mas preciso dizer q todo o meu amor, carinho e devoção, é da Baleia. A cachorrinha é fantástica. A cachorrinha com certeza sempre será uma das personagens mais marcantes e encantadoras da literatura tupiniquim. Um livro visceral, real e muito profundo. Eu realmente amei essa leitura.

Kivia Raquel 04/08/2022

Um clássico em traje de festa
Essa é uma obra que, definitivamente, não necessita de defesa. Uma obra não se torna um clássico por acaso.

Mergulhar tão profundamente em uma história que narra a realidade sofrida do sertanejo brasileiro (de ontem e de hoje), não permite que o leitor mais sensível passe ileso.

Conhecer as agruras da vida de Fabiano, Sinhá Vitória, seus filhos e especialmente da cachorra Baleia é mergulhar nas entranhas daquele Brasil profundo descrito por Graciliano Ramos e ainda tão real.

Gostaria de fazer uma ressalva especial para esta edição primorosa da Editora Record, lançada por ocasião dos 80 anos da publicação original. Ela conta com um apanhado da vida e obra do autor, prefácio escrito por Benjamim Abdala Júnior, posfácio por Hermenegildo Bastos, além de inúmeras fotos do manuscrito original. É uma obra de arte.

Lurdes 21/02/2024

Graciliano Ramos é meu autor nacional preferido, mas fazia muito tempo que não relia nenhum de seus livros (acho que li todos - vou confirmar).

Neste ano, em que suas obras caíram em domínio público, sinto imensa alegria por toda a atenção que ele está recebendo e pelas inúmeras edições que estão pipocando, facilitando ainda mais o acesso aos seus escritos.

Hoje falo um pouquinho de Vidas Secas.
Este clássico incontestável, que se debruça sobre a história de uma pequena família, com 5 membros: o casal Fabiano e Sinhá Vitória, os dois filhos - cujos nomes não são citados -, e a cadelinha Baleia.

Uma família como tantas outras do sertão, que foge da seca, buscando um lugar onde possam viver em paz, onde Sinhá Vitória possa ter a tão sonhada cama de couro, Fabiano possa cuidar de seus animais, ter seu gadinho e um cavalo para galopar, onde os meninos possam ir à escola aprender sobre tudo e ter um futuro melhor que seus pais.

Graciliano usa um narrador, que conta as desventuras da família que, em época de seca, se torna retirante, e em época de chuva tenta se estabelecer em algum lugar onde possam trabalhar, em geral fazendas que lhes dão um teto e exploram sua força de trabalho. E quando as chuvas vem forte demais, ainda tem as enchentes.
Em qualquer das situações, somente a falta de perspectivas de a vida melhorar.
Fabiano se diz ignorante, bruto, e o é, em muitas situações, mas tem um coração bom, respeita a inteligência da mulher, sonha com um futuro para os filhos e é muito apegado a Baleia, companheira inseparável de todos.
Se não fosse pela família ele talvez virasse cangaceiro, como forma de se defender e se vingar de todas as injustiças, exploração e violência que sofre daqueles que detem poder, o patrão, a polícia, o governo.

Fabiano é o protagonista, mas Baleia é nossa personagem inesquecível. Lembrem que ela tem nome e os filhos, não, tal a sua importância.

Vidas secas, não só de água, mas de amor e esperança.

Se ainda não leu, leia. Lindo, triste, visceral.
Gabi 21/02/2024minha estante
Meu autor preferido também ??

Lucas 09/11/2020

Algumas vezes, antes de ler um clássico, me pergunto se o livro seria mesmo tudo aquilo. Quando é, de fato, não há muitas coisas que posso acrescentar ou analisar que seja novo.

Vidas Secas consegue falar, à sua maneira, sobre liberdade, sonhos, esperança e a melancolia de saber que o futuro não guarda muita coisa além de sofrimento.

Sentimentos tão humanos de todas as personagens da família, é um livro lindo que te deixa com o gosto amargo e seco na boca ao final do livro.

amanda.peixoto. 18/04/2021

Vidas secas que a água não consegue saciar
O livro retrata as condições penosas de uma família de retirantes sertanejos que nada possuem, que pouco almejam e que vivem a mercê de adversidades e injustiças. O pai, Fabiano, é um homem de poucas palavras, que se enxerga mais como bicho que ser humano. A mãe, sinhá Vitória, é forte, esperta, sonhadora e tem como maior ambição possuir uma cama de couro. Os filhos não são nomeados no romance, evidenciando a pouca pessoalidade destinada e são mencionados apenas como Menino mais novo e Menino mais velho.

A história inicia-se mostrando as agruras da seca, a caminhada sob o sol escaldante, a sede, a doença, a morte do papagaio de estimação para suprir a fome. Ao avistarem uma fazenda abandonada e uma nuvem trazendo esperança de chuva, decidem ali parar e estabelecer moradia. Junto com a chuva e o fim da seca, vem também o dono da fazenda que contrata Fabiano como vaqueiro e sem se compadecer, o explora e rouba o pouco que oferece como pagamento. A partir daí, vamos entrando nos capítulos nos aprofundando no psicológico dos personagens e vendo o nível de miséria e opressão que os silenciam e os isolam social e economicamente.

O papel do governo marcado por covardia e autoritarismo é representando na figura do soldado amarelo. Fabiano, mesmo não sabendo como expressar, sente essa opressão, questiona o motivo da situação dele e de tantos outros e carrega a angústia da sua incapacidade de reagir e solucionar.

Ao passo que a família é animalizada, a cachorrinha baleia é humanizada, sendo entre os personagens a que mais sente, pensa e melhor se comunica. O capítulo dedicado para ela é lindo e extremamente marcante e triste, daqueles que dá um apertinho no peito e enche os olhos d'água.

Essa leitura foi meu primeiro contato com Graciliano e achei interessante o seu estilo de escrita, sendo bem direto e usando palavras certeiras para retratar as muitas vidas secas, vítimas da desigualdade e ainda tão presentes em diversas representações.

day 23/01/2020

Triste e realista
Um livro de profunda tristeza .
Já vivi no sertão e peguei muitas épocas difíceis sem água e pasto para os animais.
Porém nada se compara a essa história que conta um pouco da seca de 1915
Um livro tão duro ,onde não se tem como romantizar tanta fome,humilhação e mortes.
Uma obra maravilhosa!
Estou super agradecida pela oportunidade de ler um livro tão maravilhoso.

joy 10/01/2023

?Vidas secas? é um convite para analisar diferentes cosmovisões e realidades distantes da nossa. embora durante o período escolar e acadêmico estudemos sobre desigualdade social, êxodo rural, evasão escolar, entre outros, nunca somos introduzidos ao lado humano e emocional das pessoas que vivem estas situações. durante o livro, conseguimos entender um pouco do universo familiar (que é a história real de tantas), e como os personagens demonstram amor de maneira diferente. não são as palavras que configuram o ?sentir? dos personagens, mas suas atitudes e esperança em sempre buscar o melhor uns para os outros.

Elida.Marinho 31/03/2020

Por que ler vidas secas? do autor Graciliano Ramos?
Sabe esse lance de que os mais velhos sempre têm histórias para contar? Então, sempre que tenho oportunidade, gosto de conversar com meu avô, que sempre tem ótimas histórias para compartilhar. Essa que eu vou falar brevemente agora não é uma das melhores. Pois bem, certo dia, em uma de nossas conversas, eu o questionei sobre como ele veio parar aqui no Rio Grande do Norte (ele é do Ceará). Ele com a sua simplicidade e empolgação começou a detalhar sobre sua vinda, disse que para chegar até esse estado andou quilômetros e quilômetros a pé, passou fome, sede e chegou até a desmaiar. Esse relato dele me tocou tanto, me fez por um momento parar e ver o quanto eu reclamo por bobagens, me fez ser grata por todas as oportunidades e condição de vida que eu tenho. Onde eu quero chegar com isso? Na verdade, eu não sabia o que escrever sobre esse livro, poxa, como eu iria transcrever os sentimentos que eu senti ao ler essa história? Eu queria ao máximo explanar o quanto esse livro mexeu comigo. Iniciei minhas considerações com esse breve relato, porque foi a lembrança que me veio à mente logo nos momentos iniciais da leitura, enxerguei ali naquelas páginas o meu avô, e esse momento me emocionou de um jeito único.

Então, por que ler esse livro?

- PROSA SIMPLES: A simplicidade da obra, sem dúvida alguma, é a que a torna grandiosa. Não espere uma narrativa complexa, permeada de palavreados bonitos, porque você não vai encontrar! O que temos aqui é algo genuíno, objetivo e sem muitos rodeios. Tá ok, mas por que é um livro grandioso? A grandeza que eu enxerguei está para além do modo simples de escrever do Graciliano, a riqueza da obra está nos detalhes contidos, o sertão, a seca, os personagens ? todos bem pensados e inseridos de modo a retratar muito bem os anseios enfrentados pelos nordestinos.

- A SOCIEDADE É DETERMINADA POR FORÇAS QUE FOGEM DO NOSSO CONTROLE:
A história do Fabiano deixa evidenciado que as nossas vivências e experiências não acontecem por um acaso, isto é ? as nossas glórias e derrotas durante a vida dependem de forças que muitas vezes fogem do nosso controle. Somos ligados ao meio que pertencemos, sendo assim, pode-se entender que o nosso cotidiano é determinado por acontecimentos que nos cercam. Fabiano representa muito bem isso. Ele vive em um ambiente escasso, de carência e opressão, o resultado disso é um homem que se enxerga como um animal, que não consegue ter domínio sobre a própria linguagem, em resumo, ele luta contra a própria natureza em busca de sobreviver a seca, além disso, sente-se oprimido pelas forças maiores.
Clara Vellozo 31/03/2020minha estante
Que bonito saber a história do seu avô e fazer esse link com Vidas Secas.