Sementes no Gelo

Sementes no Gelo André Vianco

Resenhas - Sementes no Gelo

Jorge 13/09/2013

Quando os fantasmas andam por ai
Sementes no gelo
Começo dizendo que não conhecia a literatura de André Vianco, muitos me indicaram começar a ler pelo “Senhor da chuva”, “Os sete”, “O sétimo”, mas confesso que a idéia de ler um autor nacional que escrevia sobre vampiros não me atraia muito. Eis que me surgiu indicado por um amigo (Rafael Pereira) o livro Sementes no gelo, um romance de detetive, cuja a época eu dava seguimento a um romance do mesmo gênero (ainda em andamento), recomendou pelo fato da temática, mas novamente eu com a mente fechada para autores nacionais o releguei.

Bom vamos falar da trama agora, a historia começa de maneira bem interessante, um pedofilo, estuprador e assassino está preso em uma delegacia da cidade de Osasco, quando em uma noite três crianças entram no local e o policial de plantão pensa ter cometido uma serie de deslizes permitindo que elas adentrassem o ambiente carcerário, decidido a não deixar os pequeninos vagando pela delegacia ele começa uma espécie de perseguição a elas que acaba na cela do pedófilo, que ao ser aberta depois de consecutivas batidas contra a porta de aço reforçado e gritos do criminoso revelam uma cena assustadora com o homem morto e nenhuma criança.

A seguir somos apresentados ao protagonista da história, Tânio Esperança, detetive particular, um sujeito peculiar, preocupado com o aluguel atrasado e por acaso ou destino reencontra uma velha colega por meio de sua profissão, ela tem um serviço para ele, mas não se tratava de uma investigação do ex-marido ou de um namorado, o caso envolvia um fantasma, algo que o detetive já encarou como sendo improvável e após algum tempo investigando ele se provou errado.

Com uma escrita fluida, objetiva e sem ser rebuscada o autor nos conduz a incidentes que se ligam e formam uma conexão. Sem reviravoltas mirabolantes, o escritor faz uso de um cenário bem urbano e conciso, não sou de Osasco, mas imagino bem as ruas e casas por onde o detetive passou para investigar seu caso. Ele ainda usa muitas referencias corriqueiras a nossa cultura, mesmo que a sua versão, como o Jornal Nacional o que dá um ar mais comum a trama e os personagens.

Concluindo, gostei bastante do livro, uma boa dica de leitura rápida, pra quem tem pouco tempo nessa correria do dia-a-dia.
@@@

Nayana Leal 04/08/2014

Simples e direto
Comprei este livro em um sebo e não li a sinopse, logo não sabia o que esperar dele, mas gostei muito da história abordada envolvendo o sobrenatural e o contexto de uma investigação criminal. O livro conseguiu me prender a atenção, apesar de ter uma linguagem fácil, direta e sem rodeios descritivos para caracterizar os personagens ou os ambientes. Talvez a falta de contextualização do autor tenho contribuído para que este livro tenha uma leitura muito rápida (Sério mesmo, você é capaz de lê-lo em um dia, levando só algumas horas). Para aqueles que não tem muito tempo para ler, é ótimo, o livro tem apenas 176 páginas.

Mih Del Debbio 29/10/2009

Mto assustador...
Nuossa esse livro dá muito medo.
Adorei o enredo do livro, adorei as historias, as criancinhas más é tudo de bom, pq qdo se trata de criança vem na mente seres inocentes que só querem o bem, totalmente ao contrario das crianças do livro... elas sao mto assustadoras.
Achei muito interessante a explicação sobre sementes no gelo, sobre os embriões nao estarem nem do lado de cá nem do lado de lá, curti muito. MAs achei que o Andre Vianco mais uma vez exagerou no sentido do espirito do Simao querer matar o Tanio por causa de uma brincadeira de infancia... tipo é mto odio por algo pequeno, mas nos acostumamos com esses exageros.

Pablo 23/05/2011

Já li 3 livros do André Vianco, e todos eles foram ótimas leituras, mas pecaram sempre no mesmo quesito: o aprofundamento nos personagens e no mundo ao redor deles.

Sempre que penso nesses livros lembro das histórias, dos desfechos mas não me lembro dos nomes dos personagens e nem de como eles eram (com excessão de alguns personagens de "A Casa")!

O livro é pequeno, e isso facilita a leitura, mas se fosse um pouco maior, talvez teriamos mais tempo pra nos envolver e conhecer melhor seus protagonistas!

Ainda assim, um bom livro de ação/suspense/terror!
Mas ainda falta muito pro Vianco fazer valer a comparação que rola dele com Stephen King.

Guilherme 22/01/2010

Surpreendente
O livro aborda um tema totalmente diferente de 'Os Sete' e 'Sétimo', mas não deve em nada. Por várias vezes nos faz pensar um pouco mais sobre o peso de nossos atos, e nos faz ver que não temos o direito de decidir sobre o futuro da vida de outra pessoa, pois a partir do momento que decidimos o futuro de alguém, nós damos a essa pessoa o direito de mudar o rumo da nossa vida.

Ymir 20/12/2009

Artificial
Apesar de ter apenas 174 páginas, não tive vontade de terminar de ler este livro.

Motivo: O comportamento dos personagens é muito artificial, não se sente humanidade neles, nem mesmo quando é descrito que estão sentindo algo.

Agem estranhamente, muito FORÇADOS. Eles têm acessos de raiva do nada, crises de choro sem razão. E você pensa - "Que bando de malucos! Por que eles estão agindo assim?!?!" - E a resposta vem ao fundo: "Porque André Vianco quis". E só por isso, porque não faz sentido algum para a história. Ou talvez isso seja ele TENTANDO dar "profundidade" aos personagens, sei lá.

Isso é muito bizarro e chega a irritar quando você percebe que não vai parar.

Fora isso, as "cenas" de terror são bem sinistras e bem descritas.

Foi o primeiro livro de André Vianco que eu lí. Uma má impressão. Mas ainda vou ler outro livro dele para ver se todos os personagens são artificiais assim. Espero que não.

Alguém me recomenda um bom livro dele?

Pablo 06/03/2010minha estante
sugiro "A Casa"!

O tema do livro é mais dramático, e com isso os personagens são mais bem descritos.

Mas mesmo assim não é nada demais! =)

Rosana.Oliveira 23/05/2021

Suspense criativo
Um suspense criativo e original. Creio que poderia haver sequência. Pode parecer terror, mas não achei muito.

Isabella Felix 18/12/2012

Chato demais
Este livro tem um background bem original e diferente. Mas a forma como é construído o torna cansativo. O enredo é pobre demais. A construção e o desenvolvimento das falas é simples demais e cansativo demais. Tudo é chato demais neste livro. Poderia ter sido um ótimo livro, poderia ter sido melhor explorado. Mas eu terminei de ler porque era pequeno. Se fosse um livro longo, eu teria dado uma nota pior ainda.

No geral, o livro é bom pra passar o tempo na falta de algo rápido para ler. Uma leitura rápida de bolso ou algo assim.

Espero que os outros livros do autor sejam superiores a este.

Clisthenes Pimentel 07/03/2013

Incrível
Incrível a facilidade que André Vianco tem de contar o sobrenatural e o fantástico sendo de um pais como o nosso onde essa literatura é pouco ou mal apreciada. Ainda mais difícil é ambienta-la nas ruas brasileiras mas o autor consegue isso com perfeição!

Mau Victorino 18/04/2010

Osasco 'noir', suspense no ar.
Como um quê de filme 'noir' e muitas referências a histórias de detetives, "Sementes no Gelo" acerta na mistura de suspense e horror.

O livro é uma leitura rápida e fluída, mas acima de tudo, evolvente. O leitor provavelmente irá até o final em uma tarde, simplesmente pela ânsia de desvendar seus mistérios.
Ótimo livro do cada vez mais consagrado André Vianco que presenteia o leitor com seus personagens recorrentes, passagens de gelar a espinha e, é claro, muitas homenagens a Osasco.

Meu destaque vai para os diálogos muito bem trabalhados, mesclando a fidelidade ao estilo à naturalidade das conversas entre amigos.

Fabricio~Raito 11/07/2010

Vazio de contéudo...
Ha muito ouvia falar de boas críticas quanto à André Vianco, e decidi arriscar a ler "Semente no Gelo" para fazer meu primeiro contato com o autor. Resultado? Decepção, me frustrei porque sua escrita e consistência de fatos e conteúdos da histórias é muito vaga e sem uma complexidade que nos intriga. Acontece tudo de forma retilínea, tudo muito rápido e com um desfecho pra lá de clichê. Confesso que tive grande dificuldade em me acostumar com termos e a escrita de André, pois sentia que a história beirava o fim mais óbvio do mundo sem apresentar fatos que marcam ou que tenham uma boa base para sustentar a idéia principal.
Se você não tem mais nenhum outro livro interessante para ler, só aí é que recomendo ler Sementes no Gelo.
Espero que em um próximo título André consiga me e se superar.
Kelly SB 12/09/2010minha estante
Aaaah eis mais um frustrado nessa vida! hahaha
Me recomendaram A Casa. Gostei da histtória, mas a linguagem utilizada pelo Vianco é deprimente --'
Deixa eu adivinhar, ele em Sementes no Gelo usa aquelas frases curtas e sem fundamento, do tipo. 'Entrei. Medo. Pavor. Não sabia o que dizer.' Ele tem uma boa imaginação, mas não consegue colocá-la de forma envolvente num livro, de boa!

Nani 18/09/2013minha estante
Leia "Os Sete" e "O Sétimo", para reavaliar sua opinião sobre o Autor! Espero que goste! :)

Luciana.Santos 06/04/2017

“UM ROTEIRO CHEIO DE SUSPENSE E EMOÇÃO, AVENTURA DO COMEÇO AO FIM!
Neste romance, André Vianco volta a explorar o sobrenatural. Em Sementes no Gelo, o leitor ingressa no mundo de espíritos atormentados, impedidos de reencarnar. Muitos se enraivecem e lançam sua fúria sobre todos que lhe chamam atenção e interpõe seus caminhos.
Um detetive, por acaso, desvenda os mistérios em torno destes espíritos, tornando-se o inimigo número um das perigosas entidades”.

Bom, essa é a promessa do livro. No entanto, pra mim, ficou um pouco a desejar. A história é interessante, tem uma trama que nos induz a um questionamento em alguns trechos do livro, sobretudo, acerca do quão a Ciência e os avanços da mesma podem vir a influenciar/comprometer uma evolução espiritual. Até aí tudo bem, mas com o desenrolar da história, me senti um tanto incomodada, não sei se seria essa a palavra ideal. Parecia que o autor queria a todo custo me convencer daquilo e mesmo as cenas que pediam um ar mais profundo de mistério e medo, não me provocaram tal sensação.
Confesso que o começo da história é envolvente, sim. O autor descreve algumas cenas de uma forma tão detalhada que me deixou bem inquieta, mas com o tempo, as coisas pareceram um pouco previsíveis. Fiquei esperando aquele “fator X” e não apareceu.

Contudo, é um livro com uma escrita que flui bem e com pontos bem relevantes. Gostei da forma como os diversos pontos de vista sobre o assunto são apresentados. Até que ponto a fé em algo pode cegar algumas pessoas ou até mesmo levá-las a cometer atos que parecem insanos e totalmente irreais? Até que ponto a ilusão ou expectativa de algo pode transtornar/transformar o cotidiano de alguém? Afinal de contas, o que é real? O que nos preenche? Até que ponto o que existe no mundo metafísico, influencia ou interfere em nosso cotidiano? No que você acredita?

Existem pessoas que acham que seu ceticismo é intacto e inabalável, outras, no entanto que acreditam em tudo e outras, porém que acham que tudo pode ser possível, mas mantêm um ar de desconfiança.

De que categoria você faz parte?

Eu prefiro não duvidar de nada, mas mantendo meus olhos bem abertos... Rsrs...
Sayuri 09/04/2017minha estante
undefined

Tauan 21/09/2015

Foge do padrão
Mais uma grande obra escrita por esse achado da literatura nacional. Nesse livro Vianco foge de seu tema favorito (Vampiros) e dá vida a fantasmas de crianças que não chegaram a nascer.
Ele afirma ter tido a inspiração e a idéia para compor a obra assistindo a um telejornal onde a matéria tratava sobre embriões congelados e a legislação vigente em vários países. Em todos os países na ocasião era terminantemente proibido descartar os "ovos" fertilizados, que viriam a se tornar embriões viáveis para um futuro implante nas mães com dificuldade de fertilização natural.
Com a população mundial de embriões congelados crescendo, o autor imagina um mundo onde esses seres, mesmo que minúsculos e congelados, possuem alma, espírito. Esses espíritos se desenvolvem e em determinada altura ganham o poder de se materializar para seus pais e também para aqueles que praticam violência contra crianças.
É uma história sobre espíritos atormentados impedidos de reencarnar. Eles revoltam-se e começam a vingar-se das pessoas que cruzam seu caminho. Um detetive é chamado para investigar o caso e termina sendo vítima da fúria de um dos espíritos em particular, um antigo (nem tão) amigo de infância.
É um livro que desperta polêmicas, portanto, só pode ser muito, mas muito bom mesmo!

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Pandora 01/02/2011

Decepcionante
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Essa foi minha última tentativa de ler algo do André Vianco.
Já li muitos livros dele e, com excessão de dois, todos os outros são dispensáveis.

Sementes no gelo conta a história de almas atormentadas de crianças, que não podem reencarnar. Um detetive particular acaba entrando no caso a pedido de uma cliente e descobre o segredo dessas almas. A partir disso, ele é perseguido por fantasmas furiosos.

O problema do Vianco são seus personagens vazios, sem carisma nenhum. As personalidades são supérfluas, é impossível se apegar a algum deles, ou mesmo odiá-los.

O desenvolvimento da trama também deixou a desejar, criando situações bobas, com personagens sub-aproveitados. Resumindo, mais parece o livro de um escritor amador do que de um escritor cujo nome é bastante conhecido no meio literário.