O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Caio Leonardo 09/08/2013

Nem sempre ocorre como Queremos.
Um história diferente das que li, Dois adolescentes, Marcus e Renato, que estudam na mesma escola, jogam futebol, são muito amigos e de repente passam a compartilhar suas fantasias amorosas e a descobrir em conjunto a sua sexualidade. Mantendo-se fiéis apenas aos seus sentimentos, quando experimentam novas formas de prazer, após vencer a luta para tornar seu relacionamento aceite pelas famílias, a dupla se vê diante de um novo desafio: o aparecimento de uma garota que vai compor a terceira ponta do triângulo, tornando-se o elemento que transforma a situação, até então óbvia, em uma relação inusitada. Ao despertar a bissexualidade de ambos, surgem novos desejos que passam a ser vivenciados de maneira explícita e autêntica.

Amauri 09/07/2013

Não percam tempo..
Criticando ou dizendo como deveria ter sido escrito ou formulado a história.
Os pseudointelectuais da hoje em dia se importam de mais com isso-o que me deixa muito irritado- olhando mais para a edição, formato , tipo de folha , do que a história central.
Foi meu primeiro livro temático GLS, e posso afirmar que me identifiquei com vários pontos ali - não os sexuais obviamente- , li aqui e em outro lugares, as seguintes críticas.
-Falta de romantismo.
-Putaria gratuita.
Me perdoem , mas não só no meio GLS, como em qualquer intimidade, putaria e falta de romantismo sempre existiu- e vai continuar existindo- e não vai ser um livro que vai mudar a mende ta população gay em geral- que geralmente padece da putaria- a história ainda foi um pouco didática, afinal, até coisas ruins servem de mal exemplo.

Quer ler um livro temático gls, pode começar por esse.
Mas se sua vaidade intelectual de ler clássicos e achar o contemporâneo ridículo, recomendo que não seja gay e nem queira ler nada do tipo, afinal a pior hipocrisia é ver pessoa discutindo contextualização literária com comportamento.

@BecoDosLivros 25/06/2013

Incriél
Fantástico o jeito que o livro foi escrito, sem se preocupar, com coisas que escritores ficam preocupados, ele escreveu o que ouviu de Marcos, e isso foi fantástico, e a maior injustiça do mundo é um final assim.

Luan 05/06/2013

Continuação da história
Bom, pra quem já leu o livro e tem curiosidade para saber o que aconteceu, ha um tempo atras eu li que a história é real e aconteceu exatamente como é contada, o Marcus é o escritor, a Beatriz foi embora para os EUA e o Marcus nunca mais viu seu filho. E o Renato, bom, quem leu o livro já sabe o destino dele.
Acho foda, que depois de uns 3 anos essa história ainda meche com minha curiosidade. E só para constar, dizem que o "Marcus" ainda mora no mesmo apartamento em que eles moraram na história.
Luan 05/06/2013minha estante
Os pais do Marcus trabalhavam para os pais de Renato num jornal muito conhecido de SP.

Douglas P Da Silva 28/07/2014minha estante

O Terceiro Travesseiro, não é um simples livro. É um livro com alto conteúdo psicológico.

Prisi 11/04/2013

É um bom livro pra passar o tempo. Li praticamente de uma vez. No começo confesso que achei desinteressante e até um pouco ridículo, pela facilidade com que as coisas aconteciam (não sei explicar), mas aos poucos fui me deixando levar e começando a gostar do personagem principal. Inclusive a linguagem do livro condiz com a idade desse personagem (Marcus) que tem 16/17 anos. Comecei a gostar pois vi que ele é uma boa pessoa, um pouco ingênuo pra algumas coisas e só o que ele quer é ser feliz ao lado do Renato. Pronto. E tudo parecia muito bem até que a ex-namorada do Renato aparece e aos poucos vai mudando a vida dos dois. A personagem Beatriz, na minha opinião, poderia ser melhor trabalhada. Achei cansativas as cenas em que ela aparecia, chatas mesmo. Mas enfim, resumindo: é um bom livro, tá.. é relativamente leve, despretensioso, valeu a leitura. Ah e, boba como sou, tenho que dizer que chorei no final.

Nah Lameu 19/02/2013

Nem tanto...
"Este livro busca contar a história de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece."

Enfim,....
Eu li o livro em um dia, é uma escrita fácil e simples, achei isso legal porque é um livro adolescente, e de certa forma, foi escrito da forma como os adolescentes pensam. Ai você junta isso ao fato de estar apaixonado pelo melhor amigos, o que torna o livro clichê, se não fosse pelo fato de ambos serem homens...

Primeiro, vou ser sincera, esse é o primeiro livro com romance gay que li, onde o casal gay era o centro. Porque até então eu sempre li muitos mangás e assisti muitos animes do gênero chamado yaoi (relacionamento entre homens). Não sei se é porque eu estou acostumada com o estilo yaoi, ou pelo fato de achar que quando você ama alguém é mais do que sexo, mas, eu não gostei muito desse livro. Claro ele tratou os dois pontos mais importantes do seu tema. Se assumir gay (o que acho que pra homens é mais dificil do que para mulheres) como também contar a família. Só que, a forma como tudo ocorreu, achei meio previsível.
Entendo que o estilo do livro seja um romance erótico, mas a forma como as relações de ambos foi descrita achei meio cru. Não sou expert no gênero mas já li outras sagas do mesmo estilo e achei que poderia ter explorado mais esse lado, ter desenvolvido mais as personagens.

Mas enfim, eu li e não me arrependi, admito que não leria denovo, mas também não é um livro que odiei. Só acho que se alguém pretende ler, espere algo bem resumido em "hormônios a flor da pele" e sempre destinados a sexo.

Luis Mauro 26/12/2012

Repetição
Apesar do livro ser muito interessante em abordar um amor diferente, as falas das personagens indicando constantemente o nome um do outro chega a irritar.
Uma coisa que também observei foram os erros gramaticais e algumas cenas confusas.
Fora isso, o livro é bom, pouco explorado no final e o autor parece ser juvenil em algumas partes.

D'AUMON 10/12/2012

Todo mundo Goza
Uma ótima história, uma sacada incrível para a conjuntura em que foi escrito. Porém, uma linguagem muito superficial, uma leitura similar aos contos eróticos virtuais. Um ritmo muito adolescente, o qual ainda me ponho em dúvida se foi proposital ou não, pois, penso que o autor possa ter feito o ritmo juvenil para acompanhar o raciocínio das personagens protagonistas.
Porém, achei que o autor falhou em alguns aspectos no enredo, também. Mesmo com a pegada juvenil, seria interessante que tivesse uma maior força literária, que o enredo fosse mais amalgamado. A impressão que se dá é da que Nelson Luiz de Carvalho subestimou seus leitores, ou pensou em uma leitura mais simples (MUITO SIMPLES) visando atingir o maior público possível. Independente de por qual motivo essa linguagem tenha sido tão simples, acontece que foi uma falha.
Confesso que chorei com o fim da história e confesso que achei muito coerente o encanto juvenil que o autor explorou com a narrativa. Ainda, achei válido todo o erotismo, pois a intenção era mostrar que a intimidade do mundo gay é tão comum quanto a intimidade do mundo hetero. Mas como já dito, faltou realmente uma força literária.
D'AUMON 10/12/2012minha estante
Agora estou lendo o 'Apartamento 41' para que eu possa tirar minhas dúvidas em relação as intenções do autor quanto a narrativa. Acho sempre válido qualquer leitura e qualquer estilo. Não devemos nos prender a esteriótipos.

Marcos (Desapego Livros) 05/12/2012

Um livro adulto-juvenil
A história de amor mais linda que já li até hoje. É assim que começo a descrever a sensação de ter lido esse livro, como todos livros que tem sempre seus altos e baixos, partes interessantes ou não, Nelson Luiz conseguiu com O Terceiro Travesseiro me passar a emoção de viver um amor que sofre com tantas barreiras e hipocrisia da sociedade. Um livro eterno, que independente de quando seja lido, será sempre um clássico e sempre levará, com certeza, não só a mim como todos os outros, as lágrimas. O grande motivo de que eu não tenha avaliado este livro com pontuação máxima, se detém ao fato de julgar muitas partes como "desnecessárias" entendo que com suas partes sobre o sexo o autor teve intenção de ousar e de explicar detalhadamente o comportamento adolescente neste quesito, com todas suas descobertas e atitudes que um sexo juvenil tem direito, porém quando a história se volta para somente este assunto, passa a ser um livro erótico e perde a essência do amor incondicional que o livro quer passar. Mas vale lembrar que mesmo com seus "baixos" e "partes desinteressantes" o livro não deixa de ser esplendido. Com final surpreendente e um desenrolar de história maravilhoso, aconselho a todos que gostam de grandes emoções e que se julgam livres de todos os preconceitos a lerem este livro tão real.

Refúgio Literário 14/11/2012

Um Amor Diferente
Uma historia de amor diferente, assim defino o livro “O Terceiro Travesseiro” do autor Nelson Luís de Carvalho. Marcus e Renato já vivem um amor que sofre muitos preconceitos, vindos até de sua própria família, porém isso piora quando eles passam a fazer parte de um triangulo amoroso com a entrada de uma garota em suas vidas. E agora como lidar com isso?

De uma forma simples e direta, Nelson Luís traz ao leitor uma forma nova de mostrar o homossexualismo, misturando romance e erotismo a historia se desenrola de uma forma acessível a qualquer tipo de leitor. Mesmo os não adeptos ao homossexualismo, se emocionam com a historia de amor dos três personagens e se enxergam nos sentimos sentidos por eles.

O ponto alto do livro é a luta de Marcus por seu grande amor a Renato, deixando muitas vezes até seu orgulho de lado. Posso dizer, opinar no caso, que um dos pontos fracos do livro é o erotismo mostrado algumas vezes de uma forma exagerado, e causando incomodo aos menos acostumados a esse tipo de leitura. Porém nada retira a essência do livro, nem a grande lição que ele nos traz, pois aprendemos que todo amor é igual, não importa da forma que aconteça. Recomendo sim a leitura do livro, que mesmo não sendo um lançamento é marcante

Rodrigo 25/10/2012

O Terceiro Travesseiro
Um romance moderno e verdadeiro. Conturbado e um pouco fora da realidade , com um final justo para a história, mas triste e avassalador para quem se envolve lendo. A sutileza do título é perfeita.