O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Wolff 13/10/2012

Achei uma história bela e intensa, porém, muito mal contada. Erros gramaticais grotescos, muitas palavras repetidas, senas de sexo contadas da mesma forma. Uma coisa que me irritou demais e quase me fez abandonar o livro foram os diálogos confusos onde os interlocutores falam o nome um do outro em todas as falas. Isso é irritante e desnecessário. Dá a perceber que o livro fora escrito por uma criança da quinta série. Mas mesmo assim, a história em si é emocionante e é impossível não se apaixonar pelos personagens e a mensagem que ele passa é inesquecível.

Caio Victor 25/09/2012

É um livro que te faz cada vez mais viver a história, mesmo quando você já a conhece, você sente todo o sentimento vivido pelos personagens e se emociona a cada capitulo lido. É um livro que me ajudou muito em algumas questões pessoais e a entender o meu ser.

Thyago 24/09/2012

O Terceiro Travesseiro - Um Romance Diferente.
Marcus, um jovem de 16 anos está passando por um momento muito difícil em sua vida: Não consegue entender seus sentimentos. Sua opção sexual.
Após descobrir que está gostando de seu melhor amigo e que é correspondido, surge um romance proibido e escondido em meio ao medo da reação da família e dos amigos.
Logo, uma terceira pessoa é acrescentado a esse ardente caso.
Em meio a brigas, viagens, conversas e momentos íntimos, o romance vai se desenvolvendo.
O final é muito chocante, triste e inesperado.
O livro é baseado em fatos reais e creio que por esse motivo, o final é tão surpreendente.
O mesmo mostra nitidamente o medo e a insegurança que essas pessoas tem, pois, sabem que suas escolhas não são aceitas por essa sociedade preconceituosa.

Vih 11/07/2012

Este livro em certa partes fazem sentido e nas outros tem coisa que até não tem como existi e também é muito repetitivo que fala só de esperma na maioria da parta só fala que um gozo no outro e assim por diante.
E também fala de detalhes que não seria necessário e oque realmente importa fica de lado, eu acho que ele poderia ter feito muito melhor esse livro até porque as coisas nas situações deles e em geral não fuciona bem assim como foi mostrado no livro realmente foi um fracasso!!!! mais em certas parte foi bem criado :)

Janaina.Granado 10/06/2012

O Terceiro Travesseiro
O Terceiro Travesseiro conta a história de Marcus, um rapaz que aos 16 anos se descobre homossexual, não foi uma descoberta fácil, em plena adolescência uma fase da vida que já não é fácil teve que enfrentar seus medos. E para ele foi mais complicado pelo fato de "aos olhos" das outras pessoas, ele ser visto como uma pessoa digamos "diferente".

Marcus se apaixona por um outro rapaz, e junto vem a dúvida, será que o outro irá ou não corresponder aos seus sentimentos, e se for correspondido como agir perante as outras pessoas, como contar aos pais, amigos, familiares. Acredito que muitos homossexuais não se sintam a vontade para falar ou se abrir com as outras pessoas, talvez por medo ou receio do que irão pensar. Acho que ninguém tem que ter medo de ser a pessoa que é, o preconceito sempre irá existir e isso com todas as pessoas, não importa se é homossexual, se é gordo ou magro, rico ou pobre, negro ou branco, cabe a cada um de nós saber como agir, jamais deixar que outras pessoas nos diminuam, pois ninguém é melhor do que outra pessoa, não importa sua classe social, religião, ninguém tem esse direito, somos todos iguais.

O que Marcus enfrenta no livro não é nada fácil, mas ele vai em busca da sua felicidade, gostei muito da personalidade dele, mesmo sendo um rapaz novo, se mostrou forte e decidido. A narrativa é em primeira pessoa, Marcus narra todo seu drama, o que me incomodou um pouco foram certas palavras grosseiras. O tema que o livro aborda não é um tema fácil, como sou uma leitora voraz, quando me surgiu a oportunidade de ler, não pensei duas vezes, fiquei muito curiosa, por se tratar de uma tema polêmico, li o livro em menos de uma semana, estava ansiosa pelo final da história para saber como os personagens ficariam.

Por ser uma história real não dá para mudar o final, fiquei muito triste, mas na vida tudo é aprendizado e o sofrimento nos faz mais forte.

Recomendo a leitura, não é um livro que eu possa dizer que amei, mas gostei da experiência de poder ler sobre um universo que é desconhecido para muitos de nós.

@jannagranado

LeoNogueiraRfn 01/06/2012

Menage a trois
Achei o livro com uma linguagem super direta e "adolescente". Gostei bastante do enredo todo e detestei o final do livro. Achei a tragedia final super amadora. Pelo final do livro achei sim que foi perda de tempo.
Robinho 12/09/2012minha estante
"tragedia final super amadora" haha Passei as partes dele chorando pelo cara que tanto amava e traiu descaradamente. Achei-o falso do início ao fim. Não engoli seu teatrinho.

Emerson Ueda 11/05/2012

O Terceiro Travesseiro - Nelson Luiz de Carvalho
A história passa a impressão de que foi tirada de um blog gay de contos eróticos. As ideias fluem de maneira dispersa, o andamento da história é conflituosa, os detalhes se perdem, isto é, quando raramente são usados, a edição é bem precária e técnicas de narração passam longe do livro. Os personagens apesar de uma peculiariedade incomum são muito mal explorados, assim como a história, que por sinal remete ao clássico Dom Casmurro, só que numa versão mais moderna e bem mal aproveitada. Um enredo interessante desses na mão de um bom escritor daria um ótimo livro, infelizmente, ao contrário do que pode se encontrar nessa obra.

Raul 24/02/2012

O livro perfeito para quem gosta de se desligar da própria realidade e viver outros dramas.

Paula 04/12/2011

Um dos piores livros que eu já li.
O Terceiro Travesseiro conta a história de Marcus, um adolescente apaixonado pelo amigo Renato. Marcus não tem dúvidas de sua homossexualidade e na primeira tentativa, ganha o amor eterno e incondicional de Renato.

O livro se passa numa rapidez incrível... Num instante são apenas amigos, em outro já estão noivos.

O autor resolveu usar de temas polêmicos e um tanto pesados pra chamar atenção para o livro. Como a realização de todos os estranhos desejos sexuais de ambas as partes, até um relacionamento a três com a ex-namorada de Renato, Beatriz, que foi arranjado pela mãe de Marcus para contestar a sua homossexualidade.

Beatriz reaparece grávida de Marcus, conturbando o relacionamento dos meninos e dando um novo horizonte a história. Eles vão morar juntos. Num relacionamento a três. Com o consentimento dos pais de todos.

Enfim, o livro é forçado, cheio de gírias da terceira idade (mesmo pra 1997, o ano da publicação.), muito pesado, sem o mínimo de profundidade nos personagens.

Não recomendado.

Phillipp 15/08/2011

O livro nos prende de forma primata e com um vocabulário não muito atraente, mas - e conseguimos entendê-lo ao fim - para tentar dar um sentido de proximidade com o leitor e finalmente estourar várias bombas em um clímax envolvente até o ponto final.

Amanda Taísa 24/04/2011

Era o, quase, o que eu procurava.
Estava procurando por um livro que falasse de homossexualismo, e encontrei vários, mais esse me chamou a atenção, principalmente por ser nacional. A história do Marcos e do Renato é muito bonita, e gostei da forma crua da narração.
Eu daria quatro estrelas, mais por conta do final...infelizmente não terminou da maneira como eu gostaria, mais isso não me surpreende, de qualquer forma foi muito bom.