As Aventuras de Tom Bombadil

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcos Wlrich 16/02/2021

Em busca do legendário
Livro poético, esse ano estou em busca de terminar o legendário de Tolkien, recomendo para quem ama a terra média e quer ler tudo sobre. Leitura super agradável.

Reccanello 28/01/2021

A noite longa avança e não há canção que reste!
Se você procura por maiores explicações acerca da origem, de quem é ou do que faz Tom Bombadil, este não é o livro correto - à exceção dos dois primeiros poemas do livro, pouca ou nenhuma referência há ao Senhor da floresta, das águas e das colinas. Mas...
===
Se você quer conhecer mais acerca das poesias dos hobbits e dos homens da Terra Média, esse pode ser seu livro!
===
Ainda que seja uma obra curta e voltada, basicamente, para fãs de carteirinha, o trabalho primoroso de tradução feito por Ronald Kyrmse nos mergulha no universo de Tolkien através das histórias contadas pelos seus personagens mais queridos, os hobbits e os homens. Com um tom emocionantemente leve, as poesias organizadas no livro também nos permitem um vislumbre da erudição filológica de Tolkien, da forma como ele brincava com as palavras e com os idiomas que, como um vício, sempre gostou de criar.
===
Enfim, o livro é uma peça de um tesouro maior e, tal qual Smaug em Erebor, você vai querer mantê-lo para si, deleitando-se com o prazer de o possuir!

Monica.Bortolotti 31/12/2020

As Aventuras de Tom Bombadil
Um livro curto porém cheio de detalhes que enriquece e ensina mais sobre o universo do querido Tolkien. Bombadil passa por diversas situações durante os poemas, e nos mostra quantos detalhes e histórias podem ser contadas e aprofundadas no enredo Tolkiano.

Matheus 25/12/2020

Um livro muito gostoso aonde Tolkien faz uma breve história em pequenos poemas de quem, de onde veio e o que é Tom Bombadil (para quem leu os livros sabemos de quem estamos falando)... Tolkien vai surpreender vocês

Lucca 29/11/2020

Por que ?
Maior decepção com livros que eu tive. Pelo título eu achei que ia aprofundar o personagem que mais me intrigou da trilogia, o Tom Bombadil. Iniciou com ele, mas depois do início ele é deixado de lado para dar lugar a um monte de personagem que só serve puramente para o humor e não vai servir para a história como um todo juntando com o que tem para ler sobre a Terra Média. Obs: tem um troll padeiro.

Sa | @umadose.de.literatura 14/11/2020

Totalmente diferente do q eu esperava
Um livro super curtinho de versos que narram, como diz o título, as aventuras de Tom Bombadil. Foi totalmente diferente do que eu esperava, primeiro que ele é muito curtinho (quase paguei mais de 40 reais em um livro que só tem 44 kkkkk rindo de nervoso. Graças a Deus achei o e-book). Antes de ler, achei q seria mais sobre a história de vida Tom Bombadil, pois ele apacece no livro O Senhor dos anéis. Não foi o melhor livro que li do Tolkien, esperava bem mais, mas valeu a experiência!

Jessica 28/09/2020

Conjunto de vários poemas da Terra Média, que apesar do nome não se vê muito o Tom Bombadil, mas é bastante divertido.

KK 14/09/2020

Desafio linguístico
Quase todos os fãs de Tolkien sabem que, além de extremamente criativo e excelente escritor, ele era linguista. Por isso, traduzir seus poemas pode se tornar uma verdadeira odisséia. Tolkien brinca com as palavras, faz delas seu jogo favorito. Entre versos e rimas, é esperado que algo se perca.

Os tradutores William Lagos e Ronald Eduard Kyrmse fizeram um excelente trabalho ao adaptar os versos de Tolkien. Entretanto, ambos admitem que foi um trabalho árduo.

"As Aventuras de Tom Bombadil" é um livro bilíngue e em 3 versões: a original (em inglês), de Tolkien, e duas em português: uma de cada tradutor. Ambos acreditam que somente desta forma o leitor poderá mergulhar a fundo na mente do autor e entender o real significado de seus poemas.

Amantes de linguística ou não, o livro é um verdadeiro tesouro, reunindo diversas aventuras engraçadas e leves.

Romulo 07/06/2020

Para fãs!
Livro indicado para quem é fã e quer se aprofundar um pouco mais na obra do Tolkien. E também tem que gostar de poesia.

Elexandra.Amaral 19/05/2020

Escancare a porta da imaginação
É para fãs de "O senhor dos anéis", para os amantes da poesia e, sobretudo, para os aventureiros, que não temem salgueiros mal encarados nem se deixam levar pela lábia de animais espertos.

Su 23/08/2018

Li esse livro bem antes de pensar em ler O senhor dos anéis, o porquê, eu também não sei. Na verdade, sei sim. Queria conhecer a escrita do Tolkien, só que não queria ler um livro muito grande. Sendo assim, decidi ler As aventuras de Tom Bombadil.
Tom Bombadil é um personagem que aparece no livro A sociedade do anel. Os poemas constantes dessse livro, dezesseis ao todo, em sua maioria, foram escritos por hobbits, principlamente por Bilbo e Sam Gamgee.
É a cara do Tolkien criar poemas atribuídos aos seus personagens. É muito interessante o seu cuidado, como autor, em criar um mundo por completo, com histórias próprias. Já havia gostado bastante da leiura, porém ao ler O senhor dos anéis o seu simbolismo ficou muito mais claro para mim.

“O velho Tom Bombadil era mesmo um tipo alegre: sua jaqueta era azul, as botas amarelas, verde a faixa, de boa pele os calções. No chapéu pontiagudo, punha de cisne uma pena.
Vivia lá pra colina donde corre, por sinal, o rio Withywindle da sua fonte pro vale.
No estio, o velho Tom passeava pelos prados, a colher flores silvestres, a correr atrás das sombras, a apanhar os abelhões nas doces flores pousados ou sentado à beira d’água, pelas covas e pelas lombas.”

Fernando 17/12/2017

ZZZZZZZ
Zzzzzzzzzzzzzzzz

Fabio Di Pietro 06/03/2017

Para os amantes de Tolkien
Gostei bastante do livro, repleto de poesias dos mais diversos temas.
Faço um alerta que esse livro é mais para os amantes de Tolkien ou amantes de poesia.

Timóteo 18/10/2016

Para fãs hardcore do universo Tolkien. ÊNFASE NO HARDCORE!
Pra quem eu recomendo esse livro? Pra quem quer ler tudo da Terra Média. TUDO.

O que o livro se propõe ele atinge. Os poemas desse livro mostram uma Terra Média em um estado bem pacífico, se assemelhando muito a contos de fada mesmo. Bem diferente das outras historias.

A edição da Martins Fontes é muito boa. A presença de duas traduções além do texto original e das introduções ajudam muito a ver como é feito o processo de tradução de poemas.

Indispensável para fãs hardcore do mundo de Tolkien.

Marcos Antonio 22/05/2016

Tom Bombadil
É muito a cara de Tom Bombadil, são poemas como ele no livro Senhor dos Anéis gostava de ser chamado. Mais eu esperava mais deste livro

1 | 2 | 3 | 4 | 5