As Aventuras de Tom Bombadil

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luana 01/02/2016

Poesias
Se você quer saber mais sobre a Terra Média e alguns personagens intrigantes de o Senhor dos Anéis ou de o Hobbit não indicaria este livro. Para quem gostou das poesias e melodias dos outros livros (SDA e Hobbit) vale a pena ler este, mas fora isso, não oferece mais informações.

Luciano Luíz 15/07/2015

TOM BOMBADIL é o personagem de O SENHOR DOS ANÉIS que muitos leitores adoraram ter ficado fora da trilogia cinematográfica. Outros tantos (como eu) queriam que o velho Tom tivesse (ao menos) aparecido um pouquinho.
É um velhaco, com visual atabalhado, jaqueta azul, bota amarelada, barba longa e um gingado. É, digamos, casado, com Fruta d'Ouro, a moça das flores do rio.
E de alguma forma, dono de um poder assombroso que nem mesmo o UM ANEL pode com ele...
Bem, fora a participação no início (ou quase isso) em A SOCIEDADE DO ANEL, o personagem é somente mencionado ao longo da aventura de forma rara. Então para quem gostaria de conhecer um pouco mais deste cara, em AS AVENTURAS DE TOM BOMBADIL podemos viajar.
Mas, é apenas o título de um poema em 16 partes. Ou em verdade, cada um nada tem a ver com o outro. Pois Tom tem apenas uns 4 ou cinco onde comparece. O restante varia de personagem e raça da Terra Média.
O livro é composto por duas traduções de profissionais diferentes. Na primeira, tem-se maior liberdade e assim mesmo possui sua fidelidade com o texto original em inglês. Na segunda, vemos as rimas que existem no oficial e assim um novo tom ganha a narrativa. E por fim, ainda há o poema em sua língua natal para quem domina o idioma estrangeiro e quer se aventurar.
Um bom livro, mas talvez devido ao título, acabe decepcionando quem procurava uma gama maior de informações acerca do velho Bombadil, o bom camarada que ajudou os hobbits quando se lascaram no primeiro livro da saga do anel...
Porém, na questão de obra poética, é uma beleza.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?fref=ts

Alan 04/03/2015

Tom Bombadil é um personagem do universo da terra média que vive a sua vida totalmente à parte do que acontece no mundo, e o mais engraçado é que as mazelas que afligem a terra média não afetam o local onde ele vive e muito menos a ele. Já vi pessoas sugerirem que ele parece mais um deus em meio à toda aquela confusão, talvez um Maiar perdido ou simplesmente ignorante de tudo que ocorre. E esse livro mostra exatamente a vida bem pacata desse personagem.

Lin 25/08/2014

Maçante
Olha... eu gosto muito das obras do Tolkien, mas essa foi uma que eu não virei muito fã. Não sei se é porque não segue uma linha de história e os contos/poemas são desconexos que eu achei meio maçante. Mas sinceramente, não gostei muito. Não recomendaria para quem não gosta do estilo.

Vida em Série 28/06/2013

Tom Bombadil was a merry fellow!
O poema"The Adventures of Tom Bombadil" é de 1934 e foi publicado em uma coletânea de poemas com o mesmo nome. No Brasil, a mesma coletânea foi lançada pela editora Martins Fontes em uma edição bilíngue, pois, embora o trabalho da tradução tenha sido impecável, por mais que se tente, ainda perde-se bastante ao traduzir poemas.

Ele é apresentado como a tradução do Red Book of Westmarch (Livro Vermelho), com isso temos algumas informações adicionais da cultura Hobbit, por exemplo e de muitos fatos do background da Middle-Earth, principalmente das datadas ao final da Terceira Era. Muitos dos poemas são contados por Bilbo Baggins e Sam Gamgi.

Os versos apresentados nesse livro são de origem hobbitiana e trazem algumas características em comum. Apreciam o emprego de palavras incomuns, rima e métrica, afinal os Hobbits consideravam tais truques como virtudes, mesmo que fossem meras imitações de modelos élficos. Os poemas também são alegres, embora às vezes pareça que mostram mais do que possamos ouvir.

O poema Número 3 do livro é o mais longo e também o mais elaborado, sendo o mesmo criado por Bilbo Baggins que, na minha humilde opinião, é um dos melhores (talvez o melhor) personagens das narrativas de JRR Tolkien. Em poemas como Errantry (A missão sem destino - número 3) podemos perceber as mudanças que ocorrem nos personagens que saem do Condado, especialmente com seu contato com Valfenda e Gondor.

Também temos poemas que contam a história de Tom, narram um pouco do personagem e de suas relações como mundo e com outros, além de descreverem, embora, às vezes, de uma forma quase imperceptível, o verdadeiro cantar da Middle-Earth. A leitura de tal coletânea pode ser cansativa, afinal poucos são os realmente adeptos à poemas, mas vale a pena apreciar o trabalho de JRRT que, nesse caso, é fantástico, como em todo seu trabalho.

site: http://pormaisuma.com/2013/06/as-aventuras-de-tom-bombadil/

I. Pestana 12/05/2013

Fantasioso demais.
Bom para crianças. Creio que é um pouco mais infantil do que a saga dos Senhor dos Anéis. No entanto parece que todas as obras do Tolkien conseguem transmitir os principios e descrever as aventuras de uma forma saudável. Deve ser por isso que ainda se trata de um autor homenagiado.

BARBA 01/03/2013

As Aventuras de Tom Bombadil de J.R.R. Tolkien
Recomendo ler por ultimo, após O Hobbit, O senhor dos aneis e O Silmarilion.
São diversos contos e histórias menores e rápidas, bom muito engraçadas e em poesia.

Muito Bom para os Fãs de Tolkien que entendem sua obra(como eu).

Drope 09/01/2013

Tolkien, J. R. R.
As aventuras de Tom Bombadil – Edição Bilíngue
Editora Martins Fontes
São Paulo, 2008 - 189 páginas
Idioma original: Inglês
Tradutores: William Lagos e Ronald Eduard Kyrmse

Para aqueles apaixonados pelas raças, batalhas, mapas, anéis e tudo que for relacionado ao mundo da Terra Média criado pelo brilhante escritor J.R.R.Tolkien vai achar no mínimo interessante o livro do mesmo chamado “As aventuras de Tom Bombadil”, todavia para aqueles que ainda não tiveram contato com esse mundo fantástico recomendo uma leitura prévia de outras obras do autor, senão esse livro não vai ter muito sentido para o leitor.
Tom Bombadil é um personagem que também aparece em outras obras do autor, como “O senhor dos anéis”, porém suas aparições são sempre muito rápidas e enigmáticas, talvez por isso Tolkien resolveu escrever esse livro com o objetivo de nos falar um pouco mais sobre essa criatura carismática.
O livro foi todo escrito em versos, cada capitulo é composto por um poema que conta a história ou lenda de uma criatura e apesar do livro se chamar “As aventuras de Tom Bombadil” os poemas não se restringe apenas aos seus feitos. Além do livro contar algumas aventuras de Tom Bombadil, existem poemas que falam um pouco mais sobre a Terra Média e suas criaturas, sempre muito focado na natureza, muitas vezes ela própria sendo o personagem principal do poema.
Pelo fato do livro não ter sido escrito da maneira tradicional de um romance, não existe continuidade na história, não existe cronologia nos capítulos, cada poema é uma história totalmente isolada da outra e isso dificulta a caracterização do personagem principal do livro, ou seja, aqueles que gostariam de desvendar um pouco mais sobre Tom Bombadil terá que forçar um pouco a mente para decodificar quem (ou o que) seria ele.
Entretanto o livro é muito gostoso de ser lido, o trabalho de tradução do livro foi feito com muito cuidado e carinho, tentando o máximo possível se manter fiel ao original e ainda manter a poesia rítmica marcante nos poemas da Terra Média. O livro é estruturado em três partes: a primeira se encontra os poemas traduzidos pelo poeta William Lagos que teve como objetivo manter a estrutura do poema original em versos brancos; já a segunda parte é feito uma nova tradução dos poemas de Tolkien realizado pelo Ronald Eduard Kyrmse que com seu conhecimento mais aprofundado sobre a Terra Média o tradutor preocupou-se em traduzir os versos de maneira mais literal e mais fiel a cultura da Terra Média respeitando a rima e a estrutura métrica do autor; e por fim a terceira parte que vem com os poemas na lingua original (inglês), o que proporciona ao leitor a possibilidade de captar um pouco mais da poesia que tenha sido perdida no processo de tradução.

Pedro Gil de Macedo Souza
Rafa 16/01/2013minha estante
Do Tolkien só consegui ler o primeiro livro do Senhor dos anéis, é complexo demais pra mim. Um dia talvez eu chegue a gostar do modo que ele escreve.

LUA 20/01/2013minha estante
nossa, Drope deve ter sido difícil.Confesso que do Tolkien só li o Silmarillion e achei confuso, na metade do livro não sabia quem era quem mais.Tenho os filhos de Hurin na estante, um dia vou dar chance a ele e quem sabe me aventurar no mundo fantástico da Terra Média...A resenha ficou ótima.

LUA 20/01/2013minha estante
Nossa, Drope deve ter sido difícil.Confesso que do Tolkien só li o Silmarillion e achei confuso, na metade do livro não sabia quem era quem mais.Tenho os filhos de Hurin na estante, um dia vou dar chance a ele e quem sabe me aventurar no mundo fantástico da Terra Média...A resenha ficou ótima.

Nat 22/05/2012

Um dos mais antigos trabalhos de Tolkien, não muito conhecido no Brasil, este livro, em uma edição bilíngüe, com duas traduções (de William Lagos e do respeitado Ronald Kyrmse) conta em forma de verso as aventuras vividas por Tom Bombadil, (aquele personagem misterioso e poderoso que aparece para ajudar Frodo e seus amigos quando saem do Condado na tentativa de evitar que o Anel caísse nas mãos do Espectros).
Personagens como Fruta dOuro e o Velho Salgueiro aparecem nos poemas. Enquanto alguns deles falam aventuras de Tom pela Terra-média, um outro também fala das lendas dos dias antigos. E o último e mais belo narra a partida dos elfos da Terra-média.
Este livro apresenta um conjunto de poemas compostos por Bilbo, ou Frodo ou Sam, que fariam parte do Livro vermelho. Alguns poemas-canções que apareceram nO Senhor dos Anéis reaparecem nesta edição. Introduções acerca de cada tradução e explicações sobre a temática dos poemas também acompanham esta valiosa edição.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2012/05/as-aventuras-de-tom-bombadil-jrr.html
Joel 05/11/2013minha estante
Minha filha de 10 meses, adora quando leio as rimas das histórias para ela. Principalmente a Princesa Mi e o Troll de Pedra.

Cristoph 06/01/2012

Poesia não é meu estilo de literatura, mas um escritor como J. R. R. Tolkien sempre vale a pena ser lido, seja qual for o estilo adotado de escrita. Ainda pretendo ler toda a obra tolkieniana, se me for possível.

Raphaella 10/11/2011

As Aventuras de Tom Bombadil é uma coletânea de poemas, que tratam não só de algumas aventuras do bom camarada de jaqueta azul e bota amarelada, mas também de assuntos diversos. Sua autoria é variável, estando presentes, por exemplo, poemas de Bilbo e de Sam Gangi.

Tendo em vista que a poesia é aquilo que se perde na tradução, o livro é divido em três partes: duas traduções para o português e o original em inglês.

A primeira tradução, de William Lagos, foi feita em versos não rimados e de métrica irregular, sendo uma tradução mais literal, mais fiel ao significado original.

A segunda tradução, de Ronald Kyrmse, foi feita de modo a conferir um caráter melódico aos poemas (usando, para isso, rimas e métrica) uma característica presente no original , mas cujo significado não é muito fiel.

Para ilustrar as diferenças, seguem os dois primeiros versos do primeiro poema, na seguinte ordem: original; tradução de William Lagos; tradução de Ronald Kyrmse.

Old Tom Bombadil was a merry fellow;
bright blue his jacket was and his boots were yellow ()

O velho Tom Bombadil era um sujeito alegre:
sua casaca azul brilhante e suas botas amarelas (...)

Bom Tom Bombadil era alegre, já se nota;
azul-claro o paletó, amarela a bota (...)

Dessa forma, o livro não tem uma ordem fixa de leitura, cabendo ao leitor determinar qual a forma que julga mais adequada se em sequência, se confrontando com o original (eu decidi confrontar as três versões, lendo um poema por vez na seguinte ordem: tradução de Ronald Kyrmse, tradução de William Lagos, original).

As Aventuras de Tom Bombadil é um livro interessante para quem se encantou com o fantástico mundo criado por Tolkien e quer conhecer (e se divertir com) um pouco mais de suas histórias e anedotas, bem como um item imprescindível para os fãs declarados do autor.

Samuel Castro 30/03/2011

Brilhantismo pouco é bobagem
Uma coleção brilhante. Até aí nenhuma novidade de fato em se tratando de um livro de Tolkien. Porém o que mais abrilhanta esse livro é saber que além de uma imaginação que trouxe quase para a vida real seres fantasticos e capitães magnificos Tolkien também escrevia poemas que arrancam suspiros e risadas, desde as gostosas historias de Bombadil como em "Bombadil goes boating" e "The Stone Troll" até poemas de nos deixar com lágrimas nos olhos como o meu favorito: "The Last Shit".
Esse livro não prova a versatilidade do autor, mas sim sua magnífica expressão artistica.

Regiane 14/07/2010

Fantástico e divertido!
Essa obra apresenta uma divertida seleção de 16 poemas, tendo duas versões em português uma é mantida em métrica irregular do poema original e a outra é mais técnica aos preceitos poéticos de Tolkien em relação à rima e à métrica além da versão original em inglês que garanto ser a mais recomendável, onde o leitor tem a oportunidade de resgatar a poesia que se perde na tradução.

Enfim acho que nem todos se agradariam com esse livro, mas aqueles que amam e conhecem o mundo criado por Tolkien como eu - vão adorar! De qualquer forma, recomendo a todos.

artur 23/03/2010

O ruim dele é que é muito curto! Poesias bem legais, algumas cômicas. Realmente é mais recomendável pra quem já tenha lido Senhor dos Anéis, mas isso não significa que o livro não merece as 5 estrelas.

Fellipe Mariano 28/02/2010

Magnífico
De forma bem juvenil, as descontraidas aventuras de Tom Bombadil são narradas através de uma poesia melodiosa, alegre, ritmada e instigante.
Apresentanto 3 versões (dentro do mesmo livro): A versão original em Inglês (escrito pelo Tolkien), a versão traduzida literal e a versão traduzida rimada.

Ressaltando que a poesia tem como foco crianças e adolescentes (embora seja interessante pois acrescenta conteúdo as fabulas originais do Tolkien). É uma leitura interessante e descontráida, podendo ser lido alguns poucos versões por dia e mesmo assim apresenta bastante densidade na narrativa.

Tolkien resgata uma certa influência das poesias pastorais e campestres, com incríveis descrições de ambientes como, florestas, campos, rios, cavernas, bosques e vilarejos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5