O Relatório de Brodeck

O Relatório de Brodeck Manu Larcenet

Resenhas -

Cris 27/03/2023

A natureza humana
Apesar de não ter muitas falas no início do livro, as figuras me deixaram completamente imersas naquele ambiente. Uma arte maravilhosa e pesada, que retratou a história muito bem. Aqui você verá temas essenciais sobre a natureza humana, além das repercussões decorrentes das escolhas que fazemos em nossas vidas.

@estandela_ 05/11/2020

O relatório de Brodeck
A historia se passa no final da segunda guerra Mundial onde as pessoas estão tentando se reerguer dos traumas e medos trazidos pela Guerra.

Inclusive Brodeck que retornou de um dos varios campos de concentração recém extintos. Como se não bastasse todo esse contexto, numa noite ele vai até o armazém da cidade onde um crime havia sido cometido e ele como um escriba é obrigado fazer um relatório sobre o evento.

E é atraves de sua investigação sobre os fatos que vamos entrando cada vez mais fundo, nas mentes das pessoas e nos segredos daquele lugar.

Eu me arrepiei em varios momentos lendo essa Hq. Ela é surreal, pois é muito imersiva as ilustrações dizem muito, o leitor consegue sentir na pele o frio, as emoções e tudo mais que a trama de forma gradativa vai te apresentando e que vc só vai descobrir de fato concluindo esse Relatório

joaoggur 27/08/2020

Muito bom, mas se perde no meio
O relatório de Brodeck é um excelente quadrinho! PN de parabéns. A história é muito interessante, os desenhos não são do agrado de todos, mas eu gostei! O final é surpreendente. Senti que do meio para a frente o quadrinho muda um pouco o tema, mas mesmo assim ele é muito bom!

Zé Wellington 26/02/2020

Espetacular.
Que baita quadrinho. Curti demais.

eriksonsr 22/09/2020

O poder da arte sequencial
Fazia tempo que estava afim de ler este quadrinho, as críticas, comentários e resenhas que lia sobre só me deixavam mais ansioso! A expectativa estava lá em cima e foi devidamente atendida!

A história desta obra é ótima, os personagens, o pano de fundo... mas a arte do Manu Larcenet se sobressai, ela te salta aos olhos, te deixa vidrado admirando e te passa as emoções ali presentes, a arte deste quadrinho é simplesmente INCRÍVEL! Logo, você já sabe a jóia que é isto, pois os dois pilares que sustentam um quadrinho estão presentes aqui, uma história ótima e uma arte incrível.

Sobre a história, ela mexe contigo, te mostra quão suja as pessoas podem ser (especialmente em grupo), como muitas pessoas vestem uma "máscara" e suas reações ao encararem seus rostos nus... aqui vamos ter contato com um vilarejo com pessoas "cinzas", que fizeram coisas terríveis, que querem manter as aparências e vamos ver um pouco de sua história e suas atitudes com quem é de fora, com quem é diferente, com quem os faz lembrar de coisas que queriam esquecer e que ficassem escondidas no passado...

Por último um aspecto que precisa ser comentado, a qualidade do quadrinho, do material em si. O formato widescreen valoriza demais a arte que contém, isso e a capa dura da vontade de abrir sobre algo plano e apenas ir folheando e admirando cada página. O acabamento é ótimo! Ele vem com uma luva de proteção bem legal. Só de pegar isso na mão você já sabe que está diante de algo único e que não vê todo dia.

Bom, acho que ficou claro que esta é uma obra ótima, diferenciada e que vale a pena...

Alguns trechos interessantes:
"Os homens são mais perversos do que as piores feras selvagens... Eles perpetram o pior muito facilmente, e depois são incapazes de viver com a realidade dos seus atos! As memórias deles, Brodeck, aquelas escondidas mais fundo, bem protegidas, elas não mentem. Eu sou aquele em cuja mente eles despejam todas as suas sujeiras, suas imundícies, para se aliviarem... Depois vão embora, limpinhos, prontos para recomeçar na primeira oportunidade. Eu sou o esgoto, Brodeck."

"Escrevendo estas palavras, subitamente me dou conta do perigo que isso representa. Ser inocente em meio aos culpados... é, em suma, muito parecido com ser o único culpado entre os inocentes."

Danonel 03/05/2020

Como descrever esse livro... Uma obra incrível que mostra que o medo e a ignorância pode aflora o pior da humanidade.

Eduardo 25/09/2022

Inesquecível
Acho que serão precisos muitos dias para digerir o que essa obra exprime sobre a identidade humana.

Traços incríveis, com certeza uma das melhores leituras do ano.

Cilmara Lopes 27/02/2022

Que leitura intensa!
Ler essa história é uma experiência bem marcante.
A arte é deslumbrante, o tom escuro capturando o frio extenuante e representando de forma brilhante a culpa do pequeno vilarejo.
Uma culpa que sentimos pairando sob a leitura, porque estamos lendo o relatório de Brodeck.
O tal relatório.

Cristiano.Cruz 23/03/2024

Comportamento de Massa
Levei um tempo para concluir a leitura deste título, não pela sua densidade ou pelo cenário claustrofóbico e inóspito que se torna cada vez mais perturbador a cada virada de página. Essa característica permeia toda a obra.
Manu Larcenet evoca o pior da natureza humana. A narrativa de Brodeck, com suas oscilações, possui a rara capacidade de cativar o leitor do começo ao fim, abrangendo os dois tomos contidos na edição brasileira.
O que retardou a leitura foi o formato digital, responsável pela falta de imersão. Por mais que tentasse, não conseguia me envolver como com o livro físico; a tela impedia o avanço.
No entanto, O Relatório de Brodeck oferece muito mais do que o hype gerado em torno do título. As múltiplas camadas exploradas através do errático comportamento "humano" fazem do Relatório de Brodeck uma grande obra que justifica uma nova republicação pela editora Pipoca e Nanquim.

30/07/2019

Nada incomoda mais o ser humano do que ver a própria podridão refletida de volta.
Num certo dia, aparece um visitante num vilarejo distante. Não se sabe nada sobre ele, nem seu nome. Ele passa os dias desenhando, na dele, sem incomodar ninguém. Mas nada disso conta quando você carrega a maior ameaça de todas: o desconhecido.

E é aí que o ser humano se revela. A podridão vem à tona. Os habitantes desse lugar acabam matando o estrangeiro e pedem para que Brodeck, o escrivão, altere a história em seu relatório oficial. Ele passa a sofrer ameaças constantes e só vamos entendendo aos poucos o motivo. Brodeck também tem a sua história dolorosa.

A HQ não menciona lugar nem data, mas sabemos que se passa durante e depois da Segunda Guerra Mundial, num vilarejo afastado em algum lugar da Europa. Os nazistas estão presentes também, retratados como monstros, literalmente. Pode parecer que o que ocorreu durante a ocupação nazista influenciou o comportamento daqueles habitantes, mas tem gente que precisa só de um empurrãozinho para fazer coisas abomináveis. Infelizmente a crueldade é algo inerente ao ser humano.

HQ incrível com uma das artes mais lindas que eu já vi.

Gabriel 13/05/2021

O que foi isso que acabei de ler?
Assustador como a HQ demonstra o quanto assustador pode ser o ser humano? IMPERDÍVEL

Fernando 04/07/2023

De todos os perigos, a memória é um dos mais terríveis
As pessoas podem se tornar naquilo que mais desprezam, ou um gatilho pode despertar o abismo que podem possuir sem mesmo saberem? Esta estória de xenofobia demonstra o quanto isso pode ser verdade...

marcosm 30/12/2022

O relatório Brodeck
Impressionante! Arte de tirar o fôlego e a história cheia de tensão. Recomendo muito!
Brodeck volta de um campo de concentração para sua aldeia e é encarregado de escrever um relatório sobre um estranho que passou por ali recentemente.

Matheus 10/04/2020

Na natureza humana, a guerra e seus extremos em preto e branco.
A HQ é metalinguística, é a conclusão da construção da própria história. O relatório é frio, cinza e mágico ao mesmo tempo. Ele chega a ser quase uma fábula tamanha a sinceridade que expressa nos atos humanos que estão ali. Fala dos efeitos de um pós guerra em uma terra e período não determinado precisamente, fala também da natureza humana, do conformismo no coletivismo de uma sociedade e do poder de quem controla. Fala do relacionamento com o diferente, com o novo, o incerto. Fala de preconceito. É duro, bastante! Mas é bonito também, o traço de Manu Larcenet brilha em algumas páginas de forma única, poucas obras que vi tem essa qualidade de traço preto e branco, mas em muitas outras apresenta feições muito sujas, cheias de traços, escuras até demais que se não prejudicasse o reconhecimento dos personagens no começo da historia nem seria um problema. Produção PN impecável e roteiro que é de tirar o chapéu. O Livro é ainda melhor que a HQ e vale a leitura mesmo de quem já viu a HQ, porém, mesmo com a dificuldade de se comparar essa obra com sua mídia original a adaptação é primorosa. Vale com certeza ler e guardar com muito cuidado em sua estante. Uma obra de arte, atemporal. Nota 10.

Tutu 22/12/2021

Li este livro a muito tempo atrás e não garanto que entenderia mais do que entendi na época, mas, de um jeito ou de outro não acho que amaria esse livro mais do que o amo.
Lembro vagamente de tentar enteder sua história e seu final, acho que nunca consegui de fato, mas mesmo sem entender ele é um dos meus prediletos, um dos que não trocaria por nada, se pudesse fazer todas as pessoas do universo lerem algo, seria isso.