O Relatório de Brodeck

O Relatório de Brodeck Manu Larcenet

Resenhas -

Nayana 01/12/2021

Nunca li o romance original da obra, mas a arte dos quadrinhos é admirável. O tom de obscuridade traz sentimentos profundos e descreve o mal da natureza humana de forma que toca a alma e te deixa abalado por semanas.
É realmente um poder de expressão absurdo, pois consegue com pouquíssimas falas te transpor para a obra numa imersão visceral. É um choque de realidade do lado sombrio e instinto assustador que vem à tona nas pessoas em momentos como ambientados na obra.
Uma das minhas obra favoritas que vou querer reler em outros momentos da vida e guardar com muito carinho com certeza!

RaphaNC 25/10/2021

Incrível
O ponto forte da obra é a arte, as paginas texturizadas passam a impressão de que aquilo foi desenhado a mão unicamente para você.
Vale muito a pena

Allan 11/10/2021

Inacreditável.
Comecei a ler O Relatório de Brodeck há alguns meses, cheguei na metade e parei. Por algum motivo não consegui seguir em frente. Precisei ler outras coisas antes de finalizar.

Pensando no porque disso agora que eu terminei, só consegui encontrar uma explicação. A imersão que esse quadrinho proporciona é muito extrema. A arte e o roteiro te seduzem de um jeito que suas maiores angústias são trazidas a tona.

É uma adaptação de um livro, mas não sei se na obra original eu teria uma experiência tão visceral como tive com a versão de Manu Larcenet.

Ainda estou digerindo tudo que li, e vai levar um tempo para terminar esse processo.

Saulo Maia costa 25/06/2021

Um Homem e um relatorio!
Relatório de Brodeck é de longe uma das obras mais geniais que eu já li, não sei se tenho a capacidade de conseguir descrever o sentimento que se tem não só depois de ler mais durante a leitura, essa historia trás uma visão da humanidade muito macabra não só por que ela é ambientada em parte na segunda guerra, mas também para um lado daqueles que sofreram que não vimos muito, um lado sombrio, pessoas machucadas e traumatizadas pela guerra e o autor trata muito bem como esses traumas podem ser fortes, o que as pessoas podem fazer para se livrar de lembranças horríveis, Manu Larcenet conseguiu adaptar o romance original perfeitamente e com uma arte deslumbrante mostrou o quão feia pode ser a humanidade!! se você gosta de historias que te dão um soco de realidade mesmo sendo ficção essa é pra você!!!

Rayssa 05/06/2021

?Lasciate ogni speranza voi che entrate?
?Deixai toda esperança, vós que entrais? é a inscrição que Dante lê na entrada do Inferno da Divina Comédia, onde se depara com todo tipo de crueldade. Mas será que precisamos ir tão longe para presenciar a maldade humana?
O que cabe nas trezentas páginas dessa HQ?
A pior face da humanidade. A banalização do mal. Mas cabe também o talento do Manu Larcenet com desenhos belíssimos e a curiosidade de conhecer a obra original do Phillippe Claudel.
Leiam!

Gabriel 13/05/2021

O que foi isso que acabei de ler?
Assustador como a HQ demonstra o quanto assustador pode ser o ser humano? IMPERDÍVEL

Renan Motta 13/05/2021

Que arte primorosa
Com certeza é uma produto que vale à pena ter na estante. Não só pelo acabamento, mas pela densidade da história e do desenho, que mesmo sendo em P&B você sente um realismo forte, graças ao uso de luz e sombra.

Apesar dos elogios, confesso que eu esperava um pouco mais do Tomo 2. Gostaria de ter mais personagens desenvolvidos e um final um pouco mais satisfatório. Tive a sensação que a jornada não valeu tanto, e que o mistério não era lá tão grande.

Ainda assim, recomendo

Henry 29/03/2021

A desistência na humanidade
Não é novidade para ninguém que a temática da guerra é apresentada por diversos livros mundo a fora. Porém, eu preciso recomendar esta HQ que diz muito sobre a guerra, sem precisar ilustrá-la.

O Relatório de Brodeck é a bola da vez. Peguei o encadernado para ler na maior das espectativas, pois a obra está inclusa em todas, ou quase todas, as listas de melhores quadrinhos do ano de 2018. A espectativa era altíssima. E ela foi superada.

Uma história sombria, deprimente, suja e que nos expõe a parte mais suja do ser humano. Parte suja essa que aparenta ser marca fixa da personalidade humana.
Manu Larcenet tem excelência ao apresentar uma das obras mais bem desenhadas que já tive o prazer de ler. É lindo e realista. Desenhos que combinam com o tema sórdido.

No final do livro, parei para pensar se eu havia entendido corretamente a mensagem, mas após refletir, minha cabeça explodiu e eu tive a certeza que, no fundo, o ser humano deu errado. Entretanto, há esperança de salvação.

Será?

Obra prima! Recomendadíssimo!

@estandela_ 05/11/2020

O relatório de Brodeck
A historia se passa no final da segunda guerra Mundial onde as pessoas estão tentando se reerguer dos traumas e medos trazidos pela Guerra.

Inclusive Brodeck que retornou de um dos varios campos de concentração recém extintos. Como se não bastasse todo esse contexto, numa noite ele vai até o armazém da cidade onde um crime havia sido cometido e ele como um escriba é obrigado fazer um relatório sobre o evento.

E é atraves de sua investigação sobre os fatos que vamos entrando cada vez mais fundo, nas mentes das pessoas e nos segredos daquele lugar.

Eu me arrepiei em varios momentos lendo essa Hq. Ela é surreal, pois é muito imersiva as ilustrações dizem muito, o leitor consegue sentir na pele o frio, as emoções e tudo mais que a trama de forma gradativa vai te apresentando e que vc só vai descobrir de fato concluindo esse Relatório

eriksonsr 22/09/2020

O poder da arte sequencial
Fazia tempo que estava afim de ler este quadrinho, as críticas, comentários e resenhas que lia sobre só me deixavam mais ansioso! A expectativa estava lá em cima e foi devidamente atendida!

A história desta obra é ótima, os personagens, o pano de fundo... mas a arte do Manu Larcenet se sobressai, ela te salta aos olhos, te deixa vidrado admirando e te passa as emoções ali presentes, a arte deste quadrinho é simplesmente INCRÍVEL! Logo, você já sabe a jóia que é isto, pois os dois pilares que sustentam um quadrinho estão presentes aqui, uma história ótima e uma arte incrível.

Sobre a história, ela mexe contigo, te mostra quão suja as pessoas podem ser (especialmente em grupo), como muitas pessoas vestem uma "máscara" e suas reações ao encararem seus rostos nus... aqui vamos ter contato com um vilarejo com pessoas "cinzas", que fizeram coisas terríveis, que querem manter as aparências e vamos ver um pouco de sua história e suas atitudes com quem é de fora, com quem é diferente, com quem os faz lembrar de coisas que queriam esquecer e que ficassem escondidas no passado...

Por último um aspecto que precisa ser comentado, a qualidade do quadrinho, do material em si. O formato widescreen valoriza demais a arte que contém, isso e a capa dura da vontade de abrir sobre algo plano e apenas ir folheando e admirando cada página. O acabamento é ótimo! Ele vem com uma luva de proteção bem legal. Só de pegar isso na mão você já sabe que está diante de algo único e que não vê todo dia.

Bom, acho que ficou claro que esta é uma obra ótima, diferenciada e que vale a pena...

Alguns trechos interessantes:
"Os homens são mais perversos do que as piores feras selvagens... Eles perpetram o pior muito facilmente, e depois são incapazes de viver com a realidade dos seus atos! As memórias deles, Brodeck, aquelas escondidas mais fundo, bem protegidas, elas não mentem. Eu sou aquele em cuja mente eles despejam todas as suas sujeiras, suas imundícies, para se aliviarem... Depois vão embora, limpinhos, prontos para recomeçar na primeira oportunidade. Eu sou o esgoto, Brodeck."

"Escrevendo estas palavras, subitamente me dou conta do perigo que isso representa. Ser inocente em meio aos culpados... é, em suma, muito parecido com ser o único culpado entre os inocentes."

Tharsila 20/09/2020

O ser humano é terrível
Ao seguir Brodeck nos deparamos com que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver e até mesmo só por querer, como ele próprio fala: uma multidão é sempre perigosa.

joaoggur 27/08/2020

Muito bom, mas se perde no meio
O relatório de Brodeck é um excelente quadrinho! PN de parabéns. A história é muito interessante, os desenhos não são do agrado de todos, mas eu gostei! O final é surpreendente. Senti que do meio para a frente o quadrinho muda um pouco o tema, mas mesmo assim ele é muito bom!

Jonas (@castelodepaginas) 05/06/2020

O Relatório de Brodeck
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/o-relatorio-de-brodeck_4.html