Anna Karênina

Anna Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

@aprendilendo_ 09/10/2022

Resenha de Anna Karênina
De Otelo, de Shakespeare, a Dom Casmurro, de Machado de Assis, o adultério sempre foi um dos temas mais abordados e marcantes da literatura mundial, sendo responsável por trazer consigo uma diversidade de histórias tristes e personagens conturbados. Nesse sentido, quando a discussão é sobre os grandes clássicos da temática, poucas são as obras capazes de rivalizar com a monumental Anna Karênina, de Liev Tolstói. Publicado entre os anos de 1875 e 1877 na forma de folhetins e depois concretizado em um livro, o clássico do grande escritor russo é considerado uma das narrativas mais complexas e profundas da história.

Sobre a trama, quando Dolly Oblonsky descobre a traição de Stepan, seu marido, ela toma a decisão de se divorciar até que Anna, irmã de Stepan, é chamada para acalmar os ânimos do casal. No entanto, quando Anna, já casada e com um filho, conhece o militar Vronsky no período de estadia na casa do irmão, tem-se o início de uma intensa paixão entre os dois. A partir disso, acompanha-se os dias dos diversos personagens afetados direta e indiretamente pelo controverso caso de amor.

Com uma escrita serena e descritiva, o livro é narrado em terceira pessoa e intercala as histórias de diversos personagens, tendo, como principais, Anna e Konstantin Levin, grande amigo de Stepan. Nesse contexto, a forma sútil com que a história é desenvolvida é essencial para uma construção singular de personagens, a qual explora com perfeição as complexidades e os dilemas do ser-humano em seu cotidiano. Assim, apesar do desenvolvimento um tanto quanto devagar, o livro conquista o leitor justamente pela maneira como o imerge nos sentimentos e reflexões extremamente reais descritas na obra, as quais vão ganhando contorno aos poucos até alcançar o seu ápice.

Como consequência da estrutura narrativa e do intenso foco nos diálogos e atitudes dos personagens, a história em si acaba por se tornar tão somente um elemento secundário. Dessa forma, com um tom novelesco, os acontecimentos relevantes na trama são pontuais e acontecem apenas depois de um grande desenvolvimento emocional de cada personagem. Tal característica torna a obra mais propícia para uma leitura vagarosa e calma durante os dias, o que pode vir a decepcionar aqueles em busca de uma história repleta de grandes eventos e aventuras. Isso, no entanto, não traz ao leitor uma experiência ruim ou cansativa, mas tão somente uma experiência literária diferente e que demanda muito mais concentração e paciência para a devida imersão.

Anna Karenina, de Liev Tolstói, traz consigo uma das grandes construções de personagens da literatura mundial, com sujeitos intensos e extremamente complexos, os quais apresentam uma imensidão de dilemas em seus cotidianos. Vale a pena a leitura.

Nota: 9.9
Stuart.Gregory 10/10/2022minha estante
amo amo amo ??

Japa91 11/10/2022minha estante
Amei este livro ?

Kess 08/10/2022

O romance começa na casa dos Oblónski, depois de Dolly ter descoberto que Stiva, seu marido, está tendo um caso com a babá de seus filhos. Quem chega para aconselhar a esposa a desistir do divórcio é Anna, irmã de Stiva, que vive um casamento aparentemente feliz com Aleksei Aleksándrovitch. No entanto, ao decorrer da história, Anna conhece o conde Aleksei Vrónski, um jovem militar, por quem se apaixona e com quem inicia uma relação extraconjugal (que desgraçará sua vida social, como era de se esperar para uma mulher adúltera no século 19). Anna abandona o marido e vive uma vida de casada com Vrónski, enquanto adia o pedido de divórcio, pelo medo de perder a guarda do filho, Serioja.

A história também traz uma visão da sociedade russa da época com seu cotidiano, questões políticas, religiosas, modernização do trabalho do campo, injustiça, distribuição de renda, serviço público, entre outros, e ele faz isso, na minha opinião, de forma fantástica, pois os personagens são muito bem construídos, assim como os cenários e ambientações (a gente consegue imaginar as cenas facilmente).

Sobre os dois personagens principais que se destacaram:

Anna foi uma personagem complexa, lutando com suas emoções e todos os seus sentimentos. Ela certamente tinha uma personalidade muito volúvel e egoísta, mas ao mesmo tempo que seus conflitos iam crescendo ela NÃO DEIXOU DE SER INTERESSANTE.

Do outro lado temos Lievin, um personagem mais voltado para as reflexões da vida e do trabalho. Esse trás as visões filosóficas, sociais, políticas e EXTREMAMENTE CHATAS.

Esse livro foi um desafio no começo, ele é complexo, com muitos personagens principais e os nome são repetidos muitas vezes e de variadas formas o que me confundiu muito quando comecei. O que facilita a leitura é porque ele é dividido em oito partes e com capítulos curtos. Fora que, Anna Kariênina é um livro de 808 páginas que tranquilamente poderia ser contado em 200. Meu deus, que maçante!

Mas enfim, vou deixar um dos trechos que me deixou reflexiva:

"Não, eles têm de nos ensinar como viver. Não fazem a menor ideia do que é a felicidade, ignoram que sem esse amor não existe, para nós, nem felicidade, nem infelicidade? Não o existe vida."

elainegomes 04/10/2022

Ahaaa os clássicos? e os clássicos russos, que conseguem compor uma variedade de personagens para uma vasta análise de experiências sobre as psique humanas, descrevendo, argumentando e contra-argumentando cada
sentimento, cada atitude, cada
pensamento, cada personagem e suas intricadas personalidades, ao mesmo tempo que se discute política, moral, ética, religião, adultério, medo, culpa, julgamento, sociedade, criando através da narrativa uma ficção incrivelmente verosímil. Que experiência fantástica super recomendo.

Tomomi 04/10/2022

Vale muito a pena ler esse livro, apesar das partes que envolvem política e religião que parecem mais arrastadas, a escrita do autor é maravilhosa, parece até algo mágico. As sensações que o livro transmite são muito diferentes e me cativou mais do que eu esperava, já tinha lido uma vez e é um dos meus favoritos.

Luisa 28/09/2022

Anna Karienina
Anna Karenina possui uma escrita muito gostosa. Frases longas e pouca pontuação deixou a escrita fluida. No inicio, tive dificuldade com os nomes mas ao longo das 4 semanas nessa leitura tudo se assentou.

Vi resenhas chamando essa história de novelão mas não concordo. Anna Karienina é sobre nobres russos vivendo diversas mudanças nas mais variadas áreas. Tolstói de forma alguma esmiúça ou abusa, de forma alarmante, os "escândalos" que os personagens se envolvem. Através disso se vê um oceano de diferença de escrita, desenvolvimento e importância entre um livro escrito no século 19 e um escrito no século 21.

Durante o livro Tolstói dialoga sobre casamento, filosofia, relação humano- politica, trabalho- governo e agricultura. Apesar de nem sempre ser agradável de ler é interessante ver a visão de cada personagem.

O livro leva o nome da personagem mais polêmica, acredito que até na própria época em que foi publicado, o falatório durante a leitura foi grande. Anna foi uma personagem conflituosa pra mim, todos com quem cruzava elogiavam-na ao máximo, mas no particular de suas casas ela era, pra mim, desagradável. Me simpatizo com os sentimentos dela e desejo que todas as mulheres antigas e novas tivessem o direito de ser livre. O seu final foi muito triste e real, o fato de não ter tido tanta repercussão naquele contexto social é, além de um traço característico do autor durante a narrativa, uma evidência de como uma mulher como ela não importa.

Gabybadgirl 28/09/2022

O tema central do livro é sobre traição e como pode ser superada ou não, principalmente em tempos que o homem é quem comanda a sociedade,nesse caso vemos a irmã Anna Karienina tentando dissuadir a sua cunhada a perdoar seu esposo,porém é uma traição difícil de ser perdoada por ter sido debaixo dos olhos da esposa, contudo Anna também tem segredos que atormentam por consideração ao filho,cujo o menino e seu amante não se suportam,Anna Karenina acaba confessando o seu caso amoroso ao esposo Aleksei Aleksandrovitch e o mesmo experimenta vários sentimentos conflitantes,porém ao invés de optar pelo divórcio,Aleksei exige que Anna acabe o seu romance para sempre e a chantageia com o pretexto do filho e a mesma não consegue se manter afastada do amante,ocasionando assim a ira do esposo.
(Só contínuo me embaralhando com os nomes Russos,mas as histórias são bem fluidas)

mandy ;) 27/09/2022

Primeiro russo que leio
Personagens humanos e complexos. Leitura fluida, mas maçante em várias ocasiões.

No geral gostei bastante, foi uma boa experiência.

Julia2332 26/09/2022

O que dizer de Tolstoi?
Olha, digo facilmente que esse é um dos meus livros favoritos da vida. Não minto, é uma leitura pesada e pode ser bastante confusa com os diversos usos de apelidos. Mas a história e as reflexões que esses livro transmitem é um espelho perfeito de questões históricas das dinâmicas que certamente a vida urbana e do campo. Mas para mim, o mais interessante é a representatividade de Anna Karienina mediante questões de direitos das mulheres

izinha.mp4 26/09/2022

!!
tolstói não poupa no socialismo e na descrição dos primórdios do comunismo. anna karenina trata de temas existenciais como o nascimento, a morte e o sentido da vida.

a narrativa de tolstói é arte e seu charme narrativo estão no mais alto nível: um observador atento das paixões, sentimentos e emoções humanas.

Sofia 26/09/2022

Só conheço casamentos felizes feitos por conveniência.
Finalizei o meu calhamaço do livro, e que leitura! Já ouvia muito falar de Anna Kariênina, muitas e muitas recomendações, mas eu enrolava demais. Não tem como, os russos sempre me deixam com um pé atrás. Mas como eu estava errada. Liev Tolstói tem uma escrita tão tranquila, que você flui pela história sem nem perceber.

Já diz a frase famosa, aqui vamos conhecer algumas famílias infelizes. Entre elas, a de Anna Kariênina. Uma mulher linda, de posses, gentil e que é o encanto de todos a sua volta. Ela é casada com Aleksei e eles possuem um filho. Mas a vida da família vai mudar quando ela conhece Vrónski e se apaixona perdidamente por ele, decidindo deixar sua família e viver esse amor.

Do outro lado, conhecemos Liévin, apaixonado por Kitty e por sua vida no campo, ele vive para conquistar o amor dessa moça e para fazer da sua propriedade um lugar rentável. Um personagem que vai levantar questões maiores sobre política, educação e trabalho.

Enquanto lia, só conseguia pensar que um bom resumo da história é “um monte de ricos sem muito o que fazer". Mas sabemos que Tolstói foi bem mais profundo que isso, em suas mais de 800 páginas, o autor busca criticar a sociedade da época e, exatamente esses ricos sem nada para fazer, que debatiam e julgavam tanto sobre casamento, divórcio, trabalho e papéis do homem e da mulher na sociedade da época.

Se você tem medo, não tenha. Leia Anna Kariênina e se sinta envolvido por essa história que faz você mergulhar em Petesburgo e Moscou, se sentir parte daquela sociedade e passar pelos sentimentos profundos de cada personagem, que são tão complexos e, ao mesmo tempo, encantadores.

Fabio.Fatori 25/09/2022

Meu 2° melhor livro.
Entrou para o top 3 ( inventei isso agora), para mim o 1° Ainda é cem anos de solidão, e terceiro ainda não pensei. Não esperava e até me surpreendeu ser uma leitura fácil sem embusteiros desnecessários por ser um clássico. O livro tem um romance muito bom e reflexivo entre o amor bom e o amor mau, que hoje dia seria massacrado pelo politicamente correto e pelas feministas ortodoxas. Junto traz temas embutidos como socialismo, da diferença entre classes ( diferente do comunismo), filosofia, política, religião, muito bem tratados, confesso que não fui capaz de absorver tuuud
ooo, por isso, sem dúvida, lerei novamente..

Wesley 25/09/2022minha estante
Esse livro é magnífico!!

le.se.caliope 23/09/2022

Quando acaba o amor, o ódio começa.
Com personagens egoístas e detestáveis, exatamente como na vida real, tolstoi nos apresenta personagens complexos e uma narrativa envolvente.

Matt 19/09/2022

O livro é do século 19, as famílias são de todas as épocas.
?Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira?
Este grandioso romance de Tolstói começa com essa frase, cujo sentido percorre toda a história.
As pessoas que aparentam serem felizes são felizes de fato? O quanto uma vida feliz de aparência sustenta uma verdadeira infelicidade? Essas são perguntas que Tolstói, com muita sutileza, discutirá em Anna Kariênina.
Enquanto isso, também acompanhamos a jornada de Kostantin Liévin (o alter-ego do autor) e sua relação com a princesa Kitty, seu casamento e sua vida no campo, almejando ao máximo a distância das ?tramas calorosas? dos centros urbanos.
A leitura desse livro é simplesmente deliciosa. É um calhamaço que parece que nunca vai acabar, mas no fundo, a gente não quer que acabe. Esse foi meu primeiro grande Tolstói, e eu recomendo sem medo de errar, para quem quiser iniciar na leitura desse autor.

Se é possível dar notas para livros, esse merece todas as notas do mundo. Simplesmente majestoso!

Carol 14/09/2022

Um romance avassalador
Durante a leitura de Anna Kariênina senti inúmeras emoções, isso porque Lev Tostói constrói, em pouco mais de 840 páginas, um universo muito bem detalhado e com um aprofundamento psicológico impressionante; sendo que, é impossível não se identificar com algum personagem no decorrer da leitura.
Resumidamente, o livro se passa na Rússia no século XIX, e mostra toda a complexidade da sociedade aristocrata que lá vivia. É importante destacar que o livro é centrado em dois eixos principais, a história de Anna Kariênina propriamente dita, e a história de Konstantin Dmíevitch ou Lióvin; nesse contexto, ambas as narrativas se entrelaçam e se cruzam em alguns pontos, mostrando não somente a perspectiva dos protagonistas, como também de toda a comunidade na qual eles estavam inseridos.
Sobre a leitura em si, é um livro que não possui tanto rebuscamento e cultismo na escolha de palavras, tornando a experiência com a obra mais parecida com o nosso cotidiano - ou melhor, como o nosso cotidiano seria no fim dos anos 1800. A leitura é fluida e envolvente, mas, para algumas pessoas, pode ter o efeito contrário, dado que é um livro extenso. Mesmo assim, a sua leitura e imprescindível para qualquer um.