Anna Karênina

Anna Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Marielly30 13/11/2022

Leiam!
Tolstói retrata o polêmico tema da infidelidade de forma magnífica, crua e real. Devo dizer que durante a história me senti muitas vezes inclinada à simpatizar com o casal infiel, de tanto que a narrativa de ambos parecia comovente. Mas logo a moral e a razão me voltava e me pergunto se não foi a intenção do escritor ao retratar tão detalhadamente os pensamentos de ambos.
Ademais, são personagens reais e não é uma história genérica. Definitivamente foi um livro que me fez refletir.

Lucas 12/11/2022

O retrato de Anna Kariênina
O prévio encontro de Lióvin com Anna Kariênina sugere que a personagem-título encarna tudo o que a arte da ficção significa para o autor e para os leitores: nem o escasso vestido de musselina, nem o pesado sobretudo de inverno, mas um invólucro que se faz presente mesmo ter substância; que não protege contra o frio nem alivia o calor, mas que assimila a temperatura à imaginação; que não ajuda a viver ou a escapar da vida, mas que cria um espaço interior que capta os reflexos da realidade; que não oferece solução prática ou intelectual para as aporias da existência, mas que é a aporia mesma tornada tangível, viva, personificada.

Se assim for, intitular o romance com o nome de Anna Kariênina é homenagear sobretudo a dimensão da arte ficcional e da estética, transcendendo as qualidades de romance social, de panorama histórico, de retrato de costumes e de caracterização psicológica (intuição que se faz notar também na adaptação para o cinema dirigida por Joe Wright em 2012, com sua exposição dos bastidores teatrais, dos mecanismos ilusórios e dos jogos de cena).

Texto completo no link.

site: https://unamuno.com.br/anna-karienina/

Fernanda631 09/11/2022

Anna Kariênina
Esse clássico representa um retrato da sociedade russa do século XIX e, através dos vários personagens existentes na trama, o autor traz à tona uma teia de contradições existentes naquele período, as quais envolvem desde tradições culturais até as mais subjetivas e inquietantes.
A complexidade dos relacionamentos é realmente complexa, e veremos isso ao decorrer da obra.
"Anna Karenina" é um romance psicológico no qual o uso do "monólogo interior" de todos os personagens é constante. Cada personagem principal, através do auto-discurso, expõe sua vida interior recapitulando suas motivações, suas experiências anteriores, seus planos para o futuro. O monólogo interior dá definição verbal para os processos semi-articuladas de consciência dos personagens nesse romance.
O livro se parece muito com a vida real. Os personagens são fictícios, mas não o que eles representam. O livro trata de personagens complexas, ambíguas e quase como se vivessem fora das páginas. Não existem heróis, nem vilões: na obra de Tolstói, conseguimos encontrar religião, política, classe social, a vida da aristocracia e, principalmente, a hipocrisia e dualidade do ser humano.
Os temas: ciúme, fé, fidelidade, família, casamento, sociedade, progresso, desejo carnal, o campo, a cidade, e a paixão são evocados nesse livro e Tolstói carrega nas tintas do espiritualismo.
Anna Kariênina,é uma aristocrata casada, e se envolve em um caso extraconjugal com o conde Vrónski e experimenta as virtudes e as tristezas de um amor profundo, porém recheado de conflitos.
O romance começa com a crise na família Oblonsky quando Dolly, sua mulher, descobre que seu marido tem uma amante. Anna Karenina, irmã de Sr. Oblonsky, chega para reconciliar o casal e desestimula Dolly (sua cunhada) de obter um divórcio. Ele tinha um caso amoroso com a governanta dos seus filhos, e ela estava ameaçando deixá-lo.
A história da inicio com Anna chegando à casa do seu irmão, Stepan Oblonsky, que está em uma situação difícil com sua esposa Dolly, como já citei anteriormente, mas a parte irônica talvez até cômica, é que Anna intervém na situação, que, de certa forma, é um reflexo do que ela mesma vai passar em breve.
Anna é casada com um destacado oficial em São Petersburgo, e circula nos mais altos círculos da sociedade russa, com a reputação de ser uma mulher charmosa e invejada por sua beleza.
O caso amoroso da protagonista reflete na vida de muitas pessoas ao seu redor, especialmente seu marido, Aleksei Aleksándrovich, o marido de Anna é um homem frívolo, distante e contido e, mesmo em alguns momentos de suposta fragilidade e compaixão.
Vrónski é um personagem ambíguo: ao mesmo tempo em que nutre uma paixão imensa por Anna, também sofre de tédio e vergonha por sua situação. Ele ama a mulher, mas não consegue aceitar o fato de que não consegue mais viver em sociedade. No início da história, ele assemelha-se mais a um homem libertino, conquistador e orgulhoso; mas no decorrer da narrativa, torna-se mais distante do leitor e Tolstói o mostra sob um novo olhar: um homem maduro, mas cansado de viver em uma situação complicada ao lado de Anna.
Anna Kariênina é constantemente julgada por ter deixado o marido para viver um caso extraconjugal e começa a sofrer as consequências desse ato. Separada do filho, a protagonista batalhando com seus conflitos internos: será que ela fez a escolha certa? Como conviver com tantos amores, dissabores e frustrações? O amor pelos filhos supera seu amor por Vrónski? O ciúme doentio também perpassa os pensamentos da personagem o tempo todo, levando-a a tomar decisões muito ambíguas durante toda a trama.
Outro protagonista do livro é Liévin, um jovem rapaz proprietário de terras, que leva uma vida simples no campo, embora seja extremamente rico. Liévin é amigo de Oblonsky (o irmão de Anna), e é apaixonado por Kitty, cunhada do mesmo.
Enquanto Anna é a figura central e simbólica da história, Konstantin Liévin é o seu herói. Anna e aqueles ao seu redor derivam sua experiência de vida dos padrões altamente desenvolvidos da civilização urbana, enquanto Liévin é um produto das circunstâncias menos rígidas e individualistas que fazem parte das origens primais da Rússias. Seus valores derivam de sua ligação profunda à propriedade ancestral, enquanto Anna depende de seu papel social como uma dama da alta sociedade. Apesar de suas origens opostas, ambos os protagonistas buscam um significado mais profundo para a vida, além das restrições definidas pela sociedade contemporânea. Anna e Liévin procuram o amor como sua essência de vida. Mas como veremos, por caminhos diferentes.
Um ponto que merece ser observado neste romance formidável é a descrição que Tolstói nos oferece dos padrões de casamento sem esperança, na sociedade urbana. Tolstoy, em última análise, afirma que os casamentos baseados apenas no clamor do sexo enfraquecem a busca do indivíduo para a "bondade inerente".
Se em "Guerra e Paz", Tolstói dá atenção especial para as forças da consciência de massa e mudança cultural em um contexto histórico, “Anna Karenina”, em um nível muito mais íntimo, ilustra as forças que permitem aos indivíduos enfrentar os desafios. Eles devem superar a crise e a estagnação com o compromisso ou então sucumbir.
Enfim, em “Anna Karenina”, encontramos um Tolstoi extremamente crítico aos padrões sociais da época e que nos coloca diante de personagens que estão dispostos a viver, amar e buscar o amor e suas verdades pessoais.
Anna Kariênina não é um livro apenas sobre adultério ou relacionamentos extraconjugais: o que Tolstói realmente nos apresenta são relações familiares e seus conflitos, além das tristezas, sofrimentos e alegrias envolvendo as decisões das personagens, sejam elas egoístas, corretas ou equilibradas.
Recomendo a leitura, principalmente porque é impossível explicar a grandeza dessa obra em apenas uma simples resenha.

Pollyanna Reis 09/11/2022

ANNA KARIÊNINA
Um clássico da literatura russa que me surpreendeu desde as primeiras páginas. Tive um certo receio de fazer essa leitura, achando que seria de certa forma difícil é lenta por se tratar de um clássico. Mas deixo registrado aqui, que me enganei completamente.

Anna Kariênina foi certamente uma das melhores leituras que fiz esse ano. A obra nos apresenta persongens complexos, dramáticos, personagens que vivem tudo à flor da pele, e isso é transmitido facilmente para nós leitores. Também encontramos na obra de Tols Tolstói relações familiares, política, economia e religião.

Deixando claro que Anna, não é uma personagem que conquista de cara, na verdade ela é uma personagem que não veio de forma alguma para agradar.

Ou você vai gostar dela ou simplesmente vai odiá-la. ? Meu breve resumo sobre o que achei dela: sentimental, exagerada, extremamente sensível? e achei suas atitudes muitas vezes bem egoístas. Já deu pra perceber que não fiquei tão fã assim né ??

Meu favorito na verdade foi Liévin, um jovem rapaz que leva uma vida simples no campo. *minha personalidade bateu mais com a dele. ??

A verdade é que me sentir fazendo parte do círculo social deles e amei isso. Foi uma experiência maravilhosa! A escrita de Tólstói é magnífica e apesar do livro ser um calhamaço você nem percebe o tempo passar. Finalizei a obra com um misto de admiração e saudade.

Mais que recomendado!

Natalia 07/11/2022

Clássico que deve ser lido!
Acredito que todo clássico deve ser lido, e este é um daqueles que é atemporal. Consegui refletir muitas questões morais e valores que se constroem no sistema patriarcal e machista da sociedade. É muito interessante e rica esta leitura.
Kess 07/11/2022minha estante
Eu concordo totalmente com isso!

Helo Zanella 06/11/2022

? Anna Kariênina ? (Liev Tólstoi)
Terminei faz meses e esqueci de atualizar aqui...
Esse livro é simplesmente incrível! Um dos livros mais incríveis que já li, e já reli ele umas 5 vezes.
A maneira que Tolstoi conseguiu misturar affairs dramáticos com filosofia política é revolucionária, inovadora, cativante e por aí vai...
Nunca achei que fosse gostar de romances assim, acontece que me surpreendi muito.
Não se fazem mais livros como esses... Uma pena.

Leiam pelo amor de Deus ?

Vivi 05/11/2022

Me esforcei
Fui com muita sede ao pote. Comecei lendo em inglês, mas simplesmente achei muito cansativo, pulei pra PT e depois de muito esforço consegui terminar. É legal, se você ignorar milhares de páginas de coisa que não acrescentam em nada a história. Eu sei que o livro crítica bastante, mas eu achei o livro em si 90% sobre agricultura e 10% de história em si.!!!!

todo o lance Anna x Vronski // Kitty x Lievin é muito interessante, mas ler as outras coisas se torna tão massante, que quando você chega pra ler essas partes você tá cheio. Mas a Anna é uma personagem muito complexa! Quem sabe daqui uns anos eu tento ler dnv, mas fiquei um pouco desapontada.
Vivi 05/11/2022minha estante
Dei 3.5

Flávia 04/11/2022

PERFEITO ?
Personagens beeem reais, história muito próximo da realidade, até nos tempos de hoje! Os problemas enfrentados são bem característicos de novelas russas. Eu amei! Melhor livro do ano, pra mim!!

Mah 02/11/2022

A escrita do Tolstói é apaixonante. Você se pega entendendo as motivações por trás das ações dos personagens e querendo entender mais sobre a Rússia que não deixa de ser, talvez, a personagem principal.
Anna Kariênina, no fundo, era apenas uma mulher que desejava ter a liberdade de ser feliz com o homem que amava e seu filho, pena que a sociedade russa da época não lhe permitiu isso.
De outro lado, também vemos o casal Kitty e Lióvin buscando aceitarem seu amor e construírem uma vida juntos.
Ao mesmo tempo, acompanhamos tanto a família de Anna quanto a de Kitty, que se unem com o casamento de Dolly e Stiva.

O livro é dividido em 8 partes, e os capítulos são curtos, o que facilita muito a leitura desse calhamaço. A única coisa que não me faz dar 5/5 é o fato da Kariênina ter bem menos destaque do que outros personagens, sendo que para mim a história dela era a mais interessante.

voandocomlivros 01/11/2022

Depois de "A morte de Ivan Ilitch", "Padre Sérgio" e "Guerra e Paz", eu não achei que fosse me apaixonar ainda mais pela escrita do Tolstói. Mas eu estava completamente enganada. "Anna Kariênina" é um acontecimento! Uma obra prima fascinante que me deixou impressionada inúmeras vezes. Se eu não soubesse quem era o autor, eu chutaria de olhos fechados que "Anna K." tinha sido escrito por uma mulher, tamanha é a sensibilidade na narrativa.

Foram 2 meses de leitura e fiquei viciada em "Anna K." desde o início, quando percebi que Tolstói estava retratando de forma brilhante os pensamentos e motivações das personagens em toda a sua verdade contraditória e complexa. No entanto, a genialidade do autor não está apenas na caracterização, embora ele seja um mestre nessa arte. Sua narrativa invoca uma paixão arrebatadora. Algumas passagens do livro me tiraram o fôlego, porque percebi que o que estava lendo era puro sentimento. E não são apenas sentimentos bons, isso que é o mais incrível, a mistura de sensações durante a leitura é inacreditável, em uma página eu estava detestando determinada personagem, na outra eu estava amando. O realismo na criação de cada personagem é tão impressionante que chega a sufocar.

Eu entendo perfeitamente quem não gosta da protagonista Anna, mas em momento nenhum eu consegui odiá-la, assim como todas as outras personagens no livro. Anna está longe de ser perfeita, mas sua força e determinação pra correr atrás de seus ideais e lutar contra os paradigmas da época me arrebataram.

Eu também amei o mergulho profundo na política e na agricultura que me permitiu imaginar com mais clareza os problemas que eles enfrentavam. Assim como também fiquei encantada com as cenas filosóficas do Liévin, que iam de encontro com o clima e natureza do momento.

Esse é um livro para ser saboreado, e muitas vezes somos forçados a desacelerar e pensar sobre a vida cotidiana das personagens, enquanto elas navegam em mares turbulentos, que são seus relacionamentos.

Sempre que lia um capítulo em que Liévin estava absorto no trabalho braçal da fazenda ao lado dos mujiques, eu me sentia engolida pelo tempo e nada era mais importante do que continuar lendo. Claro, que o livro é sobre Anna e Vrónski e Liévin e Kitty e Dolly e Stiepan Arcáditch, entre outros. É sobre amor, namoro, amizade, orgulho, vergonha, ciúme, traição, perdão, maternidade, luto e sobre a variedade instável de felicidade e infelicidade. Mas também se trata do trabalho pesado no campo, discutir política, caçar, trabalhar como burocrata, criar filhos e lidar educadamente com companhias tediosas. Para ser mais precisa, trata-se da maneira como a alma humana envolve cada uma dessas experiências e tenta entender a si mesma, o mundo ao seu redor e as outras almas que o habitam. Esse livro mostra que os seres humanos são infinitamente interessantes e infinitamente dignos de compaixão. Tolstói leva seus personagens tão a sério, que reconhece que eles têm vidas espirituais tão sutis e misteriosas quanto suas vidas intelectuais e suas vidas românticas. Eu sabia que essa leitura seria gigante, mas não imaginava a dimensão de sua marca em minha vida.💘

Se você ainda não leu, torço para que tenha oportunidade de se entregar à "Anna Kariênina" algum dia.

Deixo aqui alguns trechos, espero que vocês gostem!

〰 "Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira."

〰 "A própria noção da existência, a mais fundamental de todas, não me foi transmitida por via das sensações, porquanto não há um órgão especial para perceber essa noção."

〰 "É horrível que nós, velhos, já com um passado... não de amor, mas de pecados... de repente nos aproximemos de uma criatura pura, inocente; é abominável e por isso é impossível não se sentir indigno."

〰 "Um amor, só certas pessoas compreendem; o outro, as demais. E aquelas que só compreendem o amor não platônico não têm motivo para falar em drama. Nesse amor, não pode haver drama algum. "Agradeço imensamente pelo prazer, com os meus respeitos", e todo o drama não passa disso. No caso do amor platônico, não pode haver drama porque, nesse amor, tudo é claro e puro, porque..."

〰 "A senhora é uma dessas mulheres encantadoras com quem é tão prazeroso conversar quanto estar em silêncio."

〰 "É um absurdo achar que a vida não permitirá, que o passado não permitirá. É preciso lutar para viver melhor, e muitíssimo melhor..."

〰 "Se há tantas cabeças quantas são as maneiras de pensar, há de haver tantos tipos de amor quantos são os corações."

〰 "Amor... Não gosto dessa palavra porque, para mim, tem um significado enorme, muito maior do que o senhor pode imaginar."

〰 "Mulher é um tema de tal ordem que, por mais que você o estude, sempre se apresenta como algo totalmente novo."

〰 "Não fazem a menor ideia do que é a felicidade, ignoram que sem esse amor não existe, para nós, nem felicidade, nem infelicidade."

〰 "Experimentou a infelicidade mais penosa que existe, uma infelicidade irremediável, cujo culpado era ele mesmo."

〰 "Penso que, apesar de tudo, o motor de todas as nossas ações é a felicidade pessoal."

〰 "Qualquer coisa é melhor do que a mentira e o engano."

〰 "Quando você compreende que vai morrer qualquer dia desses e não vai restar nada, tudo se torna insignificante! Eu considero muito importantes as minhas ideias, mas, ainda que se concretizassem, elas me parecem tão insignificantes quanto dar uma volta ao redor desta ursa. Assim, a gente vai passando a vida, se distrai com a caça, com o trabalho, só para não pensar na morte."

〰 "Amai aqueles que vos odeiam, mas amar aqueles a quem odiamos é impossível."

〰 "No casamento, o principal é o amor e que, com amor, sempre haverá felicidade, porque a felicidade só existe no interior da própria pessoa."

〰 "E lhe veio o pensamento de como era injusto dizer que a maldição lançada sobre a mulher eram os suplícios de dar à luz. "dar à luz não é nada, mas a gravidez, isso sim que é um suplício."

〰 "Se gostamos de uma pessoa, devemos gostar dela por inteiro, como é, e não como gostaríamos que fosse."

〰 "Quando a pessoa procura a perfeição, nunca fica satisfeita."

〰 "A energia tem por base o amor. E não se pode obter o amor à força, com uma ordem."

Marcela115 28/10/2022

lindo lindo lindo
Muito interessante e emocionante, da mesma forma que me perguntei se teria intelecto para entender esse livro me pergunto se saberia escrever uma resenha sobre. Eu adorei o jeito com que a história foi conduzida, bem descritivo e cativante, principalmente quanto o desenvolvimento interno dos personagens, o autor soube mesmo impressionar com as reviravoltas imersivas. Bem diferente dos romances de época que eu estava acostumada, a mistura inteligente de acontecimentos importantes e discussões filosóficas alternadas deu vários motivos para eu não conseguir tirar os olhos das páginas. Eu me apaixonei completamente por Anna Karenina, assistir sua mudança de visão e tomada de decisões foi como estar em uma maré agitada, essa mulher merecia muito mais, a única coisa que eu não gostei muito foi a apresentação de um dos enredos paralelos que teve uma abordagem bem devagar que acabou me deixando desinteressada e desmotivada a não pular de uma vez para a trama principal. Fora isso, maravilhoso.

Lorena252 23/10/2022

Anna Kariênina
Segunda releitura do meu livro encantadoramente maravilhoso e especial ?? Leiam Tolstói ?????????????????