Anna Karênina

Anna Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Suelen.Portughesi 09/03/2024

Vale a pena a leitura
Foi o primeiro grande clássico que li, esperava que a leitura fosse bem complexa mas achei simples e fluída dentro do possível!

No começo me senti muito envolvida com as histórias mas a partir da segunda metade do livro os enredos se tornam repetitivos! De toda forma é um ótimo livro e vale a pena a leitura.

Bruno 07/03/2024

Não é só um romance da nobreza
O livro inicia com uma frase muito impactante:

"Todas as famílias felizes se parecem umas com as outras, cada família infeliz é infeliz à sua maneira."

Após esse início, começa o que parece ser somente mais um romance palaciano. O que não me interessa nem um pouco, a exemplo do filme Orgulho e Preconceito que eu chamaria de tortura.

No entanto, após algumas páginas, a forma habilmente escrita com que o livro se desenrola te mantém interessado nos personagens

Importante destacar também que apesar do livro levar o nome de uma das personagens, ela não é a única protagonista.

O livro se desenvolve acompanhando basicamente duas famílias, a de Anna e Levin, apesar de todos serem ligados de alguma forma, seja por amizade ou muitas vezes pelo sangue, os dois passam boa parte do livro sem se conhecer.

Embora por vezes infantil, os romances se desenvolvem de maneira adulta e humana na maior parte do tempo.

Além de Tolstói conseguir com maestria inserir o contexto e pensamentos da Rússia do século XIX.

Gabriel 29/02/2024

Um grande white people problems
A primeira parte é tão incrível, o caos da família Oblonski logo nas primeiras linhas jogam a gente no meio de um turbilhão que faz a gente querer saber o rumo que os personagens vão tomar, tudo é interessante, más da segunda parte em diante... Meu Deus, que coisa mais sem graça, é um personagem mais sem sal do que o outro, não tem um acontecimento interessante que prenda a gente no livro pra saber o que vai acontecer em seguida, tem dez mil personagens, más nenhum é interessante, a própria Anna que era a mais incrível se torna a mais insuportável, só perde pro Lievin. Além disso o livro é uma repetição exagerada, os personagens se amam, sonham com o casamento, ai brigam, querem se separar, depois se reconciliam, depois começam a brigar de novo e tudo isso no mesmo capitulo. Esse livro é simplesmente um grande white people problems. Tava doido pra ler Guerra & Paz, mas esse livro matou toda vontade de ler qualquer outra coisa do Tolstoi.

Gabriel Abib 24/02/2024

O Maior Romance da História: A criativa, porém chata, ode a cornice de Tolstói
Livro árduo de ler, mais ainda para descrever. Leitura cansativa de uma obra robusta e que dependendo do leitor, pode ser muito difícil sustentar o interesse na trama. Vou dividir essa resenha em 3 pontos: 1. Análise do texto/redação/edição, 2. meu veredito em relação ao conteúdo dramático, 3. temas diversos jogados na trama para debate, não todos, pois são vastos demais.

1. Pra quem tem medo de livro russo, geralmente por causa do Dostoiévski, pode se jogar tranquilo, a linguagem é bem acessível e não há nada a temer, uma coisa constante aqui são frases em outros idiomas, principalmente o francês, a língua usada pela alta sociedade para que a criadagem não os entendesse, todavia, a ótima tradução da Companhia das Letras abarca tudo isso, contendo muitas notas de rodapé, logo, você não perderá nada. Em relação a edição, fica o registro que as letras são BEM pequenas, então são 800 páginas grandes com muito texto em letras miúdas. Sendo assim, fica o próximo adendo, é uma leitura que exige um manejo mais complexo, se você optar por ler uma parte, equivalente a capítulo, você terá que ler mais de 100p. por dia de leitura. Dificilmente você vai ler rápido, então se planeje e não se cobre além da conta, principalmente se você não estiver mega envolvido com a trama, e portanto, ser penoso o exercício, vai com calma e saiba que vai demorar. Eu gostei do texto, da criatividade, pra quem já leu os dramas do Dostoiévski, e do próprio Tolstói inclusive, é um texto bem típico sobre a época, única coisa que me incomodou bastante foi que da metade em diante o livro pareceu não ter mais trama para seguir, sendo umas 200p. muito supérfluas, dando a impressão de “encheção de linguiça” até um desfecho que não estava com cara de emocionante.

2. Eu gostei muito do início do livro, os personagens tinham muito carisma e ao lado do romance/triângulo amoroso, você percebia muita discussão social interessante, existiam segmentos muito bem escritos e únicos, como o cortejo através da patinação, a ceifa, a corrida de cavalos, além dos comentários do autor que estabeleciam as dinâmicas entre os personagens, como Stiva/Lievin por exemplo, que eram certeiros e criativos. Depois disso, a leitura começou a ficar bem enfadonha, arrastada, sem muito foco. A trama central da Anna, Vronski e Kariênin é boa na construção/cume, mas depois é totalmente monótona, quando os jovens pombinhos finalmente se unem o encanto da relação se enfraquece para o casal, e principalmente, para nós leitores, é um aborrecimento. Depois temos o alçar de um outro casal, esse casto e apaixonado, seguindo o ideal de romance perfeito, você fica confuso com a intenção do autor em projetar essa nova dupla, que ocupa tanto, ou até mais espaço na história que os Kariênin. Em minha opinião, era uma espécie de contraste entre um casal socialmente renegado e amaldiçoado, e outro puro e todo corretinho, mas as coisas não dialogam bem a essa altura. Meu veredito final é de que foi uma história que não me cativou, não é para meu bico, mas não vejo como totalmente ruim ou extremamente chata, vai de quem está lendo, mas ta longe de ser uma unanimidade. E achei o final PÉSSIMO, muito frio e lacônico.
3. Bom, aqui é até meio impossível colocar em palavras tantos temas que o livro emana, então vou destacar os quais mais me induziram a refletir. Uma das últimas discussões que temos e a cerca da Guerra utilizando a ‘questão eslava’, há um interessante debate na residência Lievin sobre as obrigações de um indivíduo, de uma nação, e de como os governantes e meios de imprensa propagam os violentos conflitos, quando devemos nos envolver? Seriam os voluntários loucos?
Outro tema, muito óbvio, é o divórcio, enfatizando o contexto da época e a relação direta com o adultério, temos 3 visões diretas de pessoas “presas” no mesmo dilema. O marido traído que o autor deixa claro, que apesar de ser alguém que presa pelas aparências acima de tudo, e que depois tem atitudes muito questionáveis em relação ao filho e a Anna, misturando com perspectiva religiosa, amava ela a seu modo, e que ao saber não só da traição, como também de toda humilhação e pressão da sociedade de Petesburgo em relação ao qual atitude tomar se vê numa cruzada sem saída, a qual ele é o menos “culpado”, afinal quem pede para ser traído? A solução mais óbvia seria evocar um duelo, o costume da época, mas como ele um idoso político vai desafiar para atirar um jovem soldado, 🤬 #$%!& Anna olha o BO que tu arruma pro cara. Temos a perspectiva da Anna, esposa “mal amada”, todavia jamais abandonada ou mal tratada pelo seu austero marido que se envolve em um relacionamento e, portanto, precisa decidir entre a família ou o romance, e as consequências morais disso perante a sociedade, as dificuldades em se desligar de um casamento nos anos de 1800. Para mim o melhor personagem para compreender os temas de debates no livro é Lievin, sua relação com seus conhecidos funcionários públicos e pensadores, como o seu próprio irmão filosófo, não poderia ser mais distante, e para ele homem forte do campo toda burocracia e debates parlamentaristas soam como um mundo figurativo que não tem qualquer relevância concreta, todavia ele também entende seus privilégios e insiste em mantê-los diante dos mujiques, os quais ele se sente bem convivendo em refeições e partilhas, mas que em relação ao trabalho e ao dinheiro ele tanto se incomoda e desconfia. Um trabalhador simplório para seus colegas urbanos, quase ignorante, embora tenha instrução, e ao mesmo tempo uma figura de antagonismo para seus funcionários e um homem difícil de se lidar, ao mesmo tempo que ele mesmo tem suas próprias ideias de classe, principalmente em relação ao meio agrícola cujo qual ele quer escrever um livro revolucionário. O próprio dilema do Lievin com a questão da fé e religião é muito interessante, assim como sua visão romântica do que é amar. Temos ainda temas como maternidade/paternidade, o tratamento social as mulheres, o desperdício de riquezas através de luxo, a moralidade no serviço público, eleições, a importância da instrução, eficácia da medicina, e etc.

fernandocarreiro 22/02/2024

Meu primeiro Tolstoi
Há muito tinha como meta a leitura deste livro como admirador de clássicos que sou.
Hoje termino essa leitura que muito me cativou, personagens maravilhosos, alguns nem tanto mas faz parte de toda e qualquer história.
O que mais gostei desse livro foi a forma como o autor aborda temas da realidade da época em que o livro foi escrito com o enredo da história.
Digo que estou tendencioso para a próxima leitura do autor.

Susana 19/02/2024

Não gostei dei 3 estrelas em consideração ao autor, personagens chatos e infantis, não estava me importando com ninguém,mesmo enxugando não sobra muita coisa.

Tahira-can 19/02/2024

Impressionante, perfeito!
Acho que teria que escrever um livro pra falar tudo o que penso desse livro e de Tolstoi.
Vou tentar fazer um resumo:

Sobre a tradução (Rubens Figueiredo) : excelente, conserva expressões e palavras que mantém a essência do russo, além de ter explicações sobre termos e personagens históricos que podem ser desconhecidos do leitor ( como era o meu caso).

Sobre o posfácio de Janet Malcolm: Acho que ela não entendeu nada, rebaixou o livro ao dizer que o tema principal é a sexualidade dos personagens. Do início ao fim o assunto é muito mais profundo, sendo a sexualidade apenas outro ponto a ser considerado na análise da vida como um todo.

Sobre o escritor : Conseguiu falar de tudo que pode interessar a um ser humano. Não fantasiou nada, mostrou a realidade tão bem que dá a impressão de que é uma história real. Usa detalhes na medida certa, sem exageros pra "encher linguiça". Cada palavra que ele escolhe cumpre um objetivo dentro do livro e dá o ritmo perfeito pra cada situação. Me deu vontade de conversar com ele.

Sobre o livro: Qual o sentido da vida? Por que existimos? Vale à pena fazer o que é correto? O que é correto? Quem é bom e quem não é?
Essas aí são as questões que vão sendo analisadas, dentro da política, do trabalho, da família, dos prazeres e da religião.

Atualmente é meu livro preferido! Leiam!

"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira." (Liev Tolstoi - Anna Karienina)

Beatriz Gaudio 18/02/2024

Um novelão... de altíssimo nível
Livro excelente. Trata-se de um retrato da Rússia de sua época.  Os Servos tinham sido libertos à pouco e a Rússia tinha que se adaptar à nova realidade. O autor traça vários paralelos: Entre Petersburgo X Moscou,  Cidade X Campo e entre os vários casais formados durante a trama.

eunbin 14/02/2024

Paixão não é amor
Amor e paixão nunca serão a mesma
coisa. Prefiro ser amada pelo resto
da minha vida a ser alvo da paixão
avassaladora e momentânea de alguém.
Quero amar, não necessariamente quero
ser apaixonada.

Amanda Ayres 13/02/2024

Genial!
?Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.
Tudo era confusão na casa dos Oblónski.?
Assim começa um livro que é considerado por muitos o melhor romance já escrito.
Durante aproximadamente 800 páginas, Tolstói nos conduz em uma narrativa brilhantemente verdadeira. Ele nos apresenta personagens ?excessivamente humanos? onde não existe nenhum personagem que se classifique como excepcionalmente perfeito.
A história gira em torno de dois personagens principais, Anna Kariênina e Liévin, e seus respectivos laços afetivos.
O pontapé inicial da história é a confusão na casa da família Oblónski. Após trair a sua esposa Dolly com a governanta de sua casa, Stiepan Oblónski opta como forma de salvar o seu casamento pedir como obséquio que sua irmã Anna venha visitar Dolly e convença ela a continuar a ser sua esposa. Ao chegar de trem, Anna conhece Vrónski que veio buscar a sua mãe que dividia o vagão com Anna.
Ao chegar na estação, o trem atropelou um senhor. Isso meche muito com Anna Kariênina, que diz sentir que isso era um ?mau presságio?.
Antes disso Liévin havia comunicado a Stiepan que ele haveria de pedia a mão de Kitty (irmã de Dolly).
E a partir desses dois conflitos iniciais se desenvolve essa história que marcou a minha vida, e me fez perceber e olhar o mundo com outros olhos.

francezju 12/02/2024

Esse livro me lembrou uma novela: tem a protagonista, Anna, mas também tem as cenas e os núcleos dos outros personagens. ele é, inclusive, um livro super detalhado em relação a tudo: descrição do ambiente, do cenário político, dos sentimentos dos personagens, da sociedade, etc.

ele é dividido em 8 partes, mas por mim poderia muito bem ter acabado na parte 7. o último capítulo dessa parte seria o final ideal, na minha opinião. as páginas restantes eu li só para terminar o livro mesmo, mas já não tinha nenhum interesse. para quem gosta de fofoca, drama familiar e tem paciência pra ler um livro com mais de 800 páginas, esse é um prato cheio.

e um adendo: todos os personagens homens dessa história são detestáveis, cada um do seu jeitinho.

Tuturu 08/02/2024

"Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz."

É impressionante como o Tosltoi consegue construir personagens tão humanos e apresentar as diversas perspectivas deles na obra. O final desse livro é tão trágico e angustiante; virou meu favorito ?