Анна Каренина (Anna Karenina)

Анна Каренина (Anna Karenina) Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Ana Paula Carretiero 26/12/2023

Hipocrisia, fé e dualidades
Apesar do nome do livro, o personagem que cativa, que cresce e que nos encanta em toda a história é Liev (Alter ego do autor Tolstói).

Livro super bem escrito, com esplêndidas narrações que revelam a hipocrisia das atitudes humanas e a descoberta, por parte de um dos personagens principais, de que a fé vai além da filosofia e da religião.

Tolstói trabalha neste romance várias dualidades:

Vida no campo X vida na cidade
Adultério X fidelidade
Caráter X falta de caráter
Amor carnal X Amor puro (amor x paixão)
Traição do homem X traição da mulher
Moscou X São Petersburgo (grandes cidades russas)
Alta sociedade X baixa sociedade (vida dos mujiques)
Família dos Karienin X Família do Liev
Fé X razão

Sofia136 17/12/2023

Uma bomba
Um dos poucos livros onde meu ódio por quase todos os personagens principais foi estupidamente notório. Falo sério não me apeguei a quase nenhum deles, fui ler porque me apaixonei pela a Anna e pelo o Vronsky dos filmes e de fato eu ainda sim (por puro mau caratismo) tive uma centelha de afeição ainda maior que os outros. Mas não entenda como um livro ruim, as descrições são claras, os sentimentos, as dúvidas, as ânsias, tudo parece tão verdadeiro, tão fácil de ver, odeio os personagens porque eles são humanos na sua forma mais humana e falha, mas a história eu amo, é cativante e te deixa curioso para saber o que o frouxo do marido de Anna vai fazer, como Anna lida com sua paixão, o pequenino filho dela que provavelmente foi o único que gostei. Como esperado de um livro renomado, só um autor de grande porte pode fazer você odiar os personagens dele, mas amar a história, um dos meus livros favoritos e apesar de odiar quase todos eles, acabei no fim gostando de ver toda a trama que se envolveram, um bom livro cheio de reviravoltas, pra quem gosta de escândalos e fofocas este é o ideal.

Servinoreads 17/12/2023

Anna
?Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira?

No epicentro dessa obra-prima está a protagonista titular, Anna, cuja jornada tumultuada é uma exploração abundante das fronteiras do amor, do desejo e das consequências sociais. Sua busca pela felicidade em um mundo rigidamente estruturado lança luz sobre os vínculos da moralidade e das convenções sociais, desafiando-nos a questionar nossas próprias noções de certo e errado.

Ao traçar paralelos com personagens secundários, Tolstói tece uma tapeçaria complexa de vidas entrelaçadas, onde a figura central de Anna contrasta de maneira marcante com Konstantin Levin. Enquanto Anna é consumida por dilemas morais e relacionamentos proibidos na alta sociedade russa, Levin representa a busca mais profunda pela verdade e significado, distanciando-se das convenções sociais para encontrar conveniências na simplicidade da vida rural. A trajetória de Levin, enraizada na introspecção e na conexão com a terra, oferece uma exploração mais ampla das questões existenciais, proporcionando um contraponto sutil e poderoso à narrativa de Anna. Assim, Tolstói não apenas narra uma história, mas utiliza esses personagens como veículos para examinar as dualidades fundamentais da condição humana, transformando "Anna Karenina" em uma obra atemporal que nos mostra muito sobre as complexidades universais do amor, moralidade e busca interior.

A prosa magistral de Tolstói não é apenas um meio de contar uma história, mas uma ferramenta para explorar a alma. Cada frase nos leva a mergulhar nas complexidades de nossos próprios sentimentos e relacionamentos. Os cenários exuberantes da Rússia imperial não são apenas pano de fundo, mas se tornam personagens por si só, refletindo os estados de espírito e as transformações das transformações.

"Ana Karenina" não é apenas uma narrativa; é uma experiência de imersão, uma jornada que se estende para a vida cotidiana do leitor. Tolstói nos desafia a confrontar nossas próprias paixões e escolhas morais, transformando essa obra em um espelho que reflete a complexidade da nossa própria existência .

Renata Tomaz 13/12/2023

"Anna Karenina," escrito por Liev Tolstoy, é uma obra-prima da literatura russa que explora temas como amor, moralidade e sociedade. A trama intricada segue a vida de Anna, uma mulher da alta sociedade, enquanto ela enfrenta dilemas morais e consequências devastadoras de suas escolhas. Tolstoy tece uma narrativa rica, oferecendo uma profunda reflexão sobre a natureza humana e as complexidades das relações interpessoais na sociedade do século XIX na Rússia.

dudapisano 08/12/2023

Novelão
Que experiência fantástica foi essa leitura, acompanhei como se fossem capítulos de uma novela, onde é travado romance, filosofia (muita) política, reviravoltas e uma narração digna de um dos maiores nomes Russos - Liev Tolstoi.

Um livro que te faz pensar na vida e na morte, abordando temas da época (e que são tão atuais!)

Obrigada ao personagem Lievin, que me fez ter vontade de ler até o final, acredito que um livro bom é aquele que você lembra em situações cotidianas, e a maioria de suas cenas passaram na minha mente durante esse mês de novembro e tenho certeza que carregarei por tantos anos na memória.

Miss V 04/12/2023

Com certeza, um dos livros mais complicados que eu já li. Não pela escrita, que é até bastante simples, mas pela total antipatia e até aversão que senti pelos personagens secundários. Como o autor passa a maior parte da livro desenvolvendo essas tramas paralelas, me vi forçada a pular várias partes, o que para mim é quase um crime. Mas o que mais eu poderia fazer? A vida é muito curta para ler mais de 800 páginas de algo que eu não curti.
Sim, eu sei. Esse livro não deve ser encarado como uma história de amor, e sim um retrato social da época. Aliás, esse constitui outro problema: por ser um livro escrito no século XIX, é difícil simpatizar com ideias tão retrógradas. Tipo, eu queria revirar os olhos toda vez em que se falava da benevolência de Alexei Alexandrovich, um dos personagens mais odiosos e chatos de todos os tempos.
Apesar disso, é um excelente retratado da hipocrisia, inveja e machismo que reinam até hoje.
Incrível como em pleno século XXI as pessoas ainda vêm a Anna como a culpada, a vilã. Assim como Madame Bovary, Anna é a vítima. Vivendo em uma sociedade patriarcal e machista, onde a mulher é vista como um ser inferior, um objeto, uma propriedade, sem direito à liberdade. "Ah, mas ela é adultera" Assim como os homens da época. A diferença é que, para os homens não havia qualquer consequência. Ao contrário, era visto como algo natural, quase um direito. Anna foi feita prisioneira, desde menina, a um casamento sem amor com um homem com idade para ser seu pai. Quando finalmente encontrou o amor, os hipócritas invejosos da sociedade fizeram da vida dela um inferno. Ao contrário do restante da sociedade, Anna e Vronsky ousaram viver seu amor sem mentiras, sem dissimulações, e foram punidos por isso.

Serpassan 03/12/2023

A vida é uma ilusão.
O livro em si é um minucioso desvendar dos sentimentos dos personagens que vão e vem em sequência ininterrupta... Até o final do do livro.

Angela400 24/11/2023

Um novelão
A gente se envolve, cria intimidade com os personagens. Tolstoi arrasa nas caracterizações dos personagens. Gente como a gente. Muitas reflexões interessantes. Amei. Livrão.... Ressaca gigante depois que acaba...

@eu_rafaelfa 20/11/2023

Indispensável
Sem palavras. Esse livro me arrebatou de uma maneira que eu nunca pude imaginar. Personagens tão fascinantes envoltos em complicações tão casuais... E mesmo assim tão aflitivas!
Entramos não só nos pensamentos de cada um, como também podemos sentir o que sentem. E ainda assim, como que uma folha que ganha a direção do vento que a sopra, está fadada a repousar sobre a terra.
No fim, "de repente, todos viramos canoa" ?. Só quem ler entenderá.

Neila Porto 15/11/2023

Recomendo!
"Anna Karenina" de Leo Tolstoy é um romance clássico que mergulha nas complexidades do amor, da sociedade e da condição humana. Tolstoy cria personagens vívidos e cativantes, explorando suas paixões, desejos e conflitos internos. Com uma narrativa rica e detalhada, o autor nos transporta para a Rússia do século XIX, oferecendo uma visão profunda sobre os valores culturais e as relações interpessoais da época. "Anna Karenina" é uma obra atemporal que continua a encantar os leitores com sua profundidade psicológica e sua reflexão sobre as escolhas que fazemos em busca da felicidade.

Wagner254 04/11/2023

Clássico é clássico
CONFESSO, NÃO ME ENCANTEI LOGO DE INÍCIO, MAS CONFORME FUI LENDO, ACABEI ME APAIXONANDO COMPLETAMENTE POR ESTE MONUMENTO LITERÁRIO.

PERSONAGENS COMPLEXOS E CHEIOS DE PECULIARIDADES, CONVERSAS FILOSÓFICAS REQUINTADAS, RIQUEZA EM DETALHES DA POLÍTICA E SOCIEDADE RUSSA DO SÉCULO XIX (TUDO ISSO, NA MEDIDA CERTA, SEM NOS CAUSAR NÁUSEAS).

O QUE POSSO DIZER? CLÁSSICO É CLÁSSICO....

Caio.Silas 04/11/2023

A maior obra sobre uma paixão já escrita
Lembro-me da primeira vez que li Anna Karênina. Passava por dias turbulentos e procurava qualquer coisa para ler. Abandonei-a pouco além das 50 páginas e teria feito o mesmo com qualquer livro. Mesmo assim e nessas poucas folhas, ao menos uma vez fui arrebatado e senti estar na própria Russia czarista.

Quando fiquei em paz e finalmente voltei a lê-la, fi-lo numa rapidez à qual não lembro de jamais ter tido em um livro dessa extensão, a não ser no IT de Stephen King, uma obra de linguagem e enredo juvenil, fácil de ler.

Tolstoi é simples de ler, ainda assim não há escritor em toda Rússia que se compare a ele em seu virtuosismo e sensibilidade. Não se trata de gostos pessoais ou opiniões, qualquer que conheça a literatura russa saberá que de todos Tolstoi é o maior. Eu que prefiro Gógol não tenho dúvidas disso.

Liviacozy 03/11/2023

Ninguém se salva
Anna Karenina é um livro que me fez odiar/amar todos os personagens. A Anna é uma egoísta e dramática, o Karenin é um chato que não perdoa a esposa, o Vronsky é um galinha que não assume a responsabilidade, o Levin é um nerd que fica filosofando sobre a vida (um coitado, não tenho nem o que falar sobre ele), a Kitty é uma sonsa que fica esperando o príncipe encantado, o Oblonsky é um safado que trai a mulher, a Dolly é uma trouxa que aceita as traições do marido?

Não tem ninguém que se salve nessa história. E justamente por isso que eu ADOREI, Eu acho que eles são complexos e humanos, e que têm suas qualidades e defeitos. Eu acho que os personagens representaram diferentes aspectos da sociedade russa do século XIX, e que enfrentaram dilemas morais e existenciais complicados. Eu acho que eles merecem compreensão e empatia, mesmo que cometam erros e façam uma chuva enorme num copinho de café.

5/5 ??

Renata_ Pandora 03/11/2023

Anna Kariênina é cheio de emoções, tradições, paixão, amor e traições. Um turbilhão de emoções e muito bem escrito. Um começo chato, mas uma história incrível ?