Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

wlp 26/06/2020

amei. o livro é longo, mas sinceramente? foi uma leitura mais do que proveitosa.

Hugo 19/03/2023

Eu realmente não tinha pretensão de ler esse livro e com o passar das páginas senti que ele é quem estava me lendo. Tolstói nos arrasta como em uma dança, uma valsa.
Os nomes foram uma dificuldade. fala sobre vários temas tão eternos como relação cidadão e estado e política, sobre trabalho e governo, nascimento e morte. Nem sempre a Ana esteve em meu coração, mas isso realmente não me atrapalhou nenhum pouco. É um clássico com jeitão de clássico.

Aline221 20/03/2023

Bem escrito
Sem duvidas nenhuma, é um dos livros mais bem escritos que ja li, envolvente, mas no geral bem triste, eu tive uns momentos de revolta durante a leitura com algumas atitudes dos personagens, não é um favorito da vida, mas um livro para ser lido com certeza

Jéssica Libranumo 19/04/2023

?Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz?, escreve Liev Tolstói no romance que Fiódor Dostoiévski definiu como ?impecável?. Publicado originalmente em forma de fascículos entre 1875 e 1877, antes de finalmente ganhar corpo de livro em 1877, Anna Kariênina continua a causar espanto. Como pode uma obra de arte se parecer tanto com a vida? Com absoluta maestria, Tolstói conduz o leitor por um salão repleto de música, perfumes, vestidos de renda, num ambiente de imagens vívidas e quase palpáveis que têm como pano de fundo a Rússia czarista. Nessa galeria de personagens excessivamente humanos, ninguém está inteiramente a salvo de julgamento: não há heróis, tampouco fracassados, e sim pessoas complexas, ambíguas, que não se restringem a fórmulas prontas. Religião, família, política e classe social são postas à prova no trágico percurso traçado por uma aristocrata casada que, ao se envolver em um caso extraconjugal, experimenta as virtudes e as agruras de um amor profundamente conflituoso, ?feito de sombra e de luz?.

Vinder 21/04/2023

Clássico é clássico! Fenomenal! A forma como Tolstoi escreve, a capacidade de descrever os personagens, as situações, os sentimentos? de uma realidade e envolvimento?

mariml 16/09/2020

Considerado até hoje como "o maior romance já escrito" pela revista Time (2007), Anna Kariênina é um excelente romance que abordará questões sobre a natureza humana, a alta sociedade russa e o matrimônio, com todas as suas nuances.
Originalmente quotado para se chamar "Dois Casamentos" pelo seu autor, a história pode fazer um paralelo entre os dois relacionamentos que envolvem Anna: com Alexei Alexandrovich, esposo perante a lei, e o Conte Vrónsky, amante. Além disso, há a comparação explícita entre os tipos de amor: o de Anna e Vrónsky, carnal; e o de Liévin e Kitty, totalmente idealizado.
Há, ainda, o contexto da religião que se perpetua por toda a obra, criando não só questionamentos no âmbito do matrimônio como também da própria existência humana, como pode ser observado por meio dos personagens Anna e Liévin (ao qual este último, seria uma clara representação do próprio Tolstói na obra, enquanto Anna, seria totalmente o oposto de seus pensamentos e crenças).
Mesmo sendo uma obra muito extensa, o que pode assustar e até afastar alguns leitores, Anna Kariênina é um romance incrível, muito bem escrito, e que não irá o decepcionar. Sua leitura é rápida e desenvolta, e as comparações entre as personagens, situações e matrimônios, embora inicialmente não tão óbvias, são interessantíssimas.

Princesa_enrolada 28/07/2023

Impossível não se viciar
Por mais sem sentido que alguns elementos da história possam se mostrar depois que terminamos a leitura, não há como se desvencilhar do feitiço lançado por Tolstói nesse enredo. Primeiro livro que li do autor e posso garantir que foi uma escolha muito acertada. Não houve um momento nessa historia que senti que não havia o que ser dito. Não houve nenhuma página apenas para ?encompridar? a história. Essa talvez seja a melhor leitura que farei esse ano e já espero ansiosa pelo momento em que farei uma releitura dessa excelente obra.
Léo 30/07/2023minha estante
Tolstói é 10. Ivan Ilitch e Felicidade Conjugal estão entre minhas novelas favoritas.

Danilo Parente 20/09/2020

Espetacular
Tolstoi apresenta diversos personagens completos e alguns com bastante carisma.
O livro faz você viver na Rússia na época czarismo e traz pontos como política, religião, sociedade, família e entre outros.
Achei Anna uma personagem complexa e maravilhosa (até certo ponto) e o outro protagonista que é o Lieven também tem seus altos e baixos na história, o que torna esses personagens e outros como pessoas que estão ao alcance da nossa realidade.

Vale muito a pena a leitura

daniel25tomaz 26/09/2020

Excepcional
Não tem como resumir em poucas palavras o quanto gostei dessa obra gigante (em tamanho e em qualidade).
Um belo dia vendo minha lista de ebooks russos vi Anna Karênina e por algum motivo, não explicado racionalmente, resolvi embarcar na história. A cada capítulo gostava mais e mais, fiquei imerso na história.
Gostei mais do núcleo do Levine (Lievin, o nome varia com a tradução), mas tudo é ótimo.
Qualquer oportunidade indico esse "novelão" russo para ser lido. Sei q o tamanho da obra assusta, mas é tão gostoso que nem sentimos.

@bibliotecagrimoria 09/04/2022

Apesar do nome, outros personagens acabam roubando a cena e se tornando mais interessantes (Liovin, por exemplo).
Num todo, o livro é uma análise detalhada da sociedade russa oitocentista vista a partir do núcleo familiar.

Rita 31/08/2022

É uma pena. Mas não consegui me apegar a nenhum personagem ou história desse livro.

É bem escrito, afinal é Tolstoi, tem cenas interessantes e até falas e reflexões atraentes; mas a leitura não me rendeu nenhum apego, simpatia, raiva, nada.

Foi o primeiro livro dele que estava tão desapegada que nem me lembrava direito dos personagens. Exemplo: no começo da parte VIII quando um personagem específico assume a narrativa, eu fiquei muito tempo lendo sem saber quem ele era.

Se me perguntarem se indico, direi apenas: leia outros livros.

Talvez tenha sido meu momento, mas realmente, não foi uma leitura que aproveitei.

A edição física da Martin Claret é bonita, mas prefiro a tradução de outra edição que li que foi da Companhiadas Letras (fiquei dividindo a leitura em duas edições, física e digital, de editoras diferentes). Rubens Figueiredo arrasa, as traduções dele de Tolstoi me conquistaram totalmente!

VerAnica.Cardoso 01/10/2020

Que romance! Denso e real, parece que podemos tocar nos personagens, tamanho é o seu realismo. Me transportei para aquelas casas e vivi com as personagens as agruras e as alegrias de viver naquela sociedade, senti o peso das escolhas de vida de homens e mulheres e me deliciem com a trajetória e evolução de alguns personagens. Quanto a protagonista que da título ao livro, simplesmente uma mulher linda, inteligente e marcante!

Bruno 20/10/2020

Leitura indispensável
Não havia planejado a leitura, mas acabei não resistindo aos primeiros capítulos. Apesar do número de páginas, a leitura fluida se torna também rápida e nada cansativa.
Havia recebido um spoiler do livro (um baita spoiler de um dos personagens principais), mas não deixei de me emocionar quando cheguei nessa parte.
Personagens super bem construídos que a gente ama num momento, odeia no outro, com camadas.
Apesar de ter achado a última parte um tanto cansativa e ter sentido falta de mais detalhes sobre o que aconteceu na parte sete, a obra, no geral, é indispensável.

Nernwie 21/01/2022

u d m l q e l n a
(sobre o título: entendedores entenderam)
Existem livros que dividem nossa vida de leitores, e Anna Karenina é um desses.
Como não pretendo colocar spoilers na resenha, irei me abster de alguns pontos que EU QUERIA muito discutir, mas estragaria de verdade a leitura de quem pretende começar.
Começo ressaltando que Anna não é a protagonista, ela é UMA das protagonistas da história, e diferente do que eu li em muitas resenhas, não fui com a cara dela logo pelo começo, achei Anna uma protagonista mimada e supérflua, não complexa. Em várias partes eu não aguentava mais ler sobre as situações que ela criava, a mulher me irritou de um jeito. Mas enfim, opinião pessoal.
O meu personagem favorito foi, com certeza, Liéven. Meus capítulos favoritos tinham ele como narrador e, meu deus, como eu amei acompanhar o psicológico dele (identificação com o personagem, talvez). E também amei o amor puro dele.
Tem muitos outros personagens pra citar, mas eu não aguentaria, seria spoiler na certa, então? vou colocar aqui a descrição de cada um, sem identificar: banana, indecisa, maldito, coitada, [*****] e estrelinha.
Recomendo muito o livro para todos, não deixe de tentar a leitura só pelo autor? eu juro que parece aquelas novelas dramáticas que fuxica a vida de cada família, tendo direito a todo tipo de problema.

Ps: a referência da última cena da penúltima parte >>> o fim as vezes é o começo?
Gabriela3115 21/01/2022minha estante
Ok, me convenceu a ler

Nicolle 22/01/2022minha estante
o que achou da tradução/linguagem do livro? foi difícil ou fluido?