O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

leiladavitoria 07/05/2024

O conto da Aia
Já tinha ouvido falar em "O conto da Aia", mas não imaginei que o livro fosse assim, uma distopia. É angustiante, ainda mais sendo relatos tão profundos e sinceros da protagonista. Me deu um nó no estômago em diversos momentos. Apesar de ser uma distopia, podemos fazer um link com vários acontecimentos da nossa sociedade. Fiquei chocada com o final em aberto, queria muito saber o que aconteceu.
Derek8 10/05/2024minha estante
Tem continuação, chamado os testamentos

Emilly_Ss 07/05/2024

-"Um rato num labirinto está livre para ir a qualquer lugar, desde que permaneça dentro do labirinto."

-Margaret Atwood

Raphaela.Bonaretti 06/05/2024

Sufocante
Uma distopia que me despertou uma imensa sensação de impotência e asfixia.
Uma crítica que evidencia diversas falhas na nossa estrutura social atual.
Mas mais que isso, ele sufoca por meio da opressão sofrida e praticada por praticamente todos os personagens.
Como pode oprimido também oprimir? E o quanto isso é comum na nossa sociedade de hoje?
Quando separaram as mulheres em classes elas passaram a uma posição de "rivais", mas todas são oprimidas de uma forma ou de outra, todas sofrem com a perda dos direitos e da liberdade em diversos níveis, mas ainda assim, o sistema faz com que elas olhem com desprezo e ódio umas para as outras ao invés de concentrar a fúria nos próprios opressores.
A escrita é boa, as partes mais lentas reforçam ainda mais essa latente sensação de impotência, de não ter nada mais o que fazer a não ser esperar e seguir as regras.
Por fim, como boa curiosa que sou, o desfecho acabou comigo!

Thays 04/05/2024

Parece que estivemos tão perto disso
Um massacre de livro, que mostra como o machismo, a política e o fanatismo, quando se juntam, destroem a civilização.
Alguns relatos do livro parecem tão conhecidos...
A sensação é de extremo medo.

Mas o que aconteceu com Offred?
E sua filha?
E Nick?
E Luke?

Maria.OthAvia 03/05/2024

Diferente
Eu só peguei pra ler sem ver nada sobre o livro e me surpreendeu, porém a história não me prendeu muito. Achei interessante e tals, mas não é o tipo de livro q eu gosto

cecAlia 02/05/2024

Já comecei a ler sabendo que ia se tornar um dos meu livros favoritos, a narrativa da Offred é perfeita e cheia de sentimento, e gosto como ela faz com que as histórias dela sejam em partes, causando muito suspense pra os próximos capítulos.
Eu fiquei muito impressionada com a causa do regime totalitário que o EUA se tornou, uma causa que é extremamente possível de acontecer no nosso futuro.
Também gosto de como o livro não diz qual o lado "certo" por mais que traga muito sofrimento para as aias, elas sabem o que estão fazendo, por causa do que o mundo se tornou. Gosto de como isso fica em aberto, mas do mesmo jeito, a narradora faz com que tenhamos empatia por elas e por outros personagens que mostram seus lados humanos, mesmo dentro das leis do regime.
Livro perfeito, estou ansiosa pra ler o segundo!!

Gabi 02/05/2024

O conto da aia
O conto da Aia
??????

A leitura desse livro foi tão massante que eu demorei mais de uma semana para sentir vontade de escrever uma resenha.
Vamo ser sinceros, é horrível, e o final é muito vago, por mais que carregue uma crítica social muito grande, a capa não faz sentido, a sinopse não fas sentidos, as opiniões não fazem sentidos.
O que acontece com ela no final?
As coisas voltam ao normal?
Porque aquela cobra na capa?
O que aconteceu com o marido dela?
E a filha dela?
Acho que eu preferia mil vezes ler sobre a tortura do esposo dela, ou ver a morte dela, ou entt ler sobre ela desafiando de verdade as coisas e fazendo história, a ler esses pequenos relatos fracos que não servem de nada.
O livro é horrível, e não entendo porque seria uma obra de vestibular sendo que nada aconteceu de verdade.

wesley silva 30/04/2024

Religião e o Patriarcado
Não e um livro que te prende por ser imersivo o por ser prazeroso e creio que não e a ideia aqui. Porem eu senti falta de acontecimentos até mais da metade do livro,muitas vezes eu ficava perdido entre as 3 linhas do tempo e a falta de profundidade nos demais personagens também faz falta porem e justificada quando se percebe que na vdd e um diário e apresentar a visao dela sobre esse mundo e como ela está em um mix de emoções confusa e solitaria. E uma valiosa leitura que te poe para refletir sobre questões como de uso da religião como reafirmação do patriarcado e como suas regras so valem para alguns e ao fato de apesar de ser uma distopia e muito palpável e em uma certa escala ja acontece nos países autodeclarados estado islâmico por exemplo.

Marcos Hübner 30/04/2024

Desconfortável
Não é uma leitura prazeirosa. E imagino que nem seja feito para ser. A verdade é que sua narrativa em primeira pessoa faz sentirmos o sentimento de angústia que a narradora personagem sente ao longo da trama. Sua confusão mental onde havia conflito constante entre passado e presente, desejo e disciplina, trazidos em uma escrita pessoal e tocante. Alguns pontos, no entanto, há uma compreensão prejudicada e a leitura não é tão imersiva. Senti falta de uma profundidade maior dos personagem e de uma sucessão maior de acontecimentos no tempo presente principalmente na primeira metade do livro. Enfim, uma clássica distopia com os dois capítulos finais muito bons, válida leitura.

Guilherme.Vinicius 30/04/2024

O Conto da Aia
Acho que (Quase) todo mundo conhece a trama, afinal o livro foi lançado a décadas e tem uma série mega famosa, mas esse foi o meu primeiro contato com a Margaret Artwood. Ele representa um futuro distópico onde a nação de Gilead surgiu após um golpe militar nos EUA, levando a uma teocracia que acaba por dividir as mulheres em "castas" de acordo com sua função na sociedade, sendo a protagonista uma aia - Por diversos fatores, a esterilidade cresceu no período em que o livro se passa, e várias mulheres acabam contratando outras para gerarem uma prole para seus maridos. O livro não é sutil no quesito de querer discutir uma realidade onde os direitos femininos modernos seriam revogados, levando a um retorno à religiosidade fervorosa. Não vou comentar especificidades, mas achei que para o que se propõe, a construção de mundo e personagens é primorosa e merece o seu destaque como um clássico moderno, ainda que seja uma leitura bem desconfortável em vários pontos. Senti ansiedade, desgosto, nojo, raiva, frustração e todo um leque de emoções negativas junto da protagonista, que é exposta de forma maravilhosa, pois a escrita aqui é de alto nível. Nada a criticar, recomendaria pra qualquer um (Mas avisando dos possíveis gatilhos quanto a estupro, execuções, automutilação, aborto e temas similares);

Geovanna.Cookie 30/04/2024

Um estudo do papel da mulher na sociedade
Por mais que seja uma ficção, O Conto da Aia trás muitos elementos reais em sua narrativa o que foi feito propositadamente pela autora.

É assustador. Principalmente por que sabemos que existe a possibilidade de acontecer na vida real, qualquer instabilidade política pode resultar na perda de direitos da mulher (Um exemplo atual é a revolução do acesso ao aborto seguro nos Estados Unidos).

Outro aspecto perturbador da narrativa é a mentalidade adotada pelas pessoas, tanto as oprimidas quanto as opressoras.

Por fim, gostei muito do final. Esperançoso apesar de incerto, um final feliz seria contraditório com o que tinhamos visto até então.

ingred 28/04/2024

Assustador
Durante toda a leitura eu só conseguia ficar assustada com o tanto que os pensamentos por trás das ações e comportamentos que a gente considera horríveis nessa ditadura, são semelhantes aos que vemos na nossa sociedade hoje em dia. o livro tem muitas partes com bastante descrição mas nada que atrapalhe a leitura e faz sentido também, já que ele é como uma gravação que a offred conta sua vida e seu dia a dia. enfim, esse livro é incrível e um alerta de como realmente nossos direitos, os direitos das mulheres, são ainda tão frágeis, já que quando o poder está nas mãos de pessoas filhas da puta são uns dos primeiros a serem revogados. recomendo muito a leitura!!