O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Suzana203 07/03/2024

Ainda bem que tem a série, eu ficaria extremamente agoniada só lendo esse final, sem saber o que rolou com a June
Talvez se eu tivesse lendo o livro sem ter assistido a série antes eu não teria gostado tanto, muita coisa não é explicada e gera uma certa confusão, então já ter uma visão daquilo e de como funcionava facilitou muito a leitura.

distópica 07/03/2024

Melhor nunca significa melhor para todos
Em uma ditadura religiosa instaurada por uma facção católica após o assassinato do presidente dos Estados Unidos, Offred é uma das poucas mulheres férteis que sobraram. Em uma sociedade assolada pelas catástrofes ambientais, essas mulheres foram selecionadas e submetidas a condições de "Aias" cujo único objetivo é reprodução.
A história é narrada por Offred (ou June?), que nos apresenta Gilead, a atual república patriarcal, onde os homens são detentores de todo conhecimento e educação e as mulheres só possuem um objetivo: obedecer e reproduzir. O objetivo é manter a sociedade fortalecida, crescendo as taxas de natalidade que foi fortemente afetada pela radiação causada pelos danos ao meio ambiente. Para isso se faz necessário a submissão das mulheres por um bem maior e melhor para todos, que sempre significa "pior para alguns".
Estamos dentro da mente de Offred, frequentemente somos transportados do presente para o passado, para as memórias da aia, que aos poucos nos explica como chegou ali.
Uma jornada que permeia a angústia, revolta e pequenos momentos de lucidez. Uma leitura prazerosa, muito bem escrita e ouso dizer, um presságio.

Manu 06/03/2024

Impactante
Acho que é, sem dúvidas, um livro que toda mulher deveria ler. A possibilidade de um dia chegarmos a esse nível de retrocesso social se torna um receio com essa narrativa. Não deixa nada leve, é crua e com detalhes bem delineados de uma sociedade extremamente patriarcal, mas com toques de matriarcado. A releitura deste clássico contemporâneo não cansa de impactar. É certamente um dos meus favoritos da vida!

Cissa 06/03/2024

Que livro bom, tipo bom mesmo. Passei o livro intero preucupada, indignada e chocada e adorei. Um libro com super reflexões sobre feminismo, machismo, extremismos,religião, entre outros. Um das minhas reflexões favoritas está no final na "análise histórica" que vemos como muito é apagado e pensamos no passado que não conhecemos realmente.
O motivo que eu não dei 5 estrelas foi a estrutura do livro, que é narrado indo e voltando pro passado, presente, pensamento, e me deixa louquinha, mas esse é um problema meu mesmo, pq a autora é genial e queria um livro que relatasse algo como os pensamentos realmente fluem em nossas cabeças, mas mesmo assim fiquei incomodada.
Fora isso, eu totalmente recomendo a leitura desse livro.

vitoriareic 05/03/2024

não sei bem o que falar sobre esse livro, é com certeza muito bem estruturado, por mais que eu esperasse outra coisa dos acontecimentos que antecederam o final (a relação dela com o nick, por exemplo). tem muita profundidade, me lembrou um pouco o livro 1984. acho a maneira como a história foi contada muito interessante, o contexto, os elementos, tudo. gostei bastante!

Prof. Angélica Zanin 04/03/2024

Não deixe que esses bastardos te reduzam as cinzas
Li e demorei muito, minha filha me emprestou. Amei, mas sofri. Em uma sociedade distópica, mulheres jovens são incubadoras e toda liberdade é serceada. Os comandantes são os próprios, ou seja, no comando, suas esposas estéreis poupadas por um bem maior. Filhos, maridos, amores, afastados pra sempre. E políticas e jogos de poder determinam quem é quem. Homossexuais, mulheres "levianas" e quem não se curva às normas é enforcado. Qualquer semelhança é mera coincidência, afinal, esse mundo distópico anda bem perto de nós.

Lurene 04/03/2024

Impactante
Que livro!!! Que escrita!!!
Um alerta para muitas coisas que vivemos!
Trata-se de uma distopia, mas vale muito a reflexão sobre as relações de poder, sobre as interferências de religião e Estado; sobre as relações patriarcais.

lara 03/03/2024

O conto da aia
Eu vi a serie antes de ler o livro, mas o livro parece ser mais cruel. mais dificil de ler.
sem palavras.

mah :) 03/03/2024

Essa é o tipo de livro que quando você termina de ler, precisa tirar uns dias pra assimilar toda a história e conseguir falar sobre ele da maneira correta. são tantos sentimentos e emoções diferentes durante a leitura que quando mais você vai absorvendo a história, mais ela toma uma partezinha de você.

neste livro encontramos uma distopia totalitária e extremamente religiosa, onde a maioria da população feminina se tornou infértil e as que ainda podem gerar, se consideradas "traidoras" da fé e dos bons costumes, se tornam Aias. e eu acho que é exatamente por isso que ele atinge pontos tão profundos e é tão marcante, porque apesar de ser algo fictício, as críticas sociais não estão tão longe assim da nossa sociedade e seus costumes.

a escritora soube ser certeira em cada página, mesmo naquelas que não parecia estar acontecendo nada de relevante. e ela soube também passar cada sentimento da protagonista para nós, de uma maneira que, enquanto estava lendo, era possível sentir todo desespero, angústia e medos da Offred.

esse livro é MUITO necessário e eu recomendaria a leitura dele para todas as pessoas possíveis, ainda que não seja algo fácil de ler e que pode sim dar alguns gatilhos, acho que é importante ter esse tipo de leitura. enfim, primeiro favoritado do ano.

VitAria540 02/03/2024

Pen is envy
Fiquei com ódio no final achando que me entregariam respostas sobre tudo desse regime opressor e o paradeiro da Offred só que foi um final aberto que deixa para a gente interpretar e refletir.

Achei tudo muito real e assustador e senti que essa distopia poderia facilmente acontecer na nossa sociedade.