Arquipélago Gulag

Aleksandr Soljenítsin

Resenhas - Arquipélago Gulag

1 | 2 | 3 | 4

Will 16/11/2022

A voz de milhões de vozes caladas.
Arquipelago Gulag é uma obra gigantesca, que apresenta detalhadamente o aparato soviético, desde o sistema aterrorizante de espionagem e incentivo a delação de todos considerados contrários, nocivos ou incômodos ao regime até aqueles que foram presos, torturados e mortos nas prisões soviéticas. Um livro muito forte, extremamente completo e assustadoramente real, já que escrito por um preso nos gulags, que unificou inúmeros relatos e números da época, criando uma experiência mista de autobiografia e registro histórico marcante.
Ótimo livro, excelente para reflexões sobre o perigo do autoritarismo e da crença numa verdade absoluta. O perigo de regimes ditatoriais transcende o viés ideológico: ele sempre será sobre a importância da liberdade e respeito a todos ficando em segundo plano para que o poder de poucos seja perpetuado com o uso da força e com um grande rio de sangue. Recomendo a leitura.

Miguel 22/10/2022

A Verdade contada por quem esteve lá
Escrever os horrores vividos no cárcere ou nos campos de trabalho da URSS stalinista era perigoso. Mais perigoso ainda era escrever sobre isso estando preso. Para compor este relato Soljenítsyn se valeu da ferramenta mais preciosa da humanidade: A memória.

Lembrar o passado para não repetir os mesmos erros. É uma ideia mais do que conhecida. Aprendemos na escola sobre os horrores cometidos pelos nazistas, mas não temos conhecimento dos crimes cometidos por outras ideologias ao longo do
século XX. Para muita gente no ocidente este foi o primeiro contato com a verdade por trás da fachada de prosperidade e união do governo bolchevique.

Soljenítsyn nos conduz por tantos horrores com maestria. Acompanhamos suas reflexões, sua denúncia e histórias de outras vítimas do gulag com uma narrativa elegante, retratos crus e por vezes até uma fina ironia. Vamos receber alguns socos no estômago nessa jornada, vamos ler sobre coisas que vão impregnar nossa memória, injustiça, tortura, genocídio, fome...

Um livro essencial para conhecer o verdadeiro stalinismo. Um livro para entender o que acontece quando uma utopia é colocada em prática.

Mel 20/09/2022

Um sistema inimaginável de torturas
Este livro desperta raiva, indignação, tristeza. Soljenitsyn escreve de modo sarcástico, irônico e, ao mesmo tempo, traz reflexões e sentimentos à tona de forma espetacular. Jamais eu poderia imaginar tamanha crueldade nas ações humanas como descrito por ele a cerca dos campos de concentração russos. Leitura densa, pesada, mas muito gratificante.

Alê Guimarães 31/07/2022

O Horror
A frase de Conrad em O coração das trevas poderia ser o subtítulo dessa obra. A capacidade do ser humano de produzir a maldade é algo que ainda assusta. Tudo em nome de uma ideologia que pretende "consertar o mundo". Mas como diz o poeta, eu vejo o presente repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades. O presente repetirá sempre o passado se ele for esquecido e apagado. Quem controla o passado, controla o presente já nos dizia Orwell. Esse livro deveria ser matéria nas escolas, mas é quase umas sombra calada por aqueles que ainda sonham com esse mundo melhor.

Vincent 21/07/2022

Leitura obrigatória
Estilo de escrita agradável, de um cinismo e bom humor cativante. Pega o leitor já nas primeiras páginas. O que descreve é o inferno da realidade do sistema judicial / penal / de trabalhos forçados da URSS de Lenin e de Stalin. E tem que defenda...

Claudia.livros 28/06/2022

Perfeito!
Sem palavras para descrever a imensa honra de ter lido essa obra prima! O autor, de maneira brilhante, consegue nos brindar com a verdade nua e crua do terror soviético, misturando ironia e sarcasmo, realidade e doçura. É uma obra magistral.
"Em 1975, Soljenítsyn cria o Fundo Social Russo para Pessoas Perseguidas e suas Famílias, com o intuito de ajudar ex-prisioneiros do Gulag a se restabelecer e de estimular iniciativas culturais de russos exilados fora do país. (Todos os direitos recebidos pelo autor por Arquipélago Gulag são, até hoje, revertidos para esse fundo, administrado por sua viúva.)"

Rosangela Max 04/05/2022

Intenso e detalhista.
Este livro retrata como era viver em uma época onde a repressão atingiu o nível máximo e os soviéticos denunciavam seus compatriotas (vizinhos, colegas, amigos, familiares) na esperança de conseguir um indulto e não serem enviados para a prisão ou fuzilados pelo exército soviético, também conhecido na época como ?Terror Vermelho?. Qualquer coisa que pudesse ser considerada uma ameaça a derrubada ou enfraquecimento do poder soviético era eliminada pelo exército.
Os campos de concentração ficavam instalados em pequenas ilhas espalhadas pelo país, estas ilhas ficaram conhecidas como Arquipélago Gulag.
O trabalho do autor em contar como tudo funcionava é primoroso e detalhista. Informa desde o momento que as pessoas eram levadas como ?suspeitas? para a prisão, passando pelas fases do interrogatório, a fixação da sentença emitida por funcionários sem a mínima capacitação pra isso, até prisão em si, as condições sub humanas de torturas físicas e psicológicas, as transferências entre as prisões e o modo como eram feitas (através de trens, embarcações, caminhões e caminhadas), o trabalho forçado nos campos de concentração e a aplicação da sentença de morte para aqueles condenados a ela. Também conta como viviam os condenados ao exílio.
O que mais surpreende é que todo esse levantamento de informações foi efetuada de forma escondida, sem nenhum apoio de entidades governamentais. E mesmo passando anos preso, sem condições de fazer o registro de suas memórias, o autor conseguiu escrever anos depois apenas com o auxílio das informações guardadas em sua mente.
Recomendo a leitura.
Douglas Finger 04/05/2022minha estante
??

Ricardo 28/06/2022minha estante
Um livro de inicio que de início já nos proporciona uma excelentes reflexão sobre o quão doloroso pode ser tempos de guerra e regimes ditatoriais.

_Wesley_ 02/04/2022

Humanidade arrancada
Arquipélago Gulag é uma obra devidamente prestigiada por seus relatos impactantes e abrangentes do que foi as atrocidades deste expurgo e perseguição politica imposta na URSS. Soljenitsin de maneira debochada e irônica aborda acontecimentos marcantes, onde a humanidade é aniquilada das pessoas, que no desespero se apegam a detalhes mínimos encontrando ali, certa esperança e felicidade. Esse primeiro tomo compreende a primeira parte (A indústria carcerária) e a segunda parte (Moto-perpétuo).

Vinícius 12/03/2022

O Extermínio Omitido
O Arquipélago Gulag se tornou um livro de relatos de toda a vida dos condenados exilados nos campos de concentração comunista da antiga União Soviética na era Stalinista. Livro extenso, escrito a partir de escritos e memórias de um de seus condenados Aleksandr Soljenítsyn que após passar 8 anos nos campos conseguiu reunir nesta obra, que originalmente é formada por três volumes sendo resumida em um para se tornar mais acessível aos leitores de todo mundo, a realidade dos campos de trabalho forçados com milhões de mortes e torturas das mais diversas. Os campos de extenderam por todo território da URSS e os condenados construíram grande parte das ferrovias que cortavam o imenso território dos soviéticos.O diabo da história sempre aprendemos que foi Hitler mas o que Stálin provocou de mortes supera e muito o terrível nazista. O autor só conseguiu a publicação após vários anos da morte de Stálin que ocorreu em 1953. Para quem gosta de história do comunismo e documentários é uma boa leitura. "Haja estômago."

Guilherme.Silva 31/01/2022

Desconhecia a importância deste livro.
Esta edição conta com a introdução da esposa do autor, e descreve o momento e como o livro foi publicado, dando a dimensão gigantesca desta obra.

Ao ler resenhas pode-se pensar que seja uma narrativa voltada apenas a fatos históricos, mas é muito mais do que isso. O autor entrelaça história e memória; mistura análise psicológica e reflexão política. Tudo com muito humor e sarcarmo.

Ao fim desta leitura, pode até passar pela cabeça a pergunta "por que eles suportaram tudo isso?", mas basta lembrar como Soljenítsyn descreveu a metástase do Estado soviético.

Aqui tem relatos inacreditáveis de injustiça, controle por ideologia, fatos históricos, Lenin, Stalin, zeks

Gabrielli 14/11/2021

Incomparável
Uma história que deveria ser conhecida por todo mundo. Histórias de embrulhar o estômago que mostram até onde vai a maldade humana

Thiers.Neto 18/07/2021

RESENHA - Arquipélago Gulag
Arquipélago Gulag é um livro que trata sobre os campos de concentração da União Soviética, mas ele não é só isso. O Arquipélago é um livro de história mas também de memórias dos indivíduos que viveram tudo aquilo ali, é baseado em documentação e em relatos de cartas recebidas pelo autor, é sobre a visão dos indivíduos mas também da sociedade, é reflexão psicólogica e também política.
Por mais extenso que seja, e essa edição ainda é um resumo da original, não é um livro maçante. Os relatos em cada capítulo não são para te deixar confortável, e as questões que o autor coloca fazem você pensar de qual lado você estaria da cerca se você vivesse aquele momento: "De onde surgiu essa raça de lobos no meio de nosso povo? Serão da mesma raiz que nós? Serão do mesmo sangue que nós? [...] e se a minha vida tivesse tomado outro rumo, teria eu me tornado um desses carrascos? É uma pergunta terrível, se formos responder com honestidade."

Manu 09/06/2021

Um chocante relato dos fatos que muitos tentam esconder acerca do regime socialista da ex-União Soviética.

RALPH 04/04/2021

Ditaduras e a incrível capacidade de subjugar cidadãos
Tristeza, acho que o sentimento que mais aflorou em mim pela leitura, poderia ter sentido raiva, ódio, nojo, impotência, mas me sobrou o pesar, como que seres humanos consegue ser implacáveis com seu semelhantes e ideologicamente oposto. O livro é excelente, o autor discorre sobre a sua historia de vida de um forma simples, direta imergindo o leitor dentro do seu universo. Leiam, vale cada segundo dedicado ao livro. E lutem sempre pela liberdade dos povos.

Marcus.Santana 24/12/2020

Livro único
O autor nos descreve com detalhes os campos de extermínio de Stálin. Impressionante os relatos dos atos inescrupulosos da URSS praticados contra os seus compatriotas. Única crítica é ordem cronológica confusa no decorrer dos capítulos (creio que seria porque está edição é condensada/abreviada do livro).

1 | 2 | 3 | 4