Úrsula (Romance); A Escrava (Conto)

Úrsula (Romance); A Escrava (Conto) Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Jojo 08/09/2023

Ursula um romance a frente de seu tempo.
Primeiro Romance Abolicionista escrito no Brasil publicado em 1959, por Maria Firmino dos Reis. É interessante pensar em como a autora foi visionária ao escrever um romance protagonizado por pessoas brancas, mas com uma mensagem abolicionista reflexiva. Mesmo que nas entrelinhas, considerando a época era a única forma de publicar. A mensagem é extremamente poderosa e reflexiva, fica claro a crítica e a reflexão do porque o preconceito perpetua até os dias de hoje.
A construção dos personagens negros é de forma gradual, e através dessa construção, ela mostra todo sofrimento daquela época, os personagens são complexos, direciona a narrativa para reflexões.

Carol 07/09/2023

Conhecendo Maria Firmina dos Reis
Está edição envolve dois romances e algumas poesias, sendo Úrsula o meu favorito!!!

Maria Firmina dos Reis escreve maravilhosamente bem - e esse foi a primeira vez que a leio!!! Como é ótimo conhecer uma "nova" autora!!!

Jackie! 03/09/2023

Tragédia que não se introduz!
Pensando apenas no contexto histórico e nas circunstâncias que circundam o surgimento deste livro, eu poderia dar um belo cinco estrelas. Porém gosto de avaliar minhas leituras pela experiência... E bem, confesso que está não foi das melhores.

O livro tem uma escrita bem difícil e mesmo eu tendo me aventurado com clássicos recentemente, tive que me esforçar bastante para entender este aqui.

Além disso o romance se constrói de maneira não crível, com personagens que se apaixonam numa troca de olhares e que não possuem o mínimo de química entre si.

A tragédia familiar é notória, mas que não se compara as histórias dos personagens secundários, que sofrem com o preconceito e a escravidão. Histórias essas que pouco se introduz, ficando perdidas em meio a outros acontecimentos.

Tenho certeza que se a autora pudesse, teria feito de Suzana a sua protagonista, mas naquele tempo "a branquinha que se apaixonou pela pessoa errada" rendia um público maior.

Ytinha 01/09/2023

Manooo, o Túlio véi,pobre Túlio,esse livro é incrível,te deixa tenso e apreensivo,o final vai surpreender a todos

gabi.acervodagabii 30/08/2023

Até então não há nada de original no enredo de um triângulo amoroso do romantismo brasileiro. porém "úrsula" é um marco por ser o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher. em paralelo ao triângulo amoroso, a autora apresenta os personagens túlio, susana e antero, indiscutivelmente fora dos padrões romanescos ao trazer pessoas negras na condição de seres humanos.

maria firmina dos reis faz história ao criar o primeiro diálogo de toda a literatura brasileira ocorrido entre pessoas negras, em primeira pessoa. descreve também pela primeira vez em língua portuguesa a violência da captura e o horror da travessia desumana do continente africano para o brasil em um navio negreiro.

o enredo do triângulo amoroso não apresenta nada de novo e, se observado apenas por este viés, o livro pode se tornar até pouco agradável. no entanto, é uma obra com grande importância histórica. e é muito satisfatório ver que ela vem sendo resgatada após mais de um século de apagamento do mundo da literatura.

Alanny.Santos 20/08/2023

Úrsula !
Maria Firmina dos Reis, publicou Úrsula em 1859, foi o primeiro romance abolicionista de autoria feminina, e o primeiro romance da literatura afro-brasileira.

Uma obra extremamente marcante e sensível. Uma das primeiras mulheres a falar sobre a opressão feminina, além de ser lida e relida por gerações que precisam falar sobre racismo, costumes, cultura e suas origens. Com personagens muito bem desenvolvidos nos emocionando a cada página .

Obra se apresenta como um triângulo amoroso, é bem mais que só um romance ultrarromântico. É evidente a imensa critica a escravidão. Um livro necessário que fala sobre o período histórico, que não pode ser esquecido, nos lembrando dos profundos quadros de miséria e exploração humana e apresentando contextos sociais do Brasil império.

Enfim, entrou para lista de clássicos favoritos.

JAQUELINE.ARGOLO 13/08/2023

Uma obra que inaugurou a literatura afro-brasileira
Sem dúvida, esse romance está entre os melhores que já li. E não falo pela representatividade que ele apresenta (ao se tratar de um dos primeiros romances abolicionistas no Brasil e por ser escrito por uma romancista estreante, negra, pobre e simples que ultrapassou todas as barreiras sociais, raciais e de gênero do período, num mundo monopolizado por homens brancos portadores de uma cultura bacharelesca e patriarcal), mas pela qualidade da obra. Uma leitura cativante e que prende o leitor do início ao fim. Recomendo mil vezes!

Bia França 13/08/2023

O livro tem seu valor histórico por ser o livro escrito por uma mulher negra, tão culta como Maria Firmina. Ela fez registro inovador do negro na literatura, mostrando beleza e nobreza de alma aos negros que era retratados como animais.
É um romance com todas as peculiaridades do romantismo ( drma, drama e mais drama folhetinesco), entretanto, tem coisas inexplicadas no enredo que pesam sobre o livro. Um leitor atentoperceberá que não se explica o porque Tancredo se afasta, a Luisa B. em nenhum momento esboça reação ao ver seu sobrinho uma vez que era tão boa, o decurso de tempo deixa muitas dúvidas acerca da idade de Úrsula, e a movimentação dos personagens é confusa. Há outros livros contemporâneos a esse que são mais detalhados, então não há que se por a culpa no ano em que foi escrito.

Nath abacate 11/08/2023

Primeira romancistA negra
Ela foda, Maria Firmina é foda!!
Eu não gosto mt do gênero desse livro e achei umas partes bem arrastadas, principalmente o começo. Mas tem uma história mt boa, e vale a pena dar mais reconhecimento pra maria firmina

Thais645 10/08/2023

Eu amei a escrita de Maria Firmina dos Reis!! Para muitos pode parecer previsível mas para mim foi um romance muito fluído, uma leitura que me prendeu do início ao fim e que me surpreendeu com o final.

Victória 09/08/2023

Ultrarromantismo
Uma obra que definitivamente se destaca por seu valor histórico. Durante a leitura me peguei querendo saber mais sobre a Maria Firmina e como pode ter sido a educação dela e o processo e desafios de uma mulher negra escrever um livro numa época como aquela.

Já o enredo em si não foi nada de mais e só não abandonei porque é um livro curto.
É a típica história da segunda fase do Romantismo; muito amor idealizado, muito sofrimento, muita confusão.

Quando via falarem sobre Ursula, realmente achava que ela seria uma negra, e fiquei decepcionada ao ver que a maioria dos personagens são brancos. Mas entendo que inserir uma mulher escrava nesse patamar de beleza idealizada e objeto de paixão seria algo muito difícil de acontecer nesse contexto.

Mas dou destaque para a personagem Suzana que ainda que compondo uma parte mínima do livro, seu monólogo sobre a chegada dos africanos no Brasil é muito forte, e pode ajudar aqueles que nao acreditam no horror que foi esse evento a acreditar um pouco mais.

vivros_ 06/08/2023

O livro é todo muito previsível, o que fez minha leitura ficar um pouco enfadonha, além da linguagem complicada por ser um livro antigo. Me surpreendeu o quão forte era o tom antiescravagista da obra, que fui ler pensando que seria algo mais sutil e implícito. Também gostei do final, que apesar de não ser dos mais surpreendentes foi bem satisfatório.

@gejah_ 02/08/2023

Um novelão romancista
Já nas primeiras páginas conseguimos perceber que esse é um livro que faz parte do movimento romancista. o egocentrismo dos homens (brancos) é evidente e pode ser percebido em diversos personagens (Tancredo, Fernando, pai de Tancredo...). a história nos apresenta Ursula, moça de beleza excepcional cuja delicadeza é angelical. Ursula mora com sua mãe, dona Luiza, que está doente. ambas não recebem visitas com frequência, quando o escravo Tulio (um querido, único homem q presta no livro pra ser sincera..........) resgata um homem na floresta e o leva para os cuidados da casa de dona Luiza. a partir daí surge um romance entre Ursula e esse novo personagem. há ainda uma amizade entre Tulio e Tancredo que nasce logo no início.

é um livro de grande importância para a literatura nacional e apesar do romance, existem outros elementos que podem ser vistos para além dessa camada, gostei muito de ter lido, apesar do exagero e intensidade com que as emoções pessoais são apresentadas (romantismo), o livro é um novelão e faz com que a gente leia ansiosamente pra saber o que vai acontecer com o casal e com todos os envolvidos.