Úrsula e outras obras

Úrsula e outras obras Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Marina629 10/09/2023

Um livro necessário
É de extrema importância valorizar e ler obras escritas por mulheres, com especial atenção às autoras negras, pois elas trazem perspectivas únicas e enriquecedoras à literatura. Nesse contexto, Maria Firmina dos Reis se destaca como uma figura notável na literatura brasileira do século XIX. Ela foi uma mulher negra e professora, que ousou publicar o primeiro romance de uma escritora negra no Brasil em meados de 1850.

"Úrsula," sua obra mais conhecida, transcende a classificação simples de romance romântico, desafiando audaciosamente as convenções de sua época. Embora a dinâmica de relacionamento entre os personagens principais, Tranquedo e Úrsula, por vezes, pareça idealizada e meloso a intensidade de seu amor é justificada pelas palavras que compartilham, considerando o curto período que tiveram para se conhecer. Mas vários romances da época retratavam este tipo de amor romântico.

No entanto, onde "Úrsula" brilha de forma inegável é em suas explorações sobre a escravidão, apresentando uma representação comovente e realista desse período sombrio na história do Brasil. Personagens como Suzana e Túlio destacam-se como os mais cativantes, enriquecendo a narrativa com suas histórias trágicas e emotivas.

A coragem de Maria Firmina dos Reis ao abordar a escravidão em "Úrsula" merece destaque. Ela desafia as normas de sua época e deixa um legado significativo na literatura brasileira. O livro transcende seu gênero original, tornando-se um veículo para discutir questões políticas e sociais relevantes.

Em resumo, a leitura de obras escritas por mulheres, especialmente mulheres negras, é uma experiência enriquecedora que amplia nossa compreensão e apreciação da literatura. Maria Firmina dos Reis, com sua coragem e talento, é um exemplo inspirador desse legado literário que merece ser celebrado e explorado.

solacemoreno 10/09/2023

Muitos babados
Eu li esse livro pq minha professora de literatura mandou, fizemos uma votação em aula e Úrsula foi a vencedora. Como é um livro romântico, tende a ter uma linguagem complicada e descrições muito, mas muito extensas, não vou mentir, quis abandonar esse livro várias vezes, e o final é meio que muito óbvio. Mas se formos pegar o contexto histórico da época deste livro, vamos perceber que ele carrega uma importância enorme. Acho que todos os brasileiros deveriam ler Úrsula para entender um pouquinho da nossas história.

Jojo 08/09/2023

Ursula um romance a frente de seu tempo.
Primeiro Romance Abolicionista escrito no Brasil publicado em 1959, por Maria Firmino dos Reis. É interessante pensar em como a autora foi visionária ao escrever um romance protagonizado por pessoas brancas, mas com uma mensagem abolicionista reflexiva. Mesmo que nas entrelinhas, considerando a época era a única forma de publicar. A mensagem é extremamente poderosa e reflexiva, fica claro a crítica e a reflexão do porque o preconceito perpetua até os dias de hoje.
A construção dos personagens negros é de forma gradual, e através dessa construção, ela mostra todo sofrimento daquela época, os personagens são complexos, direciona a narrativa para reflexões.

Carol 07/09/2023

Conhecendo Maria Firmina dos Reis
Está edição envolve dois romances e algumas poesias, sendo Úrsula o meu favorito!!!

Maria Firmina dos Reis escreve maravilhosamente bem - e esse foi a primeira vez que a leio!!! Como é ótimo conhecer uma "nova" autora!!!

Jackie! 03/09/2023

Tragédia que não se introduz!
Pensando apenas no contexto histórico e nas circunstâncias que circundam o surgimento deste livro, eu poderia dar um belo cinco estrelas. Porém gosto de avaliar minhas leituras pela experiência... E bem, confesso que está não foi das melhores.

O livro tem uma escrita bem difícil e mesmo eu tendo me aventurado com clássicos recentemente, tive que me esforçar bastante para entender este aqui.

Além disso o romance se constrói de maneira não crível, com personagens que se apaixonam numa troca de olhares e que não possuem o mínimo de química entre si.

A tragédia familiar é notória, mas que não se compara as histórias dos personagens secundários, que sofrem com o preconceito e a escravidão. Histórias essas que pouco se introduz, ficando perdidas em meio a outros acontecimentos.

Tenho certeza que se a autora pudesse, teria feito de Suzana a sua protagonista, mas naquele tempo "a branquinha que se apaixonou pela pessoa errada" rendia um público maior.

Ytinha 01/09/2023

Manooo, o Túlio véi,pobre Túlio,esse livro é incrível,te deixa tenso e apreensivo,o final vai surpreender a todos

gabi.acervodagabii 30/08/2023

Até então não há nada de original no enredo de um triângulo amoroso do romantismo brasileiro. porém "úrsula" é um marco por ser o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher. em paralelo ao triângulo amoroso, a autora apresenta os personagens túlio, susana e antero, indiscutivelmente fora dos padrões romanescos ao trazer pessoas negras na condição de seres humanos.

maria firmina dos reis faz história ao criar o primeiro diálogo de toda a literatura brasileira ocorrido entre pessoas negras, em primeira pessoa. descreve também pela primeira vez em língua portuguesa a violência da captura e o horror da travessia desumana do continente africano para o brasil em um navio negreiro.

o enredo do triângulo amoroso não apresenta nada de novo e, se observado apenas por este viés, o livro pode se tornar até pouco agradável. no entanto, é uma obra com grande importância histórica. e é muito satisfatório ver que ela vem sendo resgatada após mais de um século de apagamento do mundo da literatura.

Alanny.Santos 20/08/2023

Úrsula !
Maria Firmina dos Reis, publicou Úrsula em 1859, foi o primeiro romance abolicionista de autoria feminina, e o primeiro romance da literatura afro-brasileira.

Uma obra extremamente marcante e sensível. Uma das primeiras mulheres a falar sobre a opressão feminina, além de ser lida e relida por gerações que precisam falar sobre racismo, costumes, cultura e suas origens. Com personagens muito bem desenvolvidos nos emocionando a cada página .

Obra se apresenta como um triângulo amoroso, é bem mais que só um romance ultrarromântico. É evidente a imensa critica a escravidão. Um livro necessário que fala sobre o período histórico, que não pode ser esquecido, nos lembrando dos profundos quadros de miséria e exploração humana e apresentando contextos sociais do Brasil império.

Enfim, entrou para lista de clássicos favoritos.

JAQUELINE.ARGOLO 13/08/2023

Uma obra que inaugurou a literatura afro-brasileira
Sem dúvida, esse romance está entre os melhores que já li. E não falo pela representatividade que ele apresenta (ao se tratar de um dos primeiros romances abolicionistas no Brasil e por ser escrito por uma romancista estreante, negra, pobre e simples que ultrapassou todas as barreiras sociais, raciais e de gênero do período, num mundo monopolizado por homens brancos portadores de uma cultura bacharelesca e patriarcal), mas pela qualidade da obra. Uma leitura cativante e que prende o leitor do início ao fim. Recomendo mil vezes!

Bia França 13/08/2023

O livro tem seu valor histórico por ser o livro escrito por uma mulher negra, tão culta como Maria Firmina. Ela fez registro inovador do negro na literatura, mostrando beleza e nobreza de alma aos negros que era retratados como animais.
É um romance com todas as peculiaridades do romantismo ( drma, drama e mais drama folhetinesco), entretanto, tem coisas inexplicadas no enredo que pesam sobre o livro. Um leitor atentoperceberá que não se explica o porque Tancredo se afasta, a Luisa B. em nenhum momento esboça reação ao ver seu sobrinho uma vez que era tão boa, o decurso de tempo deixa muitas dúvidas acerca da idade de Úrsula, e a movimentação dos personagens é confusa. Há outros livros contemporâneos a esse que são mais detalhados, então não há que se por a culpa no ano em que foi escrito.

Nath abacate 11/08/2023

Primeira romancistA negra
Ela foda, Maria Firmina é foda!!
Eu não gosto mt do gênero desse livro e achei umas partes bem arrastadas, principalmente o começo. Mas tem uma história mt boa, e vale a pena dar mais reconhecimento pra maria firmina

Thais645 10/08/2023

Eu amei a escrita de Maria Firmina dos Reis!! Para muitos pode parecer previsível mas para mim foi um romance muito fluído, uma leitura que me prendeu do início ao fim e que me surpreendeu com o final.