Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Marcia 25/09/2022

Maria Firmina dos Reis, escritora negra, muito talentosa e corajosa. Esse livro me emocionou muito.
Escrito em 1859, um romance lindo, sofrido e o primeiro a abordar o abolicionismo na nossa literatura. Para quem gosta dos livros dessa época, período do Romantismo, recomendo a leitura.
Vejam só o que encontramos logo nas primeiras páginas:
"Senhor Deus! Quando calará no peito do homem a tua sublime máxima ? ama a teu próximo como a ti mesmo ?, e deixará de oprimir com tão repreensível injustiça ao seu semelhante!? Àquele que também era livre no seu país? Àquele que é seu irmão?!?
Um lindo romance, cheio de sentimentos e que aborda temas importantes como escravidão, injustiças, maldades dos senhores de escravos, tráfico dos negros, abolição e patriarcado. Ao iniciar a leitura é importante ter claro no pensamento a época em que foi publicado,ano de 1859 para perceber a força e a coragem dessa grande escritora.
Valeu!! Deixo aqui minha sugestão de leitura.

Pam 22/09/2022

Uma história triste com uma realidade crua. O começo estava confusa com a história mas esse clássico brasileiro da primeira autora negra do nosso país me arrancou algumas lágrimas.

Ursula sofreu demais do começo ao fim. Os acontecimentos das últimas páginas foi de tirar o fôlego.

Lari 20/09/2022

Um romance estarrecedor
Maria Firmina dos Reis teve a capacidade de criar uma história em que personagens brancos são planos e caricatos, enquanto os negros tem destaque, profundidade e personalidade. Acredito que são as sutilezas dessa escrita que faz com que esse seja o primeiro romance abolicionista do Brasil. De início, imaginei que a leitura fosse arrastada, pela experiência com outros romances da primeira geração, mas me surpreendi: o livro é fluido e desperta o interesse do leitor.

Maitê 20/09/2022

Uma bela leitura complexa, com muito a ser dito sobre. Quase Shakespeareano em seu momento de tragédia épica, mas tem algo ao redor que aparece com mais força. São esses personagens secundários, que tem potência e vivência mais ricas do que as do mocinho e mocinha da história. São histórias negras contadas, sentidas na pele.

caos 19/09/2022

Uma história digna das tragédias gregas
Uma tragédia profunda e reflexiva, digna das tragédias gregas, porém com muitas mais implicações sociais e raciais, onde figuras geralmente esquecidas e silenciadas pela História do nosso país ganham voz, como a preta Susana e o jovem Túlio. Um retrato triste e real da realidade imperial brasileira, onde os latifundiários estão acima da lei e não sofrem qualquer tipo de justiça. Mesmo tendo sido escrito no século XIX, esse livro continua extrema e tristemente atual.

Larissa 05/09/2022

Como era uma leitura obrigatória da aula de Português e como não costumo ler romances mais antigos, não criei tantas expectativas. Mas na verdade eu gostei. E que vontade me deu de matar certos personagens!!!
Recomendo a leitura

Caroline Vital 27/08/2022

Romantismo
Primeiro livro brasileiro escrito por uma mulher preta. Romantismo puro, com todos aqueles clichês. Porém, com denuncias contra a escravidão (corajoso).

Mas ô povinho pra sofrer!!! Não sou muito fã da produção do romantismo, mas vale a leitura.

Dandara 27/08/2022

Úrsula
O romance de Maria Firmino dos Reis é de uma importância dentro da ocupação do negro na literatura brasileira de forma inquestionável, ainda mais para a mulher negra. Dentro de um contexto de pessoas negras escravizadas, um romance escrito por uma mulher negra abolicionista já merece o seu lugar no pódio. Fora isso, a temática trazida pela autora coloca o negro como protagonista das histórias retratadas, dando a esse a sua real importância dentro de uma sociedade estruturalmente racista.

Sonally.Cecilia 27/08/2022

"A mente: essa ninguém pode escravizar"
Estou lendo obras clássicas por conta do vestibular, mas eu gostei da história sobre Ursula; não achei previsível e é cheia de plots twist. O que não gosto dessas obras é a quantidade de palavras rebuscadas, uma exacerbação de palavras expressivas como "oh...!", pra mim fica muitooooo cansativo, mas eu entendo que era a estilística da época.

Muito bom, vale a leitura porque trata de questões abolicionista, do sofrimento do negro naquela época e sobre a diáspora negra na perspectiva do escravo.

jackpveras 21/08/2022

Úrsula é aquele tipo de romance que você começa a ler sem empolgação, é seduzido pela intensidade dos personagens e pelas suas motivações, ora previsíveis, ora psicopatológicas, e pelo final absurdamente visceral. Ao decodificar a última palavra, o leitor sente a ressaca literária às últimas consequências.

Danie 18/08/2022

Eu tentei, eu tentei e?
Como eu tentei gostar dessa coleção e não rolou. Quando a autora começa, ela pede perdão pela linguagem simples. Eu tipo, oi?
A escrita da autora é rebuscada demais. E cansativa. E os plots também deixam a desejar.
Um exemplo de escrita de autores clássicos que afastam o leitor contemporâneo.

Michela Wakami 17/08/2022

Muito bom.
Eu fui positivamente supreendida com essa leitura, iniciei as cegas, sem saber nada sobre o livro, e simplesmente amei.

Sil 11/08/2022

A obra, uma das primeiras do romance abolicionista e literatura afrodescendente do Brasil, mostra o romance entre Úrsula e Tancredo, dois brancos. Antes de saber sobre a história eu havia ficado confusa com isso, pois achei que a história seria sobre personagens negros. Errei muito, mas entendi com alguns vídeos sobre a obra no Ytube, que ao falar de romance abolicionista significa que é um gênero pioneiro em retratar os escravizados que estavam no Brasil com humanidade, ao contrário de tantas obras em que eles eram parte do cenário e seus sentimentos e histórias nunca eram levados em conta.

Apesar de gostar de ler eu nunca fui uma grande aluna de literatura, então alguns conceitos me fogem ainda hoje em dia, mas a obra faz jus a sua época com características marcantes. A idealização da mulher, pura e virginal, acontece todo o tempo com Úrsula. A jovem foi privada de sua vida para cuidar da mãe doente e ao se apaixonar por Tancredo ele faz dela o maior exemplo de mulher já existente, afirmando há todos os momentos que ela é um anjo, pura e santa. Da mesma forma que todos ao seu redor tem a mesma visão da jovem. A exaltação da regionalidade, com descrições das paisagens, clima, as terras. Entre outras características do movimento literário, que qualquer estudioso de literatura poderia usar a obra como referencia.

Ao que mais importa, além da própria Úrsula, é o que diferencia o livro de tantos outros de sua época. Foi escrito por uma mulher negra, uma das poucas alfabetizadas em sua época e que lutou pela educação o quanto pode. Seu romance não teve uma recepção muito positiva e ao que tudo indica é por isso que Úrsula foi ignorado dos estudos literários por tantos anos. Hoje por ser um exemplo ao falar sobre escravizados da época ele é usado até mesmo em vestibulares.

Hoje em dia temos diversas obras que podem nos mostrar a humanização de escravizados, entretanto ao ler uma obra da própria época o sentimento parece estar muito mais intrínseco. É triste ver o quanto Túlio deseja a sua liberdade, pois na época havia ainda alguma esperança de que a alforria significava que o negro seria totalmente livre e hoje sabemos que essa liberdade não passava de um papel e que eles não tiveram oportunidades de trabalho, não puderem constituir uma nova vida digna. Da mesma forma que ao acompanhar a história de mãe Susana, uma velha que foi roubada de sua família no continente Africano, vemos como foi o sofrimento dos escravizados ao serem sequestrado de sua própria terra para servir em outro lugar de forma tão desumanizada. São histórias que nos mostram o verdadeiro sentimento de quem estava ali na época, literalmente vivendo a história.

Úrsula é disponível na Amazon gratuitamente e além do romance da autora o livro conta com mais alguns contos escritos por ela que também foram publicados na época. Eu recomendo muito a leitura pela sua importância e qualidade.

site: https://www.kzmirobooks.com/2021/07/ursula-de-maria-firmina-dos-reis.html

Paty Gazza 10/08/2022

É inegável a importância desse livro para a nossa literatura, visto que é considerado o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher e por trazer questões da escravidão. O prefácio me levou a acreditar que a história não se focaria tanto no par romântico, mas foi exatamente o que aconteceu. Como esse não é um gênero dos meus preferidos, acabei não me envolvendo muito com a história. No entanto, as reflexões que são feitas no que se refere aos escravos são super pertinentes (infelizmente até hoje) e o final trouxe acontecimentos que me surpreenderam.