Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

KelenDZ 10/12/2022

Apesar da leitura ser cansativa, devido a linguagem antiga, que leva um tempo para acostumar, a história é muito boa e triste ao mesmo tempo.

Gabi 05/12/2022

Preciosidade em forma de livro e ainda por cima disponibilizado gratuitamente no Kindle, Úrsula toca o leitor do começo ao fim. Com uma escrita poética, Maria Firmima dos Reis denuncia por meio de histórias como a de Túlio e a de Suzana os horrores da escravidão. A história é triste e muito dolorosa, terminei Úrsula com o coração apertado. Quanto às histórias extras, 'Gupeva' traz uma história de amor entre Gastão e Épica, gostei muito da leitura, me prendeu bastante e não esperava o desfecho. 'A Escrava', conto abolicionista, traz a história de uma escravizada que fugiu, é uma boa leitura também, embora seja muito curtinho. 'Contos a Beira Mar' traz uma Maria Firmina ainda mais poética, mas não se engane com o título leve, as poesias falam, na sua maioria, sobre dor. Também gostei bastante dos poemas, alguns mais do que outros, mas de um modo geral foi uma ótima leitura. Tive dificuldade de me envolver com o livro como um todo porque a edição traz uma linguagem muito difícil, mas valeu a pena insistir.

Matheus.Lamec 04/12/2022

Que livro!
O começo dele pode parecer meio truncado, mas só parece mesmo, pois com algumas páginas viradas eu já me vi preso à narrativa. Pena que seja uma autora tão pouco conhecida...

Tali41 03/12/2022

Foi uma leitura bem fluida, fácil de acompanhar, talvez pelo fato de já ter lido boa parte e estudado sobre o livro antes, mas dessa vez pude reparar em outros aspectos e me deixar afetar pelos acontecimentos.
Com isso, parabenizo Maria Firmino dos Reis, ela acaba de ganhar da Shonda Rhimes (produtora de Grey's Anatomy) o troféu de "todo mundo morre, não se apegue (rindo pra não chorar).

No geral me senti meio horrorizada e reflexiva com essa leitura, tudo parece tão absurdo, mas infelizmente muitos daqueles posicionamentos, pensamentos e ações não estão tão distantes e escassos hoje em dia.

Enfim, obra muito necessária.

Vinicius39 25/11/2022

Um marco na literatura brasileira!
Um dos melhores livros que eu já li na vida! É um livro nacional,escrito por uma mulher preta e praticamente o primeiro romance de que uma mulher escreveu no Brasil,tudo isso com temas necessários,forte e mesmo tendo mais de 150 anos,é tão atual...

Esse livro aborda a vida de uma mulher preta escrava e dos escravos que moram por ali,aborda o romance de um homem branco e uma escrava,em uma época tão complicada como aquela,aborda a luta dos escravos e principalmente a resistência. A autora escreve tudo isso de uma forma e com uma história tão legal,um romance cheio de plots,cheio de mensagens e lições que as pessoas necessitam ler urgentemente nos dias de hj.

É uma leitura cheia de significados,de mensagens,de luta,de humanidade... Isso deveria ser leitura obrigatória nas escolas e em todos os lugares,todo mundo deveria ler essa obra. Eu não conhecia até pouco tempo atrás e eu me pergunto,como uma obra desse nível,é esquecida no tempo? Bom,a gente já sabe a resposta né...

Só leiam e compartilhem para que essa obra não se perca no tempo.
Jakee 27/11/2022minha estante
Essa leitura é extremamente importante e necessária. Infelizmente, como você disse, esquecida no tempo. Eu amei esse livro! A experiência foi incrível é apaixonante. É muito bom ver como nossas leituras conjuntas tem nos ajudado a encontrar livros incríveis assim como esse. ????

Vinicius39 27/11/2022minha estante
@Jakee SIM!!! tô amando muito,a gente descobre cada coisa maravilhosa...

Carol.Cuofano 20/11/2022

Necessário
Mais uma leitura concluída! "Úrsula" de Maria Firmina dos Reis.

Temos neste livro um romance romântico ao melhor gosto da Segunda Geração Romântica: paixões a primeira vista arrebatadoras, amores idealizados e impossíveis de serem concretizados.

Enquanto narrativa, não é um texto que chame a atenção por nada de grandioso. Na verdade, a narrativa é bem chatinha em alguns momentos (colabora o fato de eu não gostar de textos dessa época kk).

Mas a grande importância desse texto está no fato de ser o primeiro romance abolicionista escrito por uma mulher negra. Ele tem uma grande relevância história e, ao lê-lo, percebemos os motivos de seu "sumiço".

O primeiro motivo me parece bem óbvio: ele foi escrito por uma mulher negra. Vivendo na sociedade de meados do século XX não seria aceitável admitir que esse texto ganhasse destaque.
O segundo aparece na leitura do texto: Maria Firmina fez uma descrição dos senhores de escravos os mostrando cruéis e implacáveis, capazes de cometer as maiores atrocidades.

Além disso, Suzana, é uma personagem preta que conta sobre sua vida em África antes de ser sequestrada e vendida como escravizada.

Dá para imaginar o quanto incomodou a elite branca ler que uma escravizada tinha vida: família, marido, filhos e trabalhava na agricultura em seu país.

Fato é que esse livro, mesmo que tardiamente, chega aos leitores do século XXI e precisa ser lido e conhecido. Vale lembrar que Maria Firmina dos Reis é a autora homenageada da FLIP 2022.

Recomendo fortemente a leitura.

Laura Gonçalves 18/11/2022

Li para fazer o vestibular, mas acabei me interessando muito pela leitura. O livro apresenta de maneira bem descarada as características do ultrarromantismo (o que não é algo que eu curto tanto), mas tem seus diferenciais, com uma postura abolicionista, Maria Firmina dá voz à personagens negros, expondo seus sentimentos e sofrências, uma novidade na literatura da época que tratava negros como meros elementos da paisagem. A história da vida de Maria Firmina e suas propostas durante a vida faz com que eu admire demais essa mulher e suas obras, apesar de ter meus contras ao romantismo

@adriana_ lerlivros 17/11/2022

Úrsula e outras obras

Eu conheci nossa autora pioneira, mulher e negra! A maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917).
Seus romances tem uma grande importância histórica para o nosso país, por tratar de temas como o indianismo, a opressão feminina e a escravidão.
Este livro é composto por quarto obras.

Úrsula é uma trágica estória de amor.
Úrsula vive isolada com sua mãe inválida e muito idosa, tem sua monótona rotina quebrada por um acidente de um rapaz que é levado para a sua casa e deixado sob os seus cuidados.
Úrsula percebe seu prazer em ver nascer um amor terno por aquele desconhecido...

Gupeva é o cacique da tribo tupinambá e pai da mocinha Épica, por quem um mancebo chamado Gastão está apaixonado.
Esta também é uma trágica estória de amor.
Sua narrativa é concentrada em uma outra estória que o cacique conta ao militar Gastão, para explicar-lhe o porquê ele não pode unir-se a Épica.

A Escrava, é sobre os ideais revolucionários de abolição da escravatura.
Uma história que me fez perceber como situações absurdas são perpetradas e tratadas como normais durante séculos e como há tanta resistência e sofrimento para dá fim a isto.
E até hoje sentimos essa ferida inflamada, que chamamos de racismos.
E agora repetimos o mesmo terrorismo praticando a homofobia com a mesma violência e desrespeito.

Cantos a beira-mar, são poesias dedicados a mãe de Maria Firmina dos Reis e também para seus amigos.

Paola 15/11/2022

Clássico Romântico
Úrsula é um importante clássico por causa de sua crítica à escravidão, primeiro do tipo e por sua autora mulher e negra, primeiro livro publicado por uma brasileira.

Úrsula é uma história do período romântico com muita influência religiosa. Aa obra foca no caso de amor entre Úrsula e Tancredo, que se veem desafiados por vários obstáculos em seu amor.

O romance é lindo, com palavras rebuscadas e momentos de puro sentimentalismo. Pata mim, foi uma experiência muito bonita, recheada de tristeza e resignação.

Como uma boa obra romântica possui muita dramaticidade e todos os fatos possuem uma reflexão com sentido religioso, como a resignação à vontade de Deus ou ao amor puro.

As obras dessa época se mostram muito boas de ler, pelas grandes emoções que são capazes de passar. Mas ao mesmo tempo não possuem subjetividade, sendo que não era de interesse dos autores. Para mim isso enfraquece qualquer leitura, por que temos que nos resignar à opinião do artista e é limitado o nosso poder de interpretação e nossa criatividade.

Não que eu esperasse algo diferente deste livro, que é um lindo clássico importantíssimo para a época, que eu com certeza recomendo.

Daniela Botelho 15/11/2022

Digna a homenagem na FLIP
Eu já havia ouvido falar da autora na escola, mas não me lembrava do conteúdo do seu livro. Foi uma grata surpresa. Comprei em razão de ser autora homenageada da Flip de 2022 e fiquei muito feliz com a história e com as informações que obtive depois sobre a ela. O final é bastante interessante, não era o que eu estava esperando, mas gostei mt. Recomendo o livro.

Giselle132 14/11/2022

ORAI PELA INFELIZ ÚRSULA!
É uma história típica do período romântico. Cheia de sentimento!
É também sobre as relações humanas, e aqui, é muito interessante ver de onde a sociedade brasileira herdou tudo que nós vivenciamos nos dias atuais.
Esse é um dos melhores clássicos que já li!

"O amor, que se nutre no coração do homem generoso, é puro e nobre, leal e santo, profundo e imenso, e capaz de quanta virtude o mundo pode conhecer, de quanta dedicação se possa conceber. Ele o eleva acima de si próprio, e as suas ações são o perfume embriagador desse sentimento, que o anima: mas o amor no peito do homem feroz e concupiscente é uma paixão funesta, que conduz ao crime, que lhe mata a alma e a despenha no inferno."

sammy 04/11/2022

Uma das melhores leituras de 2022!!!
Maria Firmina dos Reis escreveu uma narrativa crítica contra a escravidão em um Brasil ainda pré-abolicionista, por meio de protagonistas estereotipados de elementos românticos, com o intuito de colocar em um primeiro plano a mãe África pela primeira vez, e assim trazendo todo um discurso e reflexão acerca da vida das pessoas escravizadas antes de serem sequestrados para o território nacional. "Úrsula" foi uma das muitas obras esquecidas no tempo e que foram resgatadas há pouquíssimo tempo, e merece todo o seu sucesso e repercussão dentro e fora do campo literário. Recomendo essa leitura para todos que se interessam por essa temática ou que tem curiosidade de conhecer a primeira autora negra do Brasil.

Regis 28/10/2022

Um livro importante
Úrsula é considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, essa mulher sendo negra e nordestina, do Maranhão, longe do Rio de Janeiro onde figurava os grandes autores da época.
É um romance precursor da temática abolicionista, pois é anterior a poesia de Castro Alves.
O livro foi lançado em 1859 assinado por Maria Firmina com o pseudônimo "uma maranhense".

Tancredo D. é um advogado que sofre uma queda com seu cavalo ficando com o pé preso embaixo do animal. Ele é socorrido por Túlio, um escravo de bom coração que o leva para casa de Lúcia B. mãe de Úrsula, uma jovem doce e cheia de compaixão que cuida dele.

Uma clássica história de amor impossível, mas que destoa do nacionalismo vigente no período. O livro também retrata mulheres e negros com personalidades que confrontam a mentalidade da época. Os escravos não têm variação linguística de seus senhores ou de qualquer outro membro da sociedade.
Tornando-os personagens ricamente descritos e com seus anseios e sofrimentos reconhecidos, retratados de forma sensível por alguém que conhece profundamente essa realidade. Diferente dos romances com temática abolicionista posteriores narrados por homens brancos.
A autora também representa o patriarcado e a opressão de negros e mulheres no Brasil do século XIX.

Úrsula é uma história de amor trágica, com personagens simples, com vilões e mocinhos bem definidos (características típicas do Romantismo).
Nela se destaca a denúncia dos maus tratos e da situação inumana em que viviam os negros.
A autora foi corajosa ao abrir caminho e abordar tais temas, sendo mulher e negra em um meio dominado por homens brancos.

Entretanto, Úrsula é também uma história de inveja, maldade, obsessão e injustiça. O final me tocou e causou enorme revolta.

Gostei muito do livro e com certeza recomendo a leitura desse clássico que há pouco foi resgatado do obscurantismo.