Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

L.M. 29/11/2020

Relevância Histórica
Gigantesca! Todo o mérito por ser um dos primeiros romances brasileiros escritos por uma mulher, e também por abordar a temática abolicionista. No entanto, a trama é exagerada e não prende, talvez de linguagem muito em voga na época, mas de pouco interesse ao meu gosto.

Lusia.Nicolino 04/12/2020

“Ainda assim o dou a lume”.
A história de Úrsula é muito sofrida. Não é um romance em que a mocinha, depois de enfrentar as agruras da vida, tem um final feliz. Há um principe, Tancredo, mas há também uma importante tríade de personagens: Túlio, Mãe Susana e Antero que, como escravos, dão outra perspectiva para a narrativa. Mas, não é na trama que está a riqueza do livro. Um livro histórico que deve ser lido pelo seu contexto. Então, vamos ao prólogo escrito pela autora, na primeira edição e, então, você terá entendido tudo.
A autora afirma saber que: “pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e conversação dos homens ilustrados.” Revelando assim a sua condição social, de quem não estudou na Europa, que não dominava outros idiomas, que estava mais próxima da pobreza do que da riqueza, mulher, negra. Chamou sua obra de “mesquinho e humilde livro” e, mesmo assim, arriscou, desafiou e finalizou: “ainda assim o dou a lume”.

Quote: “Eu amo a solidão; porque a voz do Senhor aí impera; porque aí despe-se-nos o coração do orgulho da sociedade, que o embota, que o apodrece, e livre dessa vergonhosa cadeia, volve a Deus e o busca — e o encontra; porque com o dom da ubiquidade Ele aí está!

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

vasilisamorozko 14/12/2020

Eu E Minhas Resenhas Que Não São Resenhas
“Quando me arrancaram daqueles lugares, onde tudo me ficava — pátria, esposo, mãe e filha, e liberdade! Meu Deus! O que se passou no fundo de minha alma, só vós o pudestes avaliar!”

#124 - A primeira coisa que senti quando terminei esse livro foi paz de espírito!
Sim, paz de espírito por ele voltar a ser publicado, por ele não ter sido esquecido e por eu ter o privilégio de ler.
Ele pode não ser a maior obra prima e bla bla bla, mas o fato de ser escrito por uma mulher, negra e brasileira me deixou feliz pra caralho!
Recomendo!

Maria.Clara 21/12/2020

Mini resumo
Primeiro plano: amor idealizado e trágico entre a protagonista homônima (filha da Luisa B.) e Tancredo (órfão de mãe que vê a noiva Adelaide casada com o pai do rapaz), bacharel pertencente a uma família abastada da região.
Segundo plano: opressão das mulheres pelos homens (Úrsula e Luisa pelo comendador Fernando P - futuramente Frei Luiz de Santa Úrsula) e dos negros pelos seus seus senhores (dentre os negros o escravo liberto Túlio e Susana)
Inversão dos planos: tragédia coletiva dos negros vira mais importante que o romance

Lázara 26/12/2020

Apresse-se
Ao buscar informações sobre a escritora Maria Firmina dos Reis, primeira romancista brasileira, descobrimos que, em muitos aspectos, sua biografia rivaliza com a sua obra. Imersos em desconhecimento, a história da escritora e seus trabalhos vem sendo trazidos à luz por gente muito competente. Que ela era uma mulher negra e possivelmente autodidata são alguns dos dados já garimpados. Vale a pena dar um "google" e mergulhar em tudo que se sabe e se especula acerca de sua figura.

Sobre Úrsula e Outras Obras, iniciei a leitura já ciente de seu Romantismo. Como apreciadora do movimento, foi com entusiasmo que vi cada uma de suas características ali contidas. Sem sombra de dúvida, o nome de Maria Firmina deveria figurar no panteão dos grandes nomes do nosso Romantismo, como Gonçalves Dias, Castro Alves e José de Alencar. E seu posicionamento antiescravista, consolidá-la como uma das vozes políticas mais relevantes do século XIX. Não vai demorar para acontecer, por isso, recomendo que, até lá, você tenha reservado um pouco do seu tempo para conhecê-la.

luizaslike 04/01/2021

Sem dúvidas é obra de uma qualidade e importância gigantesca. Bom livro, fiquei querendo ler mais sobre o melhor núcleo da história: os personagens de ditosos sofrimentos, infelizmente escravos cheios de histórias e saudades de sua terra natal. O romance principal foi artimanha da época para captar mais leitores, mas não me prendeu muito. É melancólico, bem escrito. Saber mais da história e luta da Maria Firmina dos Reis foi um dos motivos que me fizeram o ler e não me arrependi. Lido em: 20/01/2020

Rodrigo 05/01/2021

Amor e ódio
Uma linda história de amor que acaba em tragédia, assim poderia ser resumida essa história, mas há muitas outras nuances que perpassam essa narrariva: escravidão, política, igreja, escravidão...

Jhonatan.Dias 05/01/2021

A primeira mulher negra escritora
Maria Firmina dos Reis não acreditava na sua própria escrita, quero vocês, leitores, que acreditem que essa mulher é incrível. Mulher preta e escritora, que não acreditava que o que escrevia tinha algum valor, acreditam: Úrsula é valioso! Dentro deste livro tem dois contos, além do romance Úrsula, A Escrava e Gupeva. Ambos dignos de ser lidos.

Úrsula é um romance com vocabulário difícil, linguagem antiga, mas vale cada esforço do leitor, a história é cheia de aventuras e surpresas que mantém sua atenção 100% do começo ao fim.

Paulo Silas 12/01/2021

Publicado em 1859, sendo um dos primeiros romances brasileiros de autoria feminina, "Úrsula" é uma obra cuja leitura é necessária já por esse fato. Escrito na metade do século XIX, o livro recebeu certa atenção quando da sua publicação, ganhando alguns breves comentários nos jornais da época, mas nada que fosse muito significativo. Foi apenas anos depois que a obra foi redescoberta numa pesquisa acadêmica, lançando-se então a devida luz ao ótimo romance de Maria Firmina dos Reis, estabelecendo-se assim o, em que pese tardio, justo reconhecimento da escritora, uma vez que a história construída na obra muito diz.

Como o título sugere, a história coloca a personagem Úrsula no centro do romance, cujos episódios do romance giram em torno dessa. A protagonista, mulher bela e formosa, vive com sua mãe doente, prestando-lhe os cuidados necessários. Certo dia, Úrsula recebe em sua casa a pessoa de Tancredo que, após se acidentar numa viagem a cavalo, foi encontrado, socorrido e carregado pelo escravo Túlio. Ao ali permanecer até que se recuperasse, Tancredo passa a conhecer Úrsula e se apaixona, tendo o seu amor correspondido de igual forma. Acontece que, antes de o jovem casal firmar seu compromisso, durante uma viagem de Tancredo, Fernando P., tio de Úrsula, surpreende a sobrinha na mata durante uma caçada e se apaixona, firmando para si próprio que se casaria com a moça independente de qualquer coisa. Disso surge um dos grandes conflitos da história, pois Fernando P., responsável pelo assassinato do pai de Úrsula, quer a partir de então a todo custo casar com a sobrinha, forçando que isso ocorra para além de toda e qualquer consequência.

"Úrsula" é um romance que se classifica no movimento do ultrarromantismo, cujas características literárias que evidenciam assim ser se dá tanto pelo contexto da obra quanto pela forma com a qual a história é narrada. Para além do ponto já mencionado que evidencia a importância da obra, têm-se na história uma excelente abordagem crítica sobre a escravidão, além de refletir injustiças de uma sociedade patriarcal, o que faz com que o livro também possa ser definido como abolicionista. Uma obra de grande relevância para a literatura brasileira que tanto ao seu tempo como até hoje enseja reflexões sobre a figura feminina e a da escravidão, tratando-se de um livro atemporal.

Caroline 13/01/2021

Li esse livro mais para conhecer a escrita da Maria Firmina dos Reis, tendo em vista que ela foi a primeira mulher romancista negra do Brasil. A leitura das obras encontradas aqui são bem fáceis de ler e interpretar, o que me surpreendeu, pois achava que ia ser uma leitura arrastada e chata.
Nessa edição contém as obras: "Úrsula"; "Gupeva"; "A Escrava" e ainda "Cantos à beira-mar", uma parte que a autora dedicou poesias para a mãe.
O meu conto favorito é "A Escrava".

Luciana 17/01/2021

Primeira autora negra brasileira
O livro não deixa de ser uma obra do romantismo, com suas virgens donzelas que desmaiam, mas vai além disso.
Com passagens tocantes o livro retrata escravos por uma perspectiva muito diferente da presente na literatura da época, como indivíduos com seus desejos, memórias e dores.
Esta edição está maravilhosa, além de ser bonita traz textos complementares que fazem toda diferença para entender o contexto histórico do romance e a importância da autora.

Carol 22/01/2021

Úrsula é um romance bastante clichê, ao menos para os padrões de nossa época. Tancredo tem uma história amorosa trágica que acaba redimida pela nova amada, há a figura de um pai tirano, a maioria das mulheres extremamente idealizadas, praticamente santas, e existe um vilão cruel e sem complexidade. A narrativa também não ajudou muito, por ser demasiadamente descritiva. Eu me pegava devaneando no meio de um parágrafo, apenas para perceber que pulei um grande pedaço sobre as árvores à margem da estrada. Enfim, o tom típico do período romântico.

Eu havia iniciado a leitura com grandes expectativas, pois muito ouvi falar da obra nos últimos tempos, como sendo a precursora dos romances abolicionistas e por ser o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher negra. Ao me deparar com protagonistas de classes mais altas e brancos, fiquei bastante confusa. Porém, conforme a história avançou, pude conhecer um pouco do pensamento da autora nessas questões, com personagens negras e algumas descrições de suas vidas. Menção honrosa ao capítulo sobre Susana, o mais profundo de todo o livro e o melhor deles.

Imagino, e isso também foi comentado na discussão da leitura coletiva com o Blog Mundo dos Livros, que Maria Firmina dos Reis tenha utilizado um enredo e protagonistas mais "agradáveis" para a sua época para ter mais chances de ser publicada e espalhar suas opiniões libertárias de forma mais discreta. Soma-se a isso o peso de ser ela uma mulher e negra, o que, aliás, contribuiu para que a autora estivesse fora dos livros escolares e listas de vestibulares por muitos e muitos anos, tornando-se quase uma desconhecida.

Não vou negar que Úrsula seja um livro arrastado e desafiador, eu mesma cheguei ao fim por estar em uma leitura coletiva. Porém, é uma obra que merece ser conhecida e estudada pela sua importância histórica e literária, para figurar de fato entre os maiores nomes da Literatura Brasileira.

Resenha completa no blog.

site: https://papoliterario.com.br/2021/01/22/resenha-ursula/

Robert125 23/01/2021

A perda nos leva a insanidade...
Além de um marco histórico na literatura brasileira, ''Úrsula'' é uma obra que abarca diversos aspectos da cultura brasileira vigente na época. Ao tratar de temas como a escravidão, relações patriarcais, homicídio e questões religiosas, Maria Firmina dos Reis cria uma atmosfera calcada em descrições geográficas e sensoriais, levando o leitor a sentir as angústias dos personagens retratados.

Confesso que as passagens sobre a visão dos escravos e ou ex-escravos sobre o regime foram as que mais me interessaram, de longe, pois foram relatados por uma escritora preta que sabia a concretude e complexidade dessa realidade.

O final me remeteu ao livro ''O Olho Mais Azul'' de Toni Morrison, mesmo que esse tenha sido publicado quase um século depois e em outro país. Assim, sabemos que a insanidade é a linha que nos separam da realidade, ainda mais quando perdemos ou não conseguimos o que queríamos.

Uma leitura obrigatória! Obrigado Grupo TAG Campinas pelo incentivo.

Siliane.Ferrari 31/01/2021

Nota 10/10
Maria Firmino é a primeira romancista brasileira. Neste livro há uma coletânia com sua famosa obra "Ursula", outras pequenas histórias e poesias.
Recomendo a leitura