Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Malu 11/07/2020

Surpresa
Acho que não tinha muitas expectativas quando comecei a ler a história mas o enredo que parecia vindo de uma novela mexicana me prendeu rapidamente.

Raquel 10/08/2019

Maria Firmina, literatura e ousadia
Antes de falar sobre o enredo, é importante dizer que Maria Firmina foi uma mulher ousada. Afrodescendente, livre, letrada, professora que fundou uma escola de classe mista. De origem pobre, podemos dizer que Maria Firmina fez a diferença em seu mundo. Escrever e publicar Úrsula foi um ato de ousadia, uma vez que o espaço literário era restrito para as mulheres. Hoje, com o resgate dessa obra, podemos reverter este injusto quadro de apagamento dela e de outras autoras do século XIX.
Úrsula se mostra uma obra tipicamente Romântica com todos os elementos, porém traz embutido a um enredo comum para a época, críticas ao catolicismo, à escravidão, à condição feminina. A preta Susana é minha personagem preferida, pois, através dela, a história é contada pela ótica de quem viveu e sofreu.
Não gostei muito do relacionamento entre Tancredo e Túlio, apesar de entender as escolhas da escritora e o contexto da época, acho, sim, que Túlio trocou um cativeiro por outro ao seguir Tancredo, numa dívida de gratidão.
É uma leitura extremamente necessária e proveitosa. Recomendo!

JAssica137 07/07/2020

Uma leitura importante
Como estudante de Literatura não posso deixar de dar o devido crédito à obra escrita por uma mulher negra em um momento em que o preconceito falava mais alto.
Indico a leitura não só pelas histórias, que são ótimas, mas também pelo que essa obra significa. Devemos lutar para que mulheres como Maria Firmina não sejam esquecidas, para que elas sejam lidas, reconhecidas e estudadas dentro das nossas salas de aula.

Lipe 05/07/2020

Ela deu voz aos escravizados, em pleno século XIX
Em "Úrsula", de Maria Firmina dos Reis - primeira romancista brasileira, maranhense e negra - somos agraciados com uma arrebatadora história de amor entre Tancredo e Úrsula, inseridos no moldes do exacerbado Movimento Ultrarromantismo. Mas, o que mais toca o leitor é o fato de Firmina escrever sobre as atrocidades e crimes da escravidão pela perspectiva de negros e negras escravizados, mesmo sendo apenas personagens secundários na referida narrativa. Ela deu a eles projeção, voz e discursos legítimos carregados de muitas dores e brutalidades causadas pelas condições impostas do Brasil escravista do século XIX. Eles ganham o amor e compaixão dos leitores que ouvem sua narração/memórias tão marcantes. Com isso temos um romance romântico com uma rica linguagem poética, de enredo abolicionista com um forte discurso contra a condição feminina social do período e de autoria feminina, pelas mãos de uma nordestina e negra, porém esquecido pela Crítica Literára.

Val Alves 05/07/2020

Não é um livro ruim, entretanto os romances românticos não me agradam particularmente.
Trata-se de mais uma história sobre amores impossíveis.

Michele 04/07/2020

Valorização necessária
Traz um romance, dois contos e a obra poética dessa autora que foi a primeira mulher brasileira a publicar um romance. Sua obra, além de trazer características próprias do movimento romântico, dá visibilidade aos personagens negros atribuindo a eles caráter elevado e protagonismo. A autora era negra, abolicionista, professora e sua obra tem sido resgatada a fim de ser devidamente valorizada.

Nathalye 03/07/2020

Primeira romancista brasileira
Não conhecia a autora, nem seu feito: além de ser considerada a primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis, maranhense, negra, escreveu Úrsula (1859), que é considerado o único romance abolicionista de autoria feminina do mundo lusófono do período.
LEIA MARIA FIRMINA DOS REIS.
Romance com trages shakespereano, trágico, amor fatal, que trás temáticas feministas, abolicionistas com uma escrita minuciosa e riquíssima.

mila 24/06/2020

Não leia o prefácio do livro!
Leitura fácil, pela época em que foi escrito a linguagem é muito acessível, romance clichê que a gente (quase )prevê o que irá acontecer com o casal principal.
Tenho uma recomendação : NÃO LEIA O PREFÁCIO, a autora traz um gigante spoiler nessa parte, é como se tudo que será descoberto fosse revelado no prefácio.

Bianca 21/06/2020

Romance.
São vários contos e poesias em um livro só e, apesar da nota, reconheço a importância que Maria Firmina tem para a nossa história.?
Além de ser a única escritora brasileira da época que se tem conhecimento, suas ideias abolicionistas foram, para a época, revolucionárias. Negra, autodidata (ao que tudo indica) e resistente.?
E sempre que eu encontrar uma mulher tentando ser ouvida no meio da multidão machista que nos julga apenas por causa da p**** do útero, eu vou escutar.?
Sobre o livro: eu definitivamente tenho um problema com o romantismo. Ou o romantismo tem um problema comigo, não duvido.?
O romance (e o drama exacerbado) fica em primeiro lugar, não se engane achando que é um livro abolicionista até a alma, porque não é. ?
Acho que imaginar um manifesto anti escravidão foi o meu erro com "Úrsula", porque minhas expectativas foram para um lado completamente diferente do que a história realmente é e isso me decepcionou.?
Então, se você está lendo essa resenha e pretende conhecer a obra, lembre-se que é um romance antes de qualquer outra coisa.?
Ps. Eita mulher que fazia poesia pra homenagear as pessoas! Cruz credo!!!?

@oslivros.dela

Angela Regina 21/06/2020

Esse livro tem que ser obrigatório nas escolas!
Livro publicado em 1859 por Maria Firmina dos Reis, uma escritora e professora negra e nordestina. Este livro é o primeiro romance da literatura afro - brasileira. Ele está finalmente sendo mais reconhecido! Esta edição que li apresenta um importante contexto histórico sobre a autora, o tempo que viveu e escreveu e sobre os ecos desta obra importante! Apesar de possuir a escrita rebuscada da época vale a pena se dedicar a esta dramática e impactante história, que critica o sistema escravista
e o patriarcalismo do século XIX no Brasil.

FocaRafa 18/06/2020

Obra maravilhosa
Surpreendente e maravilhoso, Ursula é uma descoberta literária que muda a história do que conhecemos como literatura nacional.

Felipe1503 14/06/2020

Triste e real
O primeiro romance de autoria negra e feminina publicado no Brasil em 1859 nos trás a realidade da escravidão e da posição das mulheres. Um bom livro, de uma história coerente e realista. O vocabulário é muito oitocentista, rico em palavras que não se "usam mais", chegando a ter parágrafos inteiros que são impossíveis de entender sem um dicionário. Mas vale muito a pena, principalmente para os amantes/estudantes de literatura e História.

Mhery 12/06/2020

A importância histórica desse livro é inegável, e isso já me fez com que eu quisesse lê-lo sem sequer ler a sinopse. Eu basicamente sabia mais ou menos sobre a autora. Bom, vamos as minhas impressões: a princípio, a história é linear, simples, mas com o decorrer, vamos entendendo melhor a situação em que se encontra no "presente" daquele tempo, novos personagens são inseridos, e o desenrolar a situação vai ficando cada vez mais difícil. A escrita tem linguagem bastante rebuscada. Eu li uma versão que não era da Penguim, e sim da Câmara, no Kindle, o que facilitou o meu entendimento. Não tem muito mais o que se falar que não seja spoiler, mas a impressão que eu tive é que o romance ali contido é bastante rápido, talvez? as pessoas se apaixonam ao olhar outras... algumas decisões são muito impulsivas... De início imaginei uma história mais voltada pra escravidão, mas a autora decidiu por dar umas pinceladas sobre esse tema na história, a meu ver no tempo certo. Ainda assim, por conta de tudo o que já disse, é um bom livro para sair um pouco de temas do nosso cotidiano.

Luísa Toresan 10/06/2020

"Senhor Deus! Quando calará no peito do homem a tua sublime máxima — ama a teu próximo como a ti mesmo —, e deixará de oprimir com tão repreensível injustiça ao seu semelhante!… Àquele que também era livre no seu país… Àquele que é seu irmão?!"