Se a rua Beale falasse

Se a rua Beale falasse James Baldwin




Resenhas - Se a rua Beale Falasse


158 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Tina Lilian Azevedo 20/01/2022

Corajoso e terno
James Baldwin merece todos os elogios e aclamaçôes que recebe! A estória é contada com uma escrita potente, corajosa e terna, muito terna! A música é parte da trama e conduz à varias reflexões em partes importantes do enredo. Mas, o que mais impressiona é toda a ternura nas palavras que compõem a descrição de momentos tristes, indignantes. A descrição do bebê mexendo pela primeira vez na barriga da mãe-narradora é perfeita e remete a esta sensação única repleta de amor. Infelizmente, apesar do livro ter sido escrito na década de 70, o enredo é muito atual. Leria de novo, daria de presente e já estou à procura de outro livro do autor pra ler.
comentários(0)comente



Mari Guerra 19/01/2022

Usando como tema central o relacionamento de dois jovens negros, James Baldwin aborda o racismo estrutural e o encarceramento negro. Fonny foi preso erroneamente, mas num mundo de supremacia branca, isso pouco importa.
Esse livro foi publicado em 1974, mas continua dolorosamente atual. Encarceramento é um tema cada vez mais urgente na nossa sociedade, especialmente no Brasil e Estados Unidos.
O que mais me chamou a atenção nesse livro é a forma com que os Estados Unidos é retratado (um estado de brancos, que é o inferno para tudo que foge a norma) e como Baldwin aborda esses temas. Ele toca na ferida, ele não tem medo de discutir tabus.
comentários(0)comente



Sofia 09/01/2022

Espero que ninguém nunca seja obrigado a ver a pessoa que ama através de um vidro.
Um livro publicado pela primeira vez em 1974, mas ainda tão real em 2020. Fonny e Tish viviam uma vida linda e um amor lindo. Uma vida com dificuldades? Claro. Não era fácil ser um casal negro tentando ter uma vida "normal" naquela época, mas eles faziam o melhor que podiam. E eles se amavam muito.

Até que um dia, sem motivo algum, Fonny foi preso. Acusado de estupro, ele é levado para a cadeia sem nunca ter visto a mulher que o acusou. E agora sua família e a família da sua amada lutam para inocentar esse homem que faz parte da sua vida e, em breve, será pai.

A escrita de Baldwin é um presente para o mundo. O livro te faz mergulhar na história e sentir toda a sua dor e não querer mais largar até saber o que vai acontecer. O final é de dilacerar o coração e deixa aberto as nossas perspectivas do que aconteceu com aquela família. Aliás, o que mais poderia acontecer?

Um relato poético e, ao mesmo tempo, cruel da realidade que assombra milhares de famílias e pessoas até os dias de hoje. Acho que isso é o que mais dói dessa leitura, perceber a atualidade de um livro escrito há mais de 40 anos atrás. Até quando?
comentários(0)comente



Jessica.Chamma 03/01/2022

James Baldwin seu lindo
Primeiro livro de Baldwin que eu leio e eu fiquei impactada... Que delícia de ler! E mesmo que a história se passe em 1970, é um tema super atual
comentários(0)comente



Bruna 29/12/2021

Se A Rua Beale Falasse
Uma escrita maravilhosa e muito fluida. A história muito realista e pesada. Consegui sentir a solidão, saudade e medo da personagem narradora o tempo todo?
comentários(0)comente



Queds 29/12/2021

Se a rua Beale falasse ela iria contar sobre o racismo, sobre a dores de ser marginalizado pela sua cor. Ela ainda iria nos contar que fanatismo religioso cega para muitos fatos importantes, nos afasta das pessoas e de Deus. Ela ainda nos faria pensar sobre o valor da família e do apoio familiar.

Ela deixaria marcas ao escancarar a violência que o povo preto sofreu e sofre, por ser preto. Mostraria as marcas do racismo estrutural presente na sociedade.

Se a rua Beale falasse ela falaria do amor, das barreiras que ele enfrenta. Falaria de confiança e fé. E que vale a pena lutar e não desistir.
comentários(0)comente



Andrea Lacombe 24/12/2021

?A história se passa nos anos 70 e é narrado pela Tish, o que trás uma sensibilidade na narração pela inocência da personagem, mas sem deixar de focar em assuntos tão importantes como racismo, hipersexualização do corpo negro, e muitos outros assuntos que são tão atuais hoje.

Uma outra questão bordada pelo autor é o preconceito dentro da própria comunidade negra. Temos como exemplo as irmãs de Fonny, que se sentem a cima de todos os outros por terem a pele mais clara e elas tentam usar isso como uma vantagem e não deixam de tratar maus todos por se acharem mais brancas.?
comentários(0)comente



Milla 19/12/2021

Pior leitura do ano
Nunca pensei que detestaria tanto um livro tão curto. Eu cheguei a desistir da leitura, mas decidi dar uma segunda chance depois de meses abandonado na minha estante.
Que decepção.
comentários(0)comente



Mirella | @readingmirella 09/12/2021

é
eu entendo toda a importância por trás desse livro e me senti impactada por vários momentos, mas eu não sei como me sinto em relação aos personagens ??
comentários(0)comente



Gabi Saraiva 27/11/2021

Se a rua Beale falasse
Gostei bastante do livro como um todo, mas confesso que o final me decepcionou um pouco.
Me causou momentos muito reflexivos sobre preconceito.
comentários(0)comente



Cami 23/11/2021

"É um milagre saber que alguém te ama."
Se a rua beale falasse é uma história de amor entre pessoas comuns que tentam manter-se protegidos do racismo estrutural presente na sociedade. Baldwin consegue mesclar sofrimento, perseverança e busca por um futuro melhor no amor entre Tish e Fonny e seu bebê. É comovente, trágico, poético, brutal e a mais pura realidade. Eu odeio ter um tom condescendente quando escrevo, mas "se a rua beale falasse" é um dos melhores livros que já li, e não falo da boca pra fora, é quase um grito que o autor deixou escapar da garganta. A genialidade de Baldwin ultrapassou meu próprio entendimento. Sinceramente, não tem como chegar nas últimas páginas sem os olhos estarem lacrimejando. E de pensar em todos os "Fonnys" que existem e que talvez jamais terão sua liberdade de volta. O impacto dessa história é único. Apenas leiam!

p.s: fiquei confusa no final, foi um tanto abrupto, porém até isso me emocionou. Nada que as notas no final do livro não ajudem.
comentários(0)comente



Amanda Thais 17/11/2021

Já sabia que esse livro não ia ser tão bom assim, pra mim, porque a escrita do autor não me agrada nem um pouco.

Livro ‘’meia boca’’ que a maioria aclama, tinha que ter mais detalhes na história.

Eu não gostei do ‘’Quarto de Giovanni’’, e esse aqui também não foi diferente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela M. 07/09/2021

Resenha-ode à James Baldwin, pela minha primeira leitura de uma obra sua
Mais uma leitura que me abre mundos. Havia comprado o livro publicado em 1974 somente em 2019, ano no qual a companhia das letras o publicou. Se a rua Beale falasse é uma obra de James Baldwin, um autor que conheci quando comecei a pesquisar um pouco sobre autores negros.



Pelas indicações, sabia que a experiência seria profunda - de algum modo.



No primeiro parágrafo, já me encontrei:

"Estou cansada, e começando a pensar que tudo o que acontece faz sentido: se não fizesse sentido, como poderia acontecer? Mas esse é um pensamento realmente terrível. Só pode ser resultado de um problema - um problemão que não faz sentido."

A narrativa, que parte da perspectiva de Tish, é repleta de coragem, leituras de mundo poéticas - ora agressivas, ora contemplativas -, trocas de ambientes e tempos feitas de maneira cirúrgica: é impossível não acompanhar de alguma forma esse casol pela Nova York des anos 70. Tish nos narra, então, seu período de gravidez enquanto seu esposo, Fonny, está preso.

Me comoveu o amor que integra e rege as relações familiares dos Rivers. A compreensão de vida dos pais enquanto indivíduos únicos e pais possibilitaram esse amor, porque, uma vez entendidos a si mesmos como resultados pontuais de suas experiências, sabiam que suas filhas seriam também seres únicos. Suas filhas têm então a liberdade de se construir, de amarem. E a função familiar persiste neste amor, não é algo que será posto de lado por conta dessa liberdade ou por qualquer problema.

Como nos diz o pai de Tish:

"'Cuidem um do outro', ele disse. 'Vão descobrir que isso não é uma coisa tão simples.'"



E problemas nos são apresentados também no primeiro parágrafo. As construções problemáticas e as questões sociais são apresentadas no decorrer do texto através de experiências de diferentes personagens que convivem com o casal.

Outro ponto que me marcou foram os deslocamentos e acompanhamento musical que nossos personagens vivem. São descritos de uma maneira que só vi em Baldwin e Morrison - que eram amigos, e vemos, no posfácio, que ambos buscavam

"fazer da literatura um projeto estético e político que assuma esse compromisso [de dar significado e forma à subjetividade]".

Não sei bem como descrever, mas esse livro me deu força e coragem. Terminei a leitura no dia 7 de setembro, logo ao acordar com a chuva na janela e me lembrar do que poderia vir no decorrer das próximas horas. Termino a resenha também no dia 7 de setembro, dia que decidi fazer o dia por mim.

site: https://floreslivrosetempo.blogspot.com/2021/09/resenha-ode-james-baldwin-pela-minha.html
comentários(0)comente



Rosy 31/08/2021

Valeria 4,3
Caramba, que livro impactante. Já sabia, quando comecei a leitura, que seria bem forte e realmente mostrou a que veio. Mas ao mesmo que ele tem cenas bem intensas e pesadas, tbm tem cenas tão lindas, tão puras... O livro é super imersivo. Impossível não sentir o que os personagens sentem.
Eu fiquei impressionada com a escrita poética do autor, não imagina que seria dessa forma.
Achei que o final ficou um pouco corrido, confuso e deixou em aberto o que eu mais queria saber na leitura, porém, entendi a estratégia que montada. E gostei. Queria poder dar mais estrelas do que 4, mas não acho que valeu 4,5. Então seria um 4,3.
Super recomendado. Escrita maravilhosa. Quero ler mais livros do autor.
comentários(0)comente



158 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR