Se a rua Beale falasse

Se a rua Beale falasse James Baldwin

Resenhas - Se a rua Beale Falasse

Tina Lilian Azevedo 20/01/2022

Corajoso e terno
James Baldwin merece todos os elogios e aclamaçôes que recebe! A estória é contada com uma escrita potente, corajosa e terna, muito terna! A música é parte da trama e conduz à varias reflexões em partes importantes do enredo. Mas, o que mais impressiona é toda a ternura nas palavras que compõem a descrição de momentos tristes, indignantes. A descrição do bebê mexendo pela primeira vez na barriga da mãe-narradora é perfeita e remete a esta sensação única repleta de amor. Infelizmente, apesar do livro ter sido escrito na década de 70, o enredo é muito atual. Leria de novo, daria de presente e já estou à procura de outro livro do autor pra ler.

Mari Guerra 19/01/2022

Usando como tema central o relacionamento de dois jovens negros, James Baldwin aborda o racismo estrutural e o encarceramento negro. Fonny foi preso erroneamente, mas num mundo de supremacia branca, isso pouco importa.
Esse livro foi publicado em 1974, mas continua dolorosamente atual. Encarceramento é um tema cada vez mais urgente na nossa sociedade, especialmente no Brasil e Estados Unidos.
O que mais me chamou a atenção nesse livro é a forma com que os Estados Unidos é retratado (um estado de brancos, que é o inferno para tudo que foge a norma) e como Baldwin aborda esses temas. Ele toca na ferida, ele não tem medo de discutir tabus.

Sofia 09/01/2022

Espero que ninguém nunca seja obrigado a ver a pessoa que ama através de um vidro.
Um livro publicado pela primeira vez em 1974, mas ainda tão real em 2020. Fonny e Tish viviam uma vida linda e um amor lindo. Uma vida com dificuldades? Claro. Não era fácil ser um casal negro tentando ter uma vida "normal" naquela época, mas eles faziam o melhor que podiam. E eles se amavam muito.

Até que um dia, sem motivo algum, Fonny foi preso. Acusado de estupro, ele é levado para a cadeia sem nunca ter visto a mulher que o acusou. E agora sua família e a família da sua amada lutam para inocentar esse homem que faz parte da sua vida e, em breve, será pai.

A escrita de Baldwin é um presente para o mundo. O livro te faz mergulhar na história e sentir toda a sua dor e não querer mais largar até saber o que vai acontecer. O final é de dilacerar o coração e deixa aberto as nossas perspectivas do que aconteceu com aquela família. Aliás, o que mais poderia acontecer?

Um relato poético e, ao mesmo tempo, cruel da realidade que assombra milhares de famílias e pessoas até os dias de hoje. Acho que isso é o que mais dói dessa leitura, perceber a atualidade de um livro escrito há mais de 40 anos atrás. Até quando?

Jessica.Chamma 03/01/2022

James Baldwin seu lindo
Primeiro livro de Baldwin que eu leio e eu fiquei impactada... Que delícia de ler! E mesmo que a história se passe em 1970, é um tema super atual

Bruna 29/12/2021

Se A Rua Beale Falasse
Uma escrita maravilhosa e muito fluida. A história muito realista e pesada. Consegui sentir a solidão, saudade e medo da personagem narradora o tempo todo?

Queds 29/12/2021

Se a rua Beale falasse ela iria contar sobre o racismo, sobre a dores de ser marginalizado pela sua cor. Ela ainda iria nos contar que fanatismo religioso cega para muitos fatos importantes, nos afasta das pessoas e de Deus. Ela ainda nos faria pensar sobre o valor da família e do apoio familiar.

Ela deixaria marcas ao escancarar a violência que o povo preto sofreu e sofre, por ser preto. Mostraria as marcas do racismo estrutural presente na sociedade.

Se a rua Beale falasse ela falaria do amor, das barreiras que ele enfrenta. Falaria de confiança e fé. E que vale a pena lutar e não desistir.

Andrea Lacombe 24/12/2021

?A história se passa nos anos 70 e é narrado pela Tish, o que trás uma sensibilidade na narração pela inocência da personagem, mas sem deixar de focar em assuntos tão importantes como racismo, hipersexualização do corpo negro, e muitos outros assuntos que são tão atuais hoje.

Uma outra questão bordada pelo autor é o preconceito dentro da própria comunidade negra. Temos como exemplo as irmãs de Fonny, que se sentem a cima de todos os outros por terem a pele mais clara e elas tentam usar isso como uma vantagem e não deixam de tratar maus todos por se acharem mais brancas.?

Milla 19/12/2021

Pior leitura do ano
Nunca pensei que detestaria tanto um livro tão curto. Eu cheguei a desistir da leitura, mas decidi dar uma segunda chance depois de meses abandonado na minha estante.
Que decepção.

Mirella | @readingmirella 09/12/2021

é
eu entendo toda a importância por trás desse livro e me senti impactada por vários momentos, mas eu não sei como me sinto em relação aos personagens ??

Gabi Saraiva 27/11/2021

Se a rua Beale falasse
Gostei bastante do livro como um todo, mas confesso que o final me decepcionou um pouco.
Me causou momentos muito reflexivos sobre preconceito.

Cami 23/11/2021

"É um milagre saber que alguém te ama."
Se a rua beale falasse é uma história de amor entre pessoas comuns que tentam manter-se protegidos do racismo estrutural presente na sociedade. Baldwin consegue mesclar sofrimento, perseverança e busca por um futuro melhor no amor entre Tish e Fonny e seu bebê. É comovente, trágico, poético, brutal e a mais pura realidade. Eu odeio ter um tom condescendente quando escrevo, mas "se a rua beale falasse" é um dos melhores livros que já li, e não falo da boca pra fora, é quase um grito que o autor deixou escapar da garganta. A genialidade de Baldwin ultrapassou meu próprio entendimento. Sinceramente, não tem como chegar nas últimas páginas sem os olhos estarem lacrimejando. E de pensar em todos os "Fonnys" que existem e que talvez jamais terão sua liberdade de volta. O impacto dessa história é único. Apenas leiam!

p.s: fiquei confusa no final, foi um tanto abrupto, porém até isso me emocionou. Nada que as notas no final do livro não ajudem.

Amanda Thais 17/11/2021

Já sabia que esse livro não ia ser tão bom assim, pra mim, porque a escrita do autor não me agrada nem um pouco.

Livro ‘’meia boca’’ que a maioria aclama, tinha que ter mais detalhes na história.

Eu não gostei do ‘’Quarto de Giovanni’’, e esse aqui também não foi diferente.

Gabriela M. 07/09/2021

Resenha-ode à James Baldwin, pela minha primeira leitura de uma obra sua
Mais uma leitura que me abre mundos. Havia comprado o livro publicado em 1974 somente em 2019, ano no qual a companhia das letras o publicou. Se a rua Beale falasse é uma obra de James Baldwin, um autor que conheci quando comecei a pesquisar um pouco sobre autores negros.

Pelas indicações, sabia que a experiência seria profunda - de algum modo.

No primeiro parágrafo, já me encontrei:

"Estou cansada, e começando a pensar que tudo o que acontece faz sentido: se não fizesse sentido, como poderia acontecer? Mas esse é um pensamento realmente terrível. Só pode ser resultado de um problema - um problemão que não faz sentido."

A narrativa, que parte da perspectiva de Tish, é repleta de coragem, leituras de mundo poéticas - ora agressivas, ora contemplativas -, trocas de ambientes e tempos feitas de maneira cirúrgica: é impossível não acompanhar de alguma forma esse casol pela Nova York des anos 70. Tish nos narra, então, seu período de gravidez enquanto seu esposo, Fonny, está preso.

Me comoveu o amor que integra e rege as relações familiares dos Rivers. A compreensão de vida dos pais enquanto indivíduos únicos e pais possibilitaram esse amor, porque, uma vez entendidos a si mesmos como resultados pontuais de suas experiências, sabiam que suas filhas seriam também seres únicos. Suas filhas têm então a liberdade de se construir, de amarem. E a função familiar persiste neste amor, não é algo que será posto de lado por conta dessa liberdade ou por qualquer problema.

Como nos diz o pai de Tish:

"'Cuidem um do outro', ele disse. 'Vão descobrir que isso não é uma coisa tão simples.'"

E problemas nos são apresentados também no primeiro parágrafo. As construções problemáticas e as questões sociais são apresentadas no decorrer do texto através de experiências de diferentes personagens que convivem com o casal.

Outro ponto que me marcou foram os deslocamentos e acompanhamento musical que nossos personagens vivem. São descritos de uma maneira que só vi em Baldwin e Morrison - que eram amigos, e vemos, no posfácio, que ambos buscavam

"fazer da literatura um projeto estético e político que assuma esse compromisso [de dar significado e forma à subjetividade]".

Não sei bem como descrever, mas esse livro me deu força e coragem. Terminei a leitura no dia 7 de setembro, logo ao acordar com a chuva na janela e me lembrar do que poderia vir no decorrer das próximas horas. Termino a resenha também no dia 7 de setembro, dia que decidi fazer o dia por mim.

site: https://floreslivrosetempo.blogspot.com/2021/09/resenha-ode-james-baldwin-pela-minha.html

Rosy 31/08/2021

Valeria 4,3
Caramba, que livro impactante. Já sabia, quando comecei a leitura, que seria bem forte e realmente mostrou a que veio. Mas ao mesmo que ele tem cenas bem intensas e pesadas, tbm tem cenas tão lindas, tão puras... O livro é super imersivo. Impossível não sentir o que os personagens sentem.
Eu fiquei impressionada com a escrita poética do autor, não imagina que seria dessa forma.
Achei que o final ficou um pouco corrido, confuso e deixou em aberto o que eu mais queria saber na leitura, porém, entendi a estratégia que montada. E gostei. Queria poder dar mais estrelas do que 4, mas não acho que valeu 4,5. Então seria um 4,3.
Super recomendado. Escrita maravilhosa. Quero ler mais livros do autor.