Se a rua Beale falasse

Se a rua Beale falasse James Baldwin

Resenhas - Se a rua Beale Falasse

viieiraalicee 28/08/2022

Escrita perfeitamente fluída, tema importante mas não era o meu momento. Quero reler um dia mais preparada com mais atenção.

Richard 21/08/2022

mais um favorito pra vida
eu me sinto agraciado por ter lido esse livro! não consigo nem falar direito, apenas leiam..........

Debora.Olindina 19/08/2022

Inevitável
Com certeza é um livro necessário. A luta pela liberdade roubada é descrita em páginas.

Estou encantada com a escrita de Baldwin, você consegue adentrar na narrativa de Tish, e tem o sentimento descrito por ela, é incrível.

A história me prendeu, achei os detalhes necessários e que incubidos no momento certo, trouxe maestria para todo o conteúdo. Jamais esquecerei o primeiro contato com esse escritor.

dionisocastro 20/07/2022

LINDO! LINDO! LINDO! LINDO! LINDO! LINDO! LINDO!
Esse eu conheci pelo filme também. Assisti a adaptação linda dirigida pelo Barry Jenkins e me apaixonei de cara pela história. Se eu me lembro bem, no mesmo dia que eu assisti eu já estava lendo o livro.

Descobrir o James Baldwin foi outra das enormes felicidades literárias que eu tive em 2021. O cara era um gênio e Se A Rua Beale Falasse mostra isso das formas mais espetaculares possíveis.

Uma habilidade que eu sempre ressalto nos autores que eu leio é sua habilidade de escrever em primeira pessoa e o Baldwin se supera nisso. O formato diário coube incrivelmente com as sensações que o livro passa, não poderia ser escrito de outra forma.

É um livro sobre amor. Um livro sobre amor em tempos difíceis. É um livro sobre famílias. Sobre pais, mães, irmãos e irmãs. Filhos e filhas. É um livro sobre igreja e sobre música. É um livro ritmado, como um canto. É um retrato da vida negra estadunidense, dos anos 1970 e dos dias de hoje. Porém mesmo com todo o sofrimento e toda a tristeza, a poesia, o amor e a beleza também predominam no livro. É lindo ver como até nos momentos mais difíceis, as pessoas se ajudam. Além de ter literalmente as melhores descrições de sexo que eu já li.

A adaptação cinematográfica não chega aos pés de transportar para a tela o talento que Baldwin tem com as palavras e pra mim peca profundamente ao não seguir o final do livro. Muitas pessoas podem achar o final abrupto e aberto, porém eu considero um dos melhores finais que já li. O melhor final para o melhor livro.

Como eu não poderia terminar essa resenha de outra forma: Leiam James Baldwin.

y o o n e 10/04/2022

O final...
Eu gostei bastante desse livro, a forma como a Tish narra a história e a profundidade dos personagens e a carga de representatividade e símbolos da negritude, os sentimentos em relação ao racismo e apagamento sofridos, tudo muito bem retratado, mas eu torcia por um fim diferente e foi bem frustrante (pra mim, óbvio).

VinAcius49 01/03/2022

Somando a boa escrita do Baldwin, a um romance... atualmente para mim, inacreditavelmente bom e uma discussão necessária que eu resumiria com esse trecho ?O mundo vê o que deseja ver, ou, na hora da verdade, o que você manda que ele veja?.
Por que eu demorei tanto para finalizar? Misericórdia!

Rafael 28/02/2022

A rua Beale continua a falar
Sonhos interrompidos, racismo e injustiças. Esses são alguns dos elementos presentes em "Se a rua Beale falasse" (1974), um dos últimos romances de James Baldwin.

Nascidos no Harlem, bairro onde também nasceu o autor, os protagonistas Clementine Rivers (Tish) e Alonzo Hunt (Fonny) são um jovem casal que passa a sofrer, juntamente com seus familiares, uma série de dificuldades após a prisão de Fonny, acusado injustamente de ter estuprado uma mulher branca.

Narrado em retrospectiva por Tish, a partir de suas memórias, o livro inicia com um diálogo entre ela e Fonny na prisão. Através de uma parede de vidro, ela consegue enxergar os efeitos destrutivos do cárcere em seu companheiro. Mais sobre esse processo de desumanização será observado depois, por meio dos relatos de Daniel, amigo do casal também acusado criminalmente de forma injusta, no passado, e que cumprira pena após se ver forçado a aceitar um acordo (estima-se que hoje, 90% a 97% de todos os casos criminais nos EUA resultem em acordo; logo, não vão a julgamento).

Como Daniel, Fonny é jovem, negro e pobre. Num país de forte tradição racista em suas práticas, cujos aparatos de controle formal focam nos indivíduos com menor poder, pois estes são mais vulneráveis e com menos possibilidades de evitarem sua rotulação criminal, como bem recorda o professor Eugenio Raúl Zaffaroni em suas lições sobre a criminalização secundária, Fonny pagará um alto preço por não ser o "preto de alguém". Ainda que eventualmente escape de uma investida seletiva do sistema de justiça criminal, ele carregará sempre consigo um alvo nas costas.

Curiosamente, a rua Beale não é mencionada na obra. De acordo Márcio Macedo, a rua explicitada no título fica em Memphis, no Tennessee, no Sul dos Estados Unidos. A cidade é o local onde Martin Luther King Jr., amigo de Baldwin, foi assassinado em 1968, e também é tida como o berço do blues, ritmo pai de todos os outros estilos musicais afro-americanos, que surge no enredo como forma de expugar a dor que emana da história fictícia de Tish e Fonny.

Em 2018, a obra foi adaptada ao cinema e atualmente está também disponível na plataforma Amazon Prime.

wholuizx 18/02/2022

impactante, atual, doloroso e lindo
eu simplesmente amei me apaixonar por james baldwin e sua escrita, a sensibilidade dele pra escrever é surreal.
se a rua beale falasse fala contigo de formas que menos se espera, são diálogos com assuntos tão atuais que é quase impossível separar a ficção da realidade.
é tão linda a relação da tish com o fonny, o amor entre eles é simplesmente amor que independe de qualquer situação.
essa edição tem alguns textos de apoio e é ótimo, fala sobre o autor e o relaciona com o texto do livro muito bem.
apegado demais a esse livro e ao baldwin

@limakarla 10/02/2022

Literatura de gente preta se torna mais e mais importante pra mim, tanto pela escrita, pela forma como nos descrevem estando nesse local de uma pessoa preta vivendo num meio em que o branco é privilegiado, quanto pelas temáticas que são jogadas. História melancólica, mas forte e honesta.

Susan.Kelle 09/02/2022

Tish e Fonny estão prestes a se casar, mas a felicidade do casal é interrompida quando Fonny é preso acusado de estupro. A partir daí acompanhamos o casal, ele preso e ela se descobrindo grávida. Na minha cabeça alguns livros trazem em si, mensagens certeiras lançadas em nossa cara, como a moral faz nas fábulas. Pra mim a desse livro é que a vida é uma roda de hamster, e só depende de nós não nos deixar cair. Gostei de conhecer os personagens, sobretudo as mulheres da família de Tish que nem por um segundo baixaram a cabeça e seguiram lutando pelos seus.

suellen 28/01/2022

o livro é incrível e melancólico. o que mais gostei foram as referências musicais, internamente fiquei cantarolando com o ray charles, billie holiday e aretha franklin. visualizei toda a história e me peguei triste com a narrativa, mas sei que infelizmente o ocorrido acontece com inúmeras pessoas negras pelo mundo afora.

?ela diz que foi estuprada por um negro, e aí puseram um negro no meio de uma porção de caras de pele mais clara, e por isso, obviamente, ela diz que foi você?

impossível ser mais doloroso do que isso.
@limakarla 28/01/2022minha estante
MULHER COMO ASSIM TU TERMINOU