Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Nati 29/12/2023

Baita livro
?Porque o mundo está numa situação ruim.
Porém, tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que puder.
Portanto fiquemos alerta - alerta em duplo sentido:
Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano
é capaz.
E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.?

Andrea Janaina 28/12/2023

Excelente
Conheci o autor através do livro A bailarina de Auschwitz e foi mencionado no livro O princípio humanístico que li recentemente.
Inclusive foi ele quem incentivou a autora e doutora Edith Eva Eger, a bailarina, a escrever a sua história.
Sendo um psicólogo judeu no campo de concentração durante o holocausto (1941-1945), preferiu não descrever todas as torturas sofridas durante esse período, no qual morreram seis milhões de judeus, mas como ele e outras pessoas lidavam com aquele sofrimento de perdas de pessoas amadas, passar fome, frio, diversas necessidades além de trabalhar incessantemente.
Em um dos capítulos ele descreve qual é a pior dor: ?a dor psicológica, a revolta pela injustiça ante a falta de qualquer razão é o que mais dói numa hora dessas?.
Mas ele acha uma luz interna para não sucumbir à desgraça da morte e após o fim disso tudo, se encontrar novamente como humano. E ao longo dessa recuperação desenvolveu a logoterapia (logos, do grego = sentido), que ajuda o paciente a encontrar sentido em sua vida apesar de tudo de ruim que tenha passado.
É um livro curto de 184 páginas, mas com conteúdo extremamente profundo e reflexivo.

Lara 28/12/2023

Mais humano impossível?
Não consigo expressar em palavras o impacto desse livro, que apesar de ser pequeno, tem um valor inestimável.

Poder compreender os sentimentos e a visão de um psicólogo que passou por tanto sofrimento, mas ainda sim não desistiu da vida, e entende seu significado, é emocionante.

Lidiane.Vasconcelos 28/12/2023

Victor Frankl e a Providência Divina
Esse livro fala sobre a experiência do campo de concentração, mas o seu assunto principal é a Força de Victor Frankl e a ação da Providência Divina na sua vida. Desde o início de sua vida, Deus tinha uma missão para ele e seu coração foi inteiramente aberto a isso. Eu lembrei muito do que o Professor Olavo nos pede: Que formemos nossa personalidade com base na nossa realidade. Ver que tudo, definitivamente tudo é providência de Deus, principalmente algo ruim que possa nos acontecer e que o sentido da vida não pode ser aqui. Quem entender isso, entendeu tudo.

zlldamon 27/12/2023

Extraordinário
A visão de um ex prisioneiro de um dos maiores campos de concentração tendo perdido toda sua família e amigos. E mesmo diante de todas essas adversidade conseguiu sustentar-se em pequenas felicidades. Indico para todos que puderem ler

Amaurijbarros 27/12/2023

Em Busca de Sentido
Utilizarei as palavras finais do livro para dar um ligeira compreensão do que passamos todos os dias quando não percebemos os fatos:

?Portanto fiquemos alerta - alerta em duplo sentido: Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz.
E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.? - Victor E. Frankl

Beatriz.Ordonhes 26/12/2023

Um história realmente única. Já li diversos livros sobre o holocausto e relatos sobre essa tragédia, mas esse abriu meus horizontes para outra perspectiva: a mentalidade do encarcerado e a desumanização do preso.
De fato, o livro é chocante, mas a dissertação do autor sobre o assunto traz uma perspectiva única ao leitor. Me emocionei, chorei e aprendi.
Dei 4 estrelas apenas porque a escrita não é do meu gosto particular, mas não poderia quantificar uma história assim.
Taynara142 26/12/2023minha estante
Amei a resenha, estou louca para ler este livro... ?

felipe.cesar 25/12/2023

Em Busca do Sentido
O livro é um pequeno ensaio de psicologia, de agradável leitura, com situações de vida do autor da época em que ele era prisioneiro em Auschwitz! O sentido da vida está no impulsionamento do futuro pelas nuances do presente!

Olivia 20/12/2023

Porque vivemos?
Muito bom o livro, e sua mensagem.
A força de viver, a visão de futuro mesmo quando há nada que te ancore nele é realmente surpreendente.

Lucas.Henrique 17/12/2023

Que livro absurdamente sensacional, denso, pesado, mas sensacional. É impressionante ver o quão longe pode chegar a maldade humana, mas é algo inexplicável ver até onde pode chegar a força de vontade. Em busca de sentido é o tipo de livro que deve ser sempre revisitado, lido várias vezes e em diferentes fases da vida. No momento estou indo para o 5° período de psicologia, mas tenho total certeza que após o término do curso, irei ter outra perspectiva dessa obra. Não quero falar muito sobre o conteúdo, pois é incrível as reflexões que o autor consegue trazer. Leia, releia e absorva. Essa obra é daquelas pra marcar, mudar a forma de pensar e encarar a vida e recomendar para o maior número de pessoas possível.

Danuza3 15/12/2023

Esclarecedor... Que necessita de um pouco mais
Muito bom, que livro delicado. Lindo.
Aqui temos um autor que viveu na pele aquilo ao qual muitos escrevem através do ouvir falar. Muito interessante!
Gostei muito do autor ter separado as fases por tópicos e decorrer de maneira real sobre cada um deles, o que nos levou a passar a ter uma base, no caso, ter onde pisar ao lidar com o que estava sendo dito, entendendo os meios na busca do sentido.
A escrita do autor é boa, na verdade, ótima, fácil e passível. As explicações em alguns pontos são de fato pontuais e esclarecedoras, todavia, devo dizer que senti falta de um desenvolver mais profundo em alguns pontos, que em minha percepção agregaria muitíssimo ao encontro deste sentido. Um exemplo seria sobre a sua fé e como a mesma era vista ali dentro, olhando para as divergentes características de seus conhecidos, foi falado, mas muito pouco, quase que nada. Sendo assim, foi-se percebido de primeira que uma pincelada não seria o suficiente, e de fato não foi.

Juliene 13/12/2023

Necessário
É bem clichê dizer que um livro é necessário, mas, no caso desse em particular, é o que melhor definiria esse livro.
Aqui você vai encontrar descrições sobre um campo de concentração que provavelmente vão te deixar surpreso. Entretanto, o mais valioso nesse livro é a reflexão sobre o ser humano e sobre como ele pode encontrar sentidos pra sua vida nos mais inóspitos lugares, você termina esse livro com um pouco de esperança.

Invasor de mentes 13/12/2023

Impressionante!
Livro magnífico. Muito bem dividido. Vai entrando no mundo da logoterapia lentamente. As vivências de Frankl nos campos de concentração que passou, são relatos impressionantes. Como ele mesmo diz: só vivendo a situação para ser descrita por completa.

Livia.Maria 29/11/2023

Odeio livro de auto-ajuda que promete a solução de todos os problemas. Por isso amei esse livro, é exatamente o contrário.

Frankl transforma o "não ver sentido na vida" de uma aparente neurose para um processo existencial, que impulsiona o ser humano a refletir sobre as próprias decisões.

Por meio de relatos de um sobrevivente do Holocausto (o próprio autor), o livro mostra a mudança naqueles que insistiram na vida, quando aparentemente não havia sentido pra isso.

Chorei horrores rs

Vini 29/11/2023

?Quem tem por que viver agüenta quase qualquer como?
"Em Busca de Sentido", de Viktor Frankl, é um livro sobre como encontrar força nas situações mais difíceis. Frankl, que sobreviveu a campos de concentração, diz que podemos sempre escolher nossa atitude, mesmo em tempos ruins, atitude a qual ele se refere como sendo ?a ultima liberdade humana?.

Se tivermos um motivo para viver, podemos aguentar muitas dificuldades. É uma leitura inspiradora sobre superação e a força da vontade humana.

Ou como diria Nietzsche: ?Quem tem por que viver agüenta quase qualquer como?.