Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Thaisinha 15/11/2023

O sentido da vida
Realmente, as resenhas e depoimentos que li a respeito desse livro não foram diferentes da visão que pude ter dele agora.

Análise o ser humano como ser humano.
Prova que o amor em algo ou em alguém pode te ajudar a a seguir em frete. O poder da nossa consciência.

É surpreendente como em meio ao inimaginável, em uma situação em que nenhum ser humano na história da humanidade passou, ele conseguiu tirar lições de vida, encorajar colegas e seguir em frente.

Que todos nos encontremos nosso sentido da vida.

Julie 08/11/2023

Intenso e cheio de insights
O livro apresenta as vivências, observações e reflexões do autor que esteve nos campos de concentração nazista. Ele fala sobre o surgimento das teorias humanistas da psicologia através do olhar de alguem que, não apenas observou comportamentos e emoções dos outros, mas vivenciou situações diversas que lhe fizeram pensar e reavaliar teorias psicológicas.
Leitura excelente para reflexões diversas sobre propósito de vida e valores essenciais.

Vanessa.Perin 08/11/2023

Livro bom! Fala sobre a natureza humana e como as pessoas reagem as maiores adversidades.
Vale a pena.

Dani 07/11/2023

Breves comentários sobre
É o relato de um psicólogo que sobreviveu a um campo de concentração e uma forma de tratamento que ele desenvolveu. No começo achei que ia ser no sentido de competição de quem é mais desgraçado, mas foi mais no sentido de achar algo para que valha a pena sobreviver apesar de tudo.

Emio.Rulyan 07/11/2023

Ótimo.
Excelente obra, e que nos faz refletir o quanto as pessoas a nossa volta, e os momentos são únicos e importantes na vida.

Nycolas 03/11/2023

Sobre como fazer bem ao outro nos faz bem
Divido a obra em duas partes principais, a saber: "o depoimento de como eram os campos de concentração" e "explicação do fundamentos da logoterapia". A primeira parte serviu apenas para ter a noção de como eram as dificuldades de todos os que estavam no campo e de como reagiam a tudo isso; já a segunda parte, a que mais gostei, o autor dá as diretrizes de uma vida com sentido. Abaixo vai um resumo meu dessa segunda parte.

A logoterapia (logos = sentido) parte do pressuposto de que o sofrimento é inerente à vida humana e para que esta seja boa, apesar do sofrimento, o ser humano precisa de um sentido ("quem tem um por quê pode superar qualquer como" - Nietzsche). Dessa forma, a pessoa deve ter a responsabilidade de escolher (dentro de sua pequena margem de liberdade) procurar e encontrar o seu próprio sentido ou viver uma vida sem sentido (vazio existencial). Para essa escolha a pessoa deve levar em conta o seguinte imperativo: viva como se você estivesse vivendo pela segunda vez e como se tivesse agido tão erradamente na primeira vez como está por agir agora. Para encontrar o sentido é necessário que haja a autotranscendência da existência por parte da pessoa que busca tal sentido, pois é no auxílio ao outro que se encontra o sentido da vida (aqui eu lembrei dessa frase "o filé mignón da vida é a vida assumidamente dedicada ao outro" - Clóvis de Barros Filho). Essa autotranscendência pode ocorrer por meio do trabalho, de uma pessoa e/ou até mesmo do próprio sofrimento, quando este é inevitável, afinal, é no sofrimento que crescemos como seres humanos.

Tendo em vista todo esse pensamento acerca da logoterapia, penso que autor concorde com a ideia de que fazer o bem ao outro nos faz mais bem do que o bem que realizamos ao outro. E assim sendo, isso é o que dá o sentido para a vida. A bondade é multiplicada na autotranscendência do eu.
Ecklezia_Carvalho 03/11/2023minha estante
Uma boa resenha! ?

AndrAa58 24/11/2023minha estante
Boa resenha ?

Valle5 31/10/2023

Um livro surpreendente ,recomendo á pessoas com sede de conhecimentos baseados em acontecimentos reais e no caso deste um testemunho de um especialista que fez de seus desafios vencidos uma história pela qual entra como serviço a humanidade. SEGUNDO ELE ,UMA HUMANIDADE FADADA A UMA SITUACAO RUIM .
SENSACIONAL EQUILIBRIO DO AUTOR . TERMINO COM UMA FALA DO REFERIDO," DESDE AUSCHWITZ NÓS SABEMOS DO QUE O SER HUMANO É CAPAZ .FICAMOS ALERTAS, DESSE HIROSHIMA NÓS SABEMOS O QUE ESTA EM JOGO ."

Fernanda 31/10/2023

"O que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás; mas é também aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios."

Andrecruz.psi 30/10/2023

Um sentido para vida
Essa foi a quinta vez que debrucei sobre essa obra de arte da literatura e da vida.

Tornei a ler porque para participar de um desafio proposto pelo meu professor Luís Henrique, foram três semana nas quais me debrucei mais uma vez sobre a vida de Viktor Frankl nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial.

Foi uma experiência incrível.

Na verdade sempre que leio qualquer material escrito por esse homem é um olhar profundo sobre a minha própria alma.

Deeh 29/10/2023

Terapia em forma de livro.
Antes de começar a leitura, eu tinha uma imagem formada sobre o livro, seria um relato sobre as atrocidades dos campos de concentração na segunda guerra mundial.

Mas não, são relatos de eventos vividos nos campos de concentração, acompanhado de análises comportamentais. O autor mescla experiência pessoal com a logoterapia criada por ele.

Logoterapia que num conceito simplificado significa a busca de sentido na vida. Vale muito a pena a leitura e também releitura, que é o que pretendo fazer esporadicamente.

Lucas 29/10/2023

Crescendo nas Dificuldades
O Autor descreve em detalhes sua experiência nós campos de concentração nazistas e partir daí aborda através de tanto sofrimento e dor como o ser humano consegue encontrar um sentido na vida. Esse livro nós faz olhar pra vida de uma outra forma, e de como quando temos um objetivo ou algo que nós mova em vida, podemos suportar qualquer dificuldade.

mary_raiodeletras 28/10/2023

Sempre tive curiosidade de ler este livro, para conhecer Viktor Frankl.
Foi muito interessante ver uma perspectiva bem diferente do que estou acostumada, principalmente sobre o dia da libertação dos campos de concentração.
Espero que entenda melhor sobre a logoterapia, nas aulas que terei esse semestre.

João Fraga 26/10/2023

Em busca de sentido
O início do livro é interessante. Mas tive dificuldade em terminar ele porque o assunto final (sobre psicanálise e etc) não me interessa muito.

LuaTeresa 21/10/2023

Eu gostei mais do que eu imaginava. Estava com expectativa baixa porque eu li uma resenha que criticava negativamente o livro.
Li com o projeto "Desafio de leitura 1000 pessoas Em busca de sentido" do prof. Luis Enrique.
Recomendo que siga ele no Instagram. Muito bom o projeto. Espero que tenha outros.