Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Deh 20/09/2020

Logoterapia
Frankl, professor de Neurologia e Psiquiatria, foi um dos sobreviventes em um campo de concentração. Basicamente, o livro é divido em três partes.
A maior parte (pesada, por sinal) contém os relatos do que ele viu e passou nos campos de concentração. Essa parte é necessário para introduzir a explicação da logoterapia nos capítulos 2 e 3.
Viktor usa uma abordagem bem diferente da psicanálise Freudiana. Um olhar sobre a vida bem diferente.
Recomendo a leitura para que você possa ganhar um ponto de vista mais, digamos, significativo sobre a vida.

Tamara 11/05/2021

Um clássico da Psicologia
O autor apresenta seu relato autobiográfico sobre os campos de concentração, ao mesmo tempo em que tece sua teoria do sentido existencial, a Logoterapia.
Segundo Frankl, todos nós devemos buscar dar sentidos à vida, das situações mais rotineiras às mais complexas.
Minha frase favorita deste livro (e talvez até da vida!) é: "O que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é." (Viktor Emil Frankl)
Uma leitura profunda e inspiradora!

site: https://linktr.ee/tamara.psi

Ana Bruno 27/03/2021

Pra pensar
O criador da Logoterapia, uma terapia focada na cura, na esperança, esteve em um campo de concentração como prisioneiro. Sua vivência nos mostra que mesmo em situações de extremo sofrimento, encontrar um sentido em estar vivo, faz toda a diferença.
Na segunda parte do livro ele detalha aspectos fundamentais de sua terapia.
Livro bastante interessante para nós fazer pensar em nossas próprias situações de sofrimento...

Verosca 27/03/2021

Perfeito
Realmente um livro muito bom de ser ler, conta fatos emocionantes e mostra até q ponto o ser humano por chegar, te faz refletir bastante, recomendo.

Gabi 04/01/2022

Mais do que um relato sobre o campo de concentração
Estou completamente apaixonada ! Eu sempre leio livros que se encaixam nas minhas ideologias , sempre na mesma bolha , então foi muito enriquecedor e revigorante ler algo diferente , que me traz outra perspectiva. Achei lindo, e inspirador, chorei de mais ao final da leitura, uma vontade de viver e fazer todo mundo ler esse livro !!!
David Premaor 04/01/2022minha estante
Ontem pensei em começar a ler esse livro... gratidão pelo teu relato!

LairJr 10/02/2022

Uma obra riquíssima sobre acontecimentos da segunda grande guerra, ainda mais sob o enfoque de um psiquiatra, o que nos revela não apenas uma abordagem pessoal, mas, também, a percepção científica das situações vivenciadas nos campos de concentração. Na segunda parte do livro o autor desenvolve, em resumo, a sua tese científica, a qual ele denomina de logoterapia.

Rael 29/06/2020

Um livro poderoso
Cheguei a este livro por indicação de uma YouTuber. Ao ler o título desta obra imagina-se ser algo sobre alto ajuda religiosa, mas o que realmente se ler é uma teoria que foi forjada em um campo de concentração. Sofrimento e morte fizeram com que o autor desenvolvesse conceitos valiosíssimos para lidar com essas que são, provavelmente, as duas piores coisas que o ser humano enfrenta. Recomendo muito este livro, independente do interesse em psicologia.

JoAo.Padilha 10/09/2022

Leitura leve mesmo com a história pesada
Livro maravilhoso que relata a experiência do autor durante o período que ficou apriosionado em campos de concentração durante a segunda guerra... Mostra quão duro pode ser a vida e quão mal pode ser o homem. Livro profundo com várias reflexões sobre a vida, a busca de propósito e a falta dele. Leitura obrigatória.

Marci 19/04/2022

Maravilhoso
Um dos melhores livros que já li na vida. Super recomendo. Aprendi muita coisa e a logoterapia tem mudado minha vida para melhor. Leiam!

Livia.Maria 29/11/2023

Odeio livro de auto-ajuda que promete a solução de todos os problemas. Por isso amei esse livro, é exatamente o contrário.

Frankl transforma o "não ver sentido na vida" de uma aparente neurose para um processo existencial, que impulsiona o ser humano a refletir sobre as próprias decisões.

Por meio de relatos de um sobrevivente do Holocausto (o próprio autor), o livro mostra a mudança naqueles que insistiram na vida, quando aparentemente não havia sentido pra isso.

Chorei horrores rs

Lauren 03/08/2023

Gostei muito da leitura deste livro, confesso que mexeu muito comigo. Já fazia um tempo que estava querendo ler ele, e valeu a pena.
Foi muito interessante compreender a perspectiva de quem estava nos campos, e o cuidado que o Frankl teve ao relatar o que passou nos diferentes lugares em que passou.
É um livro difícil, emocionalmente falando, mas que vale a pena ser lido.

Nanes 14/03/2021

Livro bom mas eu não leria novamente.
Gostei desse livro, especialmente quando entra no método desenvolvido pelo autor. Antes disso, o que é escrito parece não seguir uma ordem cronológica e isso acabou me confundindo algumas vezes.

A leitura me trouxe reflexões profundas por se tratar de buscar o sentido da vida além do ter ou estar. Gostei!

12/06/2021

Comecei a ler este livro por recomendação de um professor de química quando eu estava repetindo a cadeira pela terceira vez! Odeio química e nunca consegui aprender mas gosto de ler, então resolvi dar uma chance à este livro. Não sabia que tratava-se de um livro de psicologia, mas mesmo assim, ouvir de um sobrevivente a sua história no campo de concentração é realmente incrível, pois tenho muitos motivos na vida para querer desistir e saber que existem pessoas que sobreviveram a este verdadeiro inferno sobre a terra é inspirador. Por isso, não desistirei, continuarei procurando o sentido da minha vida!

Dan 13/05/2020

A unica pergunta realmente válida a se fazer: Qual sentido da vida?
No começo tive um pouco a sensação de estar entrando em mais uma das milhões de histórias pessoais de romances sobre o holocausto e, resistindo um pouco mais, percebi uma sinceridade visceral da experiência do autor, experiência que tem bastante a ensinar.

Me pego na metade do livro com uma profunda revelação que me faria já naquele instante entrar em ressaca literária. Assim como a vida por definição não tem propósito algum, uma vez postos aqui, é possível encontrar significado nas coisas mais banais possíveis. Mas o exercício desse livro vai mais fundo na questão.. se há algum sentido na vida, provavelmente há algum sentido no sofrimento também, pq este é uma condição inerente à existência.

Nenhuma força no mundo pode tirar aquilo que você já viveu. Quando tudo está arruinado e vc está entregue, existe ainda aquela energia propulsora intrínseca: a liberdade interior! O sentido está no seu comportamento de reação quando recebe uma carga de restrição de forças externas sobre o seu ser. Não são todos que conseguem alçar essa ocasião, mas basta um conseguir para ser testemunho de que a realização interior é mais forte que qualquer fator extremo externo!