O fascismo eterno

O fascismo eterno Umberto Eco

Resenhas -

@lucasmascarenhas 12/10/2020

O livro procura conceituar o fascismo eterno já que não se tem uma ideologia delineada. Mas, sim, algumas características principais, como o culto à tradição, um suposto passado glorioso, mesmo que seja apenas folclórico, uma nostalgia. O irracionalismo, contra a ciência e evidência científica. Recusar a diferença, a diversidade, xenofóbico (“nacionalismo”). O heroísmo, regime populista. O machismo com desdém às mulheres, a homossexualidade. O elitismo popular em época de crises econômicas, “o apelo às classes médias frustradas, desvalorizadas por alguma crise econômica ou humilhação política, assustadas pela pressão dos grupos sociais subalternos”. Valorizam a guerra permanente, combate a um "inimigo". Busca uma suposta vontade geral do povo, um regime populista.

Van Jales 08/10/2020

Ur-Facismo
Espaço nada distante do que tão grave, trágico aconteceu com a população, e esse mesmo pensamento nos assalta novamente, é de querer desaparecer do mundo ??
Douglas 04/03/2021minha estante
Resistiremos

Hyago.Saraiva 02/09/2020

Um libreto sempre necessário
Umberto Eco, italiano, lembra do fascismo em seus primeiros anos de vida e por isso traz em uma breve palestra com reflexões importantes para identificar e combater o que chama de recortes gerais que formam uma "nebulosa" fascista.

Renata Rezende 19/08/2020

"Estamos aqui para recordar o que aconteceu e para declarar solenemente que "eles" não podem repetir o que fizeram."
Jamile.Almeida 19/08/2020minha estante
Separei ?O nome da Rosa? dele para ler! ??

Renata Rezende 19/08/2020minha estante
Também quero. Depois a gente troca essa figurinha.

samuelcarneiroh 18/08/2020

Livro antigo mas muito atual
Umberto Eco retrata parte de sua infância vivida sob o governo de Mussolini, onde era um ativista ateu e pra ganhar votos, se tornou falsamente "Cristão". Sempre invocando gritos de "vitória", Mussolini demonstrava ser perseguido, utilizava comentário racistas e xenofóbicos. Os seus comentários era sempre com gritos de vitória e um país liberto (do quê?). Ele preveu que muitos novos políticos iriam fazer o seu show e populismo, através da TV e a futura internet. Vale a pena a leitura e reflexão. Um livro antigo, mas muito atual.

"liberdade de palavra significa também liberdade da retórica."
Excelente resenha

samuelcarneiroh 28/10/2020minha estante
Obrigado, amigo.

Claudio.Junior 06/08/2020

O livro traz umas reflexões bem interessantes, apesar de curto. Dentro da proposta - de ser algo breve (talvez demais) - corresponde às expectativas.

Suzanie 24/07/2020

Grande ensaio
Um texto curto mas muito esclarecedor sobre o fascismo eterno ou o que Eco chama de Ur-Fascismo, aquele que pode estar ao nosso redor a qualquer momento, pelas características que explicita no texto:

(...) O Ur-Fascismo pode voltar sob as vestes mais inocentes. Nosso dever é desmascara-lo e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas - a cada dia, em cada lugar do mundo.

Leitura imprescindível!
Douglas 20/09/2020minha estante
Muito boa colocação. É por aí mesmo. A resistência deve ser diária

Jacques.Bourlegat 12/07/2020

O Fascismo Eterno
Entre suásticas nazistas, galhardetes fascistas, discursos racistas, armamentistas, misóginos e homofóbicos, a extrema direita têm conquistado terreno, principalmente nas mídias sociais. Umberto Eco em meados dos anos 90 já nos fazia a advertência sobre o Fascismo: esse mal não está superado!
Em o Fascismo Eterno ele apresenta as características típicas do "ur-fascismo" como o "culto da tradição", no qual um sincretismo permite uma nova combinação, de modo a tolerar contradições sobre verdades e interpretações obscuras. A ideologia baseada no "sangue" e na "terra" por exemplo. Esse tradicionalismo implica a "recusa da modernidade", há quem queira interpretar como movimento conservador, no entanto, não se pode ir além de movimento reacionário. Avessos ao iluminismo, propensos ao irracionalismo, cultuam a ação pela ação realizada sem reflexão. E, atribuem aos intelectuais e às universidades o retrocesso dos valores tradicionais. Os fatos não importam, a emoção e a tradição imperam. Além do mais, não aceitam o espírito crítico: o desacordo é traição. Ademais de ser sinal de diversidade de conhecimentos. O Ur-fascismo não compõe com o pluralismo e tenta o apelo primitivo do medo contra as diferenças. Portanto, por definição, será sempre racista. Os fascistas contam também com a frustração de classes médias desvalorizadas em tempos de crise econômica, que fortalece uma obsessão de conspiração intrínseca contra pseudos inimigos ou até mesmo inventados: judeus, comunistas, chineses, muçulmanos, nova ordem mundial. Assim como sustentam ações de negacionismo histórico, climático, sanitária ou qualquer outro delírio negacionista. Os inimigos são ao mesmo tempo fortes demais e fracos demais. E, isso os remete ao conflito constante, a vida é uma guerra permanente em que os mais "fortes" vencerão, criando um outro aspecto típico de qualquer ideologia reacionária: o elitismo. Desprezo pelos fracos e pelas minorias. Esse elitismo é característica do populismo, onde o líder tem o próprio culto do herói. E seus seguidores sustentam esse culto que chegava ser até um culto da morte heróica anunciada como recompensa, mas que na maioria das vezes se traduz com a morte dos outros. Além de todo esse imaginário machista, ainda é preponderante no fascismo, a intolerância para as demais questões sexuais, da castidade à homossexualidade. Talvez, as armas tão adoradas sirvam de substitutos fálicos. O líder populista se apresenta como intérprete da vontade do povo, e põe em dúvida a legitimidade do congresso, opondo assim como às instituições democráticas. Contrário e feroz oponente também à imprensa independente, alega que seus propósitos sempre são desvirtuados ou mal interpretados, atacando sistematicamente órgãos de imprensa que não são chapa branca. "O Ur-fascismo pode voltar sob as vestes mais inocentes. Nosso dever é desmascará-lo e apontar o dedo para uma de suas novas formas"
Resistir é preciso

Gerson91 09/07/2020

Impressionante!
Como a história se repete, este é um livro obrigatório para entender certos movimentos e ideologias.

Dhalila 08/07/2020

Leitura necessária
Fascismo Eterno é um discurso proferido por Umberto Eco. Extremamente fácil de compreender e que nos dar uma base sobre como o fascismo ressurge dentro das sociedades democráticas.
Vejo como uma leitura obrigatória para todos
Muito boa resenha. Quero ler

mateuspy 01/07/2020

UR(L) Fascismo
Texto claro e potente sobre um problema que continua a rondar nossas sociedades. Temos elementos facilmente reconhecíveis em boa parte dos governos e governantes, que os liberais dizem que suas falas são "somente da boca pra fora", hoje chamados em menor o maior grau como, que surpresa, fascistas. Mas gostaria apenas de citar que Eco aponta a internet, em 1995, como um ponto de onde o fascismo conseguirá botar suas asinhas de fora muito facilmente. O seu comentário breve me impactou, pois não compartilhava do entusiasmo democrático que a plataforma parecia despertar em diversas pessoas. Leiam. Texto breve e fluido.
Douglas 20/09/2020minha estante
Rondar seria otimismo. Vejo que já está enraizado.

mateuspy 23/09/2020minha estante
É, rondar talvez tenha sido polido demais

Kevin 30/06/2020

Lembra o livro do Jason Stanley: "Como funciona o fascismo", nas características que o autor fornece. No mais, muito bom, apesar de interpretações distintas entre autores estudiosos do tema. É curto, afinal, é um discurso do Umberto Eco, mas muito bom.

bookscourt_ 25/06/2020

Um gabarito para saber se a democracia está em perigo.
Umberto Eco aponta varios elementos de como o flerte com o fascismo ópera.

Spoiler: o Brasil, em 2020, gabarita os requisitos.
Douglas 20/09/2020minha estante
Triste constatar. É preciso ter estômago pra uma leitura dessas. Há tempos atrás parecia que o fascismo estava tão distante que beirava a ficção. Hoje, o fascista mora ao lado.

bibliotecadamalu 12/01/2023minha estante
+ Spoiler: O Brasil, em 2023 mostra exatamente o que o autor relatou no livro .

Davi 17/06/2020

Direto na artéria
Umberto, intelectual indiscutível, vai direto na questão fascista. Parte de algumas contextualizações históricas para uma análise breve, mas poderosa sobre o impacto nefasto do fascismo. Uma leitura breve (dá para ler em uma visita a uma livraria), mas importante. Vale estar na prateleira.