O fascismo eterno

O fascismo eterno Umberto Eco

Resenhas -

Joaquim 28/01/2021

Recomendo!
É uma leitura bastante impactante que nos faz abrir os olhos.
Douglas 04/03/2021minha estante
Excelente

Italo 05/11/2023

Esse livro ainda é fantastico
Eu queria ler o livro para ter certeza de que ele continuava igual - mas, reler um livro nunca é igual a primeira vez. Um livro ruim, como aconteceu comigo quando li Fahrenheit 451, se transforma numa obra prima na releitura. Hoje é meu livro favorito. Todavia, com o Fascismo Eterno, do Eco, foi diferente. Eu li novamente pelo mais puro e sincero prazer de ler.

A obra continuou linda, a descrição do Eco continua perfeita. As historias da resistência italiana, os chamados por radio, a analise dos discursos, isso tudo é incrivel. Presenciamos no brasil, há algum tempo, algo parecido - digo da resistência de carlos marighella, onde a comunicação para com o povo era feita por rádio.

A obra continua triste, continua dolorosa, mas continua boa.

Isa 01/03/2021

O facismo eterno é a transcrição da fala de Umberto Eco durante uma conferência da Columbia University em abril de 1995. Posso dizer que a leitura é um pouco complicada pelo fato de que são citados vários acontecimentos diários que Eco vicenciou como criança nascida e criada no regime do Mussolini. Vale a pena a leitura para resgatar a memória e entender porque o fascismo como termo pode ser adaptado a vários acontecimentos do mundo atual, diferente do nazismo e outros regimes com características mais particulares.
Douglas 04/03/2021minha estante
Excelente resenha ?

PabloAGomes 13/06/2020

Instrutivo e agradável de ler
Esta obra é a compilação de uma palestra de Umberto Eco nos EUA (devidamente explicado no início do livro). Curto (lê-se em uma tarde), fluido e agradável de ler, Eco discorre sobre o Fascismo não como uma ocorrência única e isolada na história, mas, um conjunto de "fascismos" que ele chama de Ur-Fascismo ou, em português do Brasil, Fascismo Eterno. Explica quais as características comuns dos fascismos, e como se diferenciam sem deixar de sê-lo. Leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira começar a explorar este universo.

Marcio Garcia 10/06/2020

A didática do fascismo
Umberto Eco nos leva, através de seu discurso na Universidade de Colúmbia, a refletir sobre as características do fascismo, que ele chama de Ur-Fascismo, ou Fascimo Eterno.
Em um contexto de fim de século podemos ver que tais ideias nunca morrem e devemos sempre estar atentos aos seus sinais de ressurgimento. Bom leitura, rápida e tranquila.

Rafael Almeida 15/02/2020

Recomendo
Apesar de ser um livro breve por ser baseado em uma conferência/palestra proferida pelo autor, o livro nos oferece importantes conceitos para que possamos identificar a chegada do fascismo e os prejuízos de sua mera existência. Vale a leitura!

Monique @librioteca 01/11/2023

Trata-se de uma palestra ministrada por Umberto Eco em 1995. Um ensaio curto que explora a persistência do fascismo ao longo da história e suas características "essenciais" que o tornam uma ameaça contínua à sociedade.

Eco, que cresceu sob o regime fascista de Mussolini, inicia seu ensaio abordando a ideia de que o fascismo não é algo que morreu com o fim de regime italiano, mas sim um movimento que pode ressurgir em novas formas, pois se trata, de fato, de uma mentalidade que pode se infiltrar silenciosamente em nossa cultura e política, e se manifestar de maneiras diferentes ao longo do tempo, adaptando-se às realidades contemporâneas. (Pois é!!)

A clareza e o estilo irônico de Eco desviam das teorias políticas complexas e tornam a leitura acessível, apresentando uma série de características que ajudam a reconhecer tendências autoritárias, especialmente em contextos políticos onde o populismo e o nacionalismo estão em ascensão. Um dos conceitos-chave abordados por Eco é a ideia do "Ur-fascismo," que se refere à natureza eterna e maleável do fascismo, onde o autor destaca os seus elementos comuns, como a exaltação da tradição, a rejeição da vida intelectual, a manipulação das massas por meio da retórica vaga, o culto à ação pela ação e a exploração do medo do diferente...

Este ensaio, escrito há mais de 25 anos, continua sendo incrivelmente atual e essencial em seu estado mais puro, e deve ser lido por todos que buscam compreender, e combater, o autoritarismo em todas as suas manifestações. Uma leitura importante... uma chamada para a vigilância constante contra as sementes ameaçadoras do fascismo que permanecem latentes em nossas sociedades, e que podem assumir muitas formas, que nunca devem ser subestimadas. (Sabemos bem disso!!!)
Vania.Cristina 01/11/2023minha estante
Já estava no meu radar, mas sua resenha fez andar na fila. Obrigada

Monique @librioteca 01/11/2023minha estante
Vale à pena, Vania!! É uma leitura rápida, mas muito expressivo. Espero que goste! Beijos

Ave Fantasma 18/11/2022

Características do fascismo que não finda.
"O Ur-Fascismo ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis. [...] Nosso dever é desmascará-lo e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas - a cada dia, em cada lugar do mundo."

O fascismo eterno é um texto transcrito de uma conferência que o escritor italiano Umberto Eco fizera na Columbia University em 25 de abril de 1995. Nela Eco introduz o assunto relatando sua própria experiência com o fascismo italiano e perpassa por alguns conceitos, ideias, movimentos, elementos e acontecimentos que moldam e cercam o fascismo, no entanto, sem aprofundá-los.
É no momento final que contém o maior propósito dessa fala/obra, quando ele descreve 14 características indiscutíveis do fascismo (e é aqui que percebemos como os ovos dessa serpente ou já chocaram ou estão prestes a isso).

Umberto Eco defende que não é possível listar as características do fascismo como um sistema, porque isso implicaria em contradições e confusões com outros regimes totalitários. Isso se aproxima da ideia do historiador Robert Paxton na qual defende que há várias modalidades do fascismo, e por isso, ele preferia o termo "fascismos" a "fascismo".

Fascismo Eterno é um texto gostosíssimo de ler por conta dos elementos da oralidade. Tentei me conter com a brevidade da quantidade de páginas para não concluir rápido demais, e fiz uma leitura pausada com algumas pesquisas para dar nome à alguns rostos citados, além de ajudar a deixar algumas expressões um pouco mais definidas.

No mais, é uma leitura necessária, rápida de ser feita, e que não pode ficar restrita a nossa biblioteca de leituras, é preciso compartilhar e discutir para por em prática a luta infindável contra o fascismo.
.Igor 18/11/2022minha estante
Resenha incrível, Bruna! Preciso urgentemente ler mais do Eco (só li O Nome da Rosa e alguns ensaios soltos), e graças a você, descobri exatamente qual livro procurar primeiro ^^

Ave Fantasma 18/11/2022minha estante
Ah que coisa boa saber que você gostou do meu comentário, Igor. Principalmente que te fez querer ler o livro. Procure mesmo! Já eu, nunca li os textos literários de Umberto Eco, morro de vontade inclusive, antes de Fascismo Eterno eu só havia lido uns trechos de textos dele sobre estética, mas faz um tempo.

.Igor 18/11/2022minha estante
Oho, pois nesse caso recomendo muito O Nome da Rosa, é genial em tantos sentidos que fica até difícil encontrar palavras adequadas pra descrevê-lo. Só não li ele mais vezes porque minha edição é bem antiga e tenho medo das páginas caírem ._.

Ave Fantasma 18/11/2022minha estante
Ain diga isso não! Quero muito ler.

.Igor 18/11/2022minha estante
Kkkk e pra finalizar a recomendação com chave de ouro, tem a obra de arte que é a adaptação do livro pro cinema, com direito a Sean Connery e tudo no papel principal! Tá na (minha) lista de melhores adaptações de todas, fica a dica (:

Ave Fantasma 18/11/2022minha estante
Eu adoro o filme! Já vi várias vezes. Imagino o quão bom deva ser a leitura se a adaptação está entre uma das melhores.

.Igor 18/11/2022minha estante
O Annaud dirigiu um filmaço, e apesar de ser uma super adaptação, tem uma única parte em que o livro é muito superior... mas irei me segurar pra não falar mais nada e esperarei você ler a obra, caso contrário essa área de comentários vai acabar cheia de textões kkkk

Gabriela Silva 10/04/2020

Necessário
Um livro fundamental para entender elementos do fascismo. Uma palestra transcrita que apresenta as características e formas da estrutura fascista.

Jader Selleri 15/01/2021

As pessoas precisam entender o que é fascismo para não permitir que ele volte.

Gabi 07/06/2023

Que este seja o nosso mote: ?não esqueçam?
O livro basicamente diz passo a passo como identificar uma nação fascista, mostrando suas características e o modo pelo qual o controle e o poder são mantidos. Muito bom!

P.S.: observe como o Brasil de 2018 a 2022 se encaixa direitinho em todos os requisitos listados ?

Ramalho 21/05/2023

Reflexões sobre o fascismo
Um livro curto que apresenta as reflexões do autor realizadas em uma conferência internacional. O grande valor do livro é apresentar um conjunto de elementos que podem nos auxiliar a identificar o fascismo eterno.

Gerson91 09/07/2020

Impressionante!
Como a história se repete, este é um livro obrigatório para entender certos movimentos e ideologias.