Carol

Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

Mariana 19/02/2023

Incrível.. Absorta
Que história bela! O livro é de um bom gosto sem tamanho. Personagens complexas e cativantes. Cada página nos leva a um mergulho no desconhecido mundo do sentimentos dos outros, que por vezes são também nossos. Incrível leitura!

Amanda.krislayne 18/02/2023

Simplesmente perfeito.
Recomendo que veja o filme primeiro, o livro completa bastante o filme.
O bom do filme são os detalhes, a Carol nota mais a Therese, no livro muita vezes ela é meio rude.
Mas o livro é perfeito, é incrível.

Daniela.Flores 25/01/2023

Gostei. As partes que me desagradam são poucas.
O romance é ótimo, envolvente. As únicas partes que acho ruins são as vezes em que Carol desqualifica a opinião e a fala de Therese por causa da idade, invalidando seu posicionamento (sim, ela achava Terry nova demais, mas isso não justifica).
Um detalhe muito bom: Therese não iludiu seu namorado Richard (jamais). Sempre deixou claro que não o amava, e se ele se deixou levar por suposições, foi porque o próprio as inventou.

ar!elly 22/01/2023

Muitas emoções!
Sou um pouco suspeita para falar sobre esse tipo de livro, pois sou apaixonada por livros/filmes sáficos.
A história de amor entre Carol e Therese é algo encantador de se ler, a forma como a autora expressou foi magnífica, entretanto, algumas partes do livro achei a Carol meio rude com a Therese.
Acredito que por se passar nos anos 60 a homofobia era muito comum - não que hoje em dia não seja - o que torna o livro ainda mais real e cativante. Mesmo com o preconceito as duas conseguiram viver momentos encantadores.
Não negarei que foi angustiante ler os últimos capítulos, mas o final foi lindo e gostaria de falar que o filme foi super bem adaptado!

?Seria Carol, em mil cidades, mil casas, em terras estrangeiras onde poderiam ir juntas, no céu e no inferno.?

Kamilla 17/01/2023

Incrivelmente lindo
A leitura é tão fluida, com tantas sensações que as vezes parecia ser palpável. A história é linda e leve do início ao fim, daquelas que deixa o coração quentinho, não deixa a desejar em nada. Senti as mesmas emoções do filme, simplesmente perfeito!

Cyd 15/01/2023

Um livro corajoso
Um romance inspirado em um momento da vida da autora. Diferente da jovem Therese a autora ficou só na parte do amor a primeira vista.
Acompanhamos a história da jovem Therese, e pelos seus olhos conhecemos a apaixonante Carol.
Romance corajoso, em uma época onde homossexuais eram inexistentes nas histórias, ou quando retratados, a esses eram reservados a redenção " cura gay" ou a morte, miséria, tragédia...
A autora aborta um romance entre mulheres em idade, momento da vida e classe social distintas. Enquanto a jovem Therese tenta deslanchar sua carreira de cenografa, questiona seu relacionamento amoroso e planos futuros com o namorado, a Carol inicia uma batalha pela guarda de sua filha.
É um livro simples, poético, sutil. Foi uma faísca de esperança para aqueles que só tinham a escuridão.

eduarda.ferreira 10/01/2023

É um livro incrível e à frente do seu tempo. As personagens se apaixonam tão facilmente, é quase mágica, como se só a magia do natal explicasse mesmo. Facilmente porque quando você é uma mulher que gosta de mulheres nada é tão fácil assim e isso faz muita falta, é muito bom lembrar que se apaixonar não é tão difícil assim, mesmo que pareça. Enfim, ótimo livro, a escrita é poética.

katyblanchett 09/01/2023

Feelings??? a LOT OF FEELINGS!
Não é à toa que o filme é o meu favorito da VIDA!

Apesar de em muitas partes ter achado a leitura um pouco arrastada, me envolveu bastante.
Carol e therese foram duas personagens muito bem exploradas pela autora e me identifiquei MUITO com Therese (ja me identificava com ela apenas vendo o filme, depois do livro entao?)

Gostaria que a história tivesse se aprofundado um pouquinho mais na amizade de carol e abby, mas apenas por curiosidade minha mesmo, pois sinto que talvez desviaria o foco.

O final é MUITO lindo, identico ao filme (que foi muito bem adaptado, por sinal) me emocionei e transbordei de felicidade com um final genuinamente FELIZ!

Carol te amo pra sempreeeee ?

lulis 08/01/2023

Eu não poderia imaginar um final melhor pra esse livro, simplesmente esplêndido.

supertramp 03/01/2023

A história de amor entre as duas é algo lindo de se ler. Mesmo com todas as adversidades da época elas conseguiram viver lindos momentos. Sou encantado pela história.

ana 03/01/2023

sui generis
munida de uma trama forte e envolvente, ?carol? nos coloca em uma posição tanto apreciativa quanto provocativa, atenuando a relação ?leitor-personagem? ao adentrar-mos, de uma forma respeitosa e madura, na mente de therese.

em um trecho, a vida é posta como ciência exata em seus próprios termos, resumindo-se em uma questão de encontrá-los e defini-los.
patricia highsmith, portanto, traz therese nessa ?busca? natural dos termos.
é extremamente aprazível ver aquela confusão marrom-avermelhada das ruas secundárias de nova york passando, para therese, de opressoras para um abrigo imersivo.

carol é uma amálgama de contradições que estava presente até o ponto que therese conseguia tolerar sua presença, estando ela ausente.
é interessante ver que ?seria carol, em mil cidades, mil casas, em terras estrangeiras onde poderiam ir juntas, no céu e no inferno?.

um presente de leitura, extremamente fluida? recomendo!

Carol Lino 21/12/2022

Ótimo livro, acredito que um dos melhores que já li. Leitura fácil e que envolve desde o início ao fim.

hellflections 17/12/2022

Ouço falarem de Carol há muitos anos, um grande clássico que sempre me interessou, mas que por algum motivo desconhecido, só fui parar para conhecê-lo verdadeiramente agora. O livro me cativou muito, devorei as páginas em poucos dias, ansiando pelo desfecho e para ver as duas mulheres juntas. É realmente de se admirar que a autora tenha realizado uma obra dessas nos anos 50. Até então, não assisti o filme, mas com certeza será a próxima coisa que farei.

triz.. 04/12/2022

pertubadoramente quieto
Mas irresistível. Habitar a mente da Therese, mesmo que pouco, uma mente calma, ligeiramente lenta, inocente e ingênua, é o toque de ouro deste livro. Therese não tem muitos motivos de felicidade na vida, isso fica claro nas entrelinhas, é como se ela vivesse por viver, mantendo relacionamentos por comodidade (o que me causou tremendo incômodo de início). Mas há beleza nessa morbidade, vida tão calma e rotineira. A escritora tem grande parte da minha admiração por isso, adoro como ela transforma uma ação tão banal na realidade em um coisa emocionante, em como ela transcreve olhares em coisas tão maiores.

Outro ponto bom (e impressionante #minhaopnião) é a distância que ela mantêm do leitor da Carol e da Therese. Ela escreve de tal forma, numa linha tênue entre vivído e distante, que é como se a gente (leitor) observasse as cenas de longe, sentimos cada emoção das falas, mas estando a uma mesa de distância. É bom porque dá privacidade às protagonistas, a gente não sabe 100% do que acontece nem 100% do que se passa na cabeça da Therese, me arrisco dizer que no livro todo a gente chega nem perto de 50%, o que torna toda a história muito mais real. Eu realmente acredito que nos anos 40 houve um romance misteriso entre duas mulheres.

Por fim, cedo a crítica e admito que no desenvolvimento do livro falta detalhes, emoção, entonação e de fato, um desenvolvimento. Porém, assim como no filme, o final é repleto disso tudo e faz valer a pena. Ponto extra por ser um livro escrito em 1952 sobre duas mulheres E TEM um final feliz. (um murro em todos os escritores e diretores que só fazem obras tristes quando se trata desse tema, te amoo Patricia Highsmith)