Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia Matheus Maia

Resenhas - Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

1 | 2 | 3 | 4

Rafa Hitomi 30/11/2018

Querida Ana
Quando as crianças avistavam Matheus, os comentários maldosos começavam: “além de gordo é viado!” ou “lá vem a bola!”. Ele era apenas uma criança de 11 anos, e na época, pesava em torno de 76 kg.

Após uma cirurgia de urgência para retirar o apêndice, Matheus perde 2 kg. Ele fica radiante e decide emagrecer de qualquer forma. A princípio, as dietas comuns foram inseridas, mas ao perceber que o peso perdido não era o suficiente, ele acabou recorrendo às dietas “malucas” que encontra na internet. E é assim que conhece a Anorexia, ou para os mais íntimos, Ana.

Em alguns meses, ele chega aos impressionantes 41 kg, contando com a companhia fiel de Ana e, posteriormente, Mia (Bulimia). Seu pai, preocupado com a rápida mudança, procura ajuda de especialistas sobre transtornos alimentares. A partir desse momento, Matheus é internado diversas vezes, tendo inúmeras recaídas e necessitando da ajuda de sua família e amigos.

Mas até que ponto uma pessoa/criança precisa passar para ser aceita e se encaixar em um determinado grupo? Por que necessitamos tanto de aceitação? E por que essa compulsão e ao mesmo tempo rejeição pela comida acontece?

site: https://rasgaapagina.com/?p=79

Naty Andrade (@prateleiradepapel) 01/12/2018

Perfeito
Realmente, um livro que nos faz refletir e enxergar quem quem sofre com a bulimia ou anorexia não faz por que quer, é uma doença e precisa ser cuidada e a pessoa precisa se abrir, senão a doença o corroe. Todos deveriam ler

Emmanuely.Mattos 25/08/2019

Uma biografia forte porém incrível!
Queriada Ana é uma biografia que conta a história de Matheus, com relatos profundos sobre como a Anorexia e a Bulimia - a Ana e a Mia como o próprio autor se refere à elas - o dominaram aos poucos.

Ao longo da biografia, fica claro o impacto que a doença causa não apenas em sua vida, mas também afeta àqueles que ama, famíliares e amigos, que afeta toda realidade à sua volta.

No decorrer das páginas as lutas e os desafios se tornam cada vez maiores, mas nosso guerreiro protagonista tira não somente força, mas também lições importantes de cada desafio.

Confesso que essa resenha foi um desafio, um maravilhoso desafio, por ter que resumir e dimensionar todo o impacto e a importância de Querida Ana em meros 2.000 caractéres.

É um livro que nos traz questionamentos sobre nós mesmos , sobre tudo que somos capazes de fazer e como fazemos e como isso interfere na vida dos outros. Nos mostra que somos capazes de extrair força daqueles que nos amam nos momentos mais sombrios.

Uma obra que trata sobre aceitação, não só da sociedade, mas principalmente de nós mesmos, da autoconfiança e do amor próprio. Matheus consegue usar as palavras certas para mexer no psicológico do leitor.

A narrativa foi o ponto chave - a parte que mais amei ? -, a forma como ele expôs seus sentimentos, levando o leitor para dentro de sua mente, como se fizéssemos parte da história - confesso que teve vezes em que tive vontade de abraça-lo, (e colocar em um potinho porque ele é um amor). No entanto, em dois outres ocasiões a narrativa ocorreu de forma superficial, e eu queria mais detalhes, saber o que mais estava passando em sua mente, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento da história.

A outra coisa que mais amei, é que no decorrer do livro acompanhamos o desenvolvimento do nosso guerreiro, aprendendo, amadurecendo e se tornando uma versão melhor de si mesmo.

@_dear_book_

Nany Rodrigues 07/08/2019

Resenha ig @olhares.controversos
Matheus é um menino como qualquer outro, até que se depara com a pré-adolescência, com o espelho estético que a sociedade impõe e, consequentemente, com o terrível bullying. Logo, inicia uma luta cruel contra a balança, exercícios, dietas malucas e até o uso de medicamentos não recomendados. Ao mesmo tempo, começa a descobrir a sexualidade e a perceber-se 'diferente' do que julga ser normal e tem dificuldade em lidar com o fato, principalmente por medo da aceitação de si e pelos outros. E é durante esse processo que ele conhece a anorexia, a que trata por Ana, e não tarda a conhecer a companheira bulimia, a qual é tratada por Mia. Com isso, várias consequências físicas e emocionais, uma série de internações para reestabelecer-se, descobertas, aprendizados e tantas pessoas e histórias que cruzaram seus caminhos.

Poderia ser, mas essa não é uma história de ficção, é real, embora bem distante de ser uma auto-ajuda.
Nela, o autor nos traz suas próprias vivências, com os conflitos e dores que teve/tem de enfrentar, dia após dia, mesmo ainda tão jovem.
Com a narrativa em primeira pessoa, o que Matheus sente diante de situações como preconceitos e distúrbios emocionais e alimentares, se tornam mais vivos e provocam, em nós, uma variedade de reações e sentimentos.
Para mim, uma verdadeira reflexão sobre as consequências que nossas atitudes podem ter na vida do outro, mesmo sem que percebamos.

Ao autor, minha empatia e o desejo de que, por mais batalhas que enfrente, não se perca do objetivo da vitória. Paz e ainda muito mais amor em seu caminhar. Que seu sorriso doce se torne cada vez mais belo.

@o_jardim_das_palavras 05/12/2018

Querida Ana
"Eu não me conformava com a minha sexualidade e muito menos com o meu corpo. Cada vez que eu me olhava no espelho, eu era tomado por um sentimento de insatisfação com o que eu via. [...]"

Tudo começou ainda na infância. As ações e palavras das pessoas ao redor de Matheus, foram capazes de despertar a tristeza e impedir a auto aceitação por parte do menino que tinha a necessidade de se sentir amado por todos.
Por medo de não ser aceito, escondia sua homossexualidade e agia tentando agradar aos outros, se encaixar, e por dentro, se sentia destruído, fingindo ser alguém que não era. Ele só queria ser aceito entre aqueles com quem convivia.
Após uma cirurgia em cujo pós operatório não sentia mais fome, gostou de perder peso e começou a fazer dietas malucas, vomitar, ficar sem comer e nunca se sentia bem o suficiente com seu próprio corpo.
Passando por diversas tentativas de suicídio, cerca de 17 internações, e lidando com os obstáculos do dia a dia, Matheus escreve em "Querida Ana" sua história de luta contra a anorexia, bulimia e depressão.
Sem dúvida um livro necessário. Em poucas páginas, o autor consegue nos mostrar as dificuldades e obstáculos pelos quais passou, e conta tudo em detalhes. Ele faz questão de mostrar que não foi fácil, não omitindo suas recaídas, o que torna tudo muito real para quem está lendo.
Indico esse livro principalmente para aqueles que conhecem alguém com anorexia, e simplesmente não conseguem entender o que se passa com a pessoa. Lendo sobre as experiências de quem viveu, você terá uma outra visão de tudo, e entenderá o quanto é sério.
Se você conhece alguém com algum tipo de transtorno alimentar, ajude-o. É comum acontecer com mulheres, mas também pode acontecer com homens. E se você não se sente bem com seu corpo, procure ajuda. Sua saúde está acima de qualquer coisa.
Muito obrigada Matheus, pela coragem e iniciativa de contar sua história e ajudar outras pessoas, e obrigada por me confiar a obra para que eu possa ajudar na divulgação. Fico muito feliz de saber que está bem, e que tudo se ajeitou. Você é guerreiro!

O livro é grátis para assinantes do Kindle Unlimited.

Sophia Lincy 25/05/2019

Uma luta contra o próprio corpo!
Quando comecei a leitura desse livro, não imaginava que iria me deparar com uma história tão forte, não apenas por tratar de temas como o bullying, homofobia, bulimia e anorexia mas, por ser um mergulho na batalha diária do Matheus ao ler sobre suas dores, suas aflições, seus medos.
Ele é como tantos outros adolescentes, em meio às descobertas do seu corpo e da sua sexualidade, no entanto, o bullying acaba por empurrá-lo na direção daquelas que seriam suas companheiras dalí em diante, ANA e MIA (anorexia e bulimia), que o levariam ao seu limite em muitas ocasiões.
Olhando suas fotos, vemos um garoto comi tantos outros, bonito, sorridente, o que não enxergamos nessas fotos, o que seus sorrisos encondem, é que ele está em meio a uma de suas várias internações, em hospitais e clínicas psiquiatras. Sorrisos que encobrem suas recaídas com a bulimia que o fazia vomitar até adoecer, ou da anorexia que o fez chegar aos impressionantes 39 quilos.
Mas, essa história não se trata apenas dos transtornos alimentares ou psicológicos, trata de uma luta contra o próprio corpo, contra a própria mente. Uma busca por aceitação, por apoio, por amor, enfim, uma busca por felicidade.
Recomendo demais essa leitura para todos mas, principalmente, se você está passando ou conhece alguém que passa por esse problema. Acima de qualquer coisa, o apoio é muito importante. Obrigada Matheus pela forca e coragem em dividir essa história.

@livrosdeanna 02/05/2019

Querida Ana do @autormatheusmaia .
Gente eu tinha lido um pedaço desse livro no wattpad e quando o Matheus perguntou se eu queria ler o livro mesmo eu aceitei na hora!! .
Matheus conta sua história nesse livro, e que história! Uma história sobre medo, dor, angústia, mas sobretudo amor e esperança.
Matheus sofria bullying quando era menor por ser gordo e ainda vivia em crise com ele mesmo por causa de sua orientação sexual, era gay. Até que um dia ele teve que fazer uma cirurgia de apendicite onde perdeu peso e isso o fez se sentir ótimo, então ele encontrou no triste mundo da anorexia e depois da bulimia.
Ao todo foram mais de 15 internações em uma clínica psiquiátrica, ele tentou tirar sua vida ao menos duas vezes. Brigas com seu pai fazia com ele que se sentisse arrasado.
Esse livro incrível fala da luta dele contra a Ana e a Mia que sempre conseguiram fazer Matheus ficar pior.
Apesar de toda a luta internações e idas ao hospital, Matheus sempre se agarrava nos amigos principalmente os que ele conheceu na clinica psiquiátrica. E apesar de toda incredulidade de sua família de que ele iria melhorar ele melhorou! E hoje como ele próprio diz ELE É FELIZ. E eu fico muito feliz por ele. Porque sempre, sempre devemos ter esperança e perseverança que tudo vai dar certo. Só quem passa por esse transtornos sabe como difícil deve ser. Mas também deve-se saber que é possível lutar e vencer assim como Matheus fez e mostra nesse livro.
Um livro sem máscaras que mostra a realidade de quem tem essas doenças que acabam com a pessoa. Mas mostra também que é possível aprender lidar com elas e com seu corpo.
?A história de um adolescente que teve a vida roubada pela anorexia.?
?Ela não existe concretamente, claro. Mas existe na minha cabeça.?
?Eu também me orgulho de mim mesmo. Me orgulho de poder ter sido mais forte a ter aprendido a lidar com a anorexia e bulimia.?

Menina.Jasmim 17/04/2019

Querida Ana
Querida Ana é uma autobiografia. Conta a história de Matheus e sua luta contra Ana (anemia), Mia (Bulimia) e a depressão. Pelos olhos de Matheus, conhecemos a realidade de quem convive com essas doenças, além da forma como o mundo exterior trata esta pessoa. É uma história sensível, escrita quase como em um diário, enquanto Matheus recorda e desabafa sua história. Um relato bastante interessante e tocante de se ler. Por mais que encontremos alguns errinhos durante a leitura, não é nada que atrapalhe.
Eu não estou muito acostumada a ler sobre anemia e bulimia, pelo menos não histórias que tratem diretamente sobre a luta de pessoas que sofrem com esses distúrbios. Foi interessante conhecê-los pelos olhos de alguém que as enfrentou e as venceu.

site: https://www.instagram.com/p/BwWsRSHgWkY/

Vem pra Nárnia 26/12/2018

Um livro forte
Fui convidada pelo @autormatheusmaia a ler e resenha o seu livro: Querida Ana e fiquei muito feliz!
É um livro autobiográfico que nos mostra como o autor, passou a sua adolescência lutando contra o bullying que sofria por causa de seu corpo e de sua sexualidade e consequentemente, contra os transtornos que ele causou, como a anorexia (Ana) e a bulemia (Mia), que nunca o deixavam em paz, deixando-o totalmente descontente com o seu corpo e querendo ser aceito pela sociedade e sua família.
No decorrer desta luta, ele chega a tentar contra sua própria vida e a ser internado várias vezes em centros psiquiátricos.
Aos poucos, ele vai refletindo e pensando em como poderia melhorar e causar menos sofrimento às pessoas que o amam e à ele mesmo, buscando outros meios de lidar com suas frustrações.
É um livro forte, que faz a gente pensar no poder das palavras, boas e más, e o que elas podem causar na vida das pessoas. Faz pensarmos em nós mesmos e em nossas batalhas internas pra lidar com todos os nossos problemas pessoais, pois ninguém está livre de transtornos psicológicos diante das adversidades da vida. Devemos tentar sempre buscar o equilíbrio para poder ter vontade de viver, sonhar, ter amizades saudáveis, enfim, amar e sermos amados.
Parabéns, @autormatheusmaia pois vc é um guerreiro que está vencendo dia após dia.

Marilane| @laneeseuslivroa 08/12/2018

Ana
O livro é super-rápido de ler, com poucas páginas mais que aborda temas muito importantes. É uma história real narrada e vivenciada pelo próprio autor que desde cedo sofreu com o bullying no colégio e que consequentemente não se conformava com o corpo e encontrou um método mais eficaz para perder peso, e ai surgiu a anorexia depois a bulimia, as tentativas de homicídio e outros. Ao decorrer do livro percebemos que essas doenças não são frescura como alguns falam, mais algo sério e que os pacientes precisam de tratamento médico e total apoio dos familiares.
Em alguns momentos me via pensando como o Mateus não conseguia parar de comer e em seguida vomitar mais também refleti que ele não foi fraco mais a doença era mais forte que ele. Você é um guerreiro e venceu a batalha.

onceuponatime_book 31/03/2019

Resenha do insta @onceuponatime_book
📚 Querida Ana.
⠀⠀⠀⠀
Querida Ana, é um livro forte, uma história real, de luta contra anorexia e bulimia. O livro trás relatos fortes e marcantes, a história de Matheus que se vê mergulhado na ana e na mia, tentando supera-las.
⠀⠀⠀⠀
É uma leitura fluida e forte, que faz o leitor refletir e torce para o melhor de Matheus, além de ser um grande alerta para sociedade em relação a esses dois transtornos alimentares. No livro além da anorexia e bulimia, o Matheus tem que enfrentar alguns dramas famílias, o pensamento e as tentativas de suicídios e o medo de revelar ao mundo sua orientação sexual.
⠀⠀⠀⠀
A história vai meche com você de todos os jeitos e te da uma sacudida para sair da inércia e ajuda quem estiver passando por algum desses problemas.
⠀⠀⠀⠀
A luta de Matheus é constante e vivida por milhões de pessoas e ter um livro que fala abertamente e diretamente sobre esses assuntos é suma importância. É um livro que você tem que lê, uma leitura obrigatória. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
É um livro bem curtinho, que você mergulha e se deixa levar torcendo para o fim seja o melhor possível.

Flavia757 12/03/2019

Um livro impactante
💭 “Estou me matando aos poucos, mas não sei como parar".
🌻 O escritor entrou em contato comigo, me enviou o livro em ebook para eu ler. Eu li, e me surpreendi com a escrita dele.
📖 O livro é diferente de todos que eu já li, pois é uma biografia do próprio escritor.
📖 No começo, ele já nos conta, que na época do colégio ele sofria bullying, por ser diferente dos outros garotos. 📖 Ele não se sentia feliz, não se sentia bem com seu próprio corpo e vivia em crise, pois além de ser considerado gordo, ele era gay. 📖 Devido aos acontecimentos da história, acabou desencadeando a anorexia e a bulimia
🌻Um livro curto, rápido e emocionante e surpreendente, onde mostra a luta do escritor contra essas doenças.
💭 “Eu também me orgulho de mim mesmo. Me orgulho de poder ter sido mais forte a ter aprendido a lidar com a anorexia e bulimia.”

Júlia | @umgirassolliterario 30/01/2019

“A Anorexia não é um estilo de vida. A Ana não é nossa amiga”.
O livro traz a relação do próprio com a anorexia e a bulimia, apelidadas de Ana e Mia. Ao mesmo tempo que é uma narrativa rápida e fluida, também é angustiante ver a perspectiva e a realidade de alguém que sofre de um transtorno alimentar.
“A Ana gritava cada vez mais, e eu, tentava lutar contra ela”. “Eu tentava, mas a doença era mais forte que eu”.
Além de mostrar como tudo começou, o autor relata diversos momentos de recaída, onde teve de ser internado diversas vezes, e também os de superação, onde ele sentia a alegria de voltar para a escola e poder fazer novos amigos. A relação com a família, e principalmente com o pai, é regada de altos e baixos; onde, muitas vezes por falta de informação, não sabemos lidar com as pessoas que estão sob efeitos da doença.
“Nossa, como eu estava com saudades daquilo. Da preocupação com os estudos, de fazer provas e comentar sobre elas com os amigos. Eu realmente estava muito feliz”.
É um tipo de livro todos deveriam ler, por mostrar a realidade, nos fazer ter empatia e não julgar quem sofre de algum transtorno alimentar, porque não é tão fácil quanto parece, e às vezes é difícil controlar a doença.
“É possível ter o corpo que queremos de uma forma saudável.”

site: https://www.instagram.com/p/Bq0d22Sg-GI/

Dani 17/12/2018

Um relato impactante sobre a luta contra transtornos alimentares
Querida Ana é uma autobiografia do autor Matheus Maia, onde ele conta todas as dificuldades que passou desde os 11 anos de idade por conta do bullying e problemas de transtorno alimentar. O livro é narrado de forma simples e direta, como se lêssemos o diário do autor.

Tudo começou aos 11 anos, quando com sobrepeso, era alvo de bullying por parte dos colegas. Seu desejo de aceitação, suas dúvidas quanto à própria sexualidade e a insatisfação com seu corpo o atormentavam constantemente. O convívio familiar também tinha seus problemas, e sem ter com quem desabafar, Matheus acabou abrindo uma porta para o que se revelaria um interminável pesadelo.

Matheus conheceu a Ana (Anorexia), passou a fazer uso de medicamentos e termogênicos para emagrecer, fazia uma dieta a base de água e chá, controlando seu peso rigorosamente, até que seu corpo enfraquecido o impelia a comer, o que fazia compulsivamente e depois se culpava por ter cedido à fome, certo de que tinha estragado todos os seus esforços para emagrecer.

Foi aí que ele conheceu a Mia (Bulimia) e achou que seus problemas estariam resolvidos, pois poderia comer à vontade e depois se purgar (vomitar) e não engordaria. A partir daí iniciou-se um ciclo vicioso que levou Matheus a ficar muito fraco, se afastar dos amigos, da escola, tentar suicídio e foram várias internações, períodos em que achava que estava bem e tinha recaídas, conflitos com o pai, angústias e incertezas, e principalmente culpa, por não conseguir sair daquela situação.

Toda a luta para se livrar de Ana e Mia com seus altos e baixos, novas tentativas se suicídio, amizades com novas pessoas foram tornando Matheus mais consciente do quão mal fazia a si mesmo e aos que o amavam, até ele finalmente estar pronto para se libertar.
_____

Instagram: @daniliteraria