Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia Matheus Maia

Resenhas - Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

1 | 2 | 3 | 4

Vivi 07/12/2018

Emocionante
E estou muito feliz em ter conhecido a história do Matheus.
Que era uma criança gordinha até mais ou menos 11. Enfrentou o bullying e de quebra teve homossexualidade e um pai rígido.
As coisas já não estavam fáceis e depois de uma enfermidade que o levou a uma cirurgia e ele mal comia viu ai uma " saída" para enfim ser magro e aceito por todos ( pois era assim que ele acreditava que seria feliz). Ele só não imaginava que isso o levaria para um abismo.
Passou a sofrer com anorexia( que dá origem ao nome do livro) e para a bulimia foi uma passo mais rápido ainda. Acompanhamoa o seu conflito com o pai ( e o amadurecimento de ambos em relação a todas essas questões) o sofrimento não só dele como da familia. Suas perdas, suas varias tentativas de sair dessa. O seu breve relato sobre suas internações e amigos. A vontade de voltar a escola além de vencer tudo isso e por fim um triste episódio com a irmã que foi um impulso mais forte ainda de sair dessa e também apoiar a sua familia.
Não é fácil falar de coisas que ainda doem e não estão 100% superadas. Mas além de ser guerreiro ele esta de parabéns em dividir conosco esses momentos tão difíceis da sua vida.
É um alerta sim para os jovens ( pois no relato eles nos mostra como existem varias ferramentas para o jovem entrar nesse abismo) mas acredito eu que muito também para os pais ficarem mais atentos, sempre ter o diálogo aberto com o nosso bem mais precioso que são nossos filhos.Muitas angustias existem em nossos pequenos/ jovens e a nossa maior fortaleza esta dentro de casa. Se algo se rompe todos sem exceção vão sofrer.
Parabéns pela vitória e sim me fez chorar e não foi pouco.

Marilane| @laneeseuslivroa 08/12/2018

Ana
O livro é super-rápido de ler, com poucas páginas mais que aborda temas muito importantes. É uma história real narrada e vivenciada pelo próprio autor que desde cedo sofreu com o bullying no colégio e que consequentemente não se conformava com o corpo e encontrou um método mais eficaz para perder peso, e ai surgiu a anorexia depois a bulimia, as tentativas de homicídio e outros. Ao decorrer do livro percebemos que essas doenças não são frescura como alguns falam, mais algo sério e que os pacientes precisam de tratamento médico e total apoio dos familiares.
Em alguns momentos me via pensando como o Mateus não conseguia parar de comer e em seguida vomitar mais também refleti que ele não foi fraco mais a doença era mais forte que ele. Você é um guerreiro e venceu a batalha.

@leiturasdajah 09/12/2018

Que superação
Querida Ana e um livro autobiográfico onde Matheus conta sua trajetória na luta contra a Anorexia e a Bulimia transtornos alimentares graves que levam a morte ele era ainda muito jovem quando desenvolveu os transtornos e lutou bravamente para vence-los infelizmente não existe cura mas existe luta Matheus nos mostra como ele venceu esse mal com a ajuda de internações em uma clínica psiquiátrica e principalmente o amor de sua família o que deu mais forças para ele seguir.

Dani 17/12/2018

Um relato impactante sobre a luta contra transtornos alimentares
Querida Ana é uma autobiografia do autor Matheus Maia, onde ele conta todas as dificuldades que passou desde os 11 anos de idade por conta do bullying e problemas de transtorno alimentar. O livro é narrado de forma simples e direta, como se lêssemos o diário do autor.

Tudo começou aos 11 anos, quando com sobrepeso, era alvo de bullying por parte dos colegas. Seu desejo de aceitação, suas dúvidas quanto à própria sexualidade e a insatisfação com seu corpo o atormentavam constantemente. O convívio familiar também tinha seus problemas, e sem ter com quem desabafar, Matheus acabou abrindo uma porta para o que se revelaria um interminável pesadelo.

Matheus conheceu a Ana (Anorexia), passou a fazer uso de medicamentos e termogênicos para emagrecer, fazia uma dieta a base de água e chá, controlando seu peso rigorosamente, até que seu corpo enfraquecido o impelia a comer, o que fazia compulsivamente e depois se culpava por ter cedido à fome, certo de que tinha estragado todos os seus esforços para emagrecer.

Foi aí que ele conheceu a Mia (Bulimia) e achou que seus problemas estariam resolvidos, pois poderia comer à vontade e depois se purgar (vomitar) e não engordaria. A partir daí iniciou-se um ciclo vicioso que levou Matheus a ficar muito fraco, se afastar dos amigos, da escola, tentar suicídio e foram várias internações, períodos em que achava que estava bem e tinha recaídas, conflitos com o pai, angústias e incertezas, e principalmente culpa, por não conseguir sair daquela situação.

Toda a luta para se livrar de Ana e Mia com seus altos e baixos, novas tentativas se suicídio, amizades com novas pessoas foram tornando Matheus mais consciente do quão mal fazia a si mesmo e aos que o amavam, até ele finalmente estar pronto para se libertar.
_____

Instagram: @daniliteraria

@livrosdeanna 02/05/2019

Querida Ana do @autormatheusmaia .
Gente eu tinha lido um pedaço desse livro no wattpad e quando o Matheus perguntou se eu queria ler o livro mesmo eu aceitei na hora!! .
Matheus conta sua história nesse livro, e que história! Uma história sobre medo, dor, angústia, mas sobretudo amor e esperança.
Matheus sofria bullying quando era menor por ser gordo e ainda vivia em crise com ele mesmo por causa de sua orientação sexual, era gay. Até que um dia ele teve que fazer uma cirurgia de apendicite onde perdeu peso e isso o fez se sentir ótimo, então ele encontrou no triste mundo da anorexia e depois da bulimia.
Ao todo foram mais de 15 internações em uma clínica psiquiátrica, ele tentou tirar sua vida ao menos duas vezes. Brigas com seu pai fazia com ele que se sentisse arrasado.
Esse livro incrível fala da luta dele contra a Ana e a Mia que sempre conseguiram fazer Matheus ficar pior.
Apesar de toda a luta internações e idas ao hospital, Matheus sempre se agarrava nos amigos principalmente os que ele conheceu na clinica psiquiátrica. E apesar de toda incredulidade de sua família de que ele iria melhorar ele melhorou! E hoje como ele próprio diz ELE É FELIZ. E eu fico muito feliz por ele. Porque sempre, sempre devemos ter esperança e perseverança que tudo vai dar certo. Só quem passa por esse transtornos sabe como difícil deve ser. Mas também deve-se saber que é possível lutar e vencer assim como Matheus fez e mostra nesse livro.
Um livro sem máscaras que mostra a realidade de quem tem essas doenças que acabam com a pessoa. Mas mostra também que é possível aprender lidar com elas e com seu corpo.
?A história de um adolescente que teve a vida roubada pela anorexia.?
?Ela não existe concretamente, claro. Mas existe na minha cabeça.?
?Eu também me orgulho de mim mesmo. Me orgulho de poder ter sido mais forte a ter aprendido a lidar com a anorexia e bulimia.?

Kelly @leitora_assidua_ 06/01/2019

Um livro para ser propagado pelo mundo!
Quando peguei o livro para ler já sabia de sua temática, imaginei também que seria uma leitura de poucas páginas, mas que talvez eu preferisse ler aos poucos, ajeitei meu cronograma de leitura e lá fui eu. Logo percebi uma coisa, não estava preparada para esse livro.

Esperava sim, um livro que falasse sobre anorexia, esperava sim, detalhes dolorosos, entretanto, o que eu não esperava, era ver a alma do autor traduzida para aquelas páginas.

Querida Ana, nada mais é, do que o relato de vida do Matheus. Vemos retratado nele a mente, comportamento e atos. Algo que para mim, foi primordial.

Já ouvi falar muito sobre anorexia, mas nunca me tinha sido apresentada como é a vida da pessoa que sofre com essa doença. Como é com a família, o psicológico.

E diferente do que pensei, Querida Ana é uma leitura fluida, apesar da temática um pouco pessada.
O autor sabe conduzir os fatos, te fazer sentir e ao mesmo tempo atiçar a sua curiosidade em saber mais.
Li o livro em aproximadamente 3 horas, e acho uma leitura totalmente necessária, tanto para jovens como aos de mais idade.

Querida Ana deve ser propagado para o mundo, porque além de ser uma amostra de como é a mente de quem passa por isso, traz uma linda mensagem de superação. Diz que você pode, que você consegue e que você vai vencer a Ana.

Júlia | @umgirassolliterario 30/01/2019

“A Anorexia não é um estilo de vida. A Ana não é nossa amiga”.
O livro traz a relação do próprio com a anorexia e a bulimia, apelidadas de Ana e Mia. Ao mesmo tempo que é uma narrativa rápida e fluida, também é angustiante ver a perspectiva e a realidade de alguém que sofre de um transtorno alimentar.
“A Ana gritava cada vez mais, e eu, tentava lutar contra ela”. “Eu tentava, mas a doença era mais forte que eu”.
Além de mostrar como tudo começou, o autor relata diversos momentos de recaída, onde teve de ser internado diversas vezes, e também os de superação, onde ele sentia a alegria de voltar para a escola e poder fazer novos amigos. A relação com a família, e principalmente com o pai, é regada de altos e baixos; onde, muitas vezes por falta de informação, não sabemos lidar com as pessoas que estão sob efeitos da doença.
“Nossa, como eu estava com saudades daquilo. Da preocupação com os estudos, de fazer provas e comentar sobre elas com os amigos. Eu realmente estava muito feliz”.
É um tipo de livro todos deveriam ler, por mostrar a realidade, nos fazer ter empatia e não julgar quem sofre de algum transtorno alimentar, porque não é tão fácil quanto parece, e às vezes é difícil controlar a doença.
“É possível ter o corpo que queremos de uma forma saudável.”

site: https://www.instagram.com/p/Bq0d22Sg-GI/

Flavia757 12/03/2019

Um livro impactante
💭 “Estou me matando aos poucos, mas não sei como parar".
🌻 O escritor entrou em contato comigo, me enviou o livro em ebook para eu ler. Eu li, e me surpreendi com a escrita dele.
📖 O livro é diferente de todos que eu já li, pois é uma biografia do próprio escritor.
📖 No começo, ele já nos conta, que na época do colégio ele sofria bullying, por ser diferente dos outros garotos. 📖 Ele não se sentia feliz, não se sentia bem com seu próprio corpo e vivia em crise, pois além de ser considerado gordo, ele era gay. 📖 Devido aos acontecimentos da história, acabou desencadeando a anorexia e a bulimia
🌻Um livro curto, rápido e emocionante e surpreendente, onde mostra a luta do escritor contra essas doenças.
💭 “Eu também me orgulho de mim mesmo. Me orgulho de poder ter sido mais forte a ter aprendido a lidar com a anorexia e bulimia.”

onceuponatime_book 31/03/2019

Resenha do insta @onceuponatime_book
📚 Querida Ana.
⠀⠀⠀⠀
Querida Ana, é um livro forte, uma história real, de luta contra anorexia e bulimia. O livro trás relatos fortes e marcantes, a história de Matheus que se vê mergulhado na ana e na mia, tentando supera-las.
⠀⠀⠀⠀
É uma leitura fluida e forte, que faz o leitor refletir e torce para o melhor de Matheus, além de ser um grande alerta para sociedade em relação a esses dois transtornos alimentares. No livro além da anorexia e bulimia, o Matheus tem que enfrentar alguns dramas famílias, o pensamento e as tentativas de suicídios e o medo de revelar ao mundo sua orientação sexual.
⠀⠀⠀⠀
A história vai meche com você de todos os jeitos e te da uma sacudida para sair da inércia e ajuda quem estiver passando por algum desses problemas.
⠀⠀⠀⠀
A luta de Matheus é constante e vivida por milhões de pessoas e ter um livro que fala abertamente e diretamente sobre esses assuntos é suma importância. É um livro que você tem que lê, uma leitura obrigatória. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
É um livro bem curtinho, que você mergulha e se deixa levar torcendo para o fim seja o melhor possível.

Tha_Bulhões 04/04/2019

Querida Ana
Fui convidada pelo autor Matheus Maia a ler seu livro Querida Ana, um relato sobre sua luta contra a Anorexia (Ana) e a Bulimia (Mia). Eu aceitei pois histórias reais me atraem e eu nunca havia visto um homem sofrer com essas doenças.
"Sempre que como, ela briga comigo. Ela não existe concretamente, claro. Mas existe em minha cabeça."
Em Querida Ana, Matheus conta sua história de vida e sua luta contra esses dois distúrbios alimentares, que ele chama de Ana e Mia. Nos conta que por ser gordinho e gay sofreu bullying na escola, aliado à sua má convivência com o pai, que era alcoólatra, acabou desencadeando a Anorexia e Bulimia. "Não comemore, você ainda está gordo e precisa perder mais peso!" - berra a Ana em meu inconsciente."
A escrita do autor é leve por mais impactante que seja sua história. Ele nos faz sentir toda sua dor e angústia por não conseguir controlar a doença. Seus amigos se afastam porque não conseguem acreditar no que ele faz a si próprio. Sua irmã o julga e diz que ele não vai conseguir porque sempre tem recaídas.
Mas uma coisa melhora, sua relação com o pai. ?
Foram um total de 15 internações. Duas tentativas de suicídio. E milhares de multilações. A cada internação Matheus amadurecia e percebia que precisava ser forte. A cada alta ele acreditava que estava curado, mas então a Ana ou a Mia o dominavam.
"Durante a terapia, conversei com meu psicólogo sobre várias coisas e, juntos, vimos que meu problema principal não é a comida, e sim minhas questões internas, que me levam a descontar na comida."
Ao se conhecer melhor, se aceitar e impor seus sentimentos, Matheus foi aprendendo a lidar com Ana e Mia.
"Não digo que estou curado, pois o transtorno alimentar não tem cura. Mas estou lidando de outra forma com essa doença."
Adorei poder conhecer sua luta, seu relato e sua determinação em SER FELIZ! Obrigada por me convidar a conhecer sua história e poder resenha-la. "Querida Ana: gostaria de te dar um aviso:
Assim como eu te derrotei, lutarei até o fim para que outras vítimas suas te derrotem também.
Ana, eu fui mais forte do que você."

Cristina.Castellani 09/04/2019

Um breve relato de um pessoa com distúrbios alimentares
Começo dando os meus 5 cafés de avaliação pois aqui neste "presente" tem muito mais que um livro, essa história é a mais dura verdade sobre transtornos alimentares, o sofrimento sobre a dependência num breve relato de quem teve muitas internações e viu e viveu de perto com a doença e com a história se repetindo com um familiar, "Querida Ana" faz a gente repensar a nossa relação com a comida, depressão e com os sentimentos conflituosos dentro da gente, repensar os nossos relacionamentos.
Eu me emocionei com as verdades do @autormatheusmaia, não existe caminho fácil, normalmente eu lido com pessoas que são obesas e procuram tratamento para emagrecer e se sentir "normal" na sociedade, reconheço que fiquei meio chocada e muito sensibilizada com a luta dele para apenas ser normal quando a "Ana" e a "Mia" pareceram ser as únicas que o compreendiam.
Isso não é apenas um livro mas um ato de coragem!

site: https://www.instagram.com/precisamosfalarsobrelivros_/p/BwAl4zLA1hd/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=ur7y8lta53yu

Menina.Jasmim 17/04/2019

Querida Ana
Querida Ana é uma autobiografia. Conta a história de Matheus e sua luta contra Ana (anemia), Mia (Bulimia) e a depressão. Pelos olhos de Matheus, conhecemos a realidade de quem convive com essas doenças, além da forma como o mundo exterior trata esta pessoa. É uma história sensível, escrita quase como em um diário, enquanto Matheus recorda e desabafa sua história. Um relato bastante interessante e tocante de se ler. Por mais que encontremos alguns errinhos durante a leitura, não é nada que atrapalhe.
Eu não estou muito acostumada a ler sobre anemia e bulimia, pelo menos não histórias que tratem diretamente sobre a luta de pessoas que sofrem com esses distúrbios. Foi interessante conhecê-los pelos olhos de alguém que as enfrentou e as venceu.

site: https://www.instagram.com/p/BwWsRSHgWkY/

1 | 2 | 3 | 4