Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Fátima Carvalho 17/11/2023

Todas as cores do céu - Amita Trasi
Ando mergulhando em umas leituras, que vou contar para vocês, hein. De CoHo, olhem onde vim parar. Hahah

Mas olhem só, todas as cores do céu é uma história dolorosa, mas que nos toca em diversos cenários e nuances. A escrita da autora é sensacional, você fica preso na narrativa do início ao fim, e olha que são quase 400 pgs, demorei um pouco para finalizar a leitura, pois ando ?atolada? de afazeres que requerem de mim disciplina. Prosseguindo..
As duas personagens são muito bem construídas e o enredo é super autêntico. Esse é um livro que te coloca em contato com muitas realidades da Índia atual, desde questionamentos sobre a sociedade de castas, patriarcado e violência contra as mulheres, como também conhecimento de costumes e aspectos culinários presentes na cultura indiana.

Recortes do livro:
"Mas depois, aos poucos, descobri que há uma coisa que todos temos em comum, independente da casta ou da religião: todos somos feridos ao longo da vida, todos queremos sobreviver e ser felizes, e todos precisamos ser bem tratados.""

"Às vezes, um ato de bravura é melhor do que uma vida inteira vivida como uma covarde, como uma escrava."

Juliana1277 16/11/2023

História triste e bonita sobre amizade
O livro conta a história de Mukta, uma menina que nasce destinada a ser uma prostituta, e Tara, uma amiga que se torna sua irmã e única esperança de felicidade. Ambas passam por perdas irreparáveis, e encontram uma na outra, a âncora para viver. Mas, um acontecimento acaba separando elas, e a busca de Tara por Mukta se inicia. É uma história sensível sobre abuso, escravidão e machismo baseados em uma cultura que deixa as mulheres a mercê de todos os tipos de abuso, com a justificativa de servidão a Deuses.
É muito interessante conhecer a cultura indiana, seu sistema de castas, e o quão devotos são às suas crenças. Também é assustador ver uma realidade que muitas vezes é ignorada, que é a do abuso de crianças, que se tornam escravas sexuais.
A história de Mukta e Tara é muito bonita. O elo que elas possuem, acaba salvando as duas.

Lili 16/11/2023

Um dos livros mais lindos e tristes que ja li, vai ficar na prateleira de livros preferidos no meu cérebro.
É sobre luto, sobre esperança, sobre persistir e sobre ter ao nosso lado, gente que não solta da nossa mão, figurativa e literalmente.

AmandaRabelom 13/11/2023

Esse livro é doido. A importância do tema e a tristeza dele por si só já valem a leitura, que é difícil por causa disso. Mas além disso tem uma escrita mt boa e personagens que são tão reais que vc se apega. Tirei um pouco de nota pq tem alguns acontecimentos/ trechos que para mim soaram muito de novela, cliches e/ou inverossímeis, o que atrapalhou um pouco minha experiência de leitura. Não sei tb se como esse mês foi mt puxado e demorei mt pra terminar de ler isso tb nao acabou influenciando.

Pietra.Lais 10/11/2023

As estrelas.
QUE LIVRO É ESSE!!

Meu novo livro favorito, sem dúvidas. O livro conta com muita ambientação na cultura indiana, mas não só isso, conta com a angústia da vida de qualquer mulher. O livro conta a história de Tara e Mukta, duas meninas que se tornaram irmãs, não por ligação de sangue, mas por ligação de alma. Nós vemos essa relação se formar, e logo ser quebrada pelo tráfico humano, e então nós vemos a angústia de ambas, a angústia de Tara por ter perdido Mukta, e a angústia de Mukta por ter perdido tudo inclusive a Tara.
Livro capaz de fazer os leitores acostumados com as maiores atrocidades já escritas, se desfazerem em lágrimas. O livro é tão bem escrito que você sente a angústia e a dor das personagens na sua pele, assim como você sente a alegria e a leveza também.
Graças a Mukta eu vejo as estrelas, e a brisa que bate nos galhos de uma forma diferente, com mais importância.

Edy 10/11/2023

Realidades
Leitura dolorida, difícil d engolir.. mais difícil é pensar q coisas assim acontecem a todo instante. Mercadoria humana.. Temi mto pelas personagens, e não consigo deixar de ter certo orgulho pelos bons sentimentos q Mukta demonstrou ao longo da história. E a realidade que a gente vive em uma segurança q nem todos podem ter.

Meria Martell 10/11/2023

🤬 #$%!& QUE TRISTEZAAAAAA

Mas que história tocante! O desenrolar dos fatos me deixou alucinadaaaa!a culpa de uma, o sofrimento da outra, e o amor no meio de tudo isso. Nossa, top 5 melhores do ano com toda certeza!

Jessica610 07/11/2023

Foi bom e ao mesmo tempo difícil acompanhar a história de Tara e Mukta. Um livro fictício, mas com tradição real em algumas aldeias nos extremos mais pobres da Índia, onde existem gerações inteiras de mulheres que herdam o título de ?devadasi?: casam-se com uma Deusa e são consagradas aos 8 anos de idade à prostituição nos Templos.
Fala sobre a amizade entre duas garotas de castas diferentes, com vidas e oportunidades diferentes, onde uma delas pertence a uma geração de prostitutas.

Paula 18/10/2023

Incrível
?Foi só então que entendi que os fios da vida nem sempre são tecidos como queremos; às vezes, o padrão ao final é diferente do que imaginamos que seria, e, naquele momento, eu não tinha mais nada a fazer senão estar em paz com o que ficaria no passado.?
Livro sensível, duro, avassalador e INCRÍVEL!

Luciana Maria 17/10/2023

Vida de luta
Gostei muito. Um enredo forte, quase chorei. Leitura fluída.
Quantas pessoas como Mukta tem uma vida de luta. Luta diária para se manter viva, manter a esperança por dias melhores, por reencontrar alguém, ver na adversidade algo bom, essa é Mukta essa é a realidade de muitos mundo a fora. Uma amiga como Tara é um presente divino, que felicidade de quem tem esse vínculo com alguém.
Valeu a leitura!!

Rossana 16/10/2023

O Favorito do Ano
Mesmo que eu tente muitas vezes, acho que não vou conseguir descrever esse livro. Maravilhoso sob todos os aspectos! Uma leitura gostosa, fluida e envolvente; texto escrito com uma rara delicadeza; personagens tão reais que parecem conhecidas nossas; uma história emocionante do começo ao fim.
A amizade e a esperança são os temas centrais dessa linda historia.
A vida de Mukta me deixou abandonada, sensivel. Quanto sofrimento? Queria acreditar que isso não acontece nos dias de hoje, que tudo não passa de ficção, no entanto, a realidade é muito pior.
O paradoxo é que, apesar de triste, é um livro lindo.
Que livro lindo!
Inesquecível!
Eu o indicarei muitas vezes. Merece o lugar de honra de minhas leituras até agora, em 2023.
O Favorito do Ano, e olha que li outros bem maravilhosos também!
Eu daria 10 estrelas se fosse possível, como não posso...
??????????

Luana.Dorte 15/10/2023

Extremamente forte, mas necessário.
O livro escancara a desigualdade social, o machismo enraizado na cultura indiana e escondido sobre o manto da religião. É um livro denso, que em diversos momentos me obrigou a parar de ler e refletir. Fiquei completamente comovida com todas as passagens da vida da Mukta.

Tecnicamente, não é o estilo de leitura que eu gosto, achei que o enredo muitas vezes é enrolado e a escrita da autora não me agradou. Houve muitas situações inverossímeis, que acabava por estragar o clímax do livro.

Mesmo assim, é um livro que vale a leitura. Forte, chocante e necessário.

lendoeuconto 14/10/2023

Conhecer um pouco de castas
Mukita é forçada a participar de um ritual de sua casta, que a leva a entregar seu corpo a deusa (de acordo com costumes impostos pela casta ao qual nasceu).
No ritual a partir de então ela é forçada a exercer a prostituição.
Nesse ínterim muita coisa vai acontecendo, sua história se cruza com a de outra personagem quando ainda criança.
De uma forma muito bonita, triste e delicada; esse livro nos conta sobre a situação de castas na Índia e a ligação das personagens que nos emociona.

Laura.Kathleen 11/10/2023

Um livro que eu não recomendaria pra ninguém
FALEI MUITO MESMO TÁ!!!

Bom... o livro gira em torna da história de duas meninas e no vínculo que elas construíram, Mukta é uma menina que é perseguida por uma tradição de família/ritual em que a faz ter por obrigação se prostituir, mas ela é resgatada pelo pai de Tara e começa assim a construção dessa amizade.
(Se você quiser saber mais sobre essa obra da uma pesquisada porque nessa resenha eu quero focar na minha opinião e no que eu senti, pq é uma Resenha).

As primeiras 150 páginas demorou 3 meses pra ler, as outras 280 eu li em dois dias desesperadamente porque queria que o final fosse bom.
É um livro muito bom, muito mesmo, mas ele é feito de gatilhos MUITO MUITO FORTE MESMO, eu sofri e chorei muito nesse livro, ele é terrível de tanto sofrimento, e para nós mulheres, é pior porque a gente se coloca ou não consegue imaginar estar naquela situação. Eu não iria recomendar esse livro para um amigo meu, mas eu ia falar muito bem dele e no que eu senti, pois eu acho que esse é um tipo de livro que VOCÊ mesmo tem que se induzir sozinho, ter interesse próprio.
Só pra você ter ideia, a capa da Harper Collins edição TAG, é a cena do primeiro estupro que a Mukta sofreu... e a mulher passou por TANTA coisa, que são indescritíveis.
O mais irreal da Mukta, é que nunca passou na cabeça dela que ela queria se m*tar, eu como ser humano fútil sinto isso por coisas mínimas, mas ela nunca sentiu... se sentiu o livro nunca me contou... a esperança dela era tão irreal que nenhum ser humano vai ter, e eu admiro isso no livro... o que salvou o livro de ter um final "feliz" (entre aspas pois o final ainda foi difícil) foi a esperança irreal que ela teve, era a única... pra mim Mukta morria todos os dias, mas a esperança deixou ela viva.

ALERTA DE GATILHOS QUE VAI FERRAR SUA VIDA: o que eu falar não é spoiler, pois antes de ler você tem que saber um pouco da dor.

Estupro, Injustiça social, Tráfico de mulheres, violência, prostituição, sequestro.
Ela foi estuprada, vendida, sequestrada, agredida fortemente, obrigada a se prostituir, obrigada a abortar, e pegou HIV.
*Não é spoiler, é obrigação minha te alertar*
Você ainda quer ler? pense bem... o livro é muito bom, mas pense bem.