Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Isabel 10/06/2021

Viagem à Índia
Este livro merece a fama que tem! Muito embora o tema do livro seja bastante pesado, a linguagem delicada da autora nos leva a uma viagem inesquecível pela Índia, onde nos deparamos com a triste realidade de Mukta, uma menininha que é forçada a se prostituir. Na verdade, o livro contém vários temas pesados e, ao mesmo tempo, relata toda a beleza de uma cultura milenar. É de uma delicadeza ímpar!

Aline 03/07/2021

Não gostei
O livro conta a história de Mukta e Tara, duas garotas de castas distintas na Índia que acabam desenvolvendo uma relação de amizade. Mukta está dentro da tradição Devadasi, que basicamente prostitui mulheres a partir de um viés religioso, enquanto tara pertence a uma casta que corresponderia a uma espécie de classe média, classe média alta no Brasil. Elas acabam separadas na infãncia, e Tara, já adulta, vai tentar encontrar Mukta, que ela pensara estar morta, e acaba descobrindo que está viva.

Eu particularmente achei a escrita da autora sem graça, sem brilho. Os acontecimentos narrados podem até ser considerados "pesados", mas ao mesmo tempo são óbvios e sem nenhum tipo de brilho narrativo que os tornem envolventes, pois as vezes mesmo histórias óbvias podem ser bem surpreendentes, se narradas de forma particular pelo autor. Não tem nada na escrita da autora que a torne particular e distinguível de outras escritas, é clichê e esquecível.

Além disso, há o risco de lançar um olhar duro e preconceituoso para a cultura indiana sem perceber que tais problemas sãi igualmente gritantes no brasil e américa latina. Desigualdade social, prostituição infantil, casamente infantul pululam impunes aqui em nosso terreno.

Uma coisa positiva do livro é simplesmente a possibilidade de lançar um olhar para uma cultura diferente da sua. Em mesmo esse ponto positivo é pouco aprofundado e sem muitas nuances, na minha opinião. No entanto, para um primeiro contato e o despertar de uma curiosidade, pode ser interessante para algumas pessoas.
Denise.Salla 03/12/2021minha estante
Também achei que mesmo sendo um tema tão polêmico e real, ou seja, bem próximo de muitas pessoas, faltou algo na escrita.

Bel 11/10/2020

Mais um livro sobre a India que eu adorei. Recomendo ler sobre outras culturas.

Duana Rocha 31/01/2021

Emocionante.
Livro já despertou minha curiosidade por se passar na Índia. Tem uma trajetória envolvente, sem pressa. Gostei bastante, recomendo!
Aécio de Paula 31/01/2021minha estante
Quero ler

Duana Rocha 31/01/2021minha estante
Vale a pena! Depois me conta o que achou :)

Hester1 23/12/2022

O tema é muito interessante, mas devo confessar que não me envolvi com a estória. Além de achar tudo muito longo e, para mim, cansativo.
Giovana 23/12/2022minha estante
Estória?

Giovana 23/12/2022minha estante
n qro julgar, mas é "historia".
DESCULPA EU TIVE Q FALAR :(

Carolina.Santana 26/06/2020

Maravilhoso
Esse é um livro pra quem não se importa de chorar lendo, as aflições das personagens são tão bem expressadas que a gente acaba sentindo junto. A narrativa é bem conduzida e o final é um dos meus preferidos!

Lana 12/09/2022

Emocionante !
Não tenho palavras para descrever o quão bom Todas as cores do céu é !

O livro conta a história de duas meninas, Mukta e Tara. Uma que nasceu para ser oferecida a uma deusa e continuar a tradição familiar na prostituição, a outra, uma menina meiga com pais maravilhosos que possui uma vida livre. Os caminhos delas se encontram mas acabam se separando, então começa a busca. Mukta em busca de esperança, abandonar aquela vida. Tara, em busca de Mukta, após se culpar por ter colocado mukta nessa vida...

A história é sobre empatia, ódio, rancor e a busca pelo perdão. Senti nojo, ódio, felicidade e muita esperança ao ler as sofridas páginas do romance de Amita Trasi. De forma fictícia a autora conseguiu mostrar o retrato REAL do que acontece em algumas partes da Índia. Uma realidade que muitos sabem que existe mas que fecham os olhos para tal... aliás, não está acontecendo com a gente....

Recomendo muito essa leitura. Alerta gatilho para estupro, suicídio, abandono parental e abuso.

Tenho certeza que após vivenciar esse mundo através das páginas irão olhar o próximo de outra forma, com mais amor e empatia.

brendbatista 14/02/2021

"Os fios da vida nem sempre são tecidos como queremos"
Não tenho palavras para descrever o quão lindo esse livro é.

Histórias sobre mulheres e suas lutas sempre me motivam ou me entristecem, apesar de ficção em todas as cores do céu, a história de Mukta é real, pois existem inúmeras Muktas ao redor do mundo: mulheres/meninas traficadas para a prostituição ou outro tipo de trabalho escravo.

Este livro é perfeito do início ao fim, nos ensina sobre amizade, otimismo e principalmente esperança.

"As cores do nosso céu vão ser claras de novo, então eu não deveria perder as esperanças"

Pripriqueiroz 17/04/2021

História linda!
Um dos livros mais revoltantes que já li. Mas ao mesmo tempo, uma das mais belas histórias que já tive contato. A relação de amor e amizade entre Tara e Mukta faz com que todo o peso dos acontecimentos ao redor se alivie. A linguagem simples e bastante acessível faz com que a leitura se torne fluida e muito prazerosa. Super recomendo! Amei!

Itamara 28/12/2020

"Algumas ligações são mais profundas do que as sanguíneas"
Sem dúvidas, uma das melhores leituras de 2020. Finalmente encontrei um livro para competir com " Meu pé de Laranja Lima" nos quesitos "chorar de soluçar" e "dar um tempo para respirar antes de concluir certos trechos ". Um história pesadíssima, com muito sofrimento, perdas, luto, solidão, mas com uma mensagem incrível sobre perdão, esperança, família, amor. Não conhecia nada dessa autora, mas gostei bastante do formato da escrita, apresentação dos personagens, não achei nada cansativo e só não li mais rápido por conta da temática pesada mesmo. Como a literatura é maravilhosa por nos proporcionar uma obra como essa, né? Nos faz refletir, questionar, sentir indignação... Fiquei completamente envolvida com tudo que estava ali escrito, sofri e não foi pouco. É triste saber que existem tantas Muktas por aí que não conseguiram/conseguirão resistir. Senti raiva de Tara em certos momentos mas depois compreendi seu lado e fiquei muito satisfeita com o desfecho.

"Foi só então que entendi que os fios da vida nem sempre são tecidos como queremos"
Débora 28/12/2020minha estante
Ótima resenha, amei!

@buenos_livros 19/04/2021

Todas As Cores do Céu - Amita Trasi ??
?Mas depois, aos poucos, descobri que há uma coisa que todos temos em comum, independente da casta ou da religião: todos somos feridos ao longo da vida, todos queremos sobreviver e ser felizes, e todos precisamos ser bem tratados. Afinal de contas, não escolhemos onde nascemos, mas podemos dar duro e pavimentar nosso caminho para o sucesso. E todas as pessoas da Terra merecem essa chance.?
. Todas As Cores do Céu (2015)
. Amiga Trasi ??
. Tradução: Caroline Chang
. Romance / 384p.
. @harpercollinsbrasil e @taglivros
. Uma história tristíssima que nos leva à uma Índia desconhecida, cheia de tradições que contrastam com a nossa realidade. Através da visão de duas personagens centrais, vai se tecendo uma trama que em alguns momentos parece forcada, mas que é difícil julgar se colocada na perspectiva de uma cultura tão diferente. Uma boa leitura para sair da zona de conforto.
. ????????

Mari Pereira 01/09/2020

O livro é uma saga de duas mulheres indianas, desde a infância até a vida adulta. Questiona valores, tradições, amizades, família. Apesar de ter achado algumas partes um pouco clichês, vale a pena leitura.

Cris Moraes 03/05/2021

Tenso.
Esta é uma história que me deixou impactada e indignada desde o seu início. Compreender a situação que Mukta vivia, uma menina indiana de casta inferior, por muitas vezes me levou às lágrimas de verdadeira raiva por certos costumes e tradições que dizemos ser honrados. Sei que cada povo tem sua cultura, que merece ser respeitada. Mas, há fatos tão cruéis entre todos nós muito difíceis de serem digeridos e aceitos.
Mukta é só uma menina! Cujo fado é seguir o destino de todas as meninas de sua casta: servir aos homens desde cedo como prostituta! E aprender a se resignar diante desse fato, pois não há outro caminho possível a ela.
É uma história emocionante e muito envolvente, com alguma dose de suspense. Mukta chega a ser resgatada por um homem desconhecido e, assim, conhece e vive por um tempo com a família de Tara. Com Tara, Mukta descobre como é ser apenas uma menina adolescente, com alguns sonhos e com uma grande e sincera amiga.
Quando Mukta é sequestrada e, anos mais tarde, Tara retorna em busca de encontrar a sua amiga, somos ainda mais envolvidos com as histórias de vida de cada uma. Ficamos na expectativa de saber se as duas realmente se reencontrarao e se ainda haverá tempo de Mukta ser resgatada de seu fatídico destino.
Apesar dos muitos assuntos tensos desenvolvidos durante a narrativa, foi uma leitura fácil e de até rápida. A autora desenvolveu bem o que propôs.
Recomendo.

Mirtes.Tatiane 05/05/2021

Uau!!
O livro me surpreendeu muito! A narrativa é pesada e por vezes as lágrimas rolaram por aqui. Mas a forma como a história é contada faz ser mais fácil. Não sei explicar ao certo. Só adorei!