Luna and the Lie

Luna and the Lie Mariana Zapata

Resenhas - Luna And The Lie

Rainy Girl 16/09/2023

É o meu quarto livro da autora e o que menos gostei. Ainda foi bom, principalmente para quem gosta de slow burn e grumpy x sunshine. Achei meio vibe "Under Locke" que eu gostei mais do que esse.
Os personagens são bem parecidos com os outros da Zapata, mas não consegui me conectar com a personagem principal desse, ela às vezes só me irritava.
Luna teve uma vida sofrida, mas continua seguindo em frente e tentando o seu melhor. Rip é o homem rústico com passado misterioso que vive mal humorado.

Layla Felício 03/02/2020

Mariana Zapata me ganha novamente
Tudo bem, esse livro foi melhor que From Lukov With Love? Não. Mas foi ruim? Definitivamente não.
Luna trabalha numa loja de restauração de carros, onde tem dois chefes, um que conhece por 9 anos, deu emprego pra ela quando tinha apenas 17 anos e cuidou dela como uma filha. O outro, Rip, magicamente apareceu num dia, seis anos depois dela já trabalhar na loja e é nele que vamos focar agora. O cara tem 41 anos, é todo forte e misterioso, tá na cara que nossa protagonista tem uma quedinha por ele, não é? Continuando, ela ajudou ele uma vez, nós não
realmente sabemos de primeira como, só no final do livro que sabemos, mas ele quer pagar pelo o que ela fez com outro favor. Durante 3 anos, ele pergunta pra ela se já decidiu o que ele iria fazer por ela, mas a mocinha nunca cobra o favor (eu já teria pedido pra ele sair comigo, se vocês quiserem saber).
Então, chega um dia em que a avó de Luna morre e ela precisa ir ao funeral. O problema é que, anos atrás, quando Luna fugiu de sua casa, os parentes dela avisam que ela nunca mais poderia voltar a cidade. É aí que entra nosso herói bonitão, Rip. Ela escolhe que esse é o momento perfeito pra ela cobrar o favor dele, fazendo o cara de guarda costas no funeral da avó. Bem, não vou contar mais, porque aí perde a graça.
O que mais gostei no livro foi a forma como Mariana mostra que família é complicado e que as vezes nós temos que construir uma nova. Essa é a principal lição do livro e com certeza, além do Rip, foi o que me fez amar o livro.

Thaise66 01/09/2021

ESTOU COMPLETAMENTE ENCANTADA
"—Você me deixa louco...
—Isso não é muito legal, — eu disse antes de poder me conter. Eu não surpreendi com jeito que as sobrancelhas dele subiram.
—Deixe-me terminar, sim?
Eu fecho minha boca.
—Mas eu sinto falta de você, brincando comigo todo o tempo, me provocando demais, sempre rindo e sorrindo e sendo uma dor na minha bunda. — O seu dedo passou pela minha nuca enquanto eu estava lá. —Eu disse alguma merda para a única pessoa neste mundo que..."

Alguns podem até dizer que os livros da Mariana Zapata são livros únicos. Mas eu diria que existe uma sequência sim e é uma sequência maravilhosamente doce.
Aqui temos Luna Allen uma mulher em uma profissão que é vista como trabalho de homem, fazendo seu serviço, sendo feliz ao máximo mesmo com os problemas que a perseguem e com o passado lhe distraindo sempre que pode.
Temos também Rip, um cara na casa dos quarenta anos que é seu chefe, e que dependendo da cor de sua camisa isso significa dizer o seu humor. Ele é taciturno, nada amigável e muito....lindo, maravilhoso, sexy, musculoso (está bem, já parei)
O enredo aqui gira em torno de um favor que ele lhe deve por algo que ela fez para ele a dois anos atrás e que até hoje não pediu de volta, até que um dia ela precisa que ele vá com ela a um funeral. A partir daí o livro desencadeia uma série de momentos fofos entre os dois. Ele como um cara que aparentemente gosta dela, e ela como uma mulher que está tentando lidar com seu dia a dia tendo três irmãs mais novas.
Uma coisa que eu percebi é que a escritora trabalha muito com homens sendo mais velhos que a mocinha, o que causa uma certa dinâmica interessante, já que os caras não são desesperados por qualquer mulher que aparece. Também temos uma certa construção onde ela vai pontilhando cada passo para que quando chegue ao final o livro esteja absolutamente completo.
Já viu onde eu quero chegar? Sim, eu amei os livros dela, e compraria todos eles

"—Acabando com essa merda que você chama de encontro, — ele afirmou, confundindo-me ainda mais.
—Com quem diabos você pensa que está falando? , — o homem perguntou com uma carranca.
Suas palavras provocaram Rip, porque seu olhar varreu para o lado e ele deu ao cara um olhar vazio que eu estava bem familiarizada.
—Você.
—Eu?
—Ela não está interessada, — Rip afirmou calmamente"

itsmetaiane 04/11/2022

"?Você me deu esses pedaços de você, eu sei que você não deu a mais ninguém, e eles são meus. Você não pode levá-los de volta. Eu preciso deles mais do que você, você me ouviu?"

a mariana zapata NUNCA decepciona, ela com toda certeza se tornou uma das minhas autoras favoritas. eu gostei muito de luna and the lie, mesmo ele não me conquistando tanto quanto os outros. em alguns momentos, eu achei a luna muito bobinha e inocente, eu só queria ver ela gritando e perdendo a paciência. o rip demorou um pouquinho pra me conquistar também, mas no final eu perdi tudo com ele tentando conquistar a luna. não senti aquele frio na barriga que senti nos outros livros (acho que por causa da personalidade da luna, que me irritou um pouco), mas no geral é muito bom e gostosinho de ler. podia ter umas 200 páginas a menos? sim, mas vale a pena ?

Carol 11/02/2022

O livro é ótimo demais,a história é incrível.Eu amo a escrita da Mariana Zapata,e mais uma vez essa não me decepcionou.
A Luna é uma mulher muito forte que passou por muita coisa,e ela é muito insegura por isso ela não percebeu que o Rip é apaixonado nela.O que é muito óbvio,o Rip é um dos personagens da MZ que não esconde o que sente e ele correndo atrás dela foi uma das melhores coisas desse livro.
Eu amei o final,apesar de não ser meu favorito eu gostei bastante e super indico.

Bela 07/01/2022

Mais ou menos
Depois de ler "De Lukov, Com Amor" da mesma autora, minhas expectativas estavam bem altas para essa leitura e me decepcionei um pouco.
Eu não entendi como a Luna conseguiu se apaixonar por essa pessoa que é o interesse romântico (não quero falar para não ser spoiler kkkk) mesmo ela presenciando as brigas e desrespeito que a pessoa tem com o Mr. Cooper que é a figura paterna dela. Além disso, os personagens ficam insistindo em algumas coisas durante todo o livro que se tornou cansativo e até pensei em abandonar a leitura.

Batatinhagelada 18/01/2022

Carros, brigas e família
Não é um dos meus favoritos da Zapata, mas é muito bom. Gosto da construção da relação dos personagens, adoro o fato da pp não trabalhar em algo convencional. Achei inesperado e muito interessante. Também amo a forma como trata relação familiares abusivas, traumas de infância e tudo isso.

star 20/01/2022

Você quer alguém para ser seu melhor amigo e seu fodido parceiro? Estou bem aqui, menina."

Este livro me surpreendeu, desde o primeiro capítulo eu sabia sem dúvida que seria uma leitura de cinco estrelas (a premonição sem dúvida se tornou realidade).

Luna Allen é uma mulher de 26 anos que, apesar de sua educação abusiva e negligente, conseguiu levar a si mesma e três irmãos mais novos a uma bela vida. Ela decidiu desde cedo ser grata por todas as bênçãos em sua vida - lembrando-se de que era amada. Quando seu amado chefe na Cooper's Collision and Customs assume um co-proprietário, Luna tenta o seu melhor para entrar no lado bom inexistente de Ripley.

A fórmula de MZ sempre foi perfeita para mim, e isso não foi exceção.
? diferença de idade
? herói super mal-humorado
? heroína resiliente e trabalhadora
? amor de queima lenta
? monólogo interior hilário
? angústia e drama viciantes

Eu não consegui o suficiente de Rip e Luna ao longo deste livro; seus passados ??conturbados e a lenta criação de seu relacionamento. Luna era uma personagem brilhante que expressava suas emoções e raramente guardava rancor, mas Rip era áspero e impossível de entender. A maneira como você vê seu personagem evoluir e vê o esforço que ele coloca para melhorar a si mesmo, mais você se apaixona por ele.

A relação familiar entre os personagens secundários era linda, por causa da horrível família biológica de Luna, ela havia criado e encontrado amor incondicional na família de trabalho no CCC. Eu nunca fiquei entediado lendo as interações entre os personagens secundários e a vida cotidiana no CCC, todos os personagens eram totalmente dimensionais e hilários.

A diferença de idade do relacionamento foi uma das minhas coisas favoritas, e MZ escreve muito bem. Adorei como foi brevemente mencionado pela família e amigos que Luna namorou homens mais velhos (apenas), mas não fazia parte do drama, era aceito e apenas parte da história.

E o lado suave oculto de Rip?

?Seu sorriso foi lento e honestamente de partir o coração. "Luna, ele ameaçou desistir de mim uma centena de vezes no primeiro ano em que voltou."
Eu pisquei.
"Ele não ficou por minha causa, querida."

Esse epílogo? Apenas pegue meu coração já, estou segurando-o para você. Faça um favor a si mesmo e leia este livro.

Fireheart.l 30/07/2022

🤬 #$%!& eu li esse livro em dois dias!! Ele tem mais de 700 páginas!!!!

A escrita da Zapata é totalmente viciante e esse casal é um slow burn BEEEEEEM slow! Foi acontecer alguma coisa (tipo, de eles falarem que querem alguma coisa) lá por 90% do livro kkkkk eu amo isso!

Luna meu mundinho que merece toda a felicidade do mundo

Gabi 04/09/2022

Esse livro não funcionou muito pra mim
E não teve nada a ver com o age gap.

Mas pode ser porque não tô numa fase muito boa e meio que numa ressaca literária. Nada tá me cativando direito.

Achei as passagens um pouco repetitivas, principalmente os monólogos internos da protagonista. Os personagens secundários também muito coadjuvantes e com umas participações meio bleh. Você quase não vê a suposta melhor amiga da Luna. Queria mais desenvolvimento da Luna com as irmãs também, ainda mais que uma delas tem uma atitude bem bosta e injustificada em um momento do livro e aquilo nunca teve uma resolução satisfatória.

Achei que tiveram muitos conflitos com poucas resoluções interessantes ou satisfatórias. Tem um momento que um membro da gangue que o Rip participava foi na oficina e aquilo nunca mais foi falado. Sei lá,serviu só pra Luna ficar com uma pulga atrás da orelha, mas achei desnecessário.

Enfim, não foi o melhor livro da MZ que li. Mas também não foi horrível.

dudinha12 06/12/2022

Égua do livro grande viu
Muito bom, amei os personagens principais e os envolvidos na história. Porém infelizmente tem muitos furos e falta de coerência em algumas situações, e eu sei que é slow burn, mas subiu um outro nível do quanto foi demorado! Teve um momento em que eu contava os segundos para acabar de ler, socorro

Carol @solemgemeos15 20/03/2022

3,5
Luna trabalha numa loja de restauração de carros há anos. Quem a empregou é um senhor que com o tempo se tornou uma figura paterna em sua vida – e na vida de suas irmãs. Foi forçada a sair de casa muito cedo e se sente responsável pela criação de suas irmãs. Alguns anos depois de ser admitida no trabalho, um sócio surge e, ao que tudo parece, não gosta muito dela. Mas devido a uma mentira que fez em benefício dele, ele se sente em dívida com ela.
Pontos positivos:
1 Luna é uma personagem bem complexa. É perceptível os traumas que ela carrega e tenta resolver sozinha tanto pelo seu comportamento, quanto pelo raciocínio dela [por exemplo: dizendo constantemente a si mesma que está bem quando algo ruim acontece a ela];
2 o pequeno plot twist é previsível, dentre as possibilidades, mas é interessante de se ver acontecendo;
3 a interação de Luna com todos os demais personagens é muito bom de acompanhar. Ela é brincalhona, comprometida e possui um bom jogo de cintura para lidar com as situações inusitadas.
Pontos negativos:
1 alguns pontos são trazidos por pura conveniência, pois é esquecido na trama a seguir [por exemplo: o advogado entra em contato com Luna e menciona uma herança para Luna, mas depois do funeral nada é mencionado];
2 parte da dinâmica grumpy-sunshine implica em um personagem caladão e que se comunica mais por ações que falas, no entanto, Rip não se comunica, ele decide algo e impõe a Luna – sem a consciência dela;
3 há duas bandeiras vermelhas levantadas para Rip: a crise de ciúmes, inclusive a ponto de interromper encontros que Luna tem, mesmo sem estarem em um relacionamento; e a vez que Rip agride alguém em nome de Luna [como se fosse algo romântico];
4 o slow burn é levado muito a sério, a ponto de não ter tempo de curtir o relacionamento do casal, já que eles apenas parecem se comportar como um depois de mais de 80% do livro;
5 é complicado entender o porque Luna gosta de Rip além de seu físico.

Nina 19/03/2022

Slow Burn perfeito
Eu estou totalmente apaixonada e rendida pelos livros da Mariana Zapata, e com essa história não seria diferente.
Luna and the lie é mais que um romance Slow Burn. Eu acho muito incrível a sensibilidade que a Mariana Zapata tem para abordar assuntos tão delicados. Nesse livro, dinâmicas familiares, relações abusivas e as consequências de se fazer as próprias escolhas são abordados de uma forma muito sensível e responsável.
A Luna é uma personagem incrível e muito profunda que me ensinou muito sobre resiliência e gratidão. Ela é personificação da frase "gentileza gera gentileza".
Eu amei o desenvolvimento da história e dos personagens e o romance nessa história é a coisa mais lindinha do mundo. São cenas que você lê com um sorrisinho no rosto e deixam o coração quentinho.

Jene. 30/10/2021

Rip eu te amo
Não gente sério, alguém me tira os livros da Mariana zapata da mão pq eu não consigo parar de ler.
Sério um dos preferidos dela, a Luna já passou por tanto mas tanto e nem por isso se vitimiza, ela sempre lembra que ela tem uma casa, comida e emprego, e tá tudo bem ter uns momentos ruins, a grama do outro pode estar mas verde que a minha mas pelo menos eu tenho uma grama, tem pessoas que não tem...
Rip foi muito maravilhoso com ela, em saber que ele só ficou por ela na oficina por três anos, ele cuidou dela demais, eu chorei muito nas cenas que ela desabafava com ele, a cenas dele indo acabar com os encontros dela pq ninguém ia sair com "a minha garota" ah que coisa mais linda senhor.
A cena das tatuagens, só piercing, jesus me acuda!
Sério eu amei demais a leitura, não consegui parar de ler, precisava ver até o final, e não me arrependo.