Ninth House

Ninth House Leigh Bardugo

Resenhas - Ninth House

Glenda Valverde 08/09/2020

Leigh Bardugo e sua escrita sólida
Li todos os livros da autora e apesar de não amar a trilogia grisha, mesmo nesses livros não se pode dizer que a história não é bem construída. Ela sempre traz um aprofundamento da história que nunca é prolixo ou cansativo, mas na medida certa. E Ninth house mantém essa linha. Posso até ter achado que o final foi meio corrido, mas a construção da personagem Alex foi sensacional. Mal posso esperar para a continuação da história.

Sarah 12/09/2021

He whispered in her ear, "I will serve you 'til the end of days."
"And love me," she said with a laugh, bold in the dream, unafraid.
But all he said was, "It is not the same."

Em primeiro lugar, deixe-me dizer que, quando comprei este livro, tinha certeza de que era um livro único defantasia e dark academia. E agora eu só quero saber como vou conseguir sobreviver sem o livro 2.

Em segundo lugar, este é um dos melhores livros de fantasia que já li. Claro que gosto de féericos e tudo isso, mas um dark academia com fantasmas e rituais? Esse é mais o meu tipo de coisa e Leigh Bardugo fez de tudo criando esse enredo e universo incrível que me deixou sem palavras por 100 páginas (e também o resto do livro) porque eu realmente não sabia onde estava entrando quando comecei a lendo.
A magia não tão do bem? Surpreendente.
As sociedades? Quero saber muito mais sobre.
Os personagens? De tirar o fôlego. Vivo e respiro apenas por Daniel Arlington e Galaxy Stern.
O mistério? Chocante. Eu realmente não esperava essa reviravolta na história.

Esta é uma história espetacular que nos faz querer saber muito mais, e é construída com tanta paciência que manteve o mistério e nos surpreendeu. Absolutamente incrível e concordo com Stephen King, é impossível deixar de lado, a curiosidade consumiu-me tão imensamente que não consegui parar de pensar neste livro durante todo o tempo que o li, e quando o estava terminando, não o fiz e me recusei a terminar.

Definitivamente vou relê-lo em breve, apenas para ter certeza de que não deixei algumas informações importantes para trás e ótimas citações sem marcá-las. Espero que o livro 2 chegue logo e algumas novidades sobre o show também.

Juliana 01/10/2021

Magia e murder mystery
Comecei a ler esse livro sem saber muito bem o que esperar, e acho que justamente por isso, me surpreendi positivamente! Os personagens são apresentados aos poucos ao longo do livro: cada capítulo e a gente desvendava um pouco de quem eles eram, seus passados, seus problemas e seus medos. Ou seja, quesito nota 10 na construção dos personagens!

A história mistura magia e muitos elementos sobrenaturais (sociedades secretas fazendo rituais de magia em Yale: como não achar isso irresistível?) como pano de fundo para um murder mystery maravilhoso! Na verdade, o mistério se mistura muitíssimo bem ao ambiente dark academia de magias e rituais, um fazendo parte do outro.

O livro me prendeu do começo ao fim! Inclusive, é uma excelente leitura para o mês do Halloween (recomendo!)

AnyaIcarova 29/04/2024

O diabo mora nos detalhes
Pra quem é apaixonado por histórias não lineares que aos poucos você tem que descobrir o que diabos fizeram aqui e no caso, o diabo mora nos detalhes.

Gabriela 25/11/2019

"I want to survive this world that keeps trying to destroy me"
Mais uma resenha amadora. Eu tô fazendo isso certo? Leia por sua conta e risco.

"Ninth House" é um livro de fantasia urbana/mistério/terror, o primeiro da Leigh Bardugo que não se encaixa na categoria Young Adult – o que significa que não se deve esperar uma leitura leve e tranquila. É sombrio, macabro e mágico e eu não consegui parar de lê-lo. Sou suspeita para falar da Leigh, fã do Grishaverse que sou, mas este livro virou um dos meus favoritos do ano. É válido dizer que tem temas de abuso, drogas e violência que podem servir de gatilhos para algumas pessoas.

Já sabia que o livro iria envolver magia, e ocultismo, e sociedades secretas, e terror, e fantasmas, mas logo no primeiro capítulo levei um baque, porque não sabia o quão sinistro o livro realmente seria – não costumo ler a fundo as sinopses ou resenhas, gosto de ser surpreendida. Já me vi logo de cara num ritual obscuro que envolve tripas, previsões da bolsa de valores e membros encapuzados envolta de uma mesa cirúrgica. Quem diria? E, no meio disso tudo, Galaxy "Alex" Stern sendo responsável por manter o círculo de proteção livre da interferência dos fantasmas (que só ela consegue ver), já que, afinal, ela é um membro da Lethe, a "nona casa", a organização (secreta) responsável por manter todas sociedades (secretas) da Universidade de Yale na linha. Porém não pensem que Alex se encaixa nesse ambiente – muito pelo contrário: ela está o tempo todo atuando.

As sociedades de Yale podem ser resumidas em uma frase: gente rica e poderosa brincando com mágica e para ficar ainda mais rica e poderosa. Mas quem paga o preço por essa mágica? Esse poder todo é às custas de quem?

Alex corre atrás dessas respostas, com unhas e dentes, ao se deparar com o cadáver de Tara Hutchins, uma garota traficante da cidade que é assassinada em pleno dia de ritual, mas ninguém está afim de fazer as perguntas certas, principalmente com Darlington (não confundir com "Darkling"), o mentor de Alex – garoto de ouro, nerd, amorzinho – sumido. Afinal, é ano de financiamento e a Lethe conta com o dinheiro das sociedades para se manter de pé. Inclusive, acho que um dos maiores erros da dinâmica entre a Lethe e as sociedades é o fato dela depender economicamente das casas. Por mais que ajude as sociedades protegendo os rituais, sua função também é puni-las. Não seria muito fácil as sociedades boicotarem a Lethe por não concordar com uma das suas decisões?

O livro é fora da ordem cronológica, divididos em três períodos de tempo que se entrecruzam. Bardugo começa a história com muita construção de mundo trazendo muita informação sobre as sociedades, a universidade, referências a figuras famosas estadunidenses, descrições de lugares e arquiteturas do campus – detalhes que requerem pesquisa à parte e tempo e energia para serem processados. Desta forma, o início foi, para mim, um pouco cansativo e complexo – sei que isso levou muitos a abandoná-lo já no começo. Porém, passados esses capítulos mais densos, a tensão só aumenta e a vontade de parar de ler é zero.

O humor ácido de Alex, o contraste na relação entre Alex – deslocada, "vulgar", feroz – e Darlington – o garoto rico e culto num belo casaco, a dinâmica com Dawes, a pesquisadora da Lethe (desconfio de que ela tenha ansiedade social) faz a história ainda mais imersiva e fascinante e, mais uma vez, Leigh explora de maneira sensível e eloquente o passado dos personagens, levando-nos a não querer sair do lado deles. Uma cena específica do passado da Alex me deixou muito afetada e triste.

O final pode ser pouco catártico para algumas pessoas, mas não deixa de ser interessante e de levar a uma boa reflexão. Há pontas soltas sim, lógico: a ideia é fazer essa história uma série de cinco livros. Só digo uma coisa: quero logo o próximo livro e não sei como vou sobreviver até lá. Ah, "Ninth House" vai virar série pelo serviço de streaming da Amazon. A Leigh tá rica.

Carol 02/03/2020

De tirar o fôlego
Galaxy Stern consegue ver espíritos daqueles que já partiram, mas ela não pode falar sobre sem as pessoas acharem que ela é louca. Até que ela é encontrará outras pessoas que entendem desse dom que a assista.

Amanda 17/03/2023

Gostei ainda mais do livro nessa releitura do que na primeira vez que eu li. A história tem os seus problemas, mas eu acho a atmosfera tão envolvente e eu gosto muito da especulação que existe. Eu gostaria muito que a autora expandisse mais o mundo, espero ver mais disso na continuação.

maitê 24/01/2023

"Mors irrumat omnia."
Que livro fantástico?? Confesso que ainda prefiro soc e os crows sempre terão um lugar no meu coração, mas ninth house é tão bom quanto.

Aqui vemos uma escrita completamente diferente do grishaverse, uma fantasia urbana bem escrita e desenvolvida. É muuuito evidente o quanto a Leigh cresceu como autora desde s&b, e esse livro é a prova.

Gostei muito dos personagens e de suas histórias, a construção de mundo, os grays, as sociedades secretas, e todo o resto. O livro é sim bem detalhado, tanto que nos primeiros capítulos eu estava perdidinha, mas não deixou de ser muito envolvente e cativante.

Sem falar dos plots bem construídos, que não me chocaram tanto mas gostei mesmo assim. E o final do livro????? Sem palavras, não vejo a hora de ler a sequência, to sentindo que vai ser igualmente incrível!!

júlia 05/06/2022

Eu honestamente esperava mais desse livro, o início foi muito confuso, mas como é um livro de alta fantasia, eu entendi isso e simplesmente continuei, mas realmente, ficou entediante. Gosto MUITO da vibe dark academia, e achei que foi muito bem inserida, e se o livro fosse todo como o meio e o final foi, a minha nota pra ele teria sido maior, mas o começo foi muito cansativo. Apesar disso, tô muito ansiosa pra ler a continuação, sinto que a Leigh Bardugo vai entregar mais agora que já teve a imersão nesse mundo.

Lune 21/03/2022

sentimentos confusos
Eu devo ter demorado uns 60% do livro para realmente entender o que estava acontecendo para no final voltar a ficar levemente confusa com o tanto de plot que tinha. Porém o final do último capítulo me deixou intrigada o suficiente para ler o próximo livro quando sair!!

sarah 09/11/2021

eu amo livros com personagem moralmente cinza e a leigh bardugo como sempre conseguiu acertar muito nisso. ela merece um prêmio só por ter criado galaxy stern, esse não é um mérito para qualquer um.

erykasb 05/11/2021

Uma das melhores leituras do ano
ALERTA DE GATILHOS: abuso sexual, drogas, violência e gore.

A Leigh Bardugo sabe escrever história como ninguém ne. Ninth House é o primeiro trabalho dela voltado ao público adulto e foi a leitura perfeita pra essa época de Halloween. O universo fantástico é extremamente bem construído, assim como o background dos personagens.
A dupla perspectiva do livro foi bastante interessante e inesperada para mim, ela ajudou a entender melhor quem é o Darlington e porque ele desapareceu. No geral o livro é excelente, com um plot twist no final maravilhoso. A história segue um mistério principal que é fechado nesse livro, mas também conta uma história maior que creio que veremos durante toda a saga da Alex.