Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

LaysSchwartz 25/11/2022

RECOMENDO
Gente? comecei a ler o livro por conta da prova da UERJ desse ano e misericórdia tô passada chocada nem sei de onde tiraram esse livro mas putz amei muito foi uma reviravolta nesse meio pro final que eu me recusei a acreditar de tão !!!! que foi. Começou tão sem graça e lento que eu nem tinha botado muita fé e por isso tirei uma estrela porque achei bem lento mas de resto foi só rasteira de deixar a boca aberta.

Bells 23/11/2022

Não esperava
Gente eu não esperava um livro tão bom pra uma redação, o plot simplesmente perfeito, me enganou direitinho fiquei de queixo caído, no início você não entende nada mas depois tudo vai se encaixando, a forma como ela vai contando as histórias da vida dela fase por fase é envolvente, adorei apesar de não esperar tanto.

Thai 23/11/2022

não me abandone jamais
confesso que no começo achei q n ia gostar tanto mas mudei de ideia depois de uns capítulos e fiquei feliz pela uerj ter feito eu ler esse livro, fiquei confusa em algumas partes e meio triste em outras, principalmente naquela em que eles estão no carro e a Ruth fala aquilo tudo, não sei oq teria feito no lugar deles ouvindo e descobrindo a verdade com a miss emily.

enfim, não é um tipo de livro que eu estou acostumada a ler e se não fosse pela prova da uerj talvez não conheceria, esse livro faz a gnt pensar e refletir sobre algumas coisas e acabou que gostei bastante.

Paola 22/11/2022

Bom pra tardes nubladas
Vi o filme muitos anos atrás quando ainda era nova e lembro de não entender nada. Depois revi uns três anos atrás e amei, desde o roteiro até a fotografia, foi pra lista de favoritos e de filmes que te deixam pensando sobre a vida.

Esse ano li o livro e a energia é a mesma. Frases e mais frases que vão te fazer questionar o que nos torna humanos, se somos especiais, se o futuro que estamos construindo é mesmo o melhor?

fesenafreitas 21/11/2022

bom demais
eu comecei a ler pra UERJ, e no início tava bem chatinho e parado. mas depois de um certo ponto começou a ficar muito bom! esse livro é espetacular! recomendo muito

Leonardo1436 21/11/2022

Mediano
Achei que teria mais detalhes sobre toda a trama. O livro de desenvolve muito lento e traz muitas respostas ao final. De forma geral é um livro gostoso de ler, te instiga a ler cada vez mais para entender o que está acontecendo.

Lucs 19/11/2022

Não foi o que imaginei
Não é spoiler falar sobre a trama do livro que está na sinopse do mesmo. Dito isso eu presumi que saberia mais sobre essa distopia aterradora onde se criam clones apenas para doações. Gostaria de saber dos detalhes de como funciona, se o sistema iria se perpetuar, se alguém ia se rebelar mas o livro trata isso apenas como pano de fundo. A trama é sobre os três protagonistas durante toda a sua vida. Uma história triste de desilusões e perdas. Uma história arrastada que por vezes parece
pegar ritmo mas logo após volta à pachorra. Os personagens são muito bons e são convincentes, cada um com sua personalidade, defeitos e virtudes mas como eu falei, esperava mais que isso.

LuckazTavares 16/11/2022

Fascinante e reflexivo.
Tomei conhecimento deste livro por causa da Uerj, esta que farei. Porém li o livro sem o pensamento de ser para um concurso ou algo do tipo, o li como qualquer outro, apegando-me a cada detalhe que era disponibilizado. Fascinante como é o desenrolar da história, a volta de memórias, e a reflexão diante dos doadores, feitos somente como mecanismo de guarnição médica, porém, quando há a possibilidade de possuírem alma ou de evoluírem para "seres evoluídos", a sociedade apedreja, esta não quer que a humanidade evolua e se torne melhor, ela somente quer mais tempo de vida, e dane-se as formas para isso, dane-se se farão cobaias somente para doarem os órgãos, só pensam em si, temendo o medo de serem substituídas por aqueles que eram seus escravos científicos. A verdade que, apesar de estar na face dos clones, era irrisória e não levada a sério, imergida à falácias que só os retiravam do q de fato importavam, e quando alguém tentava trazer a verdade, era sucateada e tratada como idealizadora, também temendo, na minha concepção, em uma epítome de rebelião por parte dos clones que, não eram de fato diferente dos humanos, não poderiam engravidar, mas possuíam vida e alma. Livro perfeito, o relacionamento entre a tríade, o esfacelamento de Tommy e Ruth, o nascimento de Tommy e Kathy, e o triste fim deste. E o livro acaba na querida Norfolk, com Kathy dizendo que apesar de todos terem morrido, de Hailsham ter sumido, as lembranças sempre continuarão vivas em sua memória. Então Kathy entra no carro e embarca para a próxima viagem que a aguardara. Obg Kazuo, livro prfeito.

brenda.anacleto 15/11/2022

uerj vc me obrigou
li o livro por conta da uerj e fui com uma expectativa péssima, li a sinopse e continuei o livro apenas pela curiosidade.

a crítica do livro é boa, e ler na perspectiva do ?elemento? q foi usado p uma evolução científica foi interessante.

até 90% do livro eu tava completamente perdida, com a sensação q ficaria completamente mal explicado e um final mega aberto e tudo sem nexo, mas deu tudo certo kkjkjkkk

a falta de luta contra o sistema passada pelos personagens, na qual eles aceitam a realidade q vivem incomoda pra mim q sou acostumada com livros onde há revoluções para mudanças, mas faz você entender que não é assim tao simples e que eles se viam numa realidade onde eles olhavam e pensavam: não tem oq fazer, ninguém sabe, oq nos resta é aceitar.

ver o autor transmitir os sentimentos de forma tao intensa, no intuito de fazer vc ver que eles são tão humanos quanto nós faz a gente refletir sobre a questão científica na vida humana.

até onde a ciência pode ir para promover mudanças?
Ester 23/11/2022minha estante
se a ciência me promover um tommy, entao eu estou com a ciência.

Eduardo 13/11/2022

A cultura do conformismo
Comecei a ler este livro por causa da UERJ que escolheu o título para a redação. Não entendi o porquê da escolha, mas creio que mesmo tendo algumas características do gênero ficção-científica, pode-se fazer comparações com a nossa sociedade atual.

A obra de Kazuo traz história narrada pela personagem Kath que é uma ?cuidadora de doadores?, a qual relembra seus tempos de infância e adolescência com os melhores amigos Tommy e Ruth. Todos foram criados juntos em uma espécie de orfanato, onde eram preparados para um determinado objetivo.

A dinâmica entre os três vai passando pela ingenuidade, raiva, amizade, descobrimentos, inveja, passividade e perdão.

A história é triste e melancólica, adianto, pois os personagens vivem em uma distopia que, diferente de outras, os eles são resignados à realidade em que vivem. Tirando alguns sobressaltos de alguns personagens, não há uma tentativa de se rebelar contra o sistema.

Fica-se a questão da cultura que predomina na vida tanto dos personagens como a nossa, a qual naturalizamos acontecimentos que não deveríamos ou que não temos nenhuma reação àquilo que nos oprime. Mesmo sem perceber, contribuímos para um sistema que muitas vezes favorece poucos. Profunda reflexão.
edu basílio 13/11/2022minha estante
muito bacana seu comentário =) não sei se é seu primeiro do autor, mas eu acho "o gigante enterrado" e "os vestígios do dia" os seus dois 'chefs-d??uvre'. os mais recente, "klara e o sol", é super denso e há quem identifique similaridades com "não me abandone jamais"... enfim, sou suspeito, gosto demais de ishiguro! :-)

Eduardo 14/11/2022minha estante
É o meu primeiro do autor. Gostei muito da escrita. Fiquei instigado o tempo todo e lerei os outros do Kazuo. Obrigado pelo comentário;-)

Amadeu.Rebouças 24/11/2022minha estante
Amo esse livro.

Tahyy 13/11/2022

"[...] E parti em direção a fosse qual fosse o lugar onde era para eu estar."

Não identifico onde a distopia ou a ficção científica se inicia e acaba; é comovente como os personagens não tem saída e como agem sobre o fator.

12/11/2022

Não sei se posso chamar de distopia ou de ficção científica.. é muito mais do que isso. É uma reflexão sobre os malefícios das novas tecnologias e principalmente sobre o comportamento humano, de fazer de tudo pra ignorar certos problemas que são da nossa responsabilidade. É um egoísmo que a gente tem e ao mesmo tempo uma vontade de contornar ele pra sermos pessoas melhores e pra não prejudicarmos tanto os outros.
Gostei também que o livro narra uma realidade bastante diferente da nossa, em que as relações sociais e os costumes são muito curiosos. Achei legal entender essa outra dinâmica de funcionamento.
De forma geral, a escrita é boa, a história tem um certo suspense que me fez querer ler rápido e achei interessante o autor ser homem e a narradora personagem ser mulher.
Recomendo a leitura e estou animada pra debater sobre essa história :)