Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Ariadne 16/05/2021

Embora a história seja muito triste, já que são pessoas com o destino marcado desde que nasceram, não me apeguei a nenhum personagem durante a leitura :(

Mialle @mialleverso 22/05/2021

baby never let me go
Fazia um tempo que não lia um livro que realmente me deixasse triste. Triste por dias, triste mesmo. Pensativa e chateada com o destino dos personagens, com suas atitudes, com o que fazem etc.

Não me abadone jamais me deixou com o coração dolorido. Kazuo Ishiguro é um autor que sabe muito bem o que ele está fazendo e como usar as palavras para atingir o leitor e entregar sua história no próprio ritmo. O livro me envolveu num mundo meio em sépia enquanto os personagens se desenvolviam lentamente em suas vidas tão melancólicas.

Realmente um autor que me conquistou de primeira e quero conhecer mais livros dele em breve.

Amanda Celeste 23/05/2021

Não funcionou para mim
É único no gênero de ficção científica e na sua visão de distopia com algumas reflexões interessantes sobre conformismo diante de situações absurdas, sobre a capacidade do ser humano de ignorar desfechos terríveis para viabilizar ao menos alguns dias bons etc. Mas não consegui perdoar a grande exposição no final, em que tudo é didaticamente explicado aos protagonistas. Pareceu um recurso narrativo preguiçoso.

Asil. F 28/05/2021

pensei q seria bom
**dies of tedio ** serio mano foi tedioso e nao sei se foi a escrita ou nao sei a histora mas eu nao me liguei com os personagens

AngAlica.Roversi 02/06/2021

O que no faz ser considerados humanos ou não?
Esse livro trás infinitos questionamentos, sobre a vida, aceitar seu destino, amizade, lealdade, amor...só que para mim o que mais ficou marcado é o quanto consideramos o outro como ser humano, o que faz você ter empatia? E até que ponto algo é ético ou não quando se pensa em salvar uma vida?

JanaAna 06/06/2021

Não consigo dizer se gostei ou não
Foi complicado continuar a leitura quando comecei. Foi complicado concluir. Li bastante e quando olhava tinha concluído alguns poucos porcentos. Isso me chateou, pois percebi que o livro era cansativo.
Achei o livro muito bem escrito, mas não muito além disso. Não consegui ser empática com nenhum dos personagens, talvez Tommy, em algumas poucas vezes.

Emerson Souza 20/06/2021

Leitura maravilhosa. Tenho a sensação de que esse é um daqueles livros que você fica processando tudo que leu, dias após terminada a leitura.
Me apaixonei pelos personagens, mesmo a Ruth que é a mais chatinha. Eu consegui entender ela e pq ela faz as coisas que ela faz e age do jeito que ela age.
Maravilhoso!

beatriz 02/07/2021

eu não vou mentir que tinha expectativas muito grandes para esse livro, então a sensação de decepção que me toma agora é inesperada.
não vou negar que esse livro é único, mas sinto que o universo poderia ter sido trabalhado muito mais, as coisas as quais somos introduzidos me deixaram com vontade de saber muito mais, porém esse "mais" nunca chegou, o que me deixou com a sensação de que o que é apresentado para gente sobre o universo é algo raso.
a escrita pra mim não foi necessariamente algo único, não digo que foi ruim, contudo não me marcou, foi normal eu diria.
os personagens me deixaram com raiva em alguns momentos e não vou negar que queria ter dado um tabefe na cara da ruth as vezes, apesar que depois compreendi um pouco melhor as ações dela.
foi um livro que me deixou apreensiva, triste, até um pouco melancólica, fico feliz por ter finalmente lido ele já que estava com vontade de fazer isso há um bom tempo, mas esperava mais :(

Triz 06/07/2021

Baby, não me abandone jamais
É um livro muito bom, de escrita fácil e rápida. O enredo comove, os personagens tem emoções reais e é fácil ver as qualidades e defeitos de cada um. Eu esperava ficar um pouquinho mais comovida com o final, mas foi uma história honesta que vale muito a pena ser lida.

evenino 06/07/2021

muito ruim
achei horrivel tudo a narrativa eh um saco a historia completamente imemoravel nao me importei com os personagens AT ALL :/ achei bem chato se pudesse dar 10 eu dava 0

Lucianalg 08/08/2021

Passividade
Outro fantástico livro de ficção científica. Angustiante e comovente, o livro conta a história de três pessoas criadas juntas desde a infância. O mais marcante é a passividade que todos encaram seus terríveis destinos.

Lilian.Ladeira 16/08/2021

"100 melhores livros do século XXI". Não sei ao certo se gostei da leitura. A primeira parte é extremamente descritiva, com fatos simples, cotidianos. A segunda parte deveria ser de um desenvolvimento mais profundo, mas não foi assim no meu ponto de vista. Na terceira e ultima parte é que as coisas começam a tomar forma e de repente o livro termina.
Gostei da forma como ele coloca o amor. Como podemos definir que realmente amamos uma pessoa?
Porém, mesmo tendo gostado da ultima parte, senti que faltou um algo a mais, talvez mais profundidade, que era isso que imagino que ele pretendia passar ao leitor.
Ficam as questões existenciais presentes para refletirmos sozinhos ao final.