O Caso da Mansão Deboën

O Caso da Mansão Deboën Edgar Cantero

Resenhas - O caso da mansão Deboën

Mari 28/12/2020

Um entretenimento simples
No geral é uma história divertida com uma premissa bem clichê (dois meninos, duas meninas e um cachorro que criam um clube de detetives e desvendam crimes). O diferencial começa no futuro dos personagens, cada um com um trauma (desde alcoolismo até suicídio) devido ao último mistério ?resolvido?, quando decidem se reunir e pegar o real culpado. A narração é bem acessível mas se torna um pouco desconexa quando, sem linearidade, para de usar travessão nas falas e começa a simular um script de teatro. Além do final que não pareceu muito coerente com o início e o desenvolvimento do texto. Se você busca uma leitura rápida pode ser uma boa opção, principalmente se você não leu muitos livros de suspense/investigação, mas se você já é leitor desse gênero provavelmente não vai encontrar nada de muito novo ou instigante.

Raissasc 01/02/2021

Meu Deus que livro incrível, é o primeiro livro +16 que eu li que não é um romance, a história te prende do começo ao fim, eu me surpreendi completamente, super recomendo.

Fernanda 12/05/2021

Um bom escapismo.
Quando comprei o livro tinha uma ideia formada q seria um ya com um toque de mistério (sla pq achei isso). Mas ao ler logo as primeiras páginas percebi q estava bemmm enganada e gostei até mais por isso.
No balanço geral, diria q gostei do livro, dos personagens e da descrição da cidade como o lugar de conforto deles (significando a volta a infância, zona de segurança e tals). Mas devo admitir q principalmente a escrita do autor em alguns momentos me incomodaram (como do NADA ele usa termos científicos e pseudocientíficos pra, sla, parecer algo mais complexo e intrigante, porém no geral achei desnecessário e até cansativo - entendo q ele queira explicar ou dar sentindo a algumas coisas, mas tem hora q ele põe isso tão do nada q só não faz sentido) e também o final eu achei bem explicado e fechado mas ao mesmo tempo fácil (tipo, a partir de uma parte da história a impressão q dá eh q a cada página tem uma reviravolta e isso só fez com q eu sentisse q a grande solução fosse algo super foda... mas, não foi tão interessante assim).
Conclusão: eu recomendo esse livro já avisando que talvez o final não seja tão grandioso.

Giuls 28/01/2021

Bizarro???
Me senti completamente chapada enquanto lia o final da história, tipo nossa, viajaram muiiiito pra criar o plot desse livro. Mas ainda assim curti os personagens, mesmo que eles sejam emocionalmente instáveis e necessitados de uma terapia intensa, e achei bem interessante as partes de luta. Então é isto, foi uma leitura meio estranha mas ainda assim curti.

ayako 17/12/2021

Escritor Tiozão?
Eu realmente adoro quando leio coisas sobre resolução de casos com uma pitada do paranormal.
Eu gostei dos personagens, mas não ao ponto de me sentir apegada. O final foi bem explicado e me causou uma leve explosão mental do tipo "NOSSA! FAZ SENTIDO"
Demorei bem mais do que imaginei que demoraria para ler por não me adaptar com a escrita. Quase toda descrição era acompanhada de uma piadoca ou com um comentário meio '???' que me fez imaginar meu pai ou meu tio me contando essa estória kkk mas depois que me acostumei, foi realmente um livro que me prendeu :)

Gabi Cravo - @Lapua_Literário 28/08/2019

Resenha "O caso da mansão Deboen."
O que acontece com os personagens depois que a história acaba? (Revista Intrínsecos). O livro “O caso da mansão Deboën“, nos conta o que ocorre após o “mistério resolvido”. Treze anos depois, um grupo de jovens detetives resolvem reabrir o caso de uma mansão mal-assombrada, acreditando que este não fora realmente encerado. Andy, a ”machona” do grupo, que vira e mexe acaba tendo uns problemas com a polícia, resolve ir atrás dos parceiros para voltar à ativa: Naty, um nerd louco por mistérios e maldições antiga, o qual se encontra internado em um hospital psiquiátrico, por ter alucinações com um antigo parceiro dos detetives (Peter, que virou um astro de Hollywood e morreu de overdose). E Kerri, a qual se tornou alcoólatra, e sobrevive trabalhando como garçonete, sendo uma bióloga formada, porém não exercendo sua profissão, com seu cachorro Tim, parte do grupo. Em busca de uma solução para as tormentas que passam, eles descobrem que muitas vezes, os monstros não são só um homem fantasiado.
Sendo um pouco estilo “Scooby-Doo’’, o quarto livro do clube Intrínsecos, foi uma surpresa, retratando da sexualidade de uma forma não vulgar, o que eu nunca vi em um livro, esses tipos de relações (não é o foco do livro), nos conta sobre aventuras, magia, rituais, vida eterna, maldições, monstro e tudo mais.

site: https://www.instagram.com/p/BtyU0GDgP3H/?utm_source=ig_web_copy_link

Carlos 07/02/2020

Vale a leitura
Legalzinho, Com uma pegada meio Scooby-Doo, divertido, mas a estória podia ter sido melhor trabalhada e menos arrastada. Fiquei meio confuso com o final, mas no fim das contas foi uma boa experiência.

Filipe_Quaresma 12/02/2021

Surpreendeu
*Não contém grandes spoilers sobre a história em si, apenas sobre aspectos dela e elementos presentes.*

Vi umas pessoas que não gostaram da mudança de estilo narrativo que o autor faz diversas vezes e até vi chamarem de "incostante". Mas eu não consigo tirar da minha cabeça que literatura, assim como toda forma de arte, têm a sua liberdade criativa e o autor utiliza muito bem essa liberdade, por isso, vou descer a porrada no primeiro que vier me dizer que isso é "inconsistente/inconstante", estejam avisados!

Tudo o que o livro se propõe a fazer ele faz, nenhuma ponta solta (nem que seja na última página, mas tá lá). É ótimo ver que o sobrenatural e o científico misturam-se na narrativa pra dar forma e fixação para os acontecimentos, muito diferente de diversos enredos literários e cinematográficos onde é tudo "susto pelo susto e é isso e acabou e olha aqui um jump scare buh", mas que acabam sendo aclamadas pelo público.

A presença de magia e feitiçaria pode assutar um pouco quem é conservador ou nega a existência de outras crenças, mas eu amei 10/10.

Eu não sei se as referências à transgeneridade são as melhores, talvez não, mas não tenho conhecimento pra fazer julgamento quanto a isso. O que eu posso dizer é que o simples fato de existir já é bem fora da curva e da um sabor especial pra história.

Não vou falar sobre tudo, mas alguns pontos que são bons: as piadas, o uso da perpectiva cinematográfica, o peter como alívio cômico (às vezes, porque nem tudo são flores), as críticas ao sistema manicomial (poderia ser melhor).

Não dou 5 estrelas porque, algumas vezes, dá a impressão de que as críticas viram uma passada de pano pra um sistema que é bem problemático nos dias de hoje, que é a questão dos manicômios. Se o autor criticou, infelizmente não é uma coisa que dê pra se notar, mas é um pequeno ponto no meio de tantas coisas notoriamente legais e até "revolucionárias" para o gênero.

Max 04/02/2022

"Scooby-Doo cadê você meu filho?"
Comecei o ano com uma ótima leitura.
Pra quem via Scooby-Doo e gostava, esse livro é um prato cheio de referências.

O estilo de escrita se modifica algumas vezes do nada, mas estava tão imersiva pra onde a história estava tentando levar o leitor que isso é só um adicional ao total mistério que eles tem que resolver. Um tipo de história maluca que me agrada.

Pedro Magus 05/06/2020

Alguns pontos fracos e outros nem tanto.
Quer saber o que eu achei dessa e de outras história?
Então entre no meu Instagram e venha fazer parte da família Magus.
Só digitar na busca do seu Instagram @magus_books

Rafael.Tadeu 23/05/2020

Scooby Doo
Foi uma leitura razoável,o início da história até que é bem empolgante,mas no decorrer parece que estou assistindo um filme do Scooby Doo,o que não é ruim,pois gosto de Scooby,mas não parecia algo autêntico.Achei o final muito forçado.

A leituras foi divertida até certo ponto,mas não é tão empolgante, justamente por parecer que eu já tinha visto antes

Um ponto positivo a ressaltar é a representatividade,já que possue como personagem principal uma mulher forte,além de personagens LGBT e negras,e acho muito importante a inclusão desse tipo de personagem de forma natural,como foi feito no livro

Liverei 01/09/2022

Eu -infelizmente- esqueci de fazer a resenha desse livro e já não tenho mais a mesma emoção pra escrever isso kkkkkkk
PORÉM, é um livro bemm mediano. Não me apeguei tanto aos personagens e ta tudo bem (eu acho).

Mariana.Baptista 17/01/2019

Que me perdoem os demais leitores, mas achei o livro péssimo. História sem pé nem cabeça, voltada para crianças, e enredo super fraco. Só terminei o livro pq foi minha primeira caixa da assinatura da Intrínsecos.
Waleska2 21/01/2019minha estante
Também não estou curtindo, até cancelei minha caixa... Decepção.

Márcia Luz 13/02/2019minha estante
Também não gostei muito, tô bem incomodada. O final é meio incômodo, dá a sensação de assuntos inacabados e eu detesto acabar um livro sem entender bem o que aconteceu.

P 24/01/2020minha estante
estou odiando a escrita desse autor, as comparações sem sentido e a adjetivação bizarra, além do diálogo extremamente infantil. Vejo que não fui só eu
Obrigado por compartilhar

Carolina 02/08/2020

Interessante
Livro que segue padrões das historias do desenho Scooby doo! Fiquei intrigada ao comprar porque adorava assistir aos desenhos, porém, na leitura, achei que não me despertou tanto interesse! Mesmo nas partes de maior clímax algo não tão cativante!
Quem sabe dar uma nova chance no futuro....

Christine 10/01/2019

Meia boca
Achei muitos trechos arrastados demais, não entendi a narrativa como ele declarava objetos inanimados como se tivessem vida, ex: cabelos da Kerri e a compostura(?) dos pinheiros... Foi um passatempo bem pífio. Não me apeguei a história, e acho que deixou muitas coisas em aberto, fiquei ainda mais surpresa quando virei a última página e o livro tinha acabado daquele jeito mesmo;
Li uma resenha aqui do livro que os comparava aos episódios de scooby doo, e realmente, não consegui me desvencilhar dessa imagem deles durante toda a trama.
Não sei se é terror, se é jovem adulto não sei se é infanto juvenil... achei bem ?mé? ?