O Caso da Mansão Deboën

O Caso da Mansão Deboën Edgar Cantero

Resenhas - O caso da mansão Deboën

Elise 09/03/2022

Começou tão bem, no meio ficou meh, já no final eu não suportava mais e fui de leitura dinâmica. Uma pena. Off: a capa é tão linda

C3SAR 18/03/2022

Gostei da forma como os personagens foram apresentados, desde a cena inicial da Andy, quanto da fuga do Nate com participação icônica do Tim (e principalmente da Kerri).
A leitura foi bem desgastante pra mim, mesmo tendo uma linguagem bem acessível e com personagens que não sei se de fato acrescentavam a algo mais, assim como o casal sáfico apresentado no livro, uma vez que me deixou bem chateado, já que gostava muito delas e torcia para um maior desenvolvimento de ambas as partes.
Entretanto, o escritor sabe muito bem coreografar e dirigir cenas de ação em sua narrativa, o que traz bastante dinamismo e fluidez para todo o livro.

Bruna 20/01/2019

O caso da mansão Deboën
Confesso que esperava mais desse livro, começou com um enredo maravilhoso, pensei que tomaria um rumo mas tomou outro. No entanto, uma coisa que eu preso muito na leitura de um livro é a leitura fácil, que não seja cansativa e esse quesito o livro consegue atender.

Fábbio (@omeninoquele) 22/04/2019

Esperava mais!
[#OMENINORESENHANDO]
⠀⠀
❝Coisas ruins só se tornam insuportáveis quando comparadas às expectativas.❞
⠀⠀
Treze anos depois de encerrarem o caso da mansão Deböen, os detetives de Blynton Hills, chamados de CDB, formados por Kerri, Andy, Nate, Peter e o cachorro Sean tomaram rumos diferentes e o grupo que resolvia mistérios nas férias de verão se desfez. Mas não por muito tempo, pois quando o culpado de ter assombrando a mansão naquela época com uma roupa de salamandra é solto, traz à tona mistérios de treze anos atrás que eles jamais esqueceram, mas que mudaram suas vidas fortemente.
⠀⠀
Depois de uma década do acontecimento a vida dos quatro parece ter virado de cabeça para baixo e não são mais os mesmos. Eles parecem não se encaixar em nada do que fazem e levam uma vida medíocres. E é aí, que Andy se convence de que eles não pegaram o verdadeiro culpado e que o grupo desmantelado precisa se reunir para de fato descobrirem o que aconteceu naquele verão.
⠀⠀
Quando eles retornam à cidade e ao Lago Adormecido na Mansão Deböen tentando refazer seus passos é que deparam com um segredo muito maior envolvendo a família Deböen e que põe em risco a vida da cidade de Blynton Hills mas que dará um novo rumo aos antigos heróis detetives adolescentes.
⠀⠀
Preciso dizer o quanto os personagens de Cantero me cativaram, ao pegar o livro eu achava que ía me deparar com mais uma história a la Scooby Doo, que eu amo, mas o que vi foi algo mais sombrio, cheio de horror mais muito bem orquestrado, cheio de aventuras, celebração do amor e de amizade, o que não me fez desistir da história que é muito lenta por sinal.
⠀⠀
Cantero trás com seu livro uma história clássica de detetives juvenis mais com tons sombrios e hilários e que passa a mensagem sobre amizade, amor e sobre enfrentar-mos nossos fantasmas reais ou não para poder-mos seguir em frente. Se você gosta desse tipo de leitura mais lenta, sobre mistérios e com personagens cativantes esse é o livro ideal pra você!
#OCasoDaMansaoDeböen #Intrinseca #EdgarCantero

site: https://www.instagram.com/p/Bwkn89Agj0z/

Lelis 19/05/2019

Boa aventura
O livro pode ser definido como um encontro de Scooby-Doo com It – A Coisa, dosando com eficiência o bom humor e o terror clássico das obras de Stephen King.

site: https://poltronanerd.com.br/livros/ler-e-bom-vai-o-caso-da-mansao-deboen-de-edgar-cantero-82840

Gabriel 22/05/2019

Uma história de Scooby Doo sobrenatural
"Eu teria conseguido se não fosse esse bando de adolescentes enxeridos e esse cachorro idiota." Se você, assim como eu, foi criança ou adolescente no final da década de 90 e início dos anos 2000 e possuía o hábito de assistir desenhos animados, eu tenho certeza que você automaticamente pensou em um desenho em específico, correto? Se você pensou em Scooby Doo, meus parabéns! Você acertou. Em O Caso da Mansão Deboën, Edgar buscou inspiração nas aventuras vividas por Fred, Daphne, Velma, Salsicha e o atrapalhado cachorro para criar sua história, uma versão mais madura e sombria do desenho, com um toque sobrenatural, de terror e elementos apocalípticos.

Dessa vez os protagonistas fazem parte do Clube dos Detetives de Blyton que são formados por Peter, Nate, Andy, Carrie e o cachorro da equipe, Sean. Juntos, ainda quando adolescentes, resolveram o caso da Mansão Deboën, desmascarando o vilão por trás da fantasia do monstro do lago e pondo fim a uma das lendas locais mais famosas que rondava a cidade. Treze anos após a resolução do incidente e dos términos das investigações, Andy resolve unir o grupo e retornar mais uma vez para a mansão em busca de um ponto final para essa história, pois, mesmo os eventos terem acontecido a tanto tempo atrás, os personagens ainda se encontram atormentados pelos eventos testemunhados na Mansão. Andy é a encrenqueira do grupo e possui sérios problemas com a polícia. Kerrie, o "cérebro" do time é uma bióloga frustrada que desperdiça seu tempo como garçonete. Nate, se torna obcecado por ocultismo e magia negra resolve se internar em um hospital psiquiátrico para se livrar do fantasma de Peter, último membro do Clube que se tornou um ator famoso, porém, morreu de overdose. A morte de Peter dispara o gatilho em Andy em reunir o grupo novamente, uma vez que o caso ainda não estava totalmente resolvido. Junto com Tim, bisneto de Sean, o cachorro que fazia parte da formação original, partem de volta a sua cidade natal em busca de respostas para os terríveis eventos que marcaram tanto a vida dos personagens. O livro se propôs a trazer essa vibe nostálgica e realmente funciona: Pelo menos durante as primeiras partes da obra, senti como se estivesse assistindo a um episódio de Scooby Doo quando tinha 12 anos de idade; depois a obra toma um rumo diferente, mas iremos comentar isso mais adiante. Eu realmente gostei muito da escrita de Edgar, muito rápida e bem humorada. O livro é irônico e brinca muito com os clichês encontrados no famoso desenho, mas mesmo assim consegue trazer uma narrativa original e empolgante. O autor não perde tempo ou abusa em capítulos para descrever cada um dos personagens. Todos eles são apresentados intercalando capítulos que já estão inseridos no objetivo principal da trama. Isso é muito bom pois dá um gás na leitura, principalmente nas primeiras páginas. Todos os personagens são muito bem "demarcados" e você logo se afeiçoa a algum deles.

Como disse, o livro é lotado de referências e é muito gratificante pro leitor juntar essas peças e montar o quebra cabeça proposto pelo autor. Ao meu ver, O Caso da Mansão Deboën é um livro que traz grandes homenagens a grandes obras do gênero. Mesmo que se arrisque em cair nas mesmices e sofrer das infinitas comparações entre as obras, Edgar consegue criar uma história que soa ao mesmo tempo nostálgica e original. Digo isso pois logo quando comecei a ler, pesquei uma referência com o emblemático IT, do mestre King (ele de novo, Gabriel, sério?) A montagem da história é bem semelhante, como o grupo de crianças que enfrenta o mal, suas vidas se separam, mas ainda convivem com os fantasmas do seu passado e em algum momento são obrigados a se reunirem novamente para a batalha final. Até o suicídio de um dos personagens se assemelha com a história. Felizmente, as comparações terminam aí. O autor transforma a história e traz diversos elementos mágicos como rituais, sacrifícios e cria uma história de terror com elementos pós apocalípticos. Com certeza bem diferente de um episódio de Scooby Doo, não concordam?

A escrita de Edgar é realmente engraçada e ácida. Em todos os momentos, o autor exprime muita identidade em sua escrita e é uma leitura que é capaz de entreter e divertir o leitor. O livro é uma produção cinematográfica, principalmente nas cenas de confrontos e fugas. Ele é muito ágil nas descrições das cenas e é muito fácil para o leitor imaginar as cenas. Particularmente, eu não curti muito o vilão da história disposto a acordar uma criatura milenar para destruir o mundo. Achei que o vilão poderia ter sido mais explorado e tido motivações maiores e melhores do que apenas: quero a destruição do mundo. Por outro lado, fui pego de surpresa ao ver os elementos mágicos e apocalípticos da história. Definitivamente não esperava por essa guinada na história, mas creio que tenha sido uma boa saída para o autor desvencilhar sua obra das já citadas anteriormente. Outro ponto que gostaria de destacar é que não considero o livro como uma história de terror. Apesar de possuírem alguns elementos que lembrem, é uma história bem levinha e você não irá perder o sono. Achei também que a relação de Nate com o fantasma de Peter foi muito pouco explorada. O autor perdeu ali uma grande oportunidade de trazer cenas interessantes para a obra, contudo, o relacionamento entre os amigos (os vivos, pelo menos) é muito legal e verdadeiro. O autor também traz uma abordagem diferenciada através de Andy e o conflito que a personagem sente por ser apaixonada por sua amiga Karrie. Achei algo válido e que soube ser explorado pelo autor sem soar artificial ou deslocado na história.

Em suma, O Caso da Mansão Deboën é um ótimo livro investigativo que procurou fugir das mesmices do gênero. Apesar de alguns pontos negativos, não fiquei de fato incomodado com a leitura e senti que fluiu muito bem, além de ter me divertido demais enquanto lia. Foi realmente uma homenagem do autor que ainda foi capaz de criar uma história mega original. Para finalizar, não poderia deixar de dizer que a capa desse livro é simplesmente maravilhosa, ouso dizer que é uma das mais bonitas que possuo na minha estante. Certamente é um livro que você deve dar uma chance.

site: http://www.365coresdouniverso.com.br/2019/04/o-caso-da-mansao-deboen-resenha.html
ROBERTO468 22/05/2019minha estante
parece ser muito bom.

Débora Souto - @livrosdadebora 03/07/2020

Um Young adulto que eu já vi em algum lugar...
O Caso da Mansão Deboën - Edgar Cantero

Olá pessoal, tudo bem? Seguindo – e tentando correr – com o meu desafio de #ler30antesdos30, sigo para a leitura n° 3, O Caso na Mansão Deboën.

Essa leitura até agora foi a mais confortável para mim, um dos meus tipos de leitura favoritos são Young adults que envolvam mistérios.

A história do livro, que começa com um ar proposital de Scooby-doo descrevendo os feitos de um grupo de detetives mirins, e um cachorro, que frustraram uma tentativa de golpe por um homem fantasiado de monstro. Mas a história é bem mais complexa do que isso. O que de fato aconteceu na Mansão Deboën com o Clube dos Detetives aquela noite?

Isso a gente descobre ao desenrolar do livro, quando 13 anos depois, Andy reúne seu antigo grupo, e um novo cachorro, para voltar a Mansão Deboën e tentar de alguma maneira compreender os eventos sobrenaturais que ocorreram e desvendar verdadeiramente o mistério.
O livro é muito bom, desenvolve bem os personagens, mostra como aquela fatídica noite marcou e alterou a vida dos jovens e ainda encaixa personagens secundários incríveis e muito bem trabalhados, com exceção do Cap. All que eu gostaria que fosse protagonista do seu próprio Livro.

Os toques de humor do livro também são um ponto forte a parte, eu realmente gargalhei de algumas tiradas, muito bem colocadas nos momentos certos.
Talvez a única questão que me incomodou foi a relação de afeto de Andy com o objeto de seu afeto, pois acho que ela merecia alguém maravilhosamente incrível e aventureiro como ela.

A maneira como o livro é narrado realmente me transportou para as cenas descritas. Eu amei a forma que o autor inseriu Tim, o cachorro, com um verdadeiro espaço de destaque como membro da equipe, com seus pensamentos e ações descritos.

Me pareceu ser um livro único, mas acho que nada impede o autor de dar continuidade a história do clube dos detetives.

site: https://www.instagram.com/p/CBdswd0jWaf/

Patricia.Olazar 08/08/2020

No começo eu não gostei muito da escrita, mas logo me acostumei. A história é envolvente, você não quer mais largar o livro.

Emy 30/08/2020

Bom mistério
Gostei, muito mistério, leitura dinâmica. Bastante diálogo. Muito sarcasmo, partes cômicas. Minhas partes favoritas são os momentos de genialidade de Kerri e quando o narrador decide colocar os pensamentos do cachorro.
Final um tanto surpreendente, acaba meio que pedindo uma continuação, mas está bom pra um volume único.

Zezinho 23/07/2021

Um livro com um pouco de suspense e um pouco de terror a la Scooby Doo... Distraiu, mas nao se tornou um livro a ser favoritado. A solução pelo sobrenatural tirou o encanto do mistério.

anapno_ 19/10/2021

O livro começou muito bem, me prendeu bastante e pensei que seria uma leitura muito envolvente.

Eu adorei a escrita do autor, achei boa e cativante, porém em certos momentos achei um pouco exaustiva. Da metade para o final o livro acabou não me prendendo tanto, exceto em uma cena ou outra, que me dava um gás para continuar.

Para mim o autor falhou um pouco quanto à ambientação do livro. Em certos momentos eu não conseguia visualizar o que se passava na cena, acho que até por isso achei um pouco exaustivo. Não ficava muito claro para mim os cenários e as situações que ocorriam.

Os capítulos finais foram um pouco exagerados e achei que ficou um excesso de informação. Difícil para o leitor processar a quantidade de coisas que aconteceu, de maneira que ficou um pouco incoerente a narrativa, certas cenas não se injustificaram e ficaram pontas soltas.

Mas de modo geral, não achei um livro ruim, gostei da construção dos personagens, me apeguei a eles (Tim é um fofinho e adorei a coragem da Andy) e me surpreendeu positivamente na escrita e nos acontecimentos durante o livro.

O autor soube trabalhar bem as lembranças de treze anos atrás dos personagens e dar ao leitor a sensação de ter vivenciado aqueles momentos também.

James 23/12/2021

Amei
Adorei a escrita do autor e a história me surpreendeu de várias formas, não consegui parar de ler em momento algum, se tornou um dos meus livros favoritos, reli variada vezes.