Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Larica 01/09/2020

Genial!
Stoker conta essa história por meio de relatos dos personagens em seus diários, como se o livro fosse a junção de todos narrando um fato.

Começando por Jonathan, um advogado que vai até o castelo do Drácula para ajudá-lo na aquisição de propriedades em Londres e acaba descobrindo coisas terríveis sobre seu hospedeiro. Desenrolando assim diversas situações tensas até finalmente termos um desfecho.

A narrativa é rica em detalhes e por mais que em alguns momentos fosse lenta e arrastada, a vontade é de ler mais e mais para saber o que vem a seguir.

Adorei os personagens e vou guardá-los para sempre no meu coração, são bem trabalhados e únicos em suas peculiaridades. A única coisa que senti falta foi ter mais detalhes a respeito da história do Drácula em si, nosso vilão repugnante.

E para finalizar, não poderia deixar de comentar sobre essa edição maravilhosa da Darkside. De capa dura, com o corte em dourado e ilustrações vivas e intrigantes. Possui notas de rodapé que me ajudaram muito durante toda a leitura e um conteúdo extra ao final que é uma ótima adição.
Felipe 01/09/2020minha estante
Ótima resenha! É realmente um livro que fica com a gente desde o primeiro capítulo.

Larica 01/09/2020minha estante
Muito obrigada!!

Clara.gianna 05/05/2023

Um clássico que todos conhecem...
Adorei que o livro não coloca o Drácula como nos filmes que costumamos ver mas sim mais humano e a narrativa se torna interessante com os personagens participando e as imensas cenas de pensamentos, notícias, diários, cartas e memórias que tudo junto faz ficar uma leitura bem rápida e fluída de ler. Muito bom ver a história original e saber seu final! Recomendo que leiam, achei que ia ser chato mas realmente sentimos o terror e as situações que acontecem nessa história. Muito bom mesmo
LeitorDepressivo 07/05/2023minha estante
To animado pra ler esse

Clara.gianna 08/05/2023minha estante
Vai gostar ;)

Elisabete 10/05/2023

"Ele sempre teve nas mãos a força de vinte homens;"
Tudo começa, quando o advogado Jonathan Hacker visita o castelo do Conde Drácula.
A história é contada através do seu diário. Os apuros que ele passa, os lugares, a comida e um pouco sobre as pessoas. E também sobre as coisas que acontece com ele quando está hospedado naquele sinistro castelo.
O livro todo é escrito através dos diários dos personagens e também através de algumas cartas.

?? A escrita de Bram Stoker, nos envolve na história de uma forma incrível e única.
Mesmo sendo o livro escrito em forma de diário, você se envolve na história por causa da forma que o autor descreve os fatos.

? Fiquei tão aflita em certos momentos, torcendo para que tudo desse certo.
Os personagens são encantadores, gostei de todos.
É difícil escolher um favorito. Mas Dr.Van Helsing, me conquistou pela sua inteligência e coragem.
Não gostei muito da parte das cartas, porque a leitura era um pouco cansativa. Mas foi só essa parte.
Foi uma experiência maravilhosa ler esse clássico!
Gostei mais do livro do que do filme.
Thay262 14/02/2024minha estante
Sempre tive curiosidade nesse, fiquei com o pé atrás quando li vi que a narrativa é através de diários, com medo de não conseguir ter a imersão necessária. Mas sua resenha fez ele ganhar mais uns pontos comigo, vou tentar futuramente!

Elisabete 14/02/2024minha estante
Thay, o começo é bem gostosinho de ler. Fiquei agoniada pelo Jonathan, ele passa cada apuro ?

livslayer 02/08/2023

Nossa
Não sabia que o pai da draculaura tinha todo esse background nmrl mas agora sério esse livro me irritava mt na hora da mina e aquele chatice de "vc é uma muiher com a cabeça de um homem" pq ela era inteligente?
Jack 04/08/2023minha estante
Também observei esses pontos, mas lembrei que esse livro foi escrito em 1800 e alguma coisa, então dá pra relevar.

Pepino inigualável 04/08/2023minha estante
Nossa sss meu lado feminista grita mas dai lembro q é de 1847 e é até bom de mais se formos parar para pensar.

Alice 16/07/2023

Clássico
Bom o que dizer de um clássico da literatura, não é para menos, sendo sincera foi um livro levemente arrastado para ler, mas definitivamente fiquei entretida e curiosa do inicio ao fim, estremamente apegada a todos os personagens, definitivamente vale muito a pena ler.
Anderson730 28/12/2023minha estante
Eu já estou com ele aqui pra ler, esta na minha lista de 2024

Alice 02/01/2024minha estante
Leia, é mt bom, o começo demora um pouco para engatar, mas depois vai bem rápido

Biblioteca.Resenha 01/06/2023

Sensacional
Honestamente, não sei nem o que dizer. O livro é incrível! Nunca vi nem li nada igual, que experiência sensacional!! Recomendo muitoo
Mello 01/06/2023minha estante
Lê Frankenstein, é muito bom tbm

Claudia.livros 01/06/2023minha estante
Adoro Drácula! Uma das melhores leituras que fiz ano passado e quero reler este ano.

Helena 21/09/2020

Uma história de amizade, lealdade e união
Como não gostar de um gótico brilhantemente escrito? Temos diversidade de ambientações dignas de um terror clássico: um castelo sombrio em meio a montanhas inóspitas, tempestades a beira mar, capelas fechadas e empoeiradas, hospital psiquiátrico... e cemitério, é claro!

Não se engane, pois, na essência, o livro me surpreendeu positivamente por ser uma história sobre coragem, amizade e lealdade entre amigos. A obra evolui ensinando que - com determinação, estratégia e trabalho em equipe - conseguimos resolver problemas. A moral é: com amor pelos amigos e união somos capazes até mesmo de vencer a morte e lutar pela vida (do corpo e da alma!). Apesar do famoso vampiro dar título a obra, é uma narrativa com outros personagens principais: cinco homens destemidos e uma mulher astuta. Pitadas de humor são trazidas pelo médico e professor Dr. Van Helsing. Mina Harker é a presença feminina relevante, necessária para o desenrolar, com sua doçura e coragem. Para todos os seis protagonistas, as paixões e as emoções são demonstradas com intensidade pelos personagens: juras de lealdade e amizade ocorrem a todo instante.

O livro é um compilado de diários, notícias de jornais, telegramas, cartas, memorandos, documentos, etc. No começo, há segredos, acontecimentos funestos e pessoas com comportamentos estranhos. Para nós, leitores modernos, é fácil cruzarmos as pistas e termos uma ideia de onde (ou para quem) estão apontando os mistérios. Mas imagino que, para o leitor antigo, o suspense era dezenas de vezes ampliado. Aqui, tente abstrair que você já sabe que o vilão é um vampiro! Após a construção do mistério na primeira metade, a segunda metade é uma caçada ao sobrenatural. E aqui, digo que esse é o tipo de história que quanto menos você souber, melhor! Não estragando surpresas das reviravoltas. Da metade para o final, algumas atitudes pouco inteligentes das personagens na luta contra o conde Drácula começaram a me incomodar. Entretanto, imagino que isso ocorra para mostrar que o poderoso vampiro sempre está um passo à frente em seus atos. Os acontecimentos de perseguição são frenéticos. A gradual caçada leva a um desfecho direto, mais rápido do que imaginei até.

Coloco que há uma ou outra cena lasciva envolvendo vampiros, que na época deve ter sido choque aos leitores (e que, com o passar dos anos, contribuiu ao imaginário popular de vampiros como seres sensuais). Porém, o que normalmente seria sensual, aqui foi descrito de forma horripilante. Além disso, há acontecimentos pouco compreendidos e polêmicos (imagino eu) para o final do século XIX, como transfusões de sangue (zero preocupação com compatibilidade que hoje sabemos que existe!); e transes hipnóticos.

Não é ?só mais uma história de vampiro?. É A! história de vampiro. Aquela responsável por criar toda a mitologia vampiresca. Aquela que influenciou inúmeras adaptações e inspirações ao longo dos séculos. Dê uma chance aos clássicos, mas exercite sua visão para tentar compreendê-los em sua época.

O material extra da edição da Darkside enriquece a experiência, pois traz estudos e textos de pesquisadores que passaram a vida dedicada a desvendar as nuances da obra.
Diego 21/09/2020minha estante
Resenha maravilhosa

Helena 21/09/2020minha estante
Que bom que gostou! Ainda não terminei de ler o conteúdo extra, mas fiquei empolgada em postar.

William LGZ 01/07/2022

"Uma assustadora aventura de tirar o fôlego!"
Nunca pensei que gostaria tanto desse livro, que conseguiu me encantar ao trazer um vilão tão fascinante quanto o que eu vi em Frankenstein e uma assustadora aventura de tirar o fôlego!

A primeira parte desse livro, que se passa principalmente no castelo do vampiro, é fenomenal na construção do terror e foi a que eu mais gostei. Porém os outros arcos não ficam tão atrás, tendo um elenco de personagens maravilhoso.

A construção da narrativa a partir de documentos escritos em primeira pessoa por eles, como diários e relatórios, também é bem legal e trouxe um clima diferenciado à história, curti muito isso.

Acredito que nem preciso dizer que recomendo, não é? É uma obra-prima do horror e apesar de algumas passagens tensas, acho que todo mundo seria capaz de ler.
Grishaverso's version 02/07/2022minha estante
Vou ler só pela resenha ?

William LGZ 02/07/2022minha estante
Obrigado, espero que goste do livro tbm ??

Nick 13/10/2021

O maior e mais famoso vampiro de todos os tempos! Que clássico meus amigos!!!
Depois de passar a vida toda assistindo e lendo sobre vampiros, finalmente tomei vergonha na cara e li Drácula. E já começo dizendo que se você assistiu 100 filmes sobre Drácula nenhum terá a mesma história do livro. A narrativa é feita em relatos dos personagens nos seus diários, entre Van Helsing, Mina, Jonathan, Lucy, e Dr. Seward. O que eu achei incrível, porque isso faz você se conectar fortemente com cada personagem, você sente as angústias e medo de cada um deles.
E já seguindo para o final é simplesmente impossível largar o livro.
Sobre a edição em que li, da editora Landmark devo confessar que ela é um pouquinho edifício de ler por conta do tamanho da sua fonte, acaba te cansando muito, mas é uma boa edição, e como ela é bilíngue será ótima para quem quer treinar o inglês.
Maria 13/10/2021minha estante
Não me empurra que eu já tô na beira

daredevil 23/07/2009

Sempre quis ler esse livro,mas depois que li me decepcionei.Drácula aparece pouquissimo a história é cansativa e o final simplório
Jacy 26/07/2012minha estante
Nossa,eu já tava até me sentindo estranha pensando que eu era a única pessoa do mundo a ter tido essa impressão!

Realmente é um livro muito cansativo!

Gabi 16/11/2021

Um dos melhores clássicos de todos os tempos
Drácula é um livro fantástico, cheio de romance, suspense e terror. Um dos meus clássicos favoritos, mesmo que seja tedioso em alguns pontos, as reviravoltas fazem com que se torne empolgante novamente.
Jade.VitAria 16/11/2021minha estante
Jurava que tinha Lucy...tipo amor e tal
Mas não

Eliza.Beth 01/11/2021

Gostei bastante ????
O começo desse livro é arrebatador, todo um clima nefasto e medonho, com o leitor sabendo tanto ou até mais que o protagonista na parte inicial do livro. Achei bem interessante.

A construção em diários, cartas, partes de jornais nos permite ter vários pontos de vistas dos acontecimentos e também criar um certo apego por cada um dos personagens.

Existem partes problemáticas na obra principalmente em relação ao papel da mulher. Algumas passagens chegam a dar uma irritada, mas eu sempre procuro deixar a obra no seu contexto histórico. Se hoje em dia ainda convivemos com tanto abusos, imagine em uma sociedade extremamente conservadora e radical, muito mais do que a nossa atual.

Algumas cenas nesse livro me trouxeram um sentimento de horror, não de medo. Mas as cenas eram tão bem escritas que eu sentia como se fosse realidade.

Apesar do ritmo um pouco mais lento, não chegou a ser algo que me incomodasse. Tirei meia estrela pq achei que o final podia ser um pouco mais emocionante. E também achei que alguns acontecimentos poderiam ter sido evitados se houvesse um pouco mais de comunicação entre os personagens.

Um excelente livro e merece o título de clássico! ????
Michela Wakami 03/11/2021minha estante
Muito bom!??

BehGon 17/11/2021

Maravilhoso, quase se tornando o meu livro preferido, faltou pouco pra isso acontecer. Feliz e triste por ter terminado
Bruno 17/11/2021minha estante
Livro bom da poxa, o filme tbm é show.

Rafa P. 10/11/2021

Drácula
Foi com alegria que conclui essa leitura, que me surpreendeu muito. Achei o estilo de escrita muito criativo e fácil de acompanhar, com personagens marcantes e uma narrativa envolvente. Minha única ressalva é com relação com o tamanho da história, eu acho que o autor foi prolixo em muitos pontos, e acredito que umas 100 páginas a menos teria deixado a história com um ritmo mais dinâmico e menos cansativo, mas ainda assim é um livro que vale muito a pena
Leitora em série 12/11/2021minha estante
A primeira coisa que eu pensei quando comprei drácula foi " Eu não digo blá blá blá" kkk

Alyson.Fagner 31/10/2021

esperava mais...
por ser um clássico famoso eu esperava aclamação. recebi enrolação kkkkk.
é interessante o sistema que o autor usa pra narrar o livro, por meio de cartas, anotações de diário e afins.

eu comecei gostando, nada contra nada imposto até ali. até metade do livro. depois foram só acontecimentos que não me prendiam muito (salvo um ou dois). senti até saudades da Lucy e Mina fofocando KKKK

no fim (não sei se foi porque eu acompanhei grande parte em audiobook e acabei perdendo algo), não entendi algumas coisas, como as motivações do Drácula.

aiai. mas é isso né. eita bbs
JP_Felix 31/10/2021minha estante
O negócio de clássicos é q a gente tem q levar em conta q n tem o dinamismo atual. As obras n tem o timing p pegar as gerações mais novas, os dramas e o desenvolvimento dos personagens é mais sutil. É difícil achar um clássico q hj seja tão fácil de nos pegar quanto as obras atuais q foram feitas p nós