Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

T.N.T.Rock 18/08/2022

Se arme de crucifixo, alhos e estacas e boa leitura.
Fazer uma sinopse sobre a obra Drácula é meio que “chover no molhado", quantas vezes já vimos seus personagens nas mais diversas mídias, a forte Mina Harker ou o sábio e valente Van Helsing, e paramos aqui para não nos alongar na lista de todos os outros heróis dessa trama.
Me detenho nessas poucas linhas com minha experiência da leitura, por tratar-se de um livro clássico do fim do século XIX imaginei que teria um texto um pouco arrastado ou talvez muito enfeitado, mas muito pelo contrário, mesmo sendo um romance epistolar sua narrativa flui de maneira prazerosa e mesmo sendo montado em fragmentos de diários e cartas de seus personagens, a ordem nos dá total noção de todos os acontecimentos que estão se passando e no volume preciso, além do Bram Stoker conseguir nos passar uma veracidade que em alguns momentos pensamos que tudo isso foi real, talvez isso tenha ajudado no grande fascínio que o romance transmite até hoje.
O tema Vampiro não era uma novidade mesmo naquela época mas, Bram Stoker tornou seu Drácula o principal referencial do tema até hoje, e você leitor que teme uma leitura cansativa, perca seu medo e se arme com um crucifixo, alho e algumas estacas e conheça essa incrível obra da literatura mundial.
Magda Tainy 21/09/2022minha estante
O autor transforma um cenário real em um ambiente de terror incrível e mistura realidade com a imaginação de uma forma tão convicente que todos nós sabemos que o conde Vlad foi sim um vampirão.

T.N.T.Rock 30/09/2022minha estante
Em alguns momentos parce que estamos lendo um documentário de tão verossímil que Bram Stoker nos passa a historia.

Diego 27/07/2022

Clássico
Um livro essencial pra compreender as novas produções e obras de terror atual.

O livro consegue preender o leitor e ambientalizar todo o sentimento dos personagens ao longo da leitura.

Obra muito bem escrita e de facil compreensão.

Historia bem diferente a que sao contadas ou vistas em filmes e series.
Nanna 29/07/2022minha estante
Tu leu nessa edição da pandorga msm ? Tô lendo agora e ontem eu senti falta de uma página inteira. Fui catar um ebook no Kindle pra poder ler o que tava faltando... Será que foi erro só da minha edição?

Diego 31/07/2022minha estante
Provavelmente foi erro da edição mesmo. Se der ainda tenta trocar o livro por um outro

Ádila 08/06/2018

De início eu estava bem empolgada com a leitura de "Drácula", afinal, é um clássico do terror (entenda-se: livro importante da história da literatura).
No começo a gente é apresentado ao Conde Drácula de forma devagar, através de um diário de um hóspede que passa um tempo em seu castelo. Mas também teremos os diários e cartas de outros personagens, alguns bem distante do castelo, mas ligados de alguma forma.
O livro todo é escrito em forma de entradas de diários e cartas (às vezes alguns telegramas também), mas isso não fez diferença pra mim, pois a escrita dele é detalhada nos fatos, nos diálogos (algumas falas duram mais de uma página!) e poderia muito bem ter sido escrito em capítulos "normais" por um narrador em terceira pessoa.

O meu problema é pessoal, o livro simplesmente não me cativou como eu esperava. Algumas vezes me deu sono, ou eu não me concentrava direito (enquanto que em outras leituras eu ia muito bem, obg). Parece que a leitura do Drácula foi me deixando cansada com o tempo... A ambientação, os personagens, tudo foi me cansando até eu não aguentar mais. É tudo tão antigo (tecnologia ultrapassada demais, conceitos ultrapassados, transfusão de sangue feita "na doida"...) e por vezes lento, às vezes os personagens são bem ingênuos... Enfim. Acho que não faz meu estilo de leitura.
Claudio S. 09/06/2018minha estante
Falou tudo o que achei.

Ninja Negresco 09/06/2018minha estante
Cada um com seus gostos, amiga. Não bateu com o que tu gosta. Quem sabe com alguns acontecimentos de vida tu pegue pra relê-lo e acaba tendo outra impressão. Quando eu li O Cortiço no ensino médio eu achei um martírio, mas quando o li na Letras, com outra cabeça, me abriu um mundo adorável com personagens complexos não distantes de uma literatura ralé, como a do Bukowski. Tudo depende da vibe. Quando eu estava na onda da gnose eu tinha outra vibe, p. ex., e quando saí desta viagem eu me abri mais. Bj

Lara 11/11/2022

Comprei esse livro ano passado e estava na expectativa de ler desde então, mas eu tinha medo de entrar em uma ressaca literária depois de ler ele, felizmente isso não aconteceu, e eu gostei muito do livro.

Drácula é um clássico, e vale muito a pena ler, confesso que nos primeiros capítulos eu me forcei a continuar, acho que demora um pouco pra você se habituar ao ritmo do livro, mas ele é sensacional, a escrita é incrível, a história te prende e os personagens são legais.

Gostei muito, da metade pro fim eu me engajei muito, li muito mais rápido.

O livro vale muito a pena, indico demais (e a edição do livro é linda)

No final tem vários extras, um conto, entrevista com autor, arquivos que ele escreveu pro livro, relatos de pesquisa, é muito completo.
Mel 11/11/2022minha estante
Essa edição é perfeita!!!

Lara 11/11/2022minha estante
É impecável, as ilustrações me deixavam besta sempre que apareciam, lindas!

D/\RK 24/11/2022

Melhor que o esperado, mas mesmo assim...
"[...] embora a compaixão não possa mudar os fatos, pode torná-los mais suportáveis."

Assisti ao filme de '92 pela primeira vez pouco tempo atrás e não gostei. Achei chato e fraco. Acredito que minhas expectativas estavam altas devido ao tema, a fama, as avaliações das pessoas e a classificação como clássico.
Confesso que cheguei a cogitar direcionar a culpa para o tempo, a era. Um equívoco, claro, pois o que é bom, é bom em qualquer época.

O filme de 2014 me conquistou melhor (Drácula Untold), mas foi a série da Netflix que mais me pareceu fiel a obra de Bram Stoker. Se juntassem o filme de 1992 + a série de 2020, teríamos uma boa adaptação. Tirando o fiasco do último episódio, claro.

Deixando as adaptações de lado e focando na obra literária, posso afirmar que prefiro os vampiros atuais. O Conde é muito mole, covarde, chato e com 0 sabedoria, apesar do tempo de "vida". Foi muito fácil de lidar. Van Helsing tinha todas as informações para detê-lo, sabia de todos os pontos fortes e fracos do Drácula. Nem foi preciso muito para abordá-lo todas as vezes. Foram páginas e páginas de enrolação, pois até para o Conde fugir - o que achei um absurdo para tal criatura - foi um "enchimento de linguiça".
As regras do vampirismo aqui são muitas, as quais nem fazem sentido e nem há sequer um vislumbre de explicação. Se transformar em cão? Não poder viajar pelo mar devido a maré alta ou baixa? Controlar névoas? Não poder usar o caixão por conta de uma plantinha?
Sobre as vítimas: só mulheres. Esse é o nível de covardia e/ou preguiça. Sem falar que ele só vai atrás delas enquanto dormem. Jonathan foi escolhido como presa masculina apenas porque foi até a "toca do leão" mesmo.
Claro que entendo que a obra é de uma outra época e que ficou de base e inspiração para muitos amantes de histórias de vampiros. O que me perturba são pessoas comparando Drácula de Bram Stoker com vampiros mais atuais. Pessoas criticando Stephenie Meyer, por exemplo. Pois NA VERSÃO DELA, os vampiros brilham sob a luz do sol. Minha gente, o Conde Drácula não pode navegar em maré alta ou baixa! E qual a explicação para isso? Quem diabos sabe? ??
Ficam zombando de Crepúsculo, pois acham os vampiros bonzinhos demais. Sério isso? Os Volturi dão mais medo que o Conde que só caça mulheres indefesas em seus sonos.

"O que devo fazer? O que posso fazer? Como escapar dessa coisa terrível dos domínios da noite, das trevas e do medo?"
A cena mais chocante nessa obra, na minha opinião, foi quando o Conde entrega um bebê no saco para as "esposas" dele. Fora isso, achei tudo muito "sessão da tarde". Quem alega que o Conde Drácula e sua história é sombria, certamente nunca viu um Niklaus Mikaelson em ação. Ou um Damon Salvatore, Eric Northman, uma Katherine Pierce, etc.. Enfim, parem. Nos poupem dessa rixa sem sentido!

Achei minha nota mais do que justa. Gostei de conhecer, mas não me abalou. Prefiro o Drácula da animação Hotel Transilvânia, aliás.

Uma das citações que mais gostei:
"[...] precisamos tomar cuidado, pois um homem forte simultaneamente com manias homicidas e religiosas pode tornar-se perigoso. A combinação é terrível."
Inandara Barbara 03/01/2023minha estante
Como estava falando hoje, você é demais!! KKK amo suas resenhas!!

D/\RK 03/01/2023minha estante
Obg ? ????

Fabi 08/11/2022

Chatinho?
Começa super bem! Ritmo legal, cenário interessante (o castelo do Conde Drácula), mas depois? Degringolou de uma forma que foi uma luta terminar. O Van Helsing é palestrinha e prolixo demais! Quando ele entrava em cena, eu só queria dormir?

O final é tão bobo, que me arrependo um pouco de não ter abandonado quando começou a ficar chato.
Alê | @alexandrejjr 09/11/2022minha estante
Opiniões fortes aqui! Mas precisamos delas!

Fabi 10/11/2022minha estante
Hahahahaha faz parte! Eu esperava mto desse livro. Talvez tenha sido esse o problema tbm rsrs

g4b5 14/12/2021

gostei desse livro mais do que eu achei que iria gostar, a escrita é bem facil e a narrativa é bem fluida e essa "coisa" de contar a historia por meio de diferentes relatos funcionou muito bem pra mim! foi um dos fatores que me fez gostar muito do livro e da historia.
sobre os personagens, no geral gostei bastante de todos porem parece que faltou ALGUMA coisa mas nem eu sei dizer exatamente o quekkkkkkk e sobre a ambientação da historia, achei boa DEMAIS, acho que Bram Stoker nem se esforçou muito pra isso mas o ar sombrio e misterioso realmente dá um medo (acho que foi um dos poucos livros que eu ja li que realmente me deixou com medo).
uma questão tambem que achei interessante e só reparei quando vi alguns comentarios sobre, é o puritanismo que o autor colocou sobre as personagens mulheres, ou entao a falta dele. enquanto a moça que estava dividida entre vampiro, por 2 rapazes foi perseguida pelo vampiro, a outra moça que estava comprometida somente com um homem (nao me recordo dos nomes kkkkk), em nenhum momento foi incomodada pelo vampiro e serviu como um modo de salvação para a outra. não sei exatamente o que pensar sobre esse aspecto da obra, mas fazendo uma comparação com Carmilla, onde o autor criou personagens femininas fortes, determinadas e sensuais, em Dracula temos o completo oposto disso.
enfim, recomendo bastante a leitura, é interessante e otima pra conhecer melhor o inicio das historias de vampiros e etc
Kah 01/03/2022minha estante
Bem parecido com crepúsculo

g4b5 01/03/2022minha estante
Dracula faz cosplay de Edward Cullen

Felipe 31/08/2022

O Rei dos Vampiros
A leitura de Drácula não estava nos meus planos, mas recebi um convite para participar de um grupo para fazer a leitura em conjunto. Sou duplamente grato pelo convite! Primeiro porque o livro escrito por Bran Stoker é um grande clássico e a edição da Darkside é maravilhosa e acrescenta conteúdo relevante que explica a importância do livro na época e com o passar do tempo. Em segundo lugar, por conhecer pessoas com a mesma paixão que a minha, ser bem recebido e tratado já como um colega dentro do grupo, o sentimento de pertencer é algo muito importante.

E assim falo de um ponto do livro que pra mim se destacou tanto quanto o Conde, o poder da amizade, do amor, da coragem e da devoção, pois, se há algo capaz de enfrentar as trevas e combater sem trégua até poderes sobrenaturais, são esses sentimentos que criam a base para a férrea determinação.Mas, estou me adiantando um pouco.

A introdução ao Conde Drácula é certamente uma das melhores partes do livro. Acompanhamos o jovem advogado Jonathan Harker numa viagem até a Transilvânia para atender a um rico cliente que deseja mudar-se para Londres. O caminho até o castelo dá o tom de que há algo errado, desde pessoas assustadas e supersticiosas, tentativas de evitar que o advogado siga naquela direção até a chegada de um cocheiro absurdamente forte com o aparente dom de controlar lobos.

Stoker tem um dom com as palavras que é maravilhoso, a forma como descreve o ambiente desolado, como deixa claro o sentimento de solidão, a crescente desconfiança virando medo e desespero, como vai aos poucos apresentando Drácula e revelando seus poderes, sabe trabalhar a curiosidade do leitor ao mesmo tempo em que o deixa apreensivo de continuar.

A mudança de cenário que ocorre é muito bem-vinda, pois torna a ameaça mais real, especialmente na época de lançamento. O monstro deixa um lugar isolado e passa a atacar no coração da civilização. Matérias de jornais e diários dos personagens constroem muito bem a narrativa e adicionam realismo à chegada de Drácula. E estar em meio a população de uma cidade moderna adiciona uma vantagem aos planos do inteligente Conde, vampiros são só um mito, quem vai acreditar que um deles (o maior de todos?) existe e está atacando?

Os próprios protagonistas demoram a acreditar e apenas quando são apresentadas provas irrefutáveis é que começam a agir e tomar providências para enfrentar esse mal que pretende se instalar na Inglaterra.

O embate entre o bem e o mal é muito bem definido, não existem tons de cinza aqui. Os heróis são de boa índole, trabalhadores, honrados e extremamente leais, a amizade é pura e o amor inabalável, amor que é responsável por alguns dos melhores trechos, seja a amizade entre Lucy e Mina, a devoção entre Mina e Jonathan ou o companheirismo do grupo sendo forjado no momento de necessidade. O antagonista é a personificação do mal, é egoísta, ardiloso, manipulador e covarde.

Infelizmente algumas coisas me incomodaram mais para o final do livro, como o fato de todos os protagonistas, tão inteligentes até aquele momento, deixarem algo óbvio passar para gerar um problema que adiciona tensão e dramaticidade mais para o final. E o próprio confronto final que se alonga demais para acabar muito rápido...

Falando agora dos extras, são um toque especial e certamente merecem ser lidos, entender o contexto no lançamento e a forma como Drácula tornou-se o modelo de Vampiro é muito interessante.

Recomendo a todos os leitores acima dos 18 anos, não por ter cenas pesadas, mas eu acredito que clássicos requerem uma certa vivência para serem realmente apreciados e compreendidos. Leitores de terror, horror, suspense e investigação terão um prato cheio! Mesmo quem gosta de drama e romance terá o que saborear e talvez quem não é ligado nesse tipo de livro deva ler apenas de manhã e manter umas flores de alho por perto, só por garantia.

Apesar de todos os anos decorridos desde seu lançamento e das mudanças ocorridas com os Vampiros na cultura pop desde então, Drácula continua atrás de sangue novo e pronto para adentrar o imaginário de cada geração sem perder a potência e a nobreza.
Yudi L. Fialho 31/08/2022minha estante
Amei a referência da narração q vc usou na resenha

Felipe 31/08/2022minha estante
Yudi, muito obrigado!

Robin 12/05/2020

Sempre gostei do filme, mesmo sendo antigo e desde o meu primeiro contato com "o historiador" queria ler esse.
Vale muito a pena!!!
Eduardo 12/05/2020minha estante
Já comprei... será minha próxima leitura
...

Carlolliver 12/05/2020minha estante
Ótimo.

Michelly28 03/02/2020

Bem legal
O livro é muito bem escrito, faz você se sentir na pele dos personagens e temer pela vida deles, só senti que o final deixou um pouco a desejar
Lucas.Ducati 04/02/2020minha estante
Cadê as 5 estrelas de Drácula

Michelly28 04/02/2020minha estante
Vish me descobriram

Bells 16/05/2014

Fantástico
Não é a toa que o Grande Martin Scorsese fez uma adaptação da obra para os cinemas; O livro é fantástico, totalmente escrito em modelo de cartas, uma forma dificil de escrever aventura e terror prestando tanta emoção para os leitores deste romance. A versão cinematografica possui alguns adicionais a história causando pequenas modificações; a adição de uma princesa noiva de drácula e a reencarnação da mesma em Mina é algo que não encotramos no livro.
otxjunior 21/04/2015minha estante
não Scorsese, mas Coppola, certo? :)

Bells 28/06/2015minha estante
vdd erro meu... kk

Nanda da Hora 20/01/2019minha estante
Verdade! Me decepcionei um pouco em como sucedeu a morte do Conde. Mas a história é fantástica

eriksonsr 24/01/2019minha estante
Sim! Eu esperando um embate épico e no fim termina daquele jeito bem simples e nada elaborado. Parece que o autor tava com preguiça e resolveu terminar logo, hahahaha.

Annah Oliveira 03/02/2022

Esperava mais
Sei que na época em que esse livro foi escrito a linguagem era mais formal, mas fiquei um pouco incomodada com o quanto formal é este livro, todos os diálogos são formais. É formal de um tanto que chega até a irritar, o que poderia ser falado em poucas palavras, os personagens dão toda uma volta para enfim chegar ao ponto em questão. Isso foi o que mais me incomodou.

As mulheres tratarem os homens como os conhecedores de todas as coisas e agradecer a Deus por os ter na vida delas nem me incomodou tanto quanto a linguagem informal, afinal de contas, a história original foi escrita em 1800 e bolinhas, eram comum na época as mulheres serem submissas aos homens.

Vou falar mais detalhes lá no blog. ?
Leo 06/02/2022minha estante
Caramba, que decepção hein, tava vendo se conseguia ler esse ano pq eu peguei uma edição lindíssima da Darkside e tava doido pra ler esse clássico, mas pelo visto vou demorar diante dessa review e priorizar outros livros kkkkk

Annah Oliveira 06/02/2022minha estante
As vezes a formalidade do livro não te incomode tanto quanto me incomodou. É que eu não estou acostumada a ler clássicos. ?? Depois que vc ler, me co tá o que achou..